AJUDA URGENTE!

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

robson
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

AJUDA URGENTE!

Mensagem por robson »

:?: AJUDA! :?:
Amigos do Forum, eu tenho uma rotina de (Sistema de Automação) em meu pc, que faz a venda normal, o usuário digita o código do produto e este depois de localizado eh inserido no pedido. Ateh aqui ok!. "Blz"...

Só que me deparei com um problema, eu preciso que esta rotina de venda passe a inserir o produto por um "leitor" de código de barras.
Eu não sei como fazer esta rotina de busca do produto por um "leitor" de codigo de barras. (ou Leitora de código de barra)

Alguém por favor pode me ajudar com um exemplo de uma rotina de vendas lendo código de barras por uma leitora?

O meu clipper é o 5.3.

Agradeço desde já a todos pela à atenção, espero que alguém possa me ajudar...

OBS: Enviarei por e-mail a rotina pronta c/ os (exe/dbf), e inclusive os fontes do programa (prg), p/ ser verificado.

Aguardo....
josenilson neiva
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por josenilson neiva »

robson,

não existe nenhuma dificuldade em fazer a venda através do código de barras do produto. Grande parte dos leitores de códigos de barras fazem a leitura do código do produto e enviam para o buffer do teclado esse código. É como se o próprio leitor digitasse os número de código de barras no computador. Para testar, acesse qualquer editor de texto e passe o código de barras na leitora. Voce vai ver que os números do código aparecerão como se alguem os tivesse digitado.

Quanto ao sistema, o que vc tem que fazer é apenas criar um campo no seu cadastro de produtos pra armazenar o código de barras do produto e criar um indice por este campo. Na tela de vendas, basta criar uma rotina para buscar o produto por este indice.

Exemplo:

Use Produtos.dbf New Exclusive
Index on codbar to CodBar.Ntx // criando um indice do campo codbar

Na rotina de vendas, faça algo mais ou menos assim:

cCodBar := Space(13)
@ 10,10 Get cCodBar
Read
If lastKey()!=27
If DbSeek( cCodBar )
? "O produto foi encontrado"
* Arqui vc insere as demais rotinas de venda do produto
Else
? "O código de barras informado não existe"
Endif
Endif

Qualquer coisa, estamos por aqui
:D
Valdeir
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por Valdeir »

Ô pessoal, sou novo aqui e gostei do forum. Achava que fazer um sistema com código de barras seria mais difícil. Só me expliquem melhor:

Quando faço a leitura, no GET já aparecerá automaticamente o número do produto?
Então é só teclar ENTER?
Tem como não precisar do ENTER?

E como deveria fazer para o próprio sistema imprimir etiquetas contendo códigos de barra?
É muito complicado?

Desde já agradeço a vossa atenção e paciencia em ajudar os menos instruídos. Sei pouco mais do que fazer o "Alô mundo!!!", he he.

Valeu mesmo... :eek:
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Prezado Colega

Sim o código aparecerá automaticamente.

Os leitores geralmente vem com manual onde pode se configurar o PÓS ÂMBULO e o PRÉ ÂMBULO, significa que você pode configurar ele para enviar um caractere antes ou depois do código, neste seu caso você deve configurar o PÓS ÂMBULO com a tecla <ENTER> no manual deve ter a explicação de como configurar.

Ps. Geralmente o PÓS ÂMBULO com a tecla ENTER já vem configurado de fábrica.

Sim você pode imprimir códigos de barras utilizando o próprio sistema basta que você utilize uma lib para tal ou compre uma impressora de códigos de barras, vai depender da quantidade que você irá utilizar pois dependendo será mais viável uma ou outra opção.

Só para complementar a informação sobre códigos de barras, o padrão adotado na indústria são os EAN.UCC podendo ser o EAN-13, EAN-8, EAN-14 os mais utilizados no comércio varejista. Existem outros códigos para outros tipos de aplicações, para saber mais consulte : www.eanbrasil.org.br

Sendo que :

EAN-13 a maior parte dos produtos vem com esse código ele tem um tamanho fixo de 13 caracteres numéricos

EAN-14 Utilizado para unidades de distribuição (Caixas, fardos, pacotes) tem um tamanho fixo de 14 caracteres númericos e o código é formado da seguinte forma "X" + código EAN13, exemplo :
Na caixa o código EAN-14 é 17891234567890 significa que o produto unitário contido na caixa tem um código EAN-13 7891234567890

EAN-8 Código EAN reduzido utilizado onde o EAN-13 não pode por falta de espaço, exemplo : Cigarro, chiclete, balas, etc...
Esse código é extremamente controlado pela EAN Brasil e sua liberação só pode ser feita após um criterioso estudo pela entidade, pois ele permite apenas 9.999 produtos para todo o Brasil já que ele tem um tamanho de 8 dígitos e 3 são usados como identificador do país e 1 é o dígito verificador.
Exemplo : 78912345
789 = Brasil (todos os produtos fabricados no Brasil tem que iniciar por 789
1234 = Código do produto designado pela EAN Brasil
5 = Dígito verificador

Desta forma só sobra de 0001 até 9999

Até logo.

Marcelo
Responder