QUAL DRIVER SQL SERVER LERIA DBF/CDX?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

kruguel
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

QUAL DRIVER SQL SERVER LERIA DBF/CDX?

Mensagem por kruguel »

Olá galera dos bits e bytes...

Estou tentando ler uma base de dados que possui rdd CDX com um campo memo em sua estrutura através do SQL SERVER 2005, usando o DRIVER MICROSOFT DBASE (*.DBF) e tentei também DBASE IV. Acontece que estes drivers pedem um arquivo de extensao .DBT - o que é criado pelo rdd ntx, só que a base por ter sido criada com rdd CDX - cria um arquivo auxiliar memo extensão .FPT, o qual não é reconhecido. Alguém tem alguma idéia de como fazer este acesso, pois esta base será acessada pelo sistema clipper e pela aplicação SQL simultâneamente, inserindo e alterando dados.

Obrigado a todos pela atenção!

:xau
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, essa situação eu não tinha visto....mas vc jah tentou simplesmente renomear as extensões de FPT para DBT ?

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Kruguel,

Seguinte: abra o DBF com o NTX na área 1. Crie um novo DBF vazio e o abra com o CDX na área 2. Vá copiando os registros da área 1 e APPENDando na área 2, no fim vc vai ter o novo FTP dos campos memo na área 2. Ah, o caminho inverso (FTP p/ DBT) é a mesma coisa.

Sabe como abrir o NTX numa área e o CDX em outra?

(Leonardo: a estrutura do FTP é diferente do DBT)
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Pra adiantar:

Código: Selecionar todos

request dbfcdx
use antigo new // NTX
copy stru to novo
use novo via "DBFCDX" new // CDX
sele antigo
go top
do whil !eof()
  sele novo
  appe blan
  repl campo with antigo->campo
  repl memo with antigo->memo
  sele antigo
  skip
endd
quit
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Vo Eolo......vlw...pela correção...é que não uso mesmo o campo MEMO pra nd.....até pensei em dizer pra abrir pelo VIA....mas como ele disse que usa os dois juntos ao mesmo tempo...ai não faço nem ideia se vai funcionar o SQL + DBFCDX ou DBFNTX....acho que ele vai ter que ter tanto indice para CDX e NTX....ou procurar uma outra solução como no xharbour....!!!

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Dércio_Luiz_Zanatta
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por Dércio_Luiz_Zanatta »

Puxa...
Não sei de entendi direito, mas é possivel ler, gravar, excluir etc... através de de comandos SQL em arquivos DBF ???
Se tiver, gostraria muito de saber como.. Isso seria uma mão na roda !!
Um grande abraço a todos...
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Kruguel,

Putz, desculpe, meu post ficou capenga. Faltou o principal, que é o uso simultâneo do CDX com SQL.

Cara, conheço quase nada do SQL mas não faz muito sentido existir driver para usar o NTX (Dbase) com o Server 2005 e não existir para o CDX (FoxPro)! Imagino que vc já deve ter pesquisado a respeito, mas é estranho...

De qq forma, pelo menos no Clipper, segundo o NG, não é possível usar NTX e CDX simultâneamente num mesmo DBF/área de trabalho.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Dércio_Luiz_Zanatta:
Não sei de entendi direito, mas é possivel ler, gravar, excluir etc... através de de comandos SQL em arquivos DBF ???
Tche, ao contrario no xharbour é possivel sim....com o uso de alguma LIB...externa...entaum...imagino que não deve ser dificil....fazer os comando SQL virar comandos para DBF....basta ter tempo e se dedicar...em fazer uma LIB que faça essas reversão !!!

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Responder