tela pequena no XP

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

tela pequena no XP

Mensagem por tonyx »

sistema folha roda muito bem em tela grande no XP, mas quando executo
RUN CM /C START ARQUIVO.DOC
abre a tela do winword 2003, listo para impressora ou mando via email,
mas quando fecho o winword a tela do sitema da folha esta pequena
e tem janeira parte de baixo da folha - ACIONO O TAL ALT+ENTER ( existe outra maneira) ou dicas usu clip 5.3
----------------------------
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Retorna a sessão chamadora

Mensagem por Pablo César »

Olá Tony,

O MALIGNO, está desenvolvendo uma biblioteca chamada WAPI. Ele até poderia desenvolver mais uma função para executar o ALT ENTER. Não sei se você tem acompanhado este tópico. Mas a questão é que podria ser resolvida com uma função de verificação para detectar se a sessão estava TELA-CHEIA ou JANELADA. O que eu aconselho, até o MALIGNO encontrar uma solução para isso. Seria o seguinte:

1. Antes de você fazer com que chama-se o WINWORD (por exemplo). Você execute a função -GETMYHANDLE:MYHAND.TXT do WAPI.LIB.
2. Este recurso do WAPI, irá gravar no arquivo HAND.TXT o número do HANDLE da sua sessão.
3. Execute o aplicativo GUI (Winword, OUTLOOK, etc..). Claro que você deve executar o aplicativo GUI através do RUN START /W C:\ARQUIV~1\OFFICE\WINWORD.EXE ARQUIVO.DOC
4. Depois de retornar você deveria executar a função -WINDOWS2TOP:<Nº DO HANDLE QUE VOCÊ GRAVOU NO ARQUIVO>

Eu presumo que você irá recuperar a sessão, isto se estive rodando WINXP ou em modo janelado no WIN98.

Experiemente, baixe o WAPI do MALIGNO, descompacte-lo, leia com atenção e faça o teste.

Um clip-abraço :)Pos
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Cara , ñ sei se isso resolve mas eu tinha um problema pareceido com captura de impressora em rede e toda vez que capturava a impressora

NET USE LPT2: \\MAQUINA\IMPRESSORA

Atela voltava pequena tbm , eu resolvi fazendo um retorno de tela após executar o net use com SETMODE(25,80)

então ficou +/- assim

NET USE LPT2: \\MAQUINA\IMPRESSORA
SETMODE(25,80)
return

Quem sabe da certo !
C:\Xharbour\Xdev\Fw\VSX
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Ederxc, isso funciona quando a sessão está minimizada ?. Porque eu acho que o colega quis dizer com "parte de baixo da folha" é que a sua sessão fica minimizada. Esta situação é normal, pois nós acostumamos a executar os nossos aplicativo Clipper em modo TELA-CHEIA. Sendo que ao executar um aplicativo GUI, a sessão chamadora, fica minimizada. Outra coisa que eu tentaria, caso não funcionasse (a sugestão dada por mim) seria rodar seu aplicativo dentro de um arquivo .BAT e fazer um looping controloado por ERRORLEVEL. Mas esta é outra opção MUITO mais elaborada. Tenta essas opções Tonyx e nos dê um retorno.

um clip-abraço :)Pos
Netavin
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Tela cheia / minimizada no XP

Mensagem por Netavin »

Colegas ! boa tarde.
Vou relatar o que acontecia comigo e verão que isso é um problema para muitos usuários e/ou programadores. Eu usava meu sistema em tela cheia no XP. E quando mandava qualquer relatório para a impressora, a tela minimizava, ia para a barra de tarefas. Eu tinha que clicar nela para voltar em tela cheia novamente. Os relatórios saíam normalmente. Só tinha esse porém.
Agora só uso em Janela. Assim o problema foi solucionado. A tela não sofre qualquer modificação ao mandar relatórios para impressão.
Procurei soluções diversas e não consegui outra forma. A propósito, uso o USB do nosso amigo Heveraldo, a quém sou grato.

