Opinião sobre campo MEMO

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Opinião sobre campo MEMO

Mensagem por sygecom »

Buenas a todos, sei que o post jah tah resolvido...mas queira deixar minha opnião tb. que concordo com o EOLO, eu particularmente evito ao maximo usar campo MEMO....é bem como o EOLO falou...numa futura pesquisa do Historico......ele não vai servir de nd......eu tenho casos hj que chego a criar varios campos em um dbf ou varios registros em um mesmo dbf para guardar esses tipos de informações.....sempre vinculando a descrição com um codigo....

Bom passei soh pra dar opnião mesmo.....

Abraço a Todos...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Eu já não gosto de abrir campos que sejam utilizados muito eventualmente. Isso é mania de ANALISTA eu acho. Mas o que eu gostaria de ressaltar é que seria também possível criar um segundo arquivo para guardar os históricos variados, criando com dois campos:

1.) 1 campo REF que indique o tipo de observação, claasificando-o por um código digamos.
Exemplo: Onde guarda as palavras QUEBRA,REPARO,GARANTIA,MAL USO, etc... (claro que isto poderá ser codificado também)

2.) 1 campo DESC onde será escrito de forma livre.

Depois é só indexar o campo REF, para ter todos os registros que atendam (por exemplo)==> "GARANTIA"

Com isto, evitamos as redundâncias. Economizando espaço e agrupando informações mais variadas.

Por outro lado, eu DETESTO utilizar campos MEMOs, pois corrompem facilmente. Eu faço criar arquivinhos relacionado ao código do REGISTRO de que gerou. Desta forma, também economizo espaço. Taí... um terceiro exemplo poderia fazer com a criação de arquivos na edição com MEMOEDIT conjugado com o campo REF no proprio DBF principal.

Um clip-abraço :)Pos
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Pablo,

Vamos pegar como exemplo a contabilidade, algo que é indiscutivelmente universal e necessário (embora infelizmente pouco valorizado no Brasil - aqui ainda se faz balanço para mostrar pra banco e não pra administrar o negócio).

Pois bem: imagina uma contabilidade só com uma conta de Despesa ("1 - Diversos") e nessa conta, vc ir fazendo lançamentos em texto livre... Como saber no final do ano, por exemplo, o que foi despesa de quilometram a serviço? Como comparar essa despesa com exercícios anteriores? Como saber quanto ela representa da despesa total? Bem, este é o exemplo do registro só em texto corrido (campo memo) a que eu me referi. Neste caso, a informação que vc colecionar o ano inteiro não vai ser de muita serventia ou, na melhor das hipóteses, pode servir, mas só depois de lhe dar muita dor de cabeça...

Ao contrário, se vc tem um bom plano de contas contábil, vc consegue facilmente saber da sua despesa de quilometram, ver como ela anda no tempo. Este é o exemplo das informações codificadas na tal Assistência Técnica: vc vai poder saber em segundos, por exemplo, quantos processadores da marca X foram trocados na garantia - por queima - nos PCs modelo Y - marca Z, com fonte W, que foram montados pelo funcionário Zé Gâmbia, no período da tarde, nos últimos 60 dias...

Afinal, é pra isso que se guarda informação, não é?

Eolo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Caro AELO,

Até parece que nós dois estamos competindo para definir qual é a idéia que vai predominar. Não tiro alguma razão no que foi exposto das suas razões. E o seu exemplo de contabilidade, bem se aplica. Mas você escolheu um exemplo bem extremo. Ao que eu queria dizer, é que TEXTOS são TEXTOS que a finalidade é simplesmente relatar uma história, ou até mesmo fazer uma carta (depende a necessidade dousuário). Veja o WORD, que cria arquivos e também possue CAMPOS VINCULADOS, veja no \Arquivo\Propriedades\Resumo as caracteristicas daquele documento como: TITULO, ASSUNTO, AUTOR, CATEGORIA, PALAVRAS-CHAVES, etc... Tudo isto, serve para localização do documento e que muitos de nós acaba nunca utilizando. Mas existe e é essa a idéia que intentei passar. Que a edição de arquivos para substituir os campos MEMOS (este é o SUBJECT deste tópico) poderia ser CONJUGADO com um campo que definisse (assunto, categoria, palavra-chave... etc). Você deu o exemplo da contabilidade para expressar e justificar a sua idéia (bem válido), e eu gostaria de dar como exemplo o sistema de video-locadoras. Onde Você precisa guardar o histórico do cliente, seja porque ele alguma vez reclamou da cobrança de multa ou ora seja para explicar onde ele mora. Nesse caso específico, de querer fazer uma chave não vejo necessidade alguma de saber detalhes de localização de residências. Então neste caso de locadoras, alí, você pode escrever a vontade e apenas servirá para definir alguma particularidades daquele cliente. Acho dificil a necessidade de processar algo assim. No entanto, concordo com você que se adicionássemos a esse campo outro campo de AVALIAÇÃO (por exemplo), iria ser muito útil para avaliar clientes ou saber o grau de contentamento (vamos dizer). Mas ainda não seria descartado o uso de EDIÇÃO de TEXTOS.

