Ejetar unidade removivel pelo DOS?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

celista
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Ejetar unidade removivel pelo DOS?

Mensagem por celista »

Boa noite amigos,
Fiz uma rotina pra backup atraves de um pen drive, mas nao sei como fazer pra remover ele com segurança dentro do clipper... tem como?

Abraços! =)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Eu sinceramente, nunca ví como ejetar un pen drive. Ele não é a pressão ?.
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

O que ele quis dizer foi para liberar o hardware, pois pode-se danificar o disposivo caso isso seja feito sem preparar antes. Como aquela opção do XP "Clique aqui para remover o harware com segurança".

Eu sinceramente nunca vi e acho pouco provável que exista.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

iii... Fui mal !

Mas tive vergonha da minha ignorância, então decidi´pesquisar na INTERNET e acabei encontrado algo sobre "Pen Drive com boot via MS-DOS", neste link: http://www.revistapcecia.com.br/downloa ... /index.htm

Ou talvez o proprio fabricante tenha uma solução, seria bom questiona-los.

Desculpe por não ter sido mais amplo na solução. Também não tenho experiência alguma (ainda) com PEN DRIVES.

Boa sorte colega, e se achar a solução poste aqui para compartilhar.

Um clip-abraço :)Pos
Netavin
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Backup em Pendrive

Mensagem por Netavin »

Caro Celista!

Eu uso um Pendrive para backup dos meus arquivos. Porém faco estes backup´s via Windows mesmo. Estou usando o YQUALIT BACKUP 1.06 Livre.
É uma opção a mais. Conecto de manhã e só retiro à tardinha quando desligo o PC. Pode programá-lo para fazer os backup´s de hora-em-hora se quiser.
No meu caso, programei para realizar cópias às 7:30 , 12:00 e 17:30h.
Mão na roda!!

[]´s

Netavin
TK90 / TK95 / APPLE IIe / 286 / 386 / 486 / 586 / AMD Atlhon
" Sem saber que era impossível, foi lá e fez !! "
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Netavin escreveu:Eu uso um Pendrive para backup dos meus arquivos. Porém faco estes backup´s via Windows mesmo.
Viu MALIGNO ?. Aqui está mais um exemplo da necessidade de incrementar um programa externo ( e GUI) para o nosso sistema. Por isso, que tanto peço a você uma solução para que ao alternarmos com outro program GUI em outra sessão, retorne a sessão anterior e com isto possibilitar um sistema híbrido. Por quê não juntar as duas forças ?.

A ultima solução que indiquei a você, seria de chamar a sessão através de handle pego aneteriormente. Isto é, antes de executar o aplicativo GUI, pego o handle da atual sessão e após execução da sessão GUI, executaria o WAPI (OPEN_WINDOW NHANDLE) e retornaria a aplicação original.

Você que acha ?
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Outra ótima opção é o COBIAN BACKUP que também é free.

http://www.educ.umu.se/~cobian/software.htm

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Augusto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Augusto »

Desculpe a ignorância pessoal....

Mais eu uso PD no meu notebook assim como meu NETDISK e a minha câmera fotográfica digital.. tiro e boto eles na porta USB quantas vezes eu quiser sem problema algum... é plug&play... o XP abre um drive e aloca uma letra prá ele, faço o que eu tiver que fazer, quando eu tiro ela some...

Sinceramente não consegui ver onde está a dificuldade... será que é mais uma mágica ???

Quanto a "ejetar" o PD... nunca vi isso... e quanto ao "remover hardware com segurança" até onde eu sei é para placas PCMCIA e outros periféricos... tô errado ??
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br

Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Augusto escreveu:Mais eu uso PD no meu notebook assim como meu NETDISK e a minha câmera fotográfica digital.. tiro e boto eles na porta USB quantas vezes eu quiser sem problema algum...
Normalmente não dá problema. Mas, em algumas raras ocasiões, pode haver dano no dispositivo e/ou na porta USB. Isso tem relação à corrente elétrica que circula pelo aparelho. Uma indução pode ocorrer e ocasionar uma sobrecarga nos circuitos de controle que, dependendo da marca do PD, podem não ser de boa qualidade. Conheço gente que já perdeu PD por causa disso.
Agora, pode não haver dano algum, mas por conta dessa sobrecarga, os arquivos podem ser bloqueados no PD, dando a impressão que o aparelho foi formatado. Lembro de ter visto em algum lugar um software que permite desbloquear os dados nesses casos.

Para evitar esses infortúnios, existe um software que "desconecta" os circuitos do dispositivo e da porta, permitindo assim, que se retire o PD com segurança. Mas ainda não inventaram nada para ejetar o PD. :))

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg

PS: O software de desconexão normalmente é distribuído no CD de instalação do PD.
Augusto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Augusto »

Maligno escreveu:Normalmente não dá problema. Mas, em algumas raras ocasiões, pode haver dano no dispositivo e/ou na porta USB.
Ahhhh bom... Posso até fazer parte do "grupo de risco" mais por um momento pensei que eu estivesse ficando maluco... hehe
Maligno escreveu:Mas ainda não inventaram nada para ejetar o PD)
Que eu saiba também não... Mais vai que aperece um "japa" maluco que inventa uma porta USB (v.3 talvez) que sai uma "mãozinha eletrônica" e puxa o PD da porta ???
:-O
Editado pela última vez por Augusto em 13 Mar 2007 16:15, em um total de 1 vez.
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br

Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Augusto escreveu:Mais vai que aperece um "japa" maluco que inventa uma porta USB (v.3 talvez) que sai uma "mãozinha eletrônica" e puxa o PD da porta ???
Depois que inventaram o despertador que desperta e foge pulando, acredito em qualquer coisa. :))

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Responder