Parceria ECF / TEF / Balanças...
Moderador: Moderadores
Parceria ECF / TEF / Balanças...
Srs.,
Eu até hoje não precisei mexer com ECF, TEF, Balanças, Leitor fixo de código de barras, monitoramento de portas seriais, impressoras térmicas etc., simplesmente por falta de demanda. Nenhum cliente nunca me pediu. O máximo que me pediram foi leitor de código de barras conectado ao teclado...
Mas agora chegou a hora e veio tudo junto: um restaurante, uma padaria e um supermercado (os três com frente de loja e back office, e tudo pra ontem!). O back office não é problema, o pepino é a frente de loja. Eu já vi uma série de coisas a respeito (esparsas) aqui no forum (inclusive baixei um demo do Vagucs, o SAC.exe), mas tenho pressa e, a par de não querer ter que reinventar a roda, queria ter algum suporte e acesso aos fontes.
Eu uso o Clipper52c / Blinker51, sem LIB Visual (quero manter essa plataforma e também a minha identidade visual e operacional), e alugo meus sistemas por uma taxa mensal. Então, pergunto se não há algum de vocês que, tendo o know how, gostaria de fazer uma parceria comigo: em troca do suporte e dos fontes, eu compartilharia as mensalidades dos sistemas que os aplicassem. Aliás, eu já uso algo parecido: colegas que trabalham com hardware indicam meus sistemas e, enquanto cada sistema indicado estiver em uso, parte da mensalidade vai pra eles.
Um ponto importante, nesse projeto, é sobre a homologação do software. Bem, dei uma pesquisada por aqui e, pelo menos pra ECF, este parece não ser o primeiro passo. Tendo a ICF funcionando em ordem, a homologação pode vir depois.
Bem, se alguém se interessar: eolo.ventura@gmail.com. MSN Messenger: mesmo endereço. Skype: eoloventura.
Eolo
Eu até hoje não precisei mexer com ECF, TEF, Balanças, Leitor fixo de código de barras, monitoramento de portas seriais, impressoras térmicas etc., simplesmente por falta de demanda. Nenhum cliente nunca me pediu. O máximo que me pediram foi leitor de código de barras conectado ao teclado...
Mas agora chegou a hora e veio tudo junto: um restaurante, uma padaria e um supermercado (os três com frente de loja e back office, e tudo pra ontem!). O back office não é problema, o pepino é a frente de loja. Eu já vi uma série de coisas a respeito (esparsas) aqui no forum (inclusive baixei um demo do Vagucs, o SAC.exe), mas tenho pressa e, a par de não querer ter que reinventar a roda, queria ter algum suporte e acesso aos fontes.
Eu uso o Clipper52c / Blinker51, sem LIB Visual (quero manter essa plataforma e também a minha identidade visual e operacional), e alugo meus sistemas por uma taxa mensal. Então, pergunto se não há algum de vocês que, tendo o know how, gostaria de fazer uma parceria comigo: em troca do suporte e dos fontes, eu compartilharia as mensalidades dos sistemas que os aplicassem. Aliás, eu já uso algo parecido: colegas que trabalham com hardware indicam meus sistemas e, enquanto cada sistema indicado estiver em uso, parte da mensalidade vai pra eles.
Um ponto importante, nesse projeto, é sobre a homologação do software. Bem, dei uma pesquisada por aqui e, pelo menos pra ECF, este parece não ser o primeiro passo. Tendo a ICF funcionando em ordem, a homologação pode vir depois.
Bem, se alguém se interessar: eolo.ventura@gmail.com. MSN Messenger: mesmo endereço. Skype: eoloventura.
Eolo
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Tche, referente a Balanças eletronica pode prende o grito que jah toh bem calejado....pra min não interasa...parceria....pq jah tenho muito compromisso assumido......mas posso lhe mandar uns exemplos...de leitura de balanças...MULLER,TOLEDO e BEXTRA....e na duvida vc posta aqui e nos resolve.
