Rede - identificacao de estacao
Moderador: Moderadores
Rede - identificacao de estacao
Qual funcao ou rotina e de qual biblioteca pode ser utilizada para identificar o nome da estacao numa rede, preciso identificar a estacao, gravar num arquivo com alguns parametros para definir o que ela pode fazer e depois acessar a base de dados que estará numa outra máquina na rede. Assim poderei definir apos identifica-las o que cada uma pode acessar e o que pode fazer, mas nao sei como fazer bem isso ainda. Algume pode me ajudar ?
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Bem vindo Solaris54, ao FORUM !
Eu não entendí se você precisa fazer isto (pegar o nome da estação), estando na própria estação ou desde outro terminal ou desde o servidor ?.
Outra dúvida, é em quê linguagem você pretende fazer isso ?. Porque se for em Clipper (digamos) era bom postar esta mensagem lá e não aqui Veja aqui
Existe várias formas de se fazer isso. Se for na própria estação ou nome de quem estiver LOGADO na rede, você poderá utilizar a função GETSYSTEMINFO do WAPI do Maligno. E outra opção, caso seja desde outro terminal, eu aconselharia você capturar o resultado em ARQUIVO do comando do SO (do proprio Wndows) o comando NET VIEW. E depois ler esse arquivo e grava-los naquele outro arquivo que você pensa definir os direitos de cada estação. Mas não confunda NOME_ESTAÇÃO com NOME_USUÁRIO que está logado na rede.
Um clip-abraço :)Pos
Eu não entendí se você precisa fazer isto (pegar o nome da estação), estando na própria estação ou desde outro terminal ou desde o servidor ?.
Outra dúvida, é em quê linguagem você pretende fazer isso ?. Porque se for em Clipper (digamos) era bom postar esta mensagem lá e não aqui Veja aqui
Existe várias formas de se fazer isso. Se for na própria estação ou nome de quem estiver LOGADO na rede, você poderá utilizar a função GETSYSTEMINFO do WAPI do Maligno. E outra opção, caso seja desde outro terminal, eu aconselharia você capturar o resultado em ARQUIVO do comando do SO (do proprio Wndows) o comando NET VIEW. E depois ler esse arquivo e grava-los naquele outro arquivo que você pensa definir os direitos de cada estação. Mas não confunda NOME_ESTAÇÃO com NOME_USUÁRIO que está logado na rede.
Mas lá é aqui mesmo e aqui é lá também.Pablo César escreveu:Outra dúvida, é em quê linguagem você pretende fazer isso ?. Porque se for em Clipper (digamos) era bom postar esta mensagem lá e não aqui
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Pois ele não deveria ter feito isso sem antes perguntar ao OP a qual linguagem ele se refere no seu post (MP?). Note que ele não falou em Clipper, XHarbour, etc. Apenas pediu uma função que resolvesse o problema descrito. Função, aliás, que também pode se tornar necessária num programa XHarbour.Pablo César escreveu:o moderador moveu ela pra cá...
Ademais, se a mensagem original foi postada no grupo de XHarbour, não havendo referência a qualquer linguagem, deveria se supor, inicialmente, que se trata de um programa XHarbour.
[]'s
Maligno
http://www.buzinello.com/prg
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Rede - identificação de estação
Ok, pessoal, peço desculpas pela falta de jeito, novato sempre comete gafes, realmente meu problema é em Clipper 5.2 eu agora lendo mais atentamente vi que já existem algumas respostas semelhantes no forum.
Vou tentar analisa-las com calma e ver se resolvem meu problema, perdoem mais uma vez a falta de jeito.
Mas para esclarecer direi ainda que minha preocupação é o seguinte: AO entrar numa estação devo verificar qual é esta, checar num arquivo onde estão relacionadas as identifiacações de todas as estaçoes da rede, ver quem ela é e passar determinados parametros que permitem a cada máquina acessar determinados arquivos, além de autorizações de operador de cada uma, para poderem fazerem determinadas operações nos arquivos, entenderam :)Pos
Abraço cinjados aos gauchos de plantão, tchê
Vou tentar analisa-las com calma e ver se resolvem meu problema, perdoem mais uma vez a falta de jeito.
