Migrar do Clipper para qual aplicação?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Migrar do Clipper para qual aplicação?

Mensagem por diogenes_varela »

Vocês que programavam em Clipper e, obviamente migraram para aplicações gráficas, qual a mais indicada, isto é, a que dá menos dor de cabeça para quem só conhece Clipper?

Não que eu não queira aprender, o problema é tempo...
Os computadores não sabem o que fazem. Nós, na maioria das vezes, também não...

E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Quase saimos na mao ou seja nos teclados, Auuuuhhhhh!

Veja neste topico e se quiser continue a partir dele.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

rochinha escreveu:Amiguinho

Quase saimos na mao ou seja nos teclados, Auuuuhhhhh!

Veja neste topico e se quiser continue a partir dele.
Caro Rochinha,

Sem querer explorar, mas já explorando a sua boa vontade, não entendi muito bem essa salada... xHarbou, FreeWin...

Quem é free, quem é pago? Vi uns preços de 3x1500,00 que pelamordedeussss

Você, na sua larga experiência, poderia me dar uma receita? Tipo começe com esse, depois acrescente esse...

Deu pra entender?

E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Seguinte, colegas:

A única linguagem (dizem que não é) que eu conheço é o Clipper. Sempre fugi de aprender outras lib, não que eu não goste, mas por falta de tempo para estudar. O máximo que sei que se aproxima é Access (!)

Como conhecedor apenas de Clipper, não tenho a mínima idéia de como proceder. Baixei tanta coisa que não sei mais o que fazer.

Tô mais perdido do que "cachorro quando cai da mudança". Alguém poderia me orientar?

1. Tenho programas feitos em Clipper 5.2 que funcionam certinho, sem muita firula. Somente gostaria de passá-los para um visual mais bonitinho, prá vender mais...

2. O que baixar e onde baixar. Eu explico: segui todos os links, baixei tudo que vi pela frente, mas nada que pudesse iniciar uns testes. Não sei como proceder para iniciar. Primeiramente vou fazer inúmeros testes para depois jogar os meus programas, e se for melhor começarei todos eles do zero.

Só não sei como começar...

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Eu uso Fivewin for Harbour e não posso te apresentar nada de concreto agora pois meu site esta quase pronto. Mas posso te adiantar que posso abrir( ler e escrever ) planilhas, Word, RTF, PDF( gerar apenas ) enviar email, emitir FAX( WinFax ), gráficos Gantt, barra, pizza, enviar e receber arquivos via FTP, abrir e gravar XML( sem OCX ), abrir e gravar MDB/MySQL sem usando OLEDB/ODBC respectivamente e para por aqui.

Eu não defendo o Fivewin eu defendo que devemos usar o que estiver a mão, pois eu testei MiniGUI, HWGUI, FreeWin( ta crescendo ), Vi FlagShip( mas o mundo Linux é cheio de versões diferentes e fica inconcebivel criar um sistema pra todos ), aposto em usar o xBase para atingir plataformas PocketPC e etc.

Voce ouvirá muito sobre a SOPA Harbour, xHarbour, FoxPRO, Delphi e VisualBasic aqui e ficará louco.

Minha dica é: vá para o mundo Harbour, pois xHarbour é uma consequencia dele.

Coloque primeiro o seu sistema em 32bits e verifique a diferença, tente fazer isto sem mudar uma linha de código apenas o compilador e bibliotecas, não pense em Visual ou modo Visual em texto se voce ainda não usa nenhum, pois um programa em modo texto feito compilado em Clipper e em Harbour são identicos na aparencia e totalmente distintos na execução.

Entenda também que quando falo Harbour, falo de seu mundo que engloba sua vertente X.

Se seu aplicativo usa um visual em texto como VisualLIB voce obterá aqui respaldo para continuar usando e se quizer migrar para outras libs gráficas terá a disposição muitas idéias.

Se voce usa CA-Tools, poderá continuar usufuindo dela com as versões para a mesma, quanto a SIX nem precisa mais dela.

Agora voce terá de suportar o fato de que Harbour não é comercialmente tào conhecido e causa estranheza nas empresas, por não ter um nome por traz, assim como voce fala Delphi, VisualBasic, C++, FoxPRO ninguem enxerga isto e sim Borland, Microsoft enquanto que Harbour e construido por uma comunidade, mesmo que internacional e multilingual ainda é relegada a um plano financeiro fora do visual.

A ultima versão estável do Harbour deve ser a 47, uso a 45. opte pela ultima. xHarbour eu não acompanho mas a mais estável é a 0.99.

Antes de partir para a programação Visual opte por usar programas visuais para permtir o trabalho de desenvolvimento como xMate( simples de usar, depois de configurar ) ou xDev( na minha opnião muito boa, tanto no aspcto visual como ferramentas ).

Não perca tempo testando, FreeWin, Fivewin, VisualBasic, FoxPRO ou Delphi sem antes saber o que cada uma pode te dar em troca. Pense nelas como ferramentas extras que lhe agregarão maior poder de solução.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

diogenes_varela escreveu:Seguinte, colegas:
A única linguagem (dizem que não é) que eu conheço é o Clipper. Sempre fugi de aprender outras lib, não que eu não goste, mas por falta de tempo para estudar. O máximo que sei que se aproxima é Access (!)
Não que seja bom pra você não saber muitas outras bibliotecas, mas no fundo isto é interessante, pois torna a migração mais simples e rápida, e o aprendizado livre de vícios.
Como conhecedor apenas de Clipper, não tenho a mínima idéia de como proceder. Baixei tanta coisa que não sei mais o que fazer.
Neste caso, eu recomendo que delete tudo e baixe somente a MiniGUI que já vem com Harbour no pacote e o Borland C++ 5.5.
Tô mais perdido do que "cachorro quando cai da mudança". Alguém poderia me orientar?
Após instalar as ferramentas descritas acima, compile os exemplos do breve tutorial que acompanha a MiniGUI. Esta é uma combinação boa para o seu caso.
1. Tenho programas feitos em Clipper 5.2 que funcionam certinho, sem muita firula. Somente gostaria de passá-los para um visual mais bonitinho, prá vender mais...
Como eu disse, o pacote acima me parece ser o mais adequado ao seu caso. O fato de o seu programa não ter "firulas" só vai te beneficiar.
2. O que baixar e onde baixar. Eu explico: segui todos os links, baixei tudo que vi pela frente, mas nada que pudesse iniciar uns testes. Não sei como proceder para iniciar. Primeiramente vou fazer inúmeros testes para depois jogar os meus programas, e se for melhor começarei todos eles do zero.
Só não sei como começar...
Comece fazendo uma pesquisa na seção MiniGUI, sobre como instalar e compilar os primeiros testes, eu mesmo ja respondi alí inúmeras vezes.

Espero que ajude em sua decisão...

Valeu!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Tentei compilar a agenda. Depois de várias tentativas, está dando o seguinte aviso de erro:

"RECURSÃO EM LOTE excede limite de PILHA"

Não alterei nenum código.

diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Agora, tentei compilar a janela e também está dando o seguinte aviso de erro:

"RECURSÃO EM LOTE excede limite de PILHA"

Não fiz nenhuma alteração, apenas compilei. Alguém poderia informar o porquê?

Todos os exemplos dão o mesmo erro! Alguma coisa está muito errada!

Responder