Alguem ja testou o CLIP russo ?
Moderador: Moderadores
Na minha opnião já tem maestro e orquestra, tá faltando e apresentação ao público, ficam dentro do conservatório (bem apropriada essa palavra) e não apresentam-se ao público.
Ainda estou esperando a resposta sobre o motivo de não haver literatura (de qualidade e em português) disponível sobre o xHarbour, será que nisso o Fivewin e o Flagship foram melhores ? :^)
Até logo.
Marcelo
Ainda estou esperando a resposta sobre o motivo de não haver literatura (de qualidade e em português) disponível sobre o xHarbour, será que nisso o Fivewin e o Flagship foram melhores ? :^)
Até logo.
Marcelo
Aquilo que deveria estar até sobrando, "saindo pelo ladrão", é o que mais faz falta no XHarbour. O Help on-line, no site XHarbour.org, por exemplo, é um queijo suiço, cheio de buracos, com muitas funções sem sequer uma descrição; todas amontoadas, sem relação. Algumas tão obscuras que você nem imagina para quê servem. Não tentei ver o help de todas as funções, claro. Mas das que eu vi, quase todas estavam incompletas.Clipper escreveu:Ainda estou esperando a resposta sobre o motivo de não haver literatura (de qualidade e em português) disponível sobre o xHarbour
Tudo bem que às vezes dá para usar o NG do Clipper mesmo, já que se trata de uma ferramenta funcionalmente compatível. Pra mim dá pra fazer isso. Mas e quem está começando? Vai ter que correr atrás do NG do Clipper para conhecer a geometria de uma função? E as funções e comandos próprios do XHarbour, que o Clipper evidentemente não tem? Não vi nada a respeito. Se eu precisasse conhecê-los ficaria na mão. Se tem um help para eles, esconderam muito bem, porquê eu não encontrei.
Na instalação (me refiro à versão 0.99), por exemplo, a pasta DOC é quase uma piada. Tem um monte de TXTs com os helps, é certo. Mas de forma totalmente desorganizada. PDF? NG? HLP? Não tem. Nestes TXTs têm os scripts para montagem dos NGs. Mas e os NGs? Porquê já não montaram?
Documentação boa e completa, se tiver, deve estar disponível apenas para quem compra o pacote comercial. Em nível técnico a competência pode estar sobrando. Mas em termos de marketing, estão precisando se organizar melhor.
Como é que alguém pode desejar o sucesso de um produto desse tipo sem dar ao usuário uma coisa tão básica como a documentação? O suporte cobre essa lacuna!(?) E eu ainda vou ter que correr atrás do suporte? Mas nem em pesadelo!
Em tempo: meu interesse no XHarbour é decorrência apenas da minha conveniência. Por gosto pessoal eu sequer me daria ao trabalho de baixar o compilador. Mas eu sinto muito que os demais colegas, que acreditam nesta ferramenta, tenham que sofrer com algo que nem deveria estar em discussão. Já deveria estar mais do que pronto e, como eu disse, sobrando e "saindo pelo ladrão".
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

xHarbour
Amigos, atirar pedra é facil, mas ajudar é complicado a todos.
Como a documentação se encontra em inglês ou espanhol, muitos sofrem por não conhecer a linguagem.
Ai eu criei no CVS um projeto chamado xhbdocpt e pedi aos interessados que me ajudem a traduzir e a criar a documentação em português, mas ninguem até agora se propos ou vez uma linha sequer.
Eu me dedico muito ao projeto da HwGUI todos sabem, e acho que precisamos de pessoas que nos ajudem na parte de documentação, tanto da HwGUI como do xHarbour, por isso criei o projeto, mas nada foi feito até agora, todo mundo fica esperando uma iniciativa, e criticas sobram de muito, mas colocar a mão na massa isso não ocorre.
O projeto Open Source, precisa de auxilio.
Por isso foi criado o projeto comercial, ai sim quem precisa de ajuda e não pode dispor de tempo para auxiliar, tem o direito a exigir.
Como a documentação se encontra em inglês ou espanhol, muitos sofrem por não conhecer a linguagem.
