Licença do clipper 5.2e

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

frasao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Licença do clipper 5.2e

Mensagem por frasao »

Boa Noite, Amigos.
Estou precisando comprar urgente uma licença do clipper 5.2e.
Procurei na C.A. COMPUTERS, mas me disseram que o produto foi descontinuado.
Se alguem souber quem tem pra vender, me contacta por favor.

Grato.
Frasao.
MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por MARCELOG »

Caro Frasão,
pergunte na C.A. Computer se houve liberação da licença de uso e/ou se o contrato de licença original prevê e autoriza a mudança de titularidade.
Caso contrário, somente na clandestinidade mesmo.
Um detalhe, veja com o Vagner, que já deve ter descompilado e lido quase tudo Clipper, se há uma rotina interna do Clipper que registr a licença ou coisa parecida no exe criado.
Se não existir, manda bala, vai ser impossível verificar que o exe foi criado num Clipper não licenciado.
Afinal de contas, quem mandou descontinuar um produto tão bom né!
Por outro lado, legalidade é bom, pois você não vai ter que sair correndo do escritório quando alguém anunciar a "Polícia Federal" ou, "C.A. Computer cumprindo mandado".
Localize alguém que tenha a cópia licenciada, ajuste com ele a possibilidade de você compilar os seus fontes através do clipper dele.
Faça um contrato em que ele reconhece os direitos autorais de criação do software compilado e pronto.
Você cria, compila legalmente uma vez, e distribui cópias.
Para-se criar arquivos textos com códigos em Clipper, java, html, etc. não precisa de licença alguma. A licença é exigível apenas quando você converte o arquivo texto com extensão .prg num executável utilizando o produto da C.A. Computer.
Complicado? Não deixe de ver a possibilidade totalmente legal de usar o xharbour ou harbour.

MarceloG

Ps: Quanto a legalidade, há coisas esquisitas no Brasil (e eu não defendo bicheiro hein!)
Há algum tempo era legal ter um bingo, você pagava impostos e podia ter empregados registrados, etc.
Dá noite pro dia, o dono do bingo, antes uym próspero empresário, virou contraventor, sujeito a prisão e perdade bens.
Vai entender !?
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Licença do clipper 5.2e

Mensagem por Maligno »

frasao escreveu:Estou precisando comprar urgente uma licença do clipper 5.2e.
Fica difícil dar uma opinião do que você poderia fazer já que você não disse o que aconteceu para que houvesse tanta urgência. Mas duvido que sua preocupação tenha uma justificativa plausível. Não consigo imaginar o que poderia causar tamanha urgência. Se quiser uma opinião mais precisa, diga o porque dessa necessidade.

Se o seu medo for de processo, nem se preocupe. Ninguém poderia processá-lo, a não ser a própria CA, que nem tem mais preço de venda. Se eles quisessem (não perderiam tempo com isso), nem poderiam pleitear que fossem aplicadas as sanções previstas em Lei (até 3000 vezes o valor da cópia e/ou prisão de até 2 anos). Afinal, o software está fora de linha. Você quer comprar e eles não querem vender.
O pior que poderia acontecer seria eles descobrirem sua cópia ilegal e arbitrarem um preço X para você legalizar o Clipper que já tem. Inclusive já vi a Novell fazendo isso com software bem mais caro. Um cliente meu foi denunciado e a Novell apenas mandou um FAX cobrando o sujeito. Ele comprou o software de terceiro e ficou tudo certo.

Detalhe: ao compilar, o Clipper não insere número de registro de cópia no executável. Se isso existir, só se for em outra versão que a 5.2e, que é a que eu uso. Fiz o teste há muitos anos. Ele nem tem número de registro.