Um cliperabraço a todos!

Netavin.
TK90 / TK95 / APPLE IIe / 286 / 386 / 486 / 586 / AMD Atlhon
" Sem saber que era impossível, foi lá e fez !! "
tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

agradeco a atencao

Mensagem por tonyx »

agradeco a atençao, em respost rodo em XP, ja em relaçao ao wapi do maligno pode funcionar no xhabour mas rodo em clip53,
mas mesmo aasim nao sei se no xhabou ou blinker e mesmo a questao

no comando START DO WIN98 ESTAVA OK
MAS NO XP O NOVO START PODE ESTAR A QUESTAO
PENSO POR
RUN CMD /C START ARQUIVO.DOC /SEPARATE
NAO SEI SE E QUESTAO DE MEMO OU DE TELA COM O SISTEMA
DOS EM BAIXA RESOLUCAO

------------- O TAL ALT+ENTER ---- PARA O CLIENTE EM XP MEIO CHATO
JA NO WIN98 E NORMAL

----- REALMENTE O QUE APARECE EM BAIO E O ICONE DO PROPRIO
SISTEMA DE FOLAH QUE O WINDOWS CRIA SEPARADO ---

======== PENSEI QUE VOCES JA TIVESSEM PASSADO POR ESTE
PROBLEMA NO FORUM COM TELA PEQUENA --- QUANDO RETORNA DE UM PROGRAMA DO WORD ====

AGRADECO AJUDA ---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: agradeco a atencao

Mensagem por Maligno »

tonyx escreveu:em respost rodo em XP, ja em relaçao ao wapi do maligno pode funcionar no xhabour mas rodo em clip53
O utilitário WAPI funcionará em XHarbour, C, Pascal, Basic, etc. Mas a biblioteca de abstração, que faz a interface com o WAPI.EXE, foi feita especificamente para Clipper v5.x.

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Caro colega Tonyx, confesso que eu ainda estou um pouco confuso com o conteúdo da sua redação. Você poderia detalhar melhor o seu texto, desculpe pela minha observação, não sei se é porque eu sou gringo... sei lá..

:D

Mas quando você menciona:
tonyx escreveu:agradeco a atençao, em respost rodo em XP, ja em relaçao ao wapi do maligno pode funcionar no xhabour mas rodo em clip53, mas mesmo aasim nao sei se no xhabou ou blinker e mesmo a questao
A sua aplicação é xHarbour ou Clipper ?. O WAPI.EXE pode ser usado em qualquer linguagem for DOS (como disse o colega MALIGNO), é só executar na linha de comando.
tonyx escreveu:no comando START DO WIN98 ESTAVA OK
Você quer dizer que no WIN98 funciona OK ?
tonyx escreveu:MAS NO XP O NOVO START PODE ESTAR A QUESTAO
PENSO POR
RUN CMD /C START ARQUIVO.DOC /SEPARATE
Não entendo por quê você teria que usar o CMD no WINXP ?. Eu fiz testes com: RUN START /W RECIBO.DOC e funcionou beleza.

Claro que essa questão da sessão principal (a sessão que chamou o WINWORD), fica minimizada, é perfeitamente normal. Repito NORMAL. Isso poderia ser evitado (de MINIMIZAR a sessão principal) se você ensinasse pro seus usuários que antes de entrar nessa opção de chamar o arquivo .DOC, mudasse o modo de exibição da sessão de TELA-CHEIA para JANELADO, seja através de uma mensagem em tela ou explicando. Para evitar isto (de que o usuário tenha que pressionar ALT ENTER), eu sugirí ao MALIGNO para incrementar essa função no WAPI. Por isso da alternação do modo de exibição da sessão é importante, entende ?.

