OFF: Sugestão para contribuir para os desenvolvedores do xha

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

edmarfrazao
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

OFF: Sugestão para contribuir para os desenvolvedores do xha

Mensagem por edmarfrazao »

Sugestão aos usuários do xharbour.

Pessoal em primeiro lugar gostaria de agradecer a todos que de alguma forma contribui para o xharbour. Para min foi muito importante a conversão dos meus sistemas de Clipper para xharbour, e creio que para muintos outros o também foi e é.

Gostaria de propor, não sei se já existe, que fosse criado uma fundação para comunidade do xharbour para receber doações, e que cada usuário que utiliza profissionalmente ou que de alguma maneira ganha dinheiro com o xharbour pudesse contribuir com algum valor para a fundação.
Motivo: Os programadores que desenvolvem o xharbour ou dão suporte ou nos ajuda, tem outros afazeres e outros serviços, pois caso contrario como iriam se sustentar.

Todos nos temos condições de contribuir de alguma forma, seja R$5,10,20, ou qualquer outro valor mensalmente para que os desenvolvedores se dediquem mais tempo para aprimorar o xharbour.
Sabemos que já tem o xharbour comercial, mas muitos usuários utilizam a versão free, e continuaram com ela.

O que proponho é que como nos ganhos dinheiro com o xharbour, pois utilizamos para desenvolver nossos softwares e vendemos para nossos clientes, possamos de alguma forma contribuir para os programadores que também tem outras despesas (casa, esposa, filhos, futebel, filmes, carros, COMPUTADORES).

O valor seria opcional, mas se você utiliza o xharbour e ganha dinheiro com ele nada mais justo do que contribuir para poder melhorar a sua ferramenta.

ps: Não conheço nenhum desenvolvedor do xharbour, somente tem contato através das mensagens no news. Este manifesto foi de livre é espontânea vontade, pois como muito uso o Clipper desde 1990 e em 2003 comecei a interessar pelo projeto xharbour e hoje já estou com 95% dos meus sistema convertidos para xharbour e nada melhor como agradecer aos tantos desenvolvedores que contribuíram para que o xharbour se tornasse melhor como esta sugestão.

Edmar Frazão
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Acredito que como é um projeto OPENSOURCE, cada um que ajuda - mesmo que seja testando ou dando suporte à novos usuarios, ou ainda desenvolvendo algo novo - o faz a sua parte de livre e boa vontade e creio q isto é feito sem pensar em receber algo diretamente disto.

Nestes 4 anos usando estas ferramentas, conheço algumas pessoas q contribuem e outras que já contribuiram neste projeto mas se asfataram justamente por conta de diversos episódios decorridos no passado... como iríamos retribuir agora à estes?

Minha opnião particular é que algo assim não seria justo com TODOS os que ajudaram a tornar o projeto Harbour ou xHarbour o que ele é hoje.

Acho que o fato deles já usam este tipo argumento como desculpa para vender o xHB comercial já basta. Afinal já foram feitas várias propostas para ajudar: montar uma cooperativa, parcelarem, e até donativos como esta mas durante estes anos, nunca mudaram de pensamento...

Creio que sua idéia fora motivada pelos sentimentos de gratidão que é algo bom, mas não acho que esta seja a solução ideal.

Minha sugestão? São os programadores como todos nós que tornam qualquer linguagem popular, completa e de boa aceitação... mas fazem isto quando dão do seu tempo... depurando, estudando, montando rotinas novas, ferramentas auxiliares, transmitindo seus conhecimentos à outros, ao ajudar os mais novos a aprenderem "o caminho das pedras", etc.. etc..

E quem ajuda fazendo isto pode ser numa parte por amor à programação ou ainda visando lucros pessoais decorrentes de projetos usando esta ferramenta!

Se for para ajudar, prefiro faze-lo de outra forma que não seja financeira - até pq qdo vc dá dinheiro para alguem, nunca sabe o rumo que a coisa toma e hj todo mundo quer dinheiro.
edmarfrazao
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por edmarfrazao »

concoordo com o que você dissi, dinheiro sempre e problema.

Mas não deveria haver uma fundaçao responsavel estilo o firebird?

Como poderemos ficar so na boa vontade de todos.

Mesmo o linux que e free tem empresas atras dele para poder melhora-lo.

E minha opnião e desejo que o xharbour continue por muintos e muintos anos.
Grings
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Grings »

:? Sindicato do xHarbour ?????
luizservulo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Sobre Fundação xHarbour

Mensagem por luizservulo »

Caro Edmar, esta conversa começou a surgir pouco antes da criação do xharbour.com, eu mesmo concordei com uma idéia que havia parecida com a sua, parecida não igualzinha, ai logo depois veio o xharbour.com que segundo eles tem essa finalidade, pois os fundadores do .com são tambem os idealizadores e participadores do xharbour.org.