Boa Sorte
Abraços
Leonardo Machado
Boa Sorte
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Leonardo,
Bah! Então mande alguma coisa sobre a Toledo (as balanças que eles usam)! A ajuda será muito bem-vinda.
Bem, eu já li algumas coisas sobre monitoramento das COM mas, como não tive nenhuma aplicação, ficou como "cultura geral". É preciso algum software adicional para escutar a COM ou o próprio Clipper dá conta sozinho (a CTP.lib?). É um GET "normal", que é acionado quando a balança estabiliza o peso?
Valeu!
Eolo
Bah! Então mande alguma coisa sobre a Toledo (as balanças que eles usam)! A ajuda será muito bem-vinda.
Bem, eu já li algumas coisas sobre monitoramento das COM mas, como não tive nenhuma aplicação, ficou como "cultura geral". É preciso algum software adicional para escutar a COM ou o próprio Clipper dá conta sozinho (a CTP.lib?). É um GET "normal", que é acionado quando a balança estabiliza o peso?
Valeu!
Eolo
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Groseiramente falando....vc abre a porta...envia um comando pra porta....ela retorna o que esta lendo no momento....e vc pega essas informações e fecha a porta....isso tudo direto pelo CLIPPER mesmo....com a CT.LIB ou CTP.LIB....
vc ainda pode usar a IOLIB..hj mais tarde lhe mando todos os arquivos e mais uns exmplos..
Abraços
Leonardo Machado
vc ainda pode usar a IOLIB..hj mais tarde lhe mando todos os arquivos e mais uns exmplos..
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Outra, sobre balanças: até que ponto elas são programáveis?
Até onde eu vi, vc pode conectar a balança direto no PC, fazendo ela fornecer só o peso e o PC cuidando do resto. Ou, ainda, vc pode conectar a balança numa impressora de código de barras (que pode conter produto, peso e preço) e o PC lê esse código depois.
No caso do restaurante, aqui, imagino parar com a impressão de etiquetas (pra eliminar custos e equipamentos). A balança fornece o peso direto pro programa e ele faz o resto.
Já no caso do supermercado, eles usam balança nas verduras e nas carnes. Como o preço de um item pode variar no tempo, imagino que a balança forneça a identificação do item e o peso (gravados em código de barras), ai o PC faz a conta depois com o preço atual. É isso?
Desculpe os erros e as perguntas "idiotas", mas sou cru nisso, cara.
Eolo
Até onde eu vi, vc pode conectar a balança direto no PC, fazendo ela fornecer só o peso e o PC cuidando do resto. Ou, ainda, vc pode conectar a balança numa impressora de código de barras (que pode conter produto, peso e preço) e o PC lê esse código depois.
No caso do restaurante, aqui, imagino parar com a impressão de etiquetas (pra eliminar custos e equipamentos). A balança fornece o peso direto pro programa e ele faz o resto.
Já no caso do supermercado, eles usam balança nas verduras e nas carnes. Como o preço de um item pode variar no tempo, imagino que a balança forneça a identificação do item e o peso (gravados em código de barras), ai o PC faz a conta depois com o preço atual. É isso?
Desculpe os erros e as perguntas "idiotas", mas sou cru nisso, cara.
Eolo
-
Dércio_Luiz_Zanatta
- Usuário Nível 3

As balanças com etiquetadora possuem um Software fornecido pelo fabricante que faz a "carga" das informações para o EPRON da balança. Seu software terá que gerar um arquivo texto com o cadastro e preço dos produtos (cfe layout fornecido pelo fabricante) para esse software.
O código de barras impresso na etiquetadora possui as seguintes imformções:
digito Tamanho
1 1 - Fixo "2" - para identificar etiqueta d balança
2 5 - Código do produto
7 6 - Valor total do item
Obs: O tamanho do código do produto pode varia cfe configuração da balança. Peloq eu eu conheço ele pode ser 4,5 ou 6
é só pegar o que o leitor de código de barras leu em um GET e desmembrar..
As balanças PDV são ligadas diretamente no computador que etará efetuando a venda na impressora fiscal e se comunica com se software via serial. Esse tipo de balança devolve o peso para a serial.