Mas para esclarecer direi ainda que minha preocupação é o seguinte: AO entrar numa estação devo verificar qual é esta, checar num arquivo onde estão relacionadas as identifiacações de todas as estaçoes da rede, ver quem ela é e passar determinados parametros que permitem a cada máquina acessar determinados arquivos, além de autorizações de operador de cada uma, para poderem fazerem determinadas operações nos arquivos, entenderam :)Pos
Abraço cinjados aos gauchos de plantão, tchê
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Buenas...
Groseiramente falando vc cpode usar assim:
Uma vez gravado no DBF vc pode fazer o que quizer....ai vai da sua imaginação o que fazer dai pra frente com aquele nome(estação).
Abraços
Leonardo Machado
Acho que entendi...AO entrar numa estação devo verificar qual é esta, checar num arquivo onde estão relacionadas as identifiacações de todas as estaçoes da rede, ver quem ela é e passar determinados parametros que permitem a cada máquina acessar determinados arquivos, além de autorizações de operador de cada uma, para poderem fazerem determinadas operações nos arquivos,entenderam.
Groseiramente falando vc cpode usar assim:
Código: Selecionar todos
vESTA=NETNAME() //pega o nome da estação
SELE SEUDBF // COM O CAMPO "C" ESTACAO
LOCATE FOR ESTACAO vESTA
IF !FOUND()
TRAVAREG()
REPL ESTACAO WITH vESTA
LIBERAREG()
ENDIF
Tche, Gaucho da onde ?Abraço cinjados aos gauchos de plantão, tchê
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Obrigado ao Leonardo pela atenção, encontrei tambem noutros posts algumas dicas que irão me auxiliar, além da tua claro. Este fim de semana vou arregaçar as mangas e mandar brasa, na semana que vem testo pra ver o que vai dar. Gracias !
Sou gaúcho em Bagé, natural de São Gabriel, aquerenciado nestas terras há 30 anos !
Abraços aos amigos
:xau
Sou gaúcho em Bagé, natural de São Gabriel, aquerenciado nestas terras há 30 anos !
Abraços aos amigos
:xau
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Puxa ! Só agradece ao Leonardo ?solaris54 escreveu:Obrigado ao Leonardo pela atenção... Este fim de semana vou arregaçar as mangas e mandar brasa
Falando sério, caro Solaris54: você disse que precisava de:
Pergunto: ja sabes como identificar o nome da pessoa que estará logada para essa sua necessidade ?. Quando você resolver sua questão, peço por favor que nos diga como foi feito para que a sua experiência sirva aos outros.que permitem a cada máquina acessar determinados arquivos, além de autorizações de operador
Não se preocupe com isso. O importante aqui é ajudar um ao outro. As vezes parece que o pessoal desvia-se um pouco do tema. Mas se você é a favor de inovações, idéias que COMPLEMENTEM outras, com certeza você também irá ter que aceitar os debates, repito, mesmo que não pareçam estar vinculados. Mas as vezes surgem outras questões que enriquecem o conteúdo de conhecimentos. E é claro, que o objetivo principal é ajudar ao colega, saber que ele resolveu é importante mas isso nem sempre limita aos outros de darem a sua opinião sobre o assunto. E nós somos todos gratos por poder manifestar as nossas inquietudes mesmo que as vezes seja polêmico. Você não acha ?.solaris54 escreveu:peço desculpas pela falta de jeito, novato sempre comete gafes
Ao Pablo, desculpe não responder antes, mas ando meio ocupado e so tenho tempo à noite par dar uma olhada no PC véio, mas concordo contigo que só temos a nos enriquecer em todos os sentidos ao trocarmos idéias ou mesmo algum papo furado, cada um de nós tem sempre algo a dar (no bom sentido, he, he) e não podemos se isolar e deixar o conhecimento centralizado nas mães de um ou alguns. Eu sou autodidata, mexo desde 1978 e durante muito tempo fui um chupão, só suguei e nada transmiti, mas acabei vendo que se não trocar, fico sempre isolado e levo mais tempo a aprender. Nos ultimos quatro anos abandonei a área, mas o vírus dos bits fica no sangue e agora estou coçando demais e preciso voltar a desenfurrajar os miolos, mesmo pórque ainda tenho alguns clientes me pressionando para atender um sistema de laboratorio que desenvolvi e que ainda precisa de algusn ajustes. Eu espero poder de alguma maneira colaborar, embora meu conhecimento nao seja muito lá grande coisa. Mas, bah! Já escrevi demais e vô picá minha mula . Abraços à indiada buena! :)Pos