Usar a IDE ou escrever na mão mesmo ?

Projeto MiniGui - Biblioteca visual para Harbour/xHarbour

Moderador: Moderadores

software_facil
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por software_facil »

Prezado,

Partindo do principio que a grande maioria dos exemplos de MiniGUI são escritos sem o uso de programa auxiliar para desenhar telas, seria interessante vc se dedicar um pouco nesse sentido, no começo vc vai achar ruim com certeza, pois em clipper é tudo fixo, a quantidade de linhas e colunas, mas no ambiente windows, além de ser tudo em pixel, a tela pode variar de tamanho (640x480 - 800x600 - 1024x768), mas a diferença maior, a grosso modo, é que agora vc tem que fazer mais contas, testando os exemplos da MiniGUI, mudando as coordenadas, e tendo a calculadora junto, vc consegue ótimos resultados, eu particularmente faço isso, e tem a vantagem de ter o código inteiro junto. O programa denominado IDE, infelizmente não atende o que o nome propõe, com certeza um dia o fará, portanto o seu uso, restringe-se a montar telas e só, sem ter uma integração com a aplicação (código fonte) automática.
No meu site tem exemplos muito bons, baixe e analise, foram todos feitos "na mão".

Abraços
messenger : software_facil@hotmail.com
Trazom
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Trazom »

Ola galera,

Resgatando este topico que esta sendo muito util pra mim que to tentando xharbour com minigui pela primeira vez.

Depois de ler bastante os topicos do forum e as paginas oficiais, to tentando baixar,rodar,compilar,linkar e alterar meus fontes pra rodar for win, mas tenho algumas duvidas:

1)

- minigui é do Roberto Lopez,
- hwgui é do russo
- fivewin é da fivetech, (se nao for por favor me corrijam)

todas podem usar posicionamento @x,y ou redefine a partir de um arquivo que prepara na IDE, no fivewin pode ser .dll ou .src (nao tenho certeza) na minigui é .fmg

Pergunto: Tem um formato unico e Ide generica (Workshop) que possa ser usado nos tres ?

2) comandos (pelo que vi) sao parecidos ou identicos DEFINE DIALOG, DEFINE WINDOW, ACTIVATE, e outros, estes ambientes (nao sei exatamente como defini-los) chegam a ser compativeis, digo assim posso compilar com minigui, depois com hwgui e fivewin que da certo a compilacao ou nao existe isso ?

Obrigado a todos do forum
Imagem

Harbour 3.2 HMG 1.2a NSX
Evandro
Pelo fato de exercitar bem a própria arte,
cada um pretendia ser sapientíssimo também nas
outras coisas de maior importância,
e esse erro obscurecia o seu saber

Platão, Apologia de Sócrates
RamonXHB
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por RamonXHB »

Tambem estou usando e é mesmo uma mão na roda, dá uma limpada legal !!!
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Trazom escreveu: Pergunto: Tem um formato unico e Ide generica (Workshop) que possa ser usado nos tres ?
Não existe necessariamente um IDE única, mas o Resource Workshop pode ser usado para desenhar as telas para as três. Aliás pode ser usado em qualquer compilador 32 bits que suporte o uso de recursos ou acesse DLLs. HWGUI e MiniGUI também já dão suporte a formatos XML, FiveWin não sei dizer, mas é provável que sim.

Trazom escreveu:comandos (pelo que vi) sao parecidos ou identicos DEFINE DIALOG, DEFINE WINDOW, ACTIVATE, e outros, estes ambientes (nao sei exatamente como defini-los) chegam a ser compativeis, digo assim posso compilar com minigui, depois com hwgui e fivewin que da certo a compilacao ou nao existe isso ?
Não existe isso, cada LIB trabalha com sua sintaxe e seus processos internos, sendo que MiniGUI é procedural semi-oop, e as outras duas são de fato orientadas a objeto. Vale destacar ainda que a HWGUI é multi-plataforma.

RamonXHB escreveu:Tambem estou usando e é mesmo uma mão na roda, dá uma limpada legal !!!
O que? O FMG2PRG?
Se for fico feliz que tenha alguém usando, pois desde o início deste tópico, no ano passado, que não altero nada nele, e assim que possível farei novas atualizações.

Falou galerinha!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
viniciuspc
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por viniciuspc »

eu estou escrevendo na mão grande mesmo. não que seja o melhor para todos, apenas é que gosto de ter o poder em minhas mãos (sei que me entenderam ;))

outra coisa é o uso de macros para criar as telas, algo praticamente impossivel de se fazer com uma IDE.

[]´s
Clipper 5.2e + Blinker 5.10
Harbour 3.0.0 (Rev. 16951) + Microsoft Visual C++ 16.0.40219 (32-bit)
Maya Fiuza
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Re: Usar a IDE ou escrever na mão mesmo ?

Mensagem por Maya Fiuza »

Olá Stanys!
Haveria como disponibilizar novamente um link atual para seu aplicativo FMG2PRG?
Grata!
Harbour III, Qt Framework, HMG's, OOHG
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
Toledo
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por Toledo »

Dê uma olhada nesta outra versão:

http://hmgforum.com/download/file.php?id=47

Abraços,
Toledo - Clipper On Line
toledo@pctoledo.com.br
Harbour 3.2/MiniGui/HwGui
Faça uma doação para o fórum, clique neste link: http://www.pctoledo.com.br/doacao
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Maya Fiuza escreveu:Haveria como disponibilizar novamente um link atual para seu aplicativo FMG2PRG?
Olá Maya,

Infelizmente é um dos meus programinhas que se foi com o tempo (note que o tópico é de 2006). Não tenho mais o programa e nem o código... De qualquer forma não era tãoo bom assim, precisava de revisões, que nunca foram feitas. Melhor mesmo seria dar uma olhada no link passado pelo Toledo.

Abraços!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Maya Fiuza
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por Maya Fiuza »

Olá Toledo e Stanys, obrigada mesmo assim!
Seria legal que a IDE ja liberasse um FMG lipoaspirado, mas tá bom!
Bye, bye!
Harbour III, Qt Framework, HMG's, OOHG
2xExplorer, cxIDE, xEdit, EditPad
SQLite, MySQL, DBF
LUIZFILHO
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por LUIZFILHO »

Olá Todos
Venho acompanhando este tópico e percebi que a maioria dos colegas preferem fazer tudo na mão, até porque ja têm os codigos prontos e para mudar, utilzando uma ide, acham que fica complicado, até pelo tamanho do .FMG, que segundo a Maya se fosse lipoaspirado seria bem melhor.
Eu venho utilzando a Minigui Extended que ja se encontra hoje na versão 1.93(atualisada em 18/02/2011) e que é acompanhada da IDE na versão 1.06.1(atualizada no dia 11/02/2011) do Walter Formigone. Tanto a IDE quanto a Minigui, todo mes sai uma nova versão, ou seja , vem sempre se aperfeiçoando, estou proximo de concluir um programa de Folha de Pagamento Publica ,100% Harbour com Minigui Extended e Ide 1.06.1, não sinto nenhuma dificuldade em manipular os Forms em arquivos separados, inclusive é tudo compildado através da IDE que já vem com a opção de compilar pelo HBMK2 apenas acionando a opçao na tela da IDE.
Para finalizar, a pior tarefa hoje para o desenvimento de sistemas no ambiente grafico, é a montágem de telas e eu, clipeiro, que já fui resistente a mudanças, depois destas ferramentas que estou utilanzando me sinto muito a vontade, cada dia aprendendo mais. Por isso, recomendo: MINIGUI EXTENDED+IDE.
Abraço a todos.
Responder