Eu uso a CTP.LIB para comunicação com as balanças toledo. Se quiser, posso te enviar a função que desenvolvi para fazer a leitura do peso.
Qualquer coisa, prende o grito tche !!!
E vive o GREMIO, rumo ao tri da Libertadores !!!
Um grande abraço...
O código de barras impresso na etiquetadora possui as seguintes imformções:
digito Tamanho
1 1 - Fixo "2" - para identificar etiqueta d balança
2 5 - Código do produto
7 6 - Valor total do item
Obs: O tamanho do código do produto pode varia cfe configuração da balança. Peloq eu eu conheço ele pode ser 4,5 ou 6
é só pegar o que o leitor de código de barras leu em um GET e desmembrar..
As balanças PDV são ligadas diretamente no computador que etará efetuando a venda na impressora fiscal e se comunica com se software via serial. Esse tipo de balança devolve o peso para a serial.
Eu uso a CTP.LIB para comunicação com as balanças toledo. Se quiser, posso te enviar a função que desenvolvi para fazer a leitura do peso.
Qualquer coisa, prende o grito tche !!!
E vive o GREMIO, rumo ao tri da Libertadores !!!
Um grande abraço...
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Buenas...
Abraços
Leonardo Machado
Até onde eu sei elas aceitam a leitura da porta serial.....ou seja.....a balança eletronica....envia o peso para o LED dela e para a saida serial da balança....jah na Balança Muller e Bextra eu consigo enviar um comando para ZERAR(TARAR) a mesma....ou seja se não tiver nada na plataforma dela o usuario pode prescionar o F8 e ZERAR a balança.Outra, sobre balanças: até que ponto elas são programáveis?
Tche, eu sempre usei as balança Eletronica juntamente ao micro..nunca usei balanças com impressoras diretas.....sei que isso é possivel..mas eu não saberia lhe dizer.....Até onde eu vi, vc pode conectar a balança direto no PC, fazendo ela fornecer só o peso e o PC cuidando do resto. Ou, ainda, vc pode conectar a balança numa impressora de código de barras (que pode conter produto, peso e preço) e o PC lê esse código depois
Isso mesmo...esse é exatamente o modo que eu uso...a balança fornece o peso e o meu sistema pega o peso e o resto é com ele !No caso do restaurante, aqui, imagino parar com a impressão de etiquetas (pra eliminar custos e equipamentos). A balança fornece o peso direto pro programa e ele faz o resto.
Tche, Eolo derepende eu me antecipei em falar que sou calejado...jah fiz comunicação com varias balanças....e agora tem umas balanças com comunicação TCP-IP.....e algumas via radio....que aceitam o armazenamento de informações.....nunca peguei dessas até hj...soh me deparei com as de porta serial....mas para o envio das informções não deve ser muito dificil não pq para a grande maioria de balança vc deve enviar algo pra ela lhe responder....entaum seria quase que o mesmo procedimento....pega a marca e modelo da balança...e tente entrar em contato com o fabricando geralmente eles dão a barbada.....do que ela aceita e como deve enviar....claro que eles dão por cima....como fazer isso no clipper é outros 500....e nos estamos ai..pra resolver.....Já no caso do supermercado, eles usam balança nas verduras e nas carnes. Como o preço de um item pode variar no tempo, imagino que a balança forneça a identificação do item e o peso (gravados em código de barras), ai o PC faz a conta depois com o preço atual. É isso?
Tche, eu sei o que é sofrer com essas balança eletronica...eu chegava a sonhar que ela iria funcionar no dia segunte, e não tinha ninguem pra dar uma forcinha....eu não conhecia o forum ainda.....entaum Sr.Eolo...não se acanha...e prende o grito....que tudo que tiver em meu alcance...vou auxiliar...assim que der mando os arquivos pra vc....Desculpe os erros e as perguntas "idiotas", mas sou cru nisso, cara.
