Manutenção em Clipper - Por Favor Ajudem !!!!

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Netojoe
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Manutenção em Clipper - Por Favor Ajudem !!!!

Mensagem por Netojoe »

Olá amigos, estou com um problema sério.

Possuo algumas empresas no interior e todas usam um programa feito em Clipper. O problema é que meu programador teve problemas e está foragido, e eu fiquei literalmente na mão com os programas.
Com o tempo o banco de dados vai aumentando, e ele de tempos em tempos fazia alguma coisa, tipo uma compactação sei lá para melhorar o desempenho do programa. Meu sistema está quase parado qndo tenho q acessar o banco de dados das vendas.
O problema é que ninguém na região domina essa linguagem e eu preciso urgentemente de uma solução.
Ninguém estaria disposto a me ajudar a fazer essa rotina???

Agradeço imensamente.

Lázaro Neto
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Buenas.....
Tche, vc tem os fontes desse sistema ? tens ai o compilador do clipper ? sabe que versão do clipper ? sabe alguma coisa a mais que queira compartilhar aqui para poder ajudar no seu sistema ?

Eu particularmente posso lhe ajudar a montar essa rotina(sem custo algum....mas tb. sem compromisso algum)......mas pra isso teras que ter paciencia e ir postando os fontes para nos ir vendo o que vc deve alterar nos fontes ou como vamos montar essa rotina.

Abraços...
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Netojoe
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Netojoe »

Existem alguns programinhas aqui como o dbu, dbase, db....

Estava lendo alguns artigos e parece que devo reindexar meu banco de dados. Agora fazer isso é o problema..........Saberia me ajudar?

Obrigado
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Mas tche.....geralmente os programadores fazem uma opção nos menus do sistema para reindexar o banco de dados....de uma procurada nesse seu sistema ai....outra coisa.....isso não vai ajudar vc no desempenho do sistema....isso seria apenas para criar ou recriar indice. o DBU, DBASE e etc..servem para manutenção ou alteração d seu banco de dados (.DBF) agora se vc poder responder minhas perguntas seria um otimo começo pra todos.....

Abraços e boa sorte
Leonardo Machado
Netojoe
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Netojoe »

Gostaria desde ja agradecer seu empenho para me ajudar.

Não entendo nada de programação, por isso posso ter dificuldade para falar a mesma lingua que a sua, mas tudo bem.

Possuo uma pasta aqui chamada clipper5. Dentro existem alguns aplicativos. o PROGRAMA em si fica em outra pasta (Tminfo).

A pasta do programa é composta basicamente por arquivos DBF, LBL, NTX (vários), OBJ, PRG e alguns aplicativos.

Como te disse, de tempos em tempos o programador vinha na loja e fazia um comando em DOS e ficava em torno de uns 15 minutos fazendo uma espécie de compactação, ou algo parecido, e tudo voltava a ficar rápido de novo.

Agora estou sem o programador e com o programa extremamente lerdo a ponto de não conseguiur buscar uma venda para finalizá-la.

Estou numa sinuca de bico e espero que possa me ajudar. Grande abráço.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Não entendo nada de programação, por isso posso ter dificuldade para falar a mesma lingua que a sua, mas tudo bem.
Não esquenta nos vamos chegar lah.....como falei vc tera que ter paciencia..
Possuo uma pasta aqui chamada clipper5. Dentro existem alguns aplicativos. o PROGRAMA em si fica em outra pasta (Tminfo).
Bom essa pasta CLIPPER5 é onde esta instalado os compiladores do clipper ou seja são os que vão fazer gerar um novo executavel depois que nos alterar ou criar essa tal rotina....que acredito que esteja pronta ai mesmo só vamos ter o trabalho de localizar e mandar executar....deve ser algo que faz algum tipo de limpeza nos seus DBF ....deve fazer um fechamento mensal semestral e armazenar isso em um DBF separado......veja bem é apenas uma das mil possibilidades que posso ser.
A pasta do programa é composta basicamente por arquivos DBF, LBL, NTX (vários), OBJ, PRG e alguns aplicativos.
PRG= são os arquivos fontes do seu sistema
OBJ= grosseiramente falando fazem parte do pacote
DBF= seu banco de dados
NTX= seus indices
LBL= arquivo label do clipper 5 ou dbase IV
Agora estou sem o programador e com o programa extremamente lerdo a ponto de não conseguiur buscar uma venda para finalizá-la.
Lamento muito mas acho que vc deveria ter visto isso mais cedo.......desculpa a sinceridade.....mas assim mesmo estou disposto a lhe ajudar !!!

