Migrando de Linguagem

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Migrando de Linguagem

Mensagem por pringles »

Tudo bem pessoal?
Estamos procurando uma nova linguagem para migrar do Clipper, uma linguagem gráfica. Pensamos em várias possibilidades, como Delphi por exemplo. Alguém pode sugerir uma linguagem recente, que roda também em Linux e que seja bem tranqüila de desenvolver?
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, de uma pesquisada no FORUM....isso jah foi mais do que debatido.....mas igual vou deixar minha dica: se vc usar o xharbour+hwgui......ele pode ser compilado tanto para WINDOWS como para LINUX.

Obs: No meu caso...o clipper foi quase que 100 % compativel com o xharbour.....e ainda posso ir migrando aos pouco de console para visual grafico usando a GTWVT+VL+HWGUI....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Obrigado pela dica, Leonardo.
Esta linguagem, XHarbour, tem algum tipo de interface com WEB, já pensando na Nota Fiscal Eletrônica?
O código do Clipper, algumas rotinas, por exemplo, podem ser "copiadas" para este compilador ou é necessário refazer tudo? Por exemplo, reabrir o código fonte no compilador e fazer as alterações necessárias.
Já ouvi falar da linguagem, mas há diferença de Harbour e XHarbour?
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Buenas...

Primeiro aqui no forum tem uma seção só para xharbour de umas pesquisada lah que tem bastante conteudo:
Esta linguagem, XHarbour, tem algum tipo de interface com WEB, já pensando na Nota Fiscal Eletrônica?
Tche, até onde eu sei a NF Eletronica é um .XML
Não entendi o que vc quiz dizer com interface com WEB...mas mesmo assim vc pode dar uma olhada no link do projeto abaixo onde se faz boleto bancario em xharbour e visualiza ele no IE...tem outros exemplos....como MYSQL ON-LINE e CGI...se quiser posso te enviar...
http://sourceforge.net/projects/harbourboleto/
O código do Clipper, algumas rotinas, por exemplo, podem ser "copiadas" para este compilador ou é necessário refazer tudo?
Tche, encare o xharbour como uma atualização do CLIPPER....eu devo ter alterado uns 5% do meu maior sistema para migrar para xharbour...tive problemas com comunicação serial...foi resolvido usando a HBCOMM.LIB do xharbour.....no clipper eu usava a CTP.LIB...no resto foi mais ajustes pequenos...
á ouvi falar da linguagem, mas há diferença de Harbour e XHarbour?
Tche, a diferença mesmo entro os dois eu não sei mas eu us o xharbour.....sei que são compiladores diferente...mas a verdadeira diferença eu não sei...mas de uma pesquisada no forum que acho que vc encontra...

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Primeiro vamos entender o que seja gráfica pois o Clipper 5.3 já produzia aplicativos em modo gráfico(VGA) e para usar algo mais recente como vindo do mundo Harbour voce pode dispor de suas bibliotecas que permitem este trabalho inclusive contando com VisualLIB.

Se voce planeja mudar de plataforma, ai estaremos falando de Windows, Mac e Linux então entra outras ferramentas como:

C3 Compiler(www.c3compiler.com), Flagship(www.inso.com.br), Fivewin(www.fivetechsoft.com). Respectivamente, C3(Clipper em 32 bits), Flagship(Linux), Fivewin(Clipper16/32/64, Linux, Mac e PocketPC).

O Harbour é a vertente conservadora deste compilador e totalmente gratuita, não tem módulos ou codigos vendidos comercialmente. Não tem suporte. Mas pra que suporte para programador Clipper?

O (x)Harbour é a vertente comercial deste compilador sendo tanbém encontrado gratuitamente mas com limites, voce pode adquirir suporte e ferramentas( pagas ) e se pesquisar muita coisa gratuita.

Como biliotecas graficas voce encontrará uma penca e ficará doidinho.

Tem HWGUI, MiniGUI, FreeWin, Flagship, Fivewin, etc.

Eu particularmente uso Fivewin e vejo-a com um bom leque de opções em plataformas veja um exemplo em meu site provisorio http://fivolution.v10.com.br/index.htm.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

linquagem visual xharbour

Mensagem por tonyx »

o que voces do forum acham do visual xharbour
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

o que voces do forum acham do visual xharbour
Tche, eu nem conheço esse tal que vc falou....tens algum exemplo.eu uso a HWGUI...eu toh contente....

Abraços
Leonardo machado
Leonardo Machado
tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por tonyx »

para quen numca viu --- visual xharbour
http://www.xharbour.com.br/index.htm
---------- tem tudo que o delphin faz e o visual basic ----
so que nao existe FURUM, eles tem um preço alto, e um demo gratis

questao e o tal XHABOUR NOSSO E O MESMO DELES
---- AS DEFERENÇAS E QUE NO VISUAL TEM MAIS FERRAMENTAS ---

SO QUERIA SABER SE TEM MAIS ALQUEM USANDO O TAL DEMO GRATIS

OU FICAMOS COM O NOSSO
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

tonyx escreveu:---------- tem tudo que o delphin faz e o visual basic ----
Eu não apostaria nisso se fosse você. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

visual

Mensagem por tonyx »

caro maligno, nao quiz dizer que o visual xharbour e superior ou inferior
que o delphin, so em questao partes graficas esta se iqualando, e unica coisa gostaria de saber, se tem algum FORUM so bre o tal visual xharbour, que invez de nos colocarmos tudo via console fariamos atravez de formularios que nem o delphim e o vb,

ai vem minha pergunta se tem alquem aqui no forum que esta usando
o visual xharbour

e se poderiamos colocar mais um TOPICO (MELHORAR NOSSO SITE) ou nao ????
tonyx
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

VAGNER

Mensagem por tonyx »

AGRADECERIA AO GRANDE VAGNER DO XHARBOUR ESTE PONTO SE O VISUAL XHARBOUR SERIA PROXIMO PASSO A IQUALAR AO DELPHIN OU VB, E SE PODERIAMOS POR NO SITE, SERIA GRANDE OPORTUNIDADE
PRO FUTURO DOS CLIPEIROS
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

e se poderiamos colocar mais um TOPICO (MELHORAR NOSSO SITE) ou nao ????
Tche, isso faz parte do pacote pago do xharbour.com....acho que vc pode usar o demo por um tempo.....ou com alguma limitação.....ou comprar o pacote deles....acradito que eles devem ter um forum....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Responder