Ou seja eles tiveram o mesmo propósito, só que para isso eles criaram uma empresa que vende soluções comerciais e ai eles tem a vantagem financeira que você propos e que nos ja haviamos proposto, então não creio que essa sua/nossa idéia de em alguma coisa.

abraços desse que viu ressucitado o jeitão de programar em clipper com muitas novas funcionalidades.

Bom final de semana a todos.

Luiz Servulo
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Rapaz, o xHarbour.com pega o fonte do opensource, eles ganham e nem todos que ajudam ganham por isto, eu acho que fui o primeiro no brasil a usar o Harbour, usei ele em 1999 e em 2001 ja tinha programas rodando até com Minigui, vi crescer e nascer e até no meu site na epoca tinha uma área para ele, a uns 7 anso atras, quando fizeram o xharbour.com até segurar os fontes que eu queria corrigir do Browse na epoca seguraram, eles pegam algo opensource, que era o Harbour, criam o xHarbour e um monte de gente desenvolve e eles pegam de novo e fazem a versão paga, a ainda ficam segurando um monte de programador com eles para alimentar eles, e olha que não é todos que fazem o opensource que ganham com isto, logo, se dermos algo para o pessoal do opensource um monte do xharbour.com vai ganhar por algo que eles tem usado para prender os programadores neles, e o xharbour.com não é para contribuição, é algo opensource que está sendo vendido... mas, problema de quem quer ficar pagando para o suporte...

Soa engraçado programador precisar de suporte né...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Bom eu toh usando o xharbour 0.99.70....eu particularmente ajudo a todos que me pedem ajuda......e não cobro nd por isso....entaum se alguem que colabora o xharbour não esta satisfeito....que deixe de colaborar....simples...o projeto é opensource...acho que qualquer um pode ajudar....basta ir postando aqui ou em qualquer outros forum...suas ideias...suas duvidas......e como diria minha vó sempre tem um chinelo veio para um pé feio...alguem vai ajudar.....ou pelomenos..vai dar alguma luz...e ainda pergunto sera que o xharbour vai deixar de existir se os colaboradores pararem de desenvolver ou arrumar os BUGS...???
Pelo menos pra min não vai...se eu achar algum BUG vou ir atraz no CVS e vou tentar arrumar.... e se eu não conseguir....e vou vir aqui espor meu problema....se tiver que eu entrar em contato com o Ron Pinkas ou Antonio Linares...não vou poupar esforços...em fim..não vou me dar por derotado....
Além de soa engraçado....fica parecendo que o cara quer tudo de mão beijada...ou seja..eu queria alguem aqui pra min fazendo as minhas rotinas...e eu pegar tudo de bandeja e dizer agora deixa pra min que eu compilo....não somos robos, somos livres...e podemos escolher...e com todo o respeito os encomodados que se retirem....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

:)Pos
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Além de soa engraçado....fica parecendo que o cara quer tudo de mão beijada...ou seja..eu queria alguem aqui pra min fazendo as minhas rotinas...e eu pegar tudo de bandeja e dizer agora deixa pra min que eu compilo....não somos robos, somos livres...e podemos escolher...e com todo o respeito os encomodados que se retirem....
Puxa, mas aí é uma questão que eu discordo dos dois.

É sempre bom ter um suporte sim, nem todo mundo, em especial empresas, vai ter como ficar olhando CVS e corrigindo os bugs do código do compilador. Veja que mesmo que você conseguir ter acesso ao Ron Pinkas ou qualquer outro desenvolvedor, este suporte direto não lhe será dado não, será cobrado. O que pode é eles te darem minimas dicas.

Suporte é importante, veja quantas "softhouses" com centenas de clientes ficaram na mão com o fato da CA ter sumido... O Wagner diz isso por que ele pode não precisar de suporte, mas pode crer que quem procura ele, está atrás justamente disso.

Eu não sou a favor da picaretagem do comercial não, o lance do compilador fechado e talz, mas suporte é bem vindo. Algo como a Conectiva fazia por exemplo é interessante, código livre, mas você paga pelo suporte, se quiser.

Seria muito bom se existisse uma empresa com uma distribuição própria do xHarbour OpenSource comprometida apenas com o suporte, sem querer lucar em cima da ferramenta em sí.

Eu indicaria e até poderia contratar um planinho básico... hehe

Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, Stanis....o Suporte que eu me refiro...é de pegar de mão beijada...ex: um compilador(FREE) sem BUG no DBEDIT() que nem tem no binario 0.99.70..e mais uma serie de comodidade que todos querem....mas ninguem concorda com valores....afinal...quem não prescissa de suporte....eu sou um que vivo consultando aqui no forum...apesar de ser inciante ainda no mundo do xharbour...não toh me vendo em apuros...mas um suporte até eu queira...mas dentro das minhas condições financeira $$$$$....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Falou tudo...
Sem mais
Wagner Nunes