Clipper52e -> xHarbour
Moderador: Moderadores
Clipper52e -> xHarbour
Consegui compilar um sistema Clipper52e no xHarbour 0.99.70 com um mínimo de alterações nos fontes, mas pintou dúvidas:
- sob o xHarbour, some o limite de 255 arquivos do Clipper (acho que o Leonardo comentou algo a respeito aqui no Forum)?
- como desabilitar o mouse no xHarbour?
- como incluir uma LIB externa (do PageScript, por ex) no HBMake?
- o xHarbour não entope a CPU como o Clipper, então não é mais necessário funções do tipo OL_AutoYield()?
Obrigado de antemão!
- sob o xHarbour, some o limite de 255 arquivos do Clipper (acho que o Leonardo comentou algo a respeito aqui no Forum)?
- como desabilitar o mouse no xHarbour?
- como incluir uma LIB externa (do PageScript, por ex) no HBMake?
- o xHarbour não entope a CPU como o Clipper, então não é mais necessário funções do tipo OL_AutoYield()?
Obrigado de antemão!
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Perto de muitos aqui...sou meio Novato nesse mundo...mas quero deixar aqui registrado que pode contar comigo.....Consegui compilar um sistema Clipper52e no xHarbour 0.99.70 com um mínimo de alterações nos fontes, mas pintou dúvidas:
Some de Vez...o limite passa a ser a memoria do micro....e isso vai longe....- sob o xHarbour, some o limite de 255 arquivos do Clipper (acho que o Leonardo comentou algo a respeito aqui no Forum)?
De uma olhada no link abaixo:- como desabilitar o mouse no xHarbour?
https://pctoledo.org/forum/viewto ... ight=mouse
Tche até onde eu sei não tem ainda a PAGESCRIPT para xharbour...e para vc linkar alguma lib de terceiro que funcione no xharbour....primeiro vc soh pode usar LIBS compilada para a versão do xharbour que vc estiver usando....e se vc tiver com essa LIB dentro da pasta LIB do xharbour....ele vai aparecer na LISTA de LIBS do HBMAKE....- como incluir uma LIB externa (do PageScript, por ex) no HBMake?
Não é mais nescessario......eu soh tive e tenho um problema nos DBEDIT() em REDE com micros Win-98..fica devagar...mas me parece que na CVS jah tem a correção disso...- o xHarbour não entope a CPU como o Clipper, então não é mais necessário funções do tipo OL_AutoYield()
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Leonardo,...Eu estava testando com WVW e nao "esconde" o ponteiro do mouse. Criei entao as funcoes :
HB_FUNC ( SEM_MOUSE )
{
ShowCursor(0);
}
HB_FUNC ( COM_MOUSE )
{
ShowCursor(1);
}
e basta chamar Sem_Mouse() / Com_Mouse() para "esconder" / "mostrar" o ponteiro do mouse da janela atual.
[]s Manoel Angeiras
Não entendi direito como compilar essas funções... Inclui elas em um dos PRG e dá pau na compilação, acho que to comendo bola em alguma coisa...
Ah, obrigado pelas outras dicas!
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Tche,Coloque no começo do seu .PRG principalNão entendi direito como compilar essas funções... Inclui elas em um dos PRG e dá pau na compilação, acho que to comendo bola em alguma coisa...
Código: Selecionar todos
ShowCursor(0);Mandei pro seu email uns exemplos...
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Tche, se vc deu uma olhada no exemplo que te mandei vc vai ver no arquivo .BC que eu linkei a WHAT32.LIB que vem na CONTRIB....linka essa WHAT32.......e corre pro abraço........Incluí o ShowCursor(0) mas dá pau na hora de compilar: "unresolved external _HB_FUN_SHOIWCURSOR". Alguma LIB que tá faltando?
Qualquer coisa prende o grito...
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Vc pode descompilar a pagescript e compilar ela em xharbour e se não me engano o xharbour ja tem uma pagescript propria, quanto ao mouse coloque no inicio do seu oprograma
HB_NOMOUSE()
O limite de arquivos existe, não tem haver com a memoria do micro, mas no windows e linux este limite é bem grande, no XP e 2000 sei que é bem alto, não precisa nem se preocupar com isto.
HB_NOMOUSE()
O limite de arquivos existe, não tem haver com a memoria do micro, mas no windows e linux este limite é bem grande, no XP e 2000 sei que é bem alto, não precisa nem se preocupar com isto.
Re: Clipper52e -> xHarbour
Tente:Eolo escreveu: - como desabilitar o mouse no xHarbour?
#pragma begindump
#include "windows.h"
#include "winable.h"
#include "hbapi.h"
HB_FUNC ( SEM_MOUSE )
{
ShowCursor(0);
}
HB_FUNC ( COM_MOUSE )
{
ShowCursor(1);
}
#pragma enddump
Além do que o Leonardo falou, marque a opção 'USA LIBS EXTERNAS?' no hbmake.Eolo escreveu: - como incluir uma LIB externa (do PageScript, por ex) no HBMake?