Enfim AEOLO, você expus a sua razão que é válida e verdadeiramente essencial para avaliação. E eu quis complementar algumas caracteristicas sobre o assunto CAMPO MEMO, a minha intenção pareceu dar sombras a sua idéia. Mas enfim, é este o propósito do FORUM, enriquecer. Muitas vezes nos desviamos do assunto principal mas surgem outras i´deias que podem complementar outras ou até mesmo ser solução definitiva de outras.

Eu entendo caro AEOLO, não tiro razão e tomarei em conta a sua dica sempre que tiver que simplesmente usar um CAMPO MEMO.

Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Pablo,

To competindo com ninguém, não. Não sei de onde vc tirou essa idéia. Estou só é compartilhando experiências, aprendendo.

Vamos lá, no exemplo da locadora:

a) "onde o cliente mora": é importante sim, porque vc pode constatar que 90% dos seus clientes hoje (diferentemente de ontem) estão na Vila ao lado. Não era o caso de avaliar a transferência da locadora pra lá, ficar mais perto deles?

b) "particularidade daquele cliente": o importante não é saber a particularidade de cada cliente e sim do conjunto de clientes. Por exemplo, não seria importante vc saber que 60% dos seus clientes são hoje nipônicos, viúvos e com mais de 65 anos, e que vc deveria ter mais filmes que esse grupo gostaria de assistir? Ou que 80% dos filhos dos seus clientes são meninos, adolescentes ávidos por filmes de ação, e que vc poderia limitar a seção de "Romances Melosos"?

c) "multas": po, se eu souber, no fim da semana (de imediato, sem precisar vasculhar em textos) que 50% dos meus clientes estão chiando por causa das multas, eu preciso tomar alguma atitude rapidamente. Ou não?

E por aí vai.

Em resumo, eu acho que um sistema não é só pra agilizar o balcão ou guardar informação. O que importa é, depois, você poder usar essa informação para orientar o seu negócio.

Bem, nós não estamos falando do Word, que é um processador de textos. Ele tem lá suas ferramentas, mas não é um banco da dados. Nem o Excel é. Estamos falando é de banco de dados. E o princípio de banco de dados não é baseado em texto livre. Tem sim o campo Memo, mas eu acho que ele é acessório, não o prinicipal. No caso das locadoras, eu só vejo de imediato um uso pro Memo: guardar uma sinopse do filme. O cliente entra, senta na frente de um terminal, procura por "Filmes de Ação" com o artista "X", aí dá uma olhada nas sinopses de cada um, ver se algum interessa...

Ah, um detalhe: dá um REPLACE aí na sua agenda. Tem um "A" a mais no meu nome...eh eh eh

Abraço.