Eu também passo por esse mesmo PROBLEMA. Usuários, são muito indesplicentes as vezes, não ligam pro que diz na tela. E não percebem que a sua sessão está minimizada e chamam de novo outra sessão, provocando MULTI abertura do aplicativo. Mas como eu disse na minha primeira mensagem, que você poderia utilizar o WAPI para "intentar" re-abrir a sua sessão principal. Mas nem sempre o WAPI consegue abrir. Em WINXP, vai conseguir abrir sempre. No WIN98, só não funcionará de acordo, nos casos em que a sua sessão principal estiver em modo TELA-CHEIA. No entanto o WAPI em WIN98 em modo JANELADO, você vai conseguir RE-ABRIR a sua sessão principal. Veja que o colega NETAVIN está te indicando para acostumar o seus usuários para utilizar em modo JANELADO. (isto também pode ser uma saída a ser considerada)
tonyx escreveu:---------- O TAL ALT+ENTER ---- PARA O CLIENTE EM XP MEIO CHATO
Eu sei que você vai me dizer, que os seus usuários GOSTAM e PREFEREM a tela em modo TELA-CHEIA (ou FULL-SCREEN). Por esta razão, eu venho insistindo pro o nosso colega MALIGNO, para encontrar uma solução de "identificar" o modo de exibição da sessão N_HANDLE. Mas parece ser um GRANDE PROBLEMA descobrir como chegar a esse resultado.
tonyx escreveu:NAO SEI SE E QUESTAO DE MEMO OU DE TELA COM O SISTEMA DOS EM BAIXA RESOLUCAO
Isso para meu ver, não tem a ver com a MINIMIZAÇÃO da sua sessão.
tonyx escreveu:----- REALMENTE O QUE APARECE EM BAIO E O ICONE DO PROPRIO SISTEMA DE FOLAH QUE O WINDOWS CRIA SEPARADO ---
Você está querendo dizer que a sua sessão está sendo MINIMIZADA ?. Favor utilize termos no padrão técnico, assim TODOS entendemos ao que você se refere.
:-o

Você testou as três sugestões ? (dos colegas NETAVIN, EDERXC e minha com o WAPI). Eu sei que é difícil essa situação, mas agora com o WAPI do MALIGNO, tem uma luz no fim do túnel. E funciona. Para aqueles casos que eu mencionei que o WAPI não funciona (WIN98 em TELA-CHEIA), eu faço com que pisque a janela minimizada para chamar atenção do usuário e para que clique onde está piscando (é uma saída ALTERNATIVA) não é o ideal mas ajuda.

Esperemos que o nosso colega MALIGNO consiga uma luz para resolver essa questão. O que até agora ele conseguiu, eu ao menos fico extremamente GRATO a ele.

:)Pos -:] :D :{
Um clip-abraço
tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

caro maligno

Mensagem por tonyx »

caro maligno descupe a minha santa ingnorancia em c++ ou xhabou ou tal wapi
---------------
mas a tecla ALT+TAB = 421 ( QUE E MINIMIZAR)
PORQUE NA FUNCIONA NO KEYBOARD
A MINHA INTENCAO ANETES DE MANDAR PARA O
START DOC SERIA MINIMIZAR O PROGRAMA
----------
EXISTE ESTAS DIFICULDADES EM (DELPHI OU .NET)
ADEI FUTRICANDO E SO ENCONTREI O TAL WINKEY.EXE
---------
MAS CREIO QUE UM DOS NOSSOS AMIGOS DO FORUM OU MODERADORES JA TEM ALGO - PARA MINIMIZAR
ISTO E COLOCAR NO RODAPE LA EM BAIXO LADO DO INICIAR
A TAL TELINHA (SIMULACAO DA TECLA ALT_TAB OU (TECLA WINDOWS)
----------
AGRADECO

:'(
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Boa pergunta !!!