E outra: se você achar alguém que te venda, compre sem medo. O Clipper é software de prateleira. Logo, a licença é caracterizada como propriedade, mesmo que intangível. Portanto, essa propriedade pode perfeitamente ser transferida para terceiros. É claro que você terá de tomar as devidas precauções, como ter a primeira via nota fiscal de venda, com a transferência anotada no verso (ou numa declaração à parte), devidamente assinada pelo destinatário da nota fiscal. Com firma reconhecida. :)

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
frasao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Licença do clipper

Mensagem por frasao »

Caros amigos.
Aqui na minha cidade o pessoal da microsoft e da ABES tem vindo quase todos os meses fazendo busca e apreensão, eu sei que normalmente o que eles buscam são software pirata da Microsoft, mas mesmo assim a gente fica preocupado, não tanto pela gente, mas pelos clientes que rodam o nosso software em clipper.
Mas depois dos vossos esclarecimentos eu fiquei mais tranquilo.
Obrigado pela colaboração.

Um abraço a todos.
Frasao.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Licença do clipper

Mensagem por Maligno »

frasao escreveu:Aqui na minha cidade o pessoal da microsoft e da ABES tem vindo quase todos os meses fazendo busca e apreensão
Ah, é isso? Então pode ficar tranqüilo mesmo. Com relação a você. E mais tranqüilo ainda com relação aos clientes. Na (impossível) eventualidade de você ser processado, eles nada sofreriam.

Nada a ver com você, mas se a empresa for pequena e for pêga com Windows pirata, dependendo da quantidade de máquinas, nem abrem processo. Apenas dão um prazo pra remover ou legalizar tudo. A coisa não é tão feia quanto parece. A não ser, claro, que eles queiram fazer uma empresa de "exemplo". Marketing. :)

Lembro do caso de uma grande seguradora em São Paulo-SP, que tinha dezenas de máquinas e todas com vários softwares piratas (MS, Adobe, Corel, etc). Eles foram processados e condenados. Se não me engano, foi a maior multa da história da ABES. E nem multiplicaram por 3000.

[]'s
Maligno
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Complementado

Assim como o Maligno explicou você pode comprar o Clipper de outra pessoa sem problema algum, a CA e a BRASOFTWARE (antiga representante no Brasil) não exigiam nenhum tipo de registro, a originalidade do software se caracterizava pelo conjunto (caixa, disquetes, livro e certificado).

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
frasao
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Obrigado.

Mensagem por frasao »

Valeu pessoal pela atenção, vou ver se consigo achar uma copia pra comprar.

Abraço.
Frasao.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Obrigado.

Mensagem por Maligno »

frasao escreveu:Valeu pessoal pela atenção, vou ver se consigo achar uma copia pra comprar.
No seu lugar eu ponderaria mais a respeito. Há quanto tempo você já usa o Clipper ilegal? Imagino que seja um bom tempo. Por quanto tempo mais ainda vai usá-lo? Imagino que por pouco tempo.
Sendo assim, sinceramente, não acho uma boa idéia comprar um Clipper agora. Acho que você poderia perfeitamente economizar esse dinheiro.

Se, por acaso, alguém da ABES vier a incomodá-lo por causa disso (99,9% de chance disso nunca acontecer), eles vão te dar um prazo pra legalizar. Aí você legaliza, pagando diretamente pra CA o preço que for arbritado por eles, que nunca poderá ser superior à realidade do mercado à época em que ainda o vendiam.

É apenas a minha opinião.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Olá,

Quanto será que custaria o Clipper hoje se ainda vendessem? Quem tem e está passando pra frente anda pedindo quanto? Alguém sabe? Se for pouco até vale a pena né...

**

Se me permitem mudar de assunto, eu tenho pensando em algumas coisas com relação a pirataria aqui no Brasil ultimamente. Quem tiver paciência de ler minhas palavras, aí vai...

Eu acho que aqui no Brasil nós temos uma cultura de não comprar software. Isso não é legal, especialmente para nós que vivemos disso. Aplicativos comerciais não sofrem tanto com isso, por que suporte é o fundamental, mas eu não acho justo o cara pegar e piratear um programinha qualquer de 40 ou 50 reais, desses que a gente vê no baixaki... Ainda mais se for brasileiro. É por essas e outras que aqui no Brasil tanta gente sabe programar, mas são poucas as que ganham algum dinheiro com isso.