Eolo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Eolo escreveu:To competindo com ninguém, não. Não sei de onde vc tirou essa idéia. Estou só é compartilhando experiências, aprendendo.
Puxa meu ! Como você toma as coisas enserio (tá certo que eu não coloquei algum "ícone de emoções" para caracterizar um agrado). Mas veja bem as minhas palavras utilizadas:
Até parece que nós dois estamos competindo para definir qual é a idéia que vai predominar.
E eu não vou mais extender isto. Ora porque eu ja dei muita razão a você e você não está querendo reconhecer o que eu estou dizendo a mais de 3 mensagens. Vou fazer agora críticas sobre o que você exemplificou:
Eolo escreveu:a) "onde o cliente mora": é importante sim, porque vc pode constatar que 90% dos seus clientes hoje (diferentemente de ontem) estão na Vila ao lado. Não era o caso de avaliar a transferência da locadora pra lá, ficar mais perto deles?
Não há necessidade de expandir com outro CAMPO sobre o CAMPO MEMO, ora porque eu já existe um campo chamado BAIRRO.
Eolo escreveu:b) "particularidade daquele cliente": o importante não é saber a particularidade de cada cliente e sim do conjunto de clientes. Por exemplo, não seria importante vc saber que 60% dos seus clientes são hoje nipônicos, viúvos e com mais de 65 anos, e que vc deveria ter mais filmes que esse grupo gostaria de assistir? Ou que 80% dos filhos dos seus clientes são meninos, adolescentes ávidos por filmes de ação, e que vc poderia limitar a seção de "Romances Melosos"?
Ao mesmo que a minha resposta do item anterior. Se você possue um campo dizendo RAÇA_DO_CLIENTE, DATA_NASCIMENTO, SITUAÇÃO_CONJUGAL, IDADE_DOS_AUTORIZADOS e ARQUIVO DE MOVIMENTO onde guarda os filmes locados por cliente (alí você obterá quais são os gêneros que ele mais locou).
Eolo escreveu:c) "multas": po, se eu souber, no fim da semana (de imediato, sem precisar vasculhar em textos) que 50% dos meus clientes estão chiando por causa das multas, eu preciso tomar alguma atitude rapidamente. Ou não?
Eu mencionei o caso de multas no CAMPO MEMO e você se aproveitou. Eu acho que se o cliente está interessado em saber de quem reclama das multas, eu teria que fazer um campo de SATISFAÇÃO codificando as razões de agrado, desagrado e motivos. Mas se for enfocar a razão toda nisso alí, então você verá que NINGUEM gosta de pagar multas por atraso. Regras de locação, são aceitas quando você assina um contrato. A locadora, nem SEMPRE pode fazer CONCESSÕES senão irá a falência. Se o cliente não entrou no prazo indicado, a locadora com certeza deixará de locar para outra pessoa. Isso tem que ser repassado. Vius, como é ?. Eu agora estou fazendo o mesmo que você... criticando apenas o dito sem perceber que isto é falo em modo generalizado. Desde um começo eu disse que "temos qe ter em conta cada necessidade do cliente" e cada caso é um caso. Dei razão já VÁRIAS VEZES a você, mas você parece que insiste como se eu estivesse falando coisa errada. Mas eu ainda não tiro a razão de usar o campo MEMO em ALGUMAS situações. Tal é assim que dei o exemplo de utilizar em vez de campo MEMO (no proprio DBF) para ser criado arquivinhos separados em pasta de armazenamento.
Eolo escreveu:Em resumo, eu acho que um sistema não é só pra agilizar o balcão ou guardar informação. O que importa é, depois, você poder usar essa informação para orientar o seu negócio.
Concordo plenamente. Mas as vezes cabe perguntar ao cliente se ele precisa disso. Pois quando teu sistema está CHEIO de campos "desnecessários" para serem prenchidos a inclusão/manutenção de dados se torna CANSATIVO, DESPENDIOSO e DESNECESSÁRIO. Por esta razão, no meu sistema existe um opção no menu de cada cadastro (clientes e filmes) que quando o meu cliente (dono da locadora) seleciona os campos que lhe interessa. Não sou eu que FORÇO a ele prencher. Eu explico a razões no BOTTOM da tela a razão de prenchimento de cada uma delas, mas deixo a ele a escolha de prencher o não. Imagina... agora ter que prencher a raça do cliente que está fazendo a ficha... soa meio raro isso (sei que é um exemplo seu, desnecessário talvez).
Eolo escreveu:Estamos falando é de banco de dados. E o princípio de banco de dados não é baseado em texto livre.
Na verdade esta razão parece ser somente sua. Porque eu não estou discutindo isso. Eu sismplesmente acrescentei informação sobre CAMPOS MEMOS. E eu ainda considero, que em "alguns" casos o conteúdo dos campos MEMOS, tem SIM informações. Claro não processáveis, mas serve quando eu as quero disponibilizar ou não.
Eolo escreveu:Ah, um detalhe: dá um REPLACE aí na sua agenda. Tem um "A" a mais no meu nome...eh eh eh

Abraço.

Eolo
Perdão, perdão, perdão EOLO. É muito feio errar o nome das pessoas. Talvez eu me deixei levar pela mitologia grega http://es.wikipedia.org/wiki/Aelo hehe :% :)´

Vou voltar a te dizer: Você tem MUITA razão quando fala em disponibilizar certos campos, que no futuro irão ser úteis para AVALIAÇÃO. E eu tenho TAMBÉM razão (espero que você também concorde) que os campos MEMO são também COMPLEMENTO de informação. Mas cuidado nessa avaliação, como você disse já MUITAS VEZES, não fazer deste CAMPO como PRINCIPAL. Sendo que também pode ser COMPLEMENTADO com adição de NOVOS campos, que possibilitem AVALIAÇÃO (isto dito por mim INUMERAS VEZES).

Em sintese: VOCÊ colega está CERTO e eu em parte TAMBÉM.

Espero que você não fique bravo comigo. (digo isto pelas suas expressões: "Vamos lá..." e "Não sei de onde vc tirou essa idéia"). Bombinhas-SC é lindo e a PASCOA vem aí...

Colega espero que você tenha me entendido a mim também e te asseguro que eu não faço mal julgamento com o que você falou... mas parece que você pensa que sim.

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Gente o Bate-Papo de vcs foi otimo....

Pablo,
Perdão, perdão, perdão EOLO. É muito feio errar o nome das pessoas. Talvez eu me deixei levar pela mitologia grega.
Essa tu te escapou legal...........heheheheh :D :D :D :D (isso que eu chamo de contorna a situação) heheheheh....muito boa.

Abraço a Todos....
fui......
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder