ECF ELGIN IF 500 1E NO WINDOWS XP

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

andrethomazi
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

ECF ELGIN IF 500 1E NO WINDOWS XP

Mensagem por andrethomazi »

Alguem pode me ajudar a configurar o ecf acima no XP. Tentei, sem sucesso cofigurar para COM1/COM2 e da erro dizendo que o sistema nao pode abrir a porta especificada. Alguem pode me ajudar tbem em um novo método de programação, em que o driver nao é carregado na memoria, e sim executado a cada comando dentro do prg, como exemplo:
ECFEP("15".....
Vi isso recentemente e passei o dia inteiro tentando localizar novamente, sem sucesso. Isso resolveria o primeiro problema acima citado.
um abraço a todos.
Dércio_Luiz_Zanatta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Dércio_Luiz_Zanatta »

Bom dia..
Nunca precisei programar para o ECF Elgin em DOS, mas recentemente tive uma experiência com o ECF PertoPay que utiliza-se do mesmo protocolo(FISCNET) para comunicação com o ECF. Pois bem, o protocolo simplesmente não funciona com o Windows carregado na máquina, somente funciona em DOS puro.. Tentei fazer reserva de recurso no Windows, mas fio em vão. Resolvi entrar em contato com o suporte técnico da Perto e eles me confirmaram que o Driver residente funciona somente em DOS puro e me deram como solução fazer comunicação direta com a serial. Até ai tudo bem, usei as funções FOPEN,FREAD etc.., mas tb não funcionou... Depois de várias horas (dias) em contato com o suporte, eles chegaram a conclusão que também não funciona com comunicação direta... !!! ehehe
Pediram um tempinho e 1 semana depois me passaram por e-mail um programinha que se comunica via DLL com a impressora e recebe os comandos do programa em clipper através de arquivo texto e devolve os retornos tb em arquivo texto.. é meio chato de programar, mas funciona diretinho.
Considero isso uma grande "GAMBIARA", mas fazer o que... Somente dessa maneira para funcionar..
Não sei se esse programinha vai funcionar com a Elgin também. Acredito que sim pois o protocolo (FiscNet) é o mesmo.
Sugiro que vc entre em contato com o suporte da Elgin (0800 7035446) e veja se eles tem uma solução parecida com essa.. Se não conseguir resolver com eles, podemos tentar com essa que a Perto me passou..
Um grande abraço...
Dércio Zanatta
andrethomazi
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Dercio, obrigado pela dica, mas nao está funcionando ainda.
Liguei no 0800 da ELGIN e a Priscila me passou umas FAQs de erros parecidos, onde orientava pra colocar no config.nt (\windows\system32) o comando do carregamento do driver.
Eu já estava fazendo isso, sem sucesso e continuei na mesma.
DEVICE (c/ e s/ HIGH) = c:\...\drvecf.sys /1 (testei com /2 e ainda com uns parametros adicionais de T=5 (timeout) e /B (controle de BCC que nem faço idéia do que é isso).
Quando entro no PROMPT DE COMANDO do XP, eu executo o comando MEM, por exemplo, e dá a seguinte msg:
"PROMPT DE COMANDO - MEM. O SISTEMA NAO PODE ABRIR A PORTA COM(1 ou 2) SOLICITADA PELO APLICATIVO. ESCOLHA FECHAR PARA FINALIZAR O APLICATIVO". Se escolho o botao IGNORAR, ele mostra as mensagens de carregamento do driver, mas nao executa nenum comando do programa fornecido pela elgin = ECFEP.EXE.
Nao faço idéia de onde procurar mais, considerando que no meu micro tenho somente mouse e uma impressora na USB e uma placa de rede pra speedy, o que acho que nao pegaria a COM1 nem 2.
Quanto ao FISCNET, nunca usei e poderei tentar se vc me mandar.
Antecipadamente agradeço - um abraço e obrigado pela tentativa.
andrethomazi
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Amigos, esquecam.
Meu micro estava com pau no XP. Formatei e tudo resolvido....
um abraço a todos. ANDRE
Responder