Se fosse assim, tão fácil... Com certeza nós ja teriamos resolvido muitas dores de cabeza. Mas o MALIGNO poderá explicar melhor essa sitação que eu também estou curioso em saber se a reprodução das telas ALT ENTER, teria como serem acionadas pelo WAPI, digamos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: caro maligno

Mensagem por Maligno »

mas a tecla ALT+TAB = 421 ( QUE E MINIMIZAR)
Acho que você está fazendo confusão. Alt+TAB aciona o comutador de tarefas para incrementar na lista. Shift+Alt+TAB decrementa.
PORQUE NA FUNCIONA NO KEYBOARD
Não funciona mesmo. O comando KEYBOARD envia um código de tecla para o buffer circular de teclado do DOS, que é manipulado internamente pelo Clipper, que aumentou o buffer padrão.
As teclas especiais do Windows (Alt+Enter, Alt+TAB, etc) são processadas pelo sistema de mensagens do Windows. Não funciona como no DOS. É um sistema mais complexo. E, claro, não podem ser "injetadas" por uma aplicação DOS.
A MINHA INTENCAO ANETES DE MANDAR PARA O
START DOC SERIA MINIMIZAR O PROGRAMA
Estou entendendo que, por minimizar, você quer dizer minimizar mesmo, e não colocar no modo windowed. Se for isso: é preciso verificar primeiro se a aplicação DOS minimizada poderá executar uma aplicação GUI Windows. Nunca testei. Também, nunca precisei. :)
Mas não seria o caso de usar nem Alt+TAB, nem Alt+Enter, claro. Seria uma combinação de Winkey, que eu nem sei se existe. Existe WinKey+M, mas esse atalho minimiza todas as janelas.
EXISTE ESTAS DIFICULDADES EM (DELPHI OU .NET)
Não entendi a pergunta.
ADEI FUTRICANDO E SO ENCONTREI O TAL WINKEY.EXE
Mas que eu saiba esse utilitário apenas bloqueia a tecla WinKey.

[]'s
Maligno
tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

resp a etal

Mensagem por tonyx »

gostaria de saber do grande maligno se existe em clipper ou xhabou ou blinker algum exemplo que tenha la no canto direito la em cima
os icones de minimizar, maximizar e fechar , so encontro isto em
VB, Delphin,web nao sei se a FOX tem

1- mas seria muito dificil para o winwapi porque ----

2- tais comando sao feitos em C++ ou assembrer ou especial para WINDOWS somente a microsoft sabe o segredo ou LIBERA

---------------------
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: resp a etal

Mensagem por Maligno »

tonyx escreveu:existe em clipper ou xhabou ou blinker algum exemplo que tenha la no canto direito la em cima
os icones de minimizar, maximizar e fechar , so encontro isto em
VB, Delphin,web nao sei se a FOX tem
Não entendi bem a pergunta. Você quer saber se é possível modificar (incluir, excluir) os botões do canto superior direito? Se for isso, é possível sim e até que relativamente fácil. Mas não tem nada a ver com C++. Aliás, o comum é que se faça em C mesmo.
Agora, se eu entendi errado a pergunta, seja mais específico, por favor.

[]'s
Maligno
tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

resp

Mensagem por tonyx »

caro maligno, existe os icnes de minimixar, maximizar e fechar
com o sinal de - + X , la no topo lado direito
que nos sitemas de delphin, VB, WEb existem....
bem gostaria de saber se aquem ja fez em clipper ou xhabour ou blinker, ( ja exis te alguem que realizou isto e como)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: resp

Mensagem por Maligno »

tonyx escreveu:bem gostaria de saber se aquem ja fez em clipper ou xhabour ou blinker, ( ja exis te alguem que realizou isto e como)
Se for em modo texto não há uma grande dificuldade. É só o caso de se desenhar os três "botões" na posição e implementar essas funções para responderem ao mouse. Já vi isso em DOS certa vez. Acho que era num programa Pascal. Mas isso foi há muito tempo. O Valkyrie tem algo no estilo. Mas é um "botão" só, para fechamento de janela.
Eu nunca fiz, até porque eu nunca uso mouse em DOS.

[]'s
Maligno
Responder