Será que é o ntvdm?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

salmen
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Será que é o ntvdm?

Mensagem por salmen »

Olá Pessoal...

Já participei algum tempo atraz desse forum e estou retornado agora
pois estou com um problema com XP e o Professional e o problema é com a acentuação pois no prompt do DOS consigo acentuar normalmente mas quando chamo qualquer aplicativo como por exemplo o proprio edit ou meus sistemas nao consigo mais acentuar e nas telas ficam outros caractes enfim do codpage 850 passa para o codepage 437.
Penso que so pode ser esse ntvdm que é carregado e ele de algum lugar deve carregar essa configuracao de codepage diferente.
O interessante que procurei sobre isso na internet e parece que ninguém teve este tipo de problema...
Outro problema que tenho num cliente é quando ele efetua a manutencao
ocorre o seguinte erro "NTVDM encontrou uma instrução não permitida!" e mostra um endereço doido. Ja rodei aquele xp_fix.exe e não obtive resultado.
Alguem sabe como solucionar estes 2 problemas?

Agradeço desde já...
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Outro problema que tenho num cliente é quando ele efetua a manutencao
ocorre o seguinte erro "NTVDM encontrou uma instrução não permitida!" e mostra um endereço doido. Ja rodei aquele xp_fix.exe e não obtive resultado.
Tche, de uma olhada no link abaixo....de uma procurada aqui no forum que me lembro que jah foi debatido esse assunto....
http://support.microsoft.com/kb/220155/pt-br

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Re: Será que é o ntvdm?

Mensagem por Maligno »

Com relação à acentuação, infelizmente não posso ajudar. Eu nunca uso acentuação em DOS. Só em programa Windows.
salmen escreveu:"NTVDM encontrou uma instrução não permitida!" e mostra um endereço doido. Ja rodei aquele xp_fix.exe e não obtive resultado.
Pergunta básica: esse problema se repete numa outra máquina qualquer? Se for apenas nessa máquina, pode ter relação com hardware defeituoso. Já vi problema assim, com essa mesma mensagem, que foi resolvido ao trocar um pente de memória.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Dudu_XBase
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Dudu_XBase »

Boa Noite.

1. Ref ao erro no Codepage.

No windows Xupeta crie o seguinte bat para chamar seu programa.

Exemplo
prog.bat

rem COMANDO PARA MUDAR O CODEPAGE
CHCP 850

@CALL SEUPROGRAMA.EXE

O comando CHCP mostra qual o codepage em uso.
Passando o parametro 850 ele modificará o codepage para esse valor.
Caso funcione adicione o comando CHCP no autoexec.nt.

2. Erro do Ntvdm.
Já tive problemas com erro de GPF do NTVDM por diversos motivos.
Dentre eles sempre achei solução na compilação do programa.
Alguma lib ou obj causando conflito.
Mas também o erro pode ser gerado na má configuração do ambiente o Leonardo postou um link que informa sobre as configurações do config.nt e também por problemas de hardware citado pelo Maligno.

Como vc compila seu programa ?
Que versão do clipper ? Utiliza blinker ?
Seu Programa esta em modo extendido ?

________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle

salmen
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por salmen »

Obrigado aos colegas Leonardo, Maligno e Dudu pelo que escreveram.

Quanto o codepage pelo chcp esta 850