Talvez devesse partir de nós (a classe de desenvolvedores) um esforço conjunto para acabar de vez com a pirataria de softwares, afinal é o nosso trabalho sendo literalmente roubado. Eu uso alguns softwares piratas ainda, mas acho errado, espero ter condições de poder pagar milhares de reais num Photoshop da vida... E acho justo, eu como programador posso imaginar o quanto foi trabalhoso desenvolver o melhor programa do mundo para aquele fim.

O Windows mesmo, quando paro para pensar, não considero cara uma licença por 600 reais, analisem este software, é o que há de bom no mundo, e completíssimo.

Imagine o dia que sua mãe estiver navegando na net, ache um programinha interessante para determinado fim, e pague lá uns 100 reais que seja por ele. Bacana isso, fortaleceria e valorizaria demais a nossa classe, que hoje no Brasil só vive de aplicativos comerciais e bancos de dados.

O cara pode criar o que for aqui, por exemplo um media player, se não é para empresas, não vende. Infelizmente usuário doméstico não compra software por essas bandas. O Brasil é um pólo de profissionais especializados nessa área, uma potência até eu diria. No entanto não tem uma empresa que seja realmente respeitada no mercado internacional. Isso por que é difícil exportar programas gerenciais, o que faz "sucesso" no mundo é aplicativo pra usar em casa, basta ver a MS.

Outro dia eu tava lendo na internet (folha on-line se eu não engano), que o Japão e a Índia são considerados países auto-suficientes em softwares, com excessão de SO. E SO já quase não é mais problema, tendo em vista q na Índia aboliram mediante decreto o Windows de todo estabelcimento público, inclusive escolas de qualquer grau.

O Brasil ta longe de ser auto-suficiente nisso, a menos que todo usuário de PC no brasil queira ter um banco de dados em casa... Aí chove programas...

Eu sonho mesmo com o dia em que eu use um Photoshop (pode sté ser um Gimp rs) brasileiro, com valores adequados a nossa realidade, e licenciado. Mas isso só vai acontecer quando as empresas verem que existe quem compre.

Ah, e quanto ao Clipper... O meu é pirata... rs

Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Como o maligno já disse, realmente, o clipper 5.2 e nem o 5.3 inserem numero serial nos EXE´s gerados por eles, mas tem uma empresa americana que comprou todos os softwares relativos a Clipper e vende hoje a licença de uso do Clipper 5.3, a empresa é a GRAPX mas não lembro o site deles, talvez alguem saibe e post para nos aqui.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Os locais on-line mais conhecidos para adquirir estas licenças são:

Abox
GrafXSoft
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Pois é...

O Clipper 5.3 sai por nada menos que U$ 199,00... O 5.2 não achei...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Para uma peça de museu esta com preço muito bom.

E digo peça de museu porque o Clipper é uma obra de arte digna de estar numa prateleira em nossa mesa de trabalho valorizando como ouro.

Pois mesmo vindo a não ser mais utilizado terá postado na humanidade de programadores o simbolo maior de uma entre as maiores ferramentas de programação. A mais amada e também a mais odiada.

Que programador um dia não usou o Clipper?
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

rochinha escreveu:Que programador um dia não usou o Clipper?
Certamente, um monte. :)

[]'s
Maligno
simplicio
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por simplicio »

Entre nesse topico que fala sobre como comprar o Clipper original !!

https://pctoledo.org/forum/viewto ... highlight=

A empresa Dona dos direitos de comercialização do Clipper oficialmente hoje é Grafxsoft

site oficial
http://www.grafxsoft.com/

os produtos clipper vendidos por ela
http://www.grafxsoft.com/cgi-shl/grx_st ... category=C
Responder