Ai eu criei no CVS um projeto chamado xhbdocpt e pedi aos interessados que me ajudem a traduzir e a criar a documentação em português, mas ninguem até agora se propos ou vez uma linha sequer.
Eu me dedico muito ao projeto da HwGUI todos sabem, e acho que precisamos de pessoas que nos ajudem na parte de documentação, tanto da HwGUI como do xHarbour, por isso criei o projeto, mas nada foi feito até agora, todo mundo fica esperando uma iniciativa, e criticas sobram de muito, mas colocar a mão na massa isso não ocorre.
O projeto Open Source, precisa de auxilio.
Por isso foi criado o projeto comercial, ai sim quem precisa de ajuda e não pode dispor de tempo para auxiliar, tem o direito a exigir.
-
gransoft
- Usuário Nível 3

- Contato:
Documentação xHarbour, FlagShip...
ARAGUARI-MG, 23 de setembro de 2004.Clipper escreveu:Ainda estou esperando a resposta sobre o motivo de não haver literatura (de qualidade e em português) disponível sobre o xHarbour, será que nisso o Fivewin e o Flagship foram melhores ? :^)
Marcelo
Prezado Marcelo,
No FlagShip o FSman equivale ao NG. Minha principal crítica a esse produto é o preço e quanto àquilo que se designam de Visual.
O "clube" é absurdamente "Closed Source". Sem exemplos criativos e funcionais, até o presente momento analiso que nem a pior lib gráfica "Alfa" para Clipper consegue ser tão estranha e desagradável aos olhos.
Quanto ao xHarbour, estou caminhando com certa dificuldade, e contando com a ajuda de colaboradores, incluíndo o Malígno, para que realmente se torne viável e produtivo.
Porém, existe um sério detalhe:
Observo e analiso que a documentação básica é falha, e ainda estamos falando sobre interfaces "texto".
As diversas opções para interfaces gráficas já não são tão Open Source ...
À medida que saem da fase "Beta", tendem a se transformar em produtos comerciais com diferenciais, por exemplo, as IDE's...
Versão Open Source então, significa "testadores" gratuítos na linha de produção de Software Comercial ? Seria essa a razão pela omissão de documentação ?
Concluíndo, como disse o Sandro, vamos colaborar. Pelo menos é o que eu estou tentando fazer ao migrar os fontes, e em tempo oportuno, documentar os procedimentos.
Atenciosamente,
Janis Peters Grants.
http://www.gransoft.com.br
gransoft@zipmail.com.br
Prezado Sandro
Eu acho que você não me entendeu ?
Eu disse LIVRO, significa que alguém irá receber por isso e neste caso não precisa de colaboradores, precisa-se de funcionários.
Para ser bem franco !
Na minha opnião o que aconteceu com o xHabour (GPL) foi que com o advento da versãp comercial os "colaboradores" resolveram se voltar mais para ele, isso é totalmente compreensivel, eu faria o mesmo, porque trabalhar num projeto free se eu posso trabalhar no mesmo projeto ganhando. Eu faria o mesmo, não há crítica quanto a isso.
A crítica é o que estão fazendo com o pessoal que se iniciou e tá no meio do caminho com o xHarbour, o pessoal ficou na mão porque suporte só existe para quem tem a versão comercial e não há onde buscar mais informações, a não ser no restrito grupo de desenvolvedores do xHarbour.
Aproveitando...
Uma coisa que está me deixando irritado é este tipo de resposta :
"No clipper eu não sei, mas no xHarbour fica lindo e maravilhoso" ou "Não use o clipper, isso fica melhor e com vantagens no xHarbour por que ele já vem com uma nêga com um tremendo xRabo", vamos parar com isso ! Se não sabe ou não quer dar a resposta então cale-se.
