Clipper Summer 87 - Problema em Rede !!!

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

J_Evandro28
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Clipper Summer 87 - Problema em Rede !!!

Mensagem por J_Evandro28 »

Desenvolvi um sistema em clipper summer 87 que funcionava em uma rede de 03 computadores. No inicio da implantação, não apresentava problemas, mas após problemas com virus e a reconfiguração da rede, o sistema não funciona mais em rede, sempre apresenta o seguinte erro:

ex: SGF1041.PRG, line 49 - type mismatch.

Este erro se localiza na seguinte linha de programação:

ex: SELE CLI (no momento em que está selecionando a area em que se encontra o arquivo de clientes).

Não se mais o que fazer. Pois tudo que estava ao meu alcance, já fiz.
Agradeço aos amigos que poderem me ajudar. Obrigado!!! :(
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Summer 87 ?? Evandro, você possue os fontes, né ?. Então faça um bem pra ´si mesmo, compile em 5.2 ou 5.3

Acho que seria bom começar por aí...

Type mismatch, deve ser um erro de tipo do campo, por acaso você alterou a estrutura do se BD e não corrigiu no seu código-fontes ?

Mas usa o Clipper 5.2 que você vai ver que não vai se arrepender !!

Um clip-abraço :)Pos
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, primeira coisa é fazer o que o pablo disse...puxa Summer 87..nd contra mas para usar o 5.2 ou 5.3 vc derepente não vai ter que alterar nenhuma linha......ou no max 5% do seu sistema....outra coisa ...vc deu uma olhada já nos CONFIG e AUTOEXEC ? como foi vc mesmo que desenvolveu...sera que não esta esquecendo nenhuma variavel de AMBIENTE ou algo parecido ?

Essa rede ai...tem os mesmos windows de antes quando estava funcionando ? não esta funcionando em nenhuma maquina ou somente em alguma maquinda das três ?

Abraços

Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

O Pablo e o Leonardo estão certos, vc deveria migrar pro Clipper 52 ou 53 (além de usar um linkador atualizado - vc não disse qual usa)... Mas eles não foram direto ao assunto. Porque o erro não tem nada a ver com a versão do Clipper.

Vamos lá: se vc "desenvolveu o sistema", então vc tem os PRG, certo? Então que tal apresentar o SGF1041.PRG pra gente dar uma olhada, mais especificamente na linha 49?

Esse erro, "type mismatch", quer dizer o seguinte: o tipo (type) de campo ou variável "não está combinando" (match = combina, mismatch = não combina) numa operação X realizada na linha 49 do programa. Por exemplo: vc tem um DBF aberto e, na linha 49, tá tentando gravar o número 12345 (variável númérica) no campo DATAVEND (que é data e não numérico). Aí dá pau, mesmo.

Apresente o seu PRG, aí vamos conhecer o seu problema de fato e poder lhe ajudar.

Eolo
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, Eolo eu segui apartir de onde ele fala que estava funcionando e numa reinstalação de windows não funcionou mais !!!....o erro correspondente agente sabe.....ele deve saber....mas o pq desse erro e pelo o que eu entendi.....do nd ele começou.....humm...estranho....mas falando de informática no geral...tudo pode acontecer...hehehe

Obs: o colega J_Evandro28 pode não ter alterado o PRG mas pode ter alterado o tipo campo do DBF. ;)

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Eolo escreveu:Mas eles não foram direto ao assunto. Porque o erro não tem nada a ver com a versão do Clipper.
Perdão Eolo, mas você com certeza não leu onde eu mencionei:
Type mismatch, deve ser um erro de tipo do campo, por acaso você alterou a estrutura do se BD e não corrigiu no seu código-fontes ?
Caro Evandro, se tiver dúvidas sobre o upgrade do Clipper ou algum erro na compilação, dá um grito que aqui te ajudamos, ok ?

Ahh tinha esquecido: bem vindo ao FORUM !

Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Pablo,

Insisto: o Evandro fez uma pergunta direta, sobre um erro específico, e recebeu como resposta, ao invés de uma solução, a recomendação pra trocar de Clipper... (?)