Veja quantos desse arquivos PRG tem ai ? isso vai servir pra nos saber mais ou menos o tamanho dah bronca....e se for poucos coloque o nome desses arquivos PRG aqui para nos tentar seguir uma ideia....por onde começar !!!

Abraços
Leonardo Machado
MARCELOG
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por MARCELOG »

Caro Netojoe,
é raro um local não ter programadores clipper/ xbase.
Então, e espero não ser mau compreendido, abre o jogo e informe especificamente o que precisa.
Pelo jeito, não é uma ajuda relativa a programação.
Nesse caso, infelizmente, vai ter que contratar um programador para verificar e eventualmente resolver o seu problema. É claro que se informar de onde é, possívelmente deve ter alguém no fórum que possa te ajudar, e melhor, de graça.
Contudo, acho que o seu problema não está difícil resolver.

Faz o seguinte:
- Crie uma pasta de nome qualquer;
- Copie para ela todos o arquivos da pasta onde está o programa;
- Apague nesta pasta criada, os arquivos "ntx" e execute o arquivo "exe";

>>
Provavelmente foram criados os arquivos "ntx" que haviam sido apagados.
Se sim, verifique se a velocidade de processamento te atende. Caso contrário, informe pra gente o nome dos arquivos "dbf" utilizados pela sua aplicação.
>>

>>
Se não foram criados os índices (ntx), aí não tem jeito, via fórum vai ser difícil te ajudar.
Vai ser necessário "zapear" o arquivo de dados, identificar quais índices devem ser criados e sua estrutura para recriá-los.
Talvez até a descompilação do "exe" seja necessário.
>>

MarceloG
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

MARCELOG:

Vc tem razão referente ao o cara abrir o jogo do problema dele...pois é no minimo estranho...mas tudo bem....

Referente a descompilação acredito que não sera nscessario pq o mesmo tem os PRG .....entaum acredito que com bastante paciencia podemos ir aos poucos ir fazendo uma leitura desses PRG e tentar resolver o problema dele com a criação de uma rotina de limpeza ou algo similar...

Abraços
Leonardo Machado
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Talvez o programador não tenha disponibilizado nenhuma rotina de manutenção (limpeza e re-indexação) através de próprio menu do seu sistema. Por isso NETOJOE recomendo que execute os seguintes comandos:

1. Ir pro MS-DOS. (Se for WINXP, vá pro menu inciar, executar e digite: COMMAND e dê um ENTER)
2. Digite no DOS: CD\TMINFO
3. Digite: DIR *.EXE e anote os nomes dos arquivos executáveis.
4. Digite cada nome do executável, mas apenas o nome e mude a extensão para PRG. Exemplo: DIR TMINFO.PRG (para o caso que exista uma arquivo TMINFO.EXE)
5. Anote os nomes dos PRGs que existirem conforme item 4.

Desta forma iremos saber se existe algum APLICATIVO que faça essa manutenção. Poste aqui os nomes dos PRGs que forem bem sucedido no item 4. Talvez pelos nome iremos ADIVINHAR o quê eles fazem. Mas não execute NADA, senão você poderá entrar numa fria !. Manda pra nós esses nomes e te diremos quais postar para que seja analisado.

Mas como disse o colega MARCELOG, era conveniente que você procure um programador XBASE (Clipper). Pois eu também acho muito dificil que não haja. Ao menos que você queira ocultar certos detalhes... Desculpe NETOJOE, mas você nem mesmo menciona a cidade de onde você é. Eu espero que com o intuito de ajudarmos você, não estejamos DESFAVORENCENDO a nossa classe. Se você quer aprender, é uma coisa, se quer assistência eu acho que você deveria procurar um professional. Ora porque nós iremos consumir muito tempo e poderá ocorrer coisas que não estavam previstas ou estejamos a par de certos detalhes do seu sistema. Isso demanda um cuidado minucioso. Eu dei uma opinião, mas não quer dizer que esteja em nossas mãos.