Exemplo : Um colega perguntou se tinha como usar sql com o Clipper. Tem ! claro que tem, pode se usar o Mediator, Ultiroute, etc...Temos que lembrar que o cara que fez a pergunta talvez (provavelmente) nunca ouviu falar no xHarbour, ele veio aqui porque quer usar o Clipper e precisa de uma resposta objetiva, não importa se é caro, se vai demorar, se o suporte é ruim, isso ele é quem decidir, será que seria legal num Fórum de xHarbour alguém sair com uma dessas : "No xHarbour não dá, mas em Fortram fica filé...", e não venham me dizer que a intenção foi dar uma alternativa, porque não foi, se fosse teria dado as outras opções inclusive o Clip.
Fui...
Marcelo
Eu acho que você não me entendeu ?
Eu disse LIVRO, significa que alguém irá receber por isso e neste caso não precisa de colaboradores, precisa-se de funcionários.
Para ser bem franco !
Na minha opnião o que aconteceu com o xHabour (GPL) foi que com o advento da versãp comercial os "colaboradores" resolveram se voltar mais para ele, isso é totalmente compreensivel, eu faria o mesmo, porque trabalhar num projeto free se eu posso trabalhar no mesmo projeto ganhando. Eu faria o mesmo, não há crítica quanto a isso.
A crítica é o que estão fazendo com o pessoal que se iniciou e tá no meio do caminho com o xHarbour, o pessoal ficou na mão porque suporte só existe para quem tem a versão comercial e não há onde buscar mais informações, a não ser no restrito grupo de desenvolvedores do xHarbour.
Aproveitando...
Uma coisa que está me deixando irritado é este tipo de resposta :
"No clipper eu não sei, mas no xHarbour fica lindo e maravilhoso" ou "Não use o clipper, isso fica melhor e com vantagens no xHarbour por que ele já vem com uma nêga com um tremendo xRabo", vamos parar com isso ! Se não sabe ou não quer dar a resposta então cale-se.
Exemplo : Um colega perguntou se tinha como usar sql com o Clipper. Tem ! claro que tem, pode se usar o Mediator, Ultiroute, etc...Temos que lembrar que o cara que fez a pergunta talvez (provavelmente) nunca ouviu falar no xHarbour, ele veio aqui porque quer usar o Clipper e precisa de uma resposta objetiva, não importa se é caro, se vai demorar, se o suporte é ruim, isso ele é quem decidir, será que seria legal num Fórum de xHarbour alguém sair com uma dessas : "No xHarbour não dá, mas em Fortram fica filé...", e não venham me dizer que a intenção foi dar uma alternativa, porque não foi, se fosse teria dado as outras opções inclusive o Clip.
Fui...
Marcelo
Re: xHarbour
Note que em momento algum reclamei do idioma, mas apenas e tão somente da escassez de documentação. Acho inclusive que inglês não é opção para programador. É obrigação. Programador tem que saber, pelo menos, a ler. Aliás, particularmente, não perderia nem um minuto do meu tempo redigindo DOCs em português.Sandro R R Freire escreveu:Amigos, atirar pedra é facil, mas ajudar é complicado a todos.
Acho que a comercialização de um produto deveria ser um passo posterior à finalização do mínimo necessário para que ele possa ser utilizado de forma correta e plena. A documentação faz parte do alicerce deste produto. É uma parte muito básica, que já deveria estar pronta há tempos. NG que fosse. Concorda?
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
PS: Não estou atirando pedra, mas criticando de forma construtiva. E digo mais: se já seria difícil em situações normais dar sobrevida ao XHarbour, pelo que ele é e representa em relação ao mercado de ferramentas de desenvolvimento, que é extremamente competitivo, imagine como a situação se agrava com a ausência da qualidade. Me refiro à qualidade do produto como um todo. Obviamente a qualidade da documentação soma (mas também subtrai) pontos.
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Bom, tenho feito minha parte me inteirando pelo assunto, porém tenho uma dificuldade, eu vivo de programar pela internet e para programadores, moro no interior de minas e aqui programação é o bicho, dependo muito da internet para sobreviver, onde me atualizo para verder tutoriais, rotinas e CD´s, éu tenho diversas ferramentas que tornam a conversão de um sistema rápida e eficaz, porém não posso disponibilizar pela internet por ser hoje o meu ganha pão, se disponibilizar, as pessoas ganharão dinheiro em cima de algo que tenho e eu fico mofando aqui no fim do mundo. Se todo mundo pegar dá para ir para a frente.