Pra mim, uma resposta direta seria: "Evandro, o erro 'type mismatch' acontece pelo motivo X mas, sem ver o seu programa, fica difícil dizer exatamente qual a causa. Faça o seguinte: mostre o SGF1041.PRG pra gente, aí vamos poder lhe ajudar. Também, mostre a estrutura do DBF citado."

A recomendação de troca do Clipper - com a qual eu aliás concordo - deveria ser levantada só depois do erro da linha 49 ser corrigido. O Evandro antes tinha 1 problema, agora parece que tem 2.

Eolo
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Por quê você está ignorando a minha citação, então ?
Pablo César escreveu:Type mismatch, deve ser um erro de tipo do campo, por acaso você alterou a estrutura do se BD e não corrigiu no seu código-fontes ?
Você está dizendo-nos que eu deveria mencionar o type mismatch, pois eu fiz a minha dedução, certo ????

:% E eu não vou extender mais esta discussão, porque eu considero que você gosta de brigar....
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Caro Evandro,

Espero que não tenha confundido a você as nossas indicações. O seu problema de fato não teria nada a ver com a versão do Clipper. Eu fiz como primeira indicação, porque eu já não trabalho mais em Summer 87 e todo o suporte que demandaria os ajustes que pudessem implicar, eu ficaria meio que cego pois não possuo documentação dessa versão do Clipper.

O erro que apareceu sobre "type mismatch", eu fiz uma suposição de que o seu BD (DBF, MEM, ou qualquer outro arquivo de dados) pudesse estar em conflito com o seu código-fonte. Por exemplo: no seu código-fonte indica para fazer um REPLACE no campo CODIGO_CLIENTE num DBF e por ventura você tenha alterado o TIPO de campo (supondo: de campo tipo CARACTER para tipo NUMÉRICO). E na hora de fazer o REPLACE a sua instrução certamente não se compatibilizaria com o tipo da variável e o campo em questão do seu BD. Eu fiz esta suposição, ora porque estamos no escuro sem poder ver primeiramente o seu código-fonte e ver a estrutura do BD também.

A minha indicação de mudar a versão do Clipper, nos permitirá situar na mesma linha de linguagem e te permitirá ampliar mais ainda seus conhecimentos com os "novos" recursos dessa nova versão do Clipper (seja 5.2 ou 5.3).

Eu me disponho a te ajudar seja através do FORUM ou você me mandar por email seu BD e o seu código fonte se você por alguma razão especial prefirir. No entanto, por várias razões sou a favor da primeira opção, isto é, responder a todas sua dúvidas (sejam pela instalaçao do Clipper ou ineherentes a imigração e ora seja para resolver esse "type mismatch") através do FORUM.

Por favor sinta-se a vontade e nem se preocupe que iremos te ajudar. Mas precisamos saber mais para poder te ajudar e minhas perguntas são:

1. Você tem os fontes desse aplicativo ?
2. Caso que sim. Você verificou e comparou a estrutura do BD com seu código-fonte ?
3. Conseguiu instalar a nova versão do Clipper ?
4. Poderias listar a estrutura do seu BD em questão ?
5. Poderias disponibilizar o módulo onde ocorre o erro ? (esta pergunta é claro que está condicionada a 1ª pergunta acima)

Aguardamos seu retorno,

J_Evandro28
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Agradecimento

Amigos,

Estou muito feliz pela ajuda de vcs. Gostaria que me informassem o e-mail de vc´s para que possa me corresponder com detalhes a cerca do meu problema.
Aguardo suas respostas!!!

Um forte abraço!

e-mail: jose_s_evandro@yahoo.com.br
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Agradecimento

Mensagem por Maligno »

Ao se comunicar em private sobre seu problema, você estará privando outros usuários de se beneficiarem, aprendendo sobre o erro que o aflige.
O fórum é público e serve para todos discutirmos problemas relativos à área. Portanto, serve também como um grande repositório de conhecimento. Acredito que seria muito mais produtivo continuar a discussão aqui mesmo.