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Entendi que o exemplo do Dércio resolve quando vc tem só a balança e uma etiquetadora (sem PC). Primeiro vc carrega na balança a lista de produtos e preços. Depois, no uso, vc escolhe o produto na própria balança e o software dela faz o cálculo peso x preço, soltando a etiqueta só com o preço final. Aí é só passar no caixa e pagar, certo?
Mas, no meu caso, vai acontecer um pouco diferente (meio como o Sygecom disse):
- no restaurante, o cliente entra e recebe uma plaqueta, com um número. Bota o prato na balança e ela só informa o peso ao PC, mais nada. O programa captura o peso e joga na "conta" aberta com o número da plaqueta (e isso vale pra bebidas etc.). Na saída, em outro PC (caixa), é só fechar a conta pelo número da plaqueta, quando o programa vai calcular o preço do peso consumido (mais as bebidas etc.).
- no supermercado, a idéia é a balança imprimir uma etiqueta só com o código do produto e o peso. O preço, o programa vai pegar (da tabela atualizada) na hora que a etiqueta passar pelo leitor. Com isso, não é preciso atualizar preços diretamente na balança, nem tê-la interligada ao sistema. Se o dono, por exemplo, resolver baixar o preço do filet pra $5, das 12 até às 13hs, ele pode fazer isso direto do terminal dele...
Eolo
Mas, no meu caso, vai acontecer um pouco diferente (meio como o Sygecom disse):
- no restaurante, o cliente entra e recebe uma plaqueta, com um número. Bota o prato na balança e ela só informa o peso ao PC, mais nada. O programa captura o peso e joga na "conta" aberta com o número da plaqueta (e isso vale pra bebidas etc.). Na saída, em outro PC (caixa), é só fechar a conta pelo número da plaqueta, quando o programa vai calcular o preço do peso consumido (mais as bebidas etc.).
- no supermercado, a idéia é a balança imprimir uma etiqueta só com o código do produto e o peso. O preço, o programa vai pegar (da tabela atualizada) na hora que a etiqueta passar pelo leitor. Com isso, não é preciso atualizar preços diretamente na balança, nem tê-la interligada ao sistema. Se o dono, por exemplo, resolver baixar o preço do filet pra $5, das 12 até às 13hs, ele pode fazer isso direto do terminal dele...
Eolo
-
Dércio_Luiz_Zanatta
- Usuário Nível 3

Caro Eolo...
Que eu saiba , não existe nenhuma balança com etiquetadora que imprima somete o peso, pois normalmente quando algum produto é pesado nessas balanças o valor total a pagar aparece no led da balança e para isso, precisa ter o valor unitário na balança...
Tem umas balanças bem antigas que imprimem somente o peso, eu acho, mas ai não vai gerar código de barras..
Que eu saiba , não existe nenhuma balança com etiquetadora que imprima somete o peso, pois normalmente quando algum produto é pesado nessas balanças o valor total a pagar aparece no led da balança e para isso, precisa ter o valor unitário na balança...
Tem umas balanças bem antigas que imprimem somente o peso, eu acho, mas ai não vai gerar código de barras..
Dércio,
Se eu não estiver errado (o Leonardo que me corrija!), é o seguinte:
a) o "básico" numa balança (digamos a Versão A) é ela capturar o peso e mostrar esse peso. Ela monitora o circuito de captura de peso e envia essas informações para os LEDs de saída.
b) depois, na versão B, a balança vem com uma Eprom na qual vc pode gravar previamente "n" códigos e respectivos preços por Kg. Na hora de usar, vc digita o código do produto desejado, a balança espera o peso estabilizar e aí faz as contas, mostrando nos LEDs inclusive o preço final.
c) depois, na versão C, é a mesma coisa do item anterior, só que ela é acoplada a uma impressora ("on board" ou externa) de códigos de barra (ou não): a balança manda as mesmas informações (produto, peso e preço por kg e final) pros LEDs e pra impressora (leia-se saída serial), e esta última é quem gera e imprime a etiqueta, usando sua própria Eprom.
(imagino, inclusive, que não precisa ser necessariamente código de barra. Poderia se imprimir só uma lista dos pesos capturados...)