Acho que seria bom, você começar a dizer ém que cidade você está. Daí quem sabe aqui no FORUM alguém se pronuncie para fazer uma visita a você. OK ?

E também nos diga se deu certo a recomendação do colega MARCELOG, ok ?
Augusto
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por Augusto »

Pessoal... eu penso o seguinte... se o parceiro aí quer ajuda, ele tem que ajudar tbm...

Acredito que ninguém aqui quer ou precisa do sistema dele... sendo assim, entendo que o ideal é ele escolher qualquer um de nós aqui que esteja disposto a ajudar (que não são poucos), zipar essas pastas que ele falou, mandar por e-mail, agente vê o que pode fazer e devolve uma solução e pronto...

Tô errado ??
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br

Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Tá certo !. Por mim tudo bem. Boa intenção todos nós já demonstramos. Agora vai dele querer ser ajudado.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Augusto, vc esta coberto de razão......vamos esperar pra ver o que o Lazaro decide

Abraços
Leonardo Machado
Netojoe
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Netojoe »

Amigos, peço desculpas novamente pela falta de informações. Sou cirurgião dentista e não manjo nada de programação mesmo.

As empresas são minhas mesmo, e asseguro que não estou escondendo nada de vocês, possivelmente não estou é sabendo lidar com a dimensão de conhecimetno de vocês. Olha, programador em clipper realmente existe, mas um queria me obrar 450 reais para fazer essa rotina. Não que não valha , porém não posso pagar isso, pois estou em vias de substituir o programa atual.

Vou tentar mandar as telas dos diretórios que contém os arquivos relacionados. Se isso não ajudar me falem o que ajudaria....
Obrigado.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

[/img]
Netojoe
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Netojoe »

Sou de Campo Grande - MS

Se realmente tiver alguém disposto a ponto de mexer no programa poderia claro enviar por e-mail. É que como tem um arquivo entre outros de 190 MB não pensei em mandar por e-mail.....mas agradeço imensamente a vontade em ajudar.

Continuando...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Caro Lázaro,

Só espero que se eu um dia tiver dor de dente, você não queira me atender via INTERNET... hihihihi :D (um brincadeirinha, não me tome a mal)

É dificil saber, bem o que está acontecendo. Você exibiu (pelo Windows Explorer) o conteúdo das pastas CLIPPER5 e TMINFO. A pasta Clipper5, eu acho que se o programador for DISCIPLINADO (coitado) ele deveria manter um certo ordem. Pelo que me parece o Clipper5, apenas tem o Clipper (e claro alguns DBFs e arquivos que não são do Clipper), mas não creio que eles INTERAJAM no seu atual sistema. Mas o que me chamou a atenção é um arquivo que parece ser parte da manutenção. Que chama-se REO.EXE e que está na pasta TMINFO. No entanto, eu não tenho como saber o quê ele faz, mas para dar uma ajudinha, LOCALIZE o arquivo REO.PRG e poste-o aqui. E tentaremos entender o que esse aplicativo faz. Pelo que me parece (falo pela NOMENCLATURA do arquivo) deve ser para REORGANIZAR seus arquivos. Mas não execute isso ainda. Ou pelo menos faça uma cópia (de todo seu sistema) antes de executa-lo.

Mas, reiterando o que já foi falado. A visita de um programador CLIPPER seria o mais indicado, tudo isto se simplificaria e ficaria de uma forma mais CORRETA (ética professional, e você sabe ao que me refiro), SEGURA (porque suporte a distância, sem conhecer NADA do seu sistema, fica extremamente incertol), PREVENTIVA (porque você poderá a vir a solicitar alteração para alguma melhora ou até mesmo, surgirem novas idéias).

Entendo suas razões, mas me parecem que quando fazemos um orçamento no dentista, ninguém vai de deixar de ir ao dentista e simplesmente perguntar algum conhecido como faria para arrumar algo. Claro que eu estou sendo bastante extremista ao comparar casos de COMPUTADOR com a SAÚDE de um ser humano. Mas o que eu quero te passar, é o seunte: é muito dificil fazer analogias a distâncias e ainda um agravante (como você mesmo disse: não entende nada de programação). Se torna muito dificil.

Taí, a minha ajuda. espero que eu não esteja fazendo nada errado.

Um clip-abraço :)Pos
Responder