[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
J_Evandro28
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Erros durante compilação com clipper 5.2

Caros amigos,

Ao utilizar o clipper 5.2 no meu sistema, ele apresentou os seguintes erros durante a compilação:
1º - SGF202.PRG
Linhas 226 e 238:
REPL FUNC WITH M_FUNENT
REPL FUNC WITH M_FUNDEV
Erro C2005: Statement not recognized, match failed at: ´M_FUNENT´
Erro C2005: Statement not recognized, match failed at: ´M_FUNDEV´

2º - SGF314.PRG
Linha 85:
M_FUNC = FUNC
Error C2001: Syntax error: ´FUNC´

3º - SGF1031.PRG
Linha 18:
DO TELA WITH "Inclusão de Funcionários", _PROCNAME
Error C3018: Too many symbols.

Gostaria de saber se tenho que realizar algumas alterações nos fontes para poder migrar para o clipper 5.2, como: especificação de variáveis de memória, operadores de atributos como sinais de >, <, =, etc..., arquivo de rotinas e funções, enfim o que tenho que mudar ou acrescentar no meu sistema ?
No aguardo da resposta de vcs, um clip-abraço.

Evandro.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, vc viu o exemplo que lhe mandei.....mandei tudo que vc vc vai prescissar....para usar o CLIPPER 5.3 + Blinker 7.0....se vc quiser posta a lista completa dos SUES prg que te mando com todos os FILES preenchido e vc soh compila ai.....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Re: Erros durante compilação com clipper 5.2

Evandro, eu acho que o seu problema está basicamente no nome desse campo, acho que o nome que você deu de FUNC o clipper poderia estar confundindo com FUNCTION. Como você mesmo sabe, digo isto, porque você utilizou REPL em lugar de REPLACE. Isto é permitivel em DBASE, CLIPPER, mas eu daria outro nome.

Código: Selecionar todos

1º - SGF202.PRG
Linhas 226 e 238:
REPL FUNC WITH M_FUNENT
REPL FUNC WITH M_FUNDEV

2º - SGF314.PRG
Linha 85:
M_FUNC = FUNC
Error C2001: Syntax error: ´FUNC´
E neste exemplo seu, você vai aprender a utilizar FUNCTION em lugar de utilizar DO TELA WITH

3º - SGF1031.PRG
Linha 18:
DO TELA WITH "Inclusão de Funcionários", _PROCNAME
Error C3018: Too many symbols.
Em lugar disto faça uma FUNCTION chamada TELA e chame da seguinte forma com as seguintes caracteristicas (eu faria por exemplo assim):

TELA("Inclusão de Funcionários", PROCNAME())

FUNCTION TELA(VTIT,VPROC) // veja que aqui está passando os parâmetros (e podem serem mais)
@ 00,00 SAY PADC(VTIT,80) COLOR "W/B"
IF VPROC="MENU"
   @ 01,00 SAY "Vem da função MENU"
ENDIF
RETURN NIL // Aqui você pode retornar ao módulo que chamou esta função e pode retornar conforme alguma condição (também é muito util) 
J_Evandro28 escreveu:Gostaria de saber se tenho que realizar algumas alterações nos fontes para poder migrar para o clipper 5.2
Sim, claro alguns ajuste você terá que fazer. Irá aparecendo a medida que compiles seus códigos-fontes em Clipper 5.2
J_Evandro28 escreveu:especificação de variáveis de memória
Não, creio que você tenha que mexer nisto, a não ser os NOMES (que são como "PALAVRAS RESERVADAS"), claro que em diferença do Summer em Clipper 5.2 você dispõem de variáveis do tipo PUBLIC, LOCAL, STATIC, PRIVATE.
J_Evandro28 escreveu:operadores de atributos como sinais de >, <, =
Isto creio que permanece igual.

Aconselho ao colega que faça uso do NG (Norton Guide) para saber da sintaxe de comandos, funções, directivas, etc... do proprio Clipper 5.2

Modifique seu PRGs e tente compilar. Se ainda dá erro poste aqui seu código, meu caro, assim poderemos te indicar onde estaria os erros ou onde necessita mudar. Um clip-abraço :)Pos
Responder