Jânio [/code]
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
Veja também que vc DIGITOU errado o nome da função. Vc escreveu 'SHOIWCURSOR' (acrescentou o 'i'), quando na realidade deve ser SHOWCURSOR.Eolo escreveu:Leonardo,
Incluí o ShowCursor(0) mas dá pau na hora de compilar: "unresolved external _HB_FUN_SHOIWCURSOR". Alguma LIB que tá faltando?
Jânio
fui...
Bão, to mais perdido (por enquanto) que cego em tiroteio no bataclan, mas vamos lá... Resposta geral:
Jânio: o nome tá certo no PRG, o "I" a mais só entrou no post...
Vagucs: funcionou! Só que tanto HB_NOMOUSE() quanto REQUEST HB_NOMOUSE (como alguém me indicou) dá o mesmo resultado. Uai, num intendi.
Vagucs II: "...se não me engano o xharbour ja tem uma pagescript propria...". Eu queria mesmo era um arquivo NG com o que o XH tem pra usar... Isso existe?
Leonardo: pois é essa tár de WHAT32.LIB que deve estar faltando por aqui... O que são as LIBs CONTRIB? Tem elas em algum lugar pra baixar?
Obrigado a todos.
Jânio: o nome tá certo no PRG, o "I" a mais só entrou no post...
Vagucs: funcionou! Só que tanto HB_NOMOUSE() quanto REQUEST HB_NOMOUSE (como alguém me indicou) dá o mesmo resultado. Uai, num intendi.
Vagucs II: "...se não me engano o xharbour ja tem uma pagescript propria...". Eu queria mesmo era um arquivo NG com o que o XH tem pra usar... Isso existe?
Leonardo: pois é essa tár de WHAT32.LIB que deve estar faltando por aqui... O que são as LIBs CONTRIB? Tem elas em algum lugar pra baixar?
Obrigado a todos.
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Buenas...
http://www.xharbour.com/xhdn/referenceg ... page=guide
http://sourceforge.net/project/download ... irror=ufpr
Obs: Vc tem que compilar as LIB da CONTRIB...ou seja vc baixa os codigo fonte delas e compilas elas para usar no xharbour....
Abraços
Leonardo Machado
De uma olhada no link abaixo...vc vai ter a NG on-line....é fraca mais dah pro gasto...Eu queria mesmo era um arquivo NG com o que o XH tem pra usar... Isso existe?
http://www.xharbour.com/xhdn/referenceg ... page=guide
Tche, baixa a a CONTRIB no link abaixo......a contrib é as LIB das CONTIBUIÇÕES......para se usar no xharbour...pois é essa tár de WHAT32.LIB que deve estar faltando por aqui... O que são as LIBs CONTRIB? Tem elas em algum lugar pra baixar?
http://sourceforge.net/project/download ... irror=ufpr
Obs: Vc tem que compilar as LIB da CONTRIB...ou seja vc baixa os codigo fonte delas e compilas elas para usar no xharbour....
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Eolo,
O comando REQUEST apenas indica ao compilador para incluir determinada rotina no seu fonte, era muito usado quando se faz referencia a uma rotina em uma macro por exemplo, se compilar o linkador nao ira incluir a rotina no EXE pois a chamada dela está numa macro e não diretamente no codigo, assim o comando request informa que tal rotina deve ser incluida no EXE final.
Assim sendo, se você usar
REQUEST HB_NOMOUSE ou simples HB_NOMOUSE() ela será incluida no seu EXE, da forma que passei ele faz uma chamada a rotina e ela é incluida no EXE final, ela estando no EXE final, ela simples anula o funcionamento do mouse no seu programa.
O comando REQUEST apenas indica ao compilador para incluir determinada rotina no seu fonte, era muito usado quando se faz referencia a uma rotina em uma macro por exemplo, se compilar o linkador nao ira incluir a rotina no EXE pois a chamada dela está numa macro e não diretamente no codigo, assim o comando request informa que tal rotina deve ser incluida no EXE final.
Assim sendo, se você usar
REQUEST HB_NOMOUSE ou simples HB_NOMOUSE() ela será incluida no seu EXE, da forma que passei ele faz uma chamada a rotina e ela é incluida no EXE final, ela estando no EXE final, ela simples anula o funcionamento do mouse no seu programa.
Habilitar / Desabilitar Mouse
Eolo,
Vc compilou a função que o Leonardo indicou com as modificações que sugeri, ou seja:
Funcionou???
Jânio
Vc compilou a função que o Leonardo indicou com as modificações que sugeri, ou seja:
#pragma begindump
#include "windows.h"
#include "winable.h"
#include "hbapi.h"
HB_FUNC ( SEM_MOUSE )
{
ShowCursor(0);
}
HB_FUNC ( COM_MOUSE )
{
ShowCursor(1);