Bão, acabei de pegar no cliente uma que eu chamo de versão B: marca Triunfo, modelo DST 15, sem impressora "on board" e com uma saída serial.
Agora, se eu estiver certo, é conectar ela na PC, fazer o Clipper monitorar a porta COM e descobrir o que balança está informando... Dentre essas informações, pegar só o peso e o código (saladas, pratos quentes ou sobremesa), já que os preços por Kg vão estar guardados em DBF e a conta quem vai fazer é o Clipper.
Com a palavra, o Leonardo.
Ah, uma coisa eu já descobri: meu celular pesa 85 gramas! eh eh eh
Se eu não estiver errado (o Leonardo que me corrija!), é o seguinte:
a) o "básico" numa balança (digamos a Versão A) é ela capturar o peso e mostrar esse peso. Ela monitora o circuito de captura de peso e envia essas informações para os LEDs de saída.
b) depois, na versão B, a balança vem com uma Eprom na qual vc pode gravar previamente "n" códigos e respectivos preços por Kg. Na hora de usar, vc digita o código do produto desejado, a balança espera o peso estabilizar e aí faz as contas, mostrando nos LEDs inclusive o preço final.
c) depois, na versão C, é a mesma coisa do item anterior, só que ela é acoplada a uma impressora ("on board" ou externa) de códigos de barra (ou não): a balança manda as mesmas informações (produto, peso e preço por kg e final) pros LEDs e pra impressora (leia-se saída serial), e esta última é quem gera e imprime a etiqueta, usando sua própria Eprom.
(imagino, inclusive, que não precisa ser necessariamente código de barra. Poderia se imprimir só uma lista dos pesos capturados...)
Bão, acabei de pegar no cliente uma que eu chamo de versão B: marca Triunfo, modelo DST 15, sem impressora "on board" e com uma saída serial.
Agora, se eu estiver certo, é conectar ela na PC, fazer o Clipper monitorar a porta COM e descobrir o que balança está informando... Dentre essas informações, pegar só o peso e o código (saladas, pratos quentes ou sobremesa), já que os preços por Kg vão estar guardados em DBF e a conta quem vai fazer é o Clipper.
Com a palavra, o Leonardo.
Ah, uma coisa eu já descobri: meu celular pesa 85 gramas! eh eh eh
Se quiser, e for ajudá-lo de alguma maneira, fiz um programa pra uma balança Toledo. Posso perfeitamente passar-lhe o fonte. Este programa pode ser configurado em linha de comando ou usar os valores default.
Só que... Fiz numa tarde de domingo, compilei e funcionou certinho. Mas não testei com a balança (nunca nem vi essa balança). Fiz mais pra ajudar um amigo aqui da cidade. Não tive como pegar a balança. Aliás, até hoje ele não me deu retorno pra saber se o programa funcionou ou não. Mas está à sua disposição, caso queira.
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Só que... Fiz numa tarde de domingo, compilei e funcionou certinho. Mas não testei com a balança (nunca nem vi essa balança). Fiz mais pra ajudar um amigo aqui da cidade. Não tive como pegar a balança. Aliás, até hoje ele não me deu retorno pra saber se o programa funcionou ou não. Mas está à sua disposição, caso queira.
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
Maligno,
A ajuda é sempre bem-vinda! Mande por favor para
eolo.ventura@gmail.com
Bem, estou aqui fuçando a CTP e ainda não consegui passar da segunda linha (en en en) de um PRG simples:
buff=1000
ok=com_open(1,bufe)
Dá Run Time Error R6003, Integer divide by 0. Aliás, esse erro dá com qq comando da CTP...
A ajuda é sempre bem-vinda! Mande por favor para
eolo.ventura@gmail.com
Bem, estou aqui fuçando a CTP e ainda não consegui passar da segunda linha (en en en) de um PRG simples:
buff=1000
ok=com_open(1,bufe)
Dá Run Time Error R6003, Integer divide by 0. Aliás, esse erro dá com qq comando da CTP...
-
Dércio_Luiz_Zanatta
- Usuário Nível 3