Curiosidade sobre DBF

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Curiosidade sobre DBF

Mensagem por TerraSoftware »

Sempre ouvi comentários de até onde um dbf pode ir. Alguns falavam de coisas absurdas, tanto para muitos como para poucos registros. Entao resolvi postar esta experiencia. Tenho um cliente que hoje esta com um arquivo com exatamente 2.221.474 registros e 317 mega de tamanho no disco. Esta um pouco lento pra abrir... mas esta funcionando certinho. Imagino eu que chega aos 3.000.000 com tranquilidade.

:)Pos
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Tenho uma "criança" aqui de 365Mb, 1.392.594 registros.
Esta funcionando. Mas admito que não sintome confortável com esse arquivo em DBF.
Estamos estudando como transferir o mesmo para o Oracle.
(Um dos principais motivos de eu estar querendo acessar Oracle usando ADO).

Lembro que outros amigos do forum já relataram arquivos maiores funcionando.

Se vc pensa em segurança e é possível migrar para um BD relacional, eu aconselho fortemente.

Minha modesta opinião. Vamos ver os outros amigos do forum.
Boa sorte.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

É... realmente asusta o tamanho desses DBFs...

Eu não sei se seria o caso, mas vou adicioná-lo para incrementar idéias nesta questão. As vezes seria conveniente que os dados estivessem DESDOBRADOS de acordo MES/ANO ou NUMERO_DO_CLIENTE ou FAIXA_DE_NUMERAÇÃO (por exemplo) e evitando hinchazo desnecessários para abaertura do BD. Assim como foi exposto no tópico do Ricardo Aqui, claro que não sempre é dada essa situação. Mas en si, eu acho que DBFs são ágeis em tamanho de pequenos e não grandes. No entanto nada impede de te-los com 2 ou 3 milhões. Mas é claro que seria bom pensar em usar outra base de dados, para agilizar procura e abertura. Porque imagino que deve demorar uma cara para INDEXAR, não é ?.

Um clip-abraço :)Pos
gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Verifique se a lentidão para abrir não é resultado de registro marcados como apagados no DBF.
Qdo vc abre um dbf com set deleted on, o clipper procura o primeiro registro NÃO apagado do arquivo. Assim, se vc tem muitos registros marcados como apagados no início, o mesmo "demora para abrir". Na verdade, posicionar o cursor de registros.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por TerraSoftware »

Caros colegas.
Agradeço a preocupacao de vcs. Mas na verdade naum estamos preocupados, pelo menos por enquanto, com a referida lentidaum. Até por que neste cliente, em especial, iremos migra o banco para mysql. Postei o caso aqui foi mais a titulo de informaçao. Pois muito se fala sobre o suposto limite de um dbf.
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
Responder