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

Documentação xHarbour
Outra coisa, o suporte, o pessoal do news.xharbour.org, sempre me respondeu, o forum também o Culik nunca negou respostas, tanto para o comercial quanto o open source.
Então vou dar a vocês alguns caminhos da pedras?
www.xharbour.info
http://www.cbati.com/xharbour/mainx_sp.html
Agora quanto a GUI Open Source existe a HwGUI, meus sistemas são feitos com ela, eu sou um dos desenvolvedores que ajudam ela, ela foi criada por Alexander Kresin
http://kresin.belgorod.su/
E todos do grupo de e-mail hwguibr@yahoogrupos.com.br sabem que nunca neguei auxilio a ninguem, sempre respondo a quase que 99% das questões do grupo.
Estou tentando inclusive compila-la com a winelib, e torna-la nativa também no Linux.
Então vou dar a vocês alguns caminhos da pedras?
www.xharbour.info
http://www.cbati.com/xharbour/mainx_sp.html
Agora quanto a GUI Open Source existe a HwGUI, meus sistemas são feitos com ela, eu sou um dos desenvolvedores que ajudam ela, ela foi criada por Alexander Kresin
http://kresin.belgorod.su/
E todos do grupo de e-mail hwguibr@yahoogrupos.com.br sabem que nunca neguei auxilio a ninguem, sempre respondo a quase que 99% das questões do grupo.
Estou tentando inclusive compila-la com a winelib, e torna-la nativa também no Linux.
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

HwGUI
Ninguem força a usar a HwGUI ao invés da Minigui, eu faço parte do grupo da HwGUI, e digo ela é compativel tanto com harbour quanto xHarbour, apenas o pessoal do xHarbour aconselha seu uso, visto ela ser OOP.
Mas ninguem é obrigado a nada.
Mas ninguem é obrigado a nada.
-
Dudu_XBase
- Membro Master

Caros amigos.
A falta de documentação apropriada transforma algo simples em um obstáculo intransponível.
Eu tenho os livros do Ramalho aki em casa saum bem guardados e com carinho, através deles e de professores aprendi a amar o Clipper.
Bom vou ser sincero se alguém do Xharbour elaborasse um livro uma boa documentação didática mesmo eu compraria na boa.
Eu converso com mtas pessoas e mta gente comprou o livro do Vilian ele soube qdo estavamos sedentos de informações e lançou essa documentação sobre 5Win com exemplos e tudo.
Eu ja estava mei pé no 5win depois decidi assumir ele.
Vi uns programas feitos em 5win for harbour e tb fiquei sabendo do lançamento do Fivelinux.
Mas ele está na primeira versão eu acho q ainda é prematuro dizer que q tem bons frutos plantados com ele pois ainda naum conheço ninguém q o utilize.
Mas o futuro pra mim não é Windows e sim Linux.
Lendo as diversas respostas não seria uma conclusão.
Livro "Xharbour migrando para Linux"
Não estou dizendo q as lista de discussão os fóruns são ferramentas inferiores pois potencializam ainda mais nosso conhecimento e juntamente com esse adjunto LIVRO para nos impulsionar seria perfeito.
Ao som do Hardcore capixaba da banda Dead Fish música Zero e Um
"Programar em uma nova linguagem em q possa me adequar..."
A falta de documentação apropriada transforma algo simples em um obstáculo intransponível.
Eu tenho os livros do Ramalho aki em casa saum bem guardados e com carinho, através deles e de professores aprendi a amar o Clipper.
Bom vou ser sincero se alguém do Xharbour elaborasse um livro uma boa documentação didática mesmo eu compraria na boa.
Eu converso com mtas pessoas e mta gente comprou o livro do Vilian ele soube qdo estavamos sedentos de informações e lançou essa documentação sobre 5Win com exemplos e tudo.
Eu ja estava mei pé no 5win depois decidi assumir ele.
Vi uns programas feitos em 5win for harbour e tb fiquei sabendo do lançamento do Fivelinux.
Mas ele está na primeira versão eu acho q ainda é prematuro dizer que q tem bons frutos plantados com ele pois ainda naum conheço ninguém q o utilize.
Mas o futuro pra mim não é Windows e sim Linux.
Lendo as diversas respostas não seria uma conclusão.
Livro "Xharbour migrando para Linux"
Não estou dizendo q as lista de discussão os fóruns são ferramentas inferiores pois potencializam ainda mais nosso conhecimento e juntamente com esse adjunto LIVRO para nos impulsionar seria perfeito.
Ao som do Hardcore capixaba da banda Dead Fish música Zero e Um
"Programar em uma nova linguagem em q possa me adequar..."
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
-
toya
- Usuário Nível 3

- Contato:
Como ainda sou aprendiz de Clipper e iniciante em Fivewin+xHarbour, vou continuar no meu cotidiano utilizando estas ferramentas e creio que daqui uns 5 anos estarei em condições de opinar diante de tantos gurus...
Lembo-me muito bem de umas "conversas" deste tipo quando programava em Basic ( que saudades de quando programava um Labo) com o pessoal do Visual Basic e mais depois do pessoal do Pascal com os do Delphi...
É isso ai... estudar e estudar uma linguagem e extrair o maximo da mesma.
Ainda hoje o "velho" Clipper me espanta quando descubro que - "Nossa! não sabia que ele fazia isto!..." - Em resumo ainda nao aprendi a utiliza-lo no seu todo...
Lembo-me muito bem de umas "conversas" deste tipo quando programava em Basic ( que saudades de quando programava um Labo) com o pessoal do Visual Basic e mais depois do pessoal do Pascal com os do Delphi...
É isso ai... estudar e estudar uma linguagem e extrair o maximo da mesma.
Ainda hoje o "velho" Clipper me espanta quando descubro que - "Nossa! não sabia que ele fazia isto!..." - Em resumo ainda nao aprendi a utiliza-lo no seu todo...
-
Sandro R R Freire
- Usuário Nível 2

HwGUI
Eu como uso a HwGUI para meus programas, a ajudo em sua evolução.
Certa vez muitos tinham me pedido, e eu sugeri que eu poderia sim parar por um tempo, e criar um mateiral didático, com exemplos para todas as classes e rotinas da HwGUI, eu gastaria é claro muito tempo nisto e teria de parar serviços das quais eu sobrevivo.
Para criar este material didático urgente como todos queriam eu teria de cobrar, mas quando toquei nisto, o que ocorreu, foi uma enxurrada de criticas pelo fato de ter que cobrar, por algo que é Open Source.
Resultado, ficou a coisa como esta, eu continuo ajudando quem precisar, mas não posso dedicar muito tempo pois tenho outras coisas para fazer, e preciso é claro sustentar minha familia.
Certa vez muitos tinham me pedido, e eu sugeri que eu poderia sim parar por um tempo, e criar um mateiral didático, com exemplos para todas as classes e rotinas da HwGUI, eu gastaria é claro muito tempo nisto e teria de parar serviços das quais eu sobrevivo.
Para criar este material didático urgente como todos queriam eu teria de cobrar, mas quando toquei nisto, o que ocorreu, foi uma enxurrada de criticas pelo fato de ter que cobrar, por algo que é Open Source.
Resultado, ficou a coisa como esta, eu continuo ajudando quem precisar, mas não posso dedicar muito tempo pois tenho outras coisas para fazer, e preciso é claro sustentar minha familia.
Boa essa lista viu!
Só que a pergunta inicial sobre o CLIP saiu do foco, a turma tá muita interessada em programas compiladores completos, e sem custo né ?
Por isso a intriga toda com o xHarbour, o problema acho que é somente no modo gráfico dele, então estou testando o CLIP com GTK, que é uma linguagem acessória gráfica roda no linux e no window$, quando tiver algo que rode nos dois ambientes com CLIP eu falo.
Isso me lembra um tópico no grupo do harbour no yahoo, quando eu perguntei porque não se desenvolvia um driver para acessar o PostgreSQL em harbour gratuíto, e passei um link pro driver do FSHIP gratuíto na net.
Daí o marcelo lombardo que é o dono de uma empresa que dá suporte ao xHabour.com ficou de estudar, e depois de dias falou que o driver era incompatível com as API do harbour, mais em seguida apareceu um outro driver gratuíto para o harbour feito por alguém que acho, não gostou da discursão que o lombardo iniciou ao responder o sobre o porque do gratuíto, e foi xingamento mesmo que penso causou o desenvolvimento do driver, agora tempos depois, quando conheci o CLIP, descobri que o modelo de acesso do CLIP para PostgreSQL, tem o mesmo estilo do driver do xHarbour, mais o do xHarbour não cita o CLIP como origem do driver, e fiquei na dúvida pra descobrir se são os mesmos driver's, infelizmente não tive tempo pra verificar, precisava de um compilador clipper que leia e escreva direto no PostgreSQL e o CLIP me atende.
Agora vou testar o GTK do CLIP, se funcionar para o que preciso passo um ok pra turma, quem sabe o pessoal do xHarbour org e com não aprendem com essa metodologia do CLIP, pois as ferramentas gráficas do linux já existem, os ambientes gráficos também, o pessoal tá é inventando um fechado pra poder dizer que é 100% compatível e com esse pretexto, derrubar as ferramentas livres.
Como disse no começo, preciso pagar minhas contas também, mais não vivo de compilador, vivo de programação, e consultoria que me paga razoavelmente, e isso me basta, os compiladores são ferramentas, se eles são pagos, tem que ter qualidade tipo um DELPHI, não menos que isso, se não são pagos podem ser xHarbour, CLIP, gcc (opa esse tem documentação), bem pode ser o que quiserem, desde que sem documentação sejam livres.
Por isso a intriga toda com o xHarbour, o problema acho que é somente no modo gráfico dele, então estou testando o CLIP com GTK, que é uma linguagem acessória gráfica roda no linux e no window$, quando tiver algo que rode nos dois ambientes com CLIP eu falo.
Isso me lembra um tópico no grupo do harbour no yahoo, quando eu perguntei porque não se desenvolvia um driver para acessar o PostgreSQL em harbour gratuíto, e passei um link pro driver do FSHIP gratuíto na net.
Daí o marcelo lombardo que é o dono de uma empresa que dá suporte ao xHabour.com ficou de estudar, e depois de dias falou que o driver era incompatível com as API do harbour, mais em seguida apareceu um outro driver gratuíto para o harbour feito por alguém que acho, não gostou da discursão que o lombardo iniciou ao responder o sobre o porque do gratuíto, e foi xingamento mesmo que penso causou o desenvolvimento do driver, agora tempos depois, quando conheci o CLIP, descobri que o modelo de acesso do CLIP para PostgreSQL, tem o mesmo estilo do driver do xHarbour, mais o do xHarbour não cita o CLIP como origem do driver, e fiquei na dúvida pra descobrir se são os mesmos driver's, infelizmente não tive tempo pra verificar, precisava de um compilador clipper que leia e escreva direto no PostgreSQL e o CLIP me atende.
Agora vou testar o GTK do CLIP, se funcionar para o que preciso passo um ok pra turma, quem sabe o pessoal do xHarbour org e com não aprendem com essa metodologia do CLIP, pois as ferramentas gráficas do linux já existem, os ambientes gráficos também, o pessoal tá é inventando um fechado pra poder dizer que é 100% compatível e com esse pretexto, derrubar as ferramentas livres.
Como disse no começo, preciso pagar minhas contas também, mais não vivo de compilador, vivo de programação, e consultoria que me paga razoavelmente, e isso me basta, os compiladores são ferramentas, se eles são pagos, tem que ter qualidade tipo um DELPHI, não menos que isso, se não são pagos podem ser xHarbour, CLIP, gcc (opa esse tem documentação), bem pode ser o que quiserem, desde que sem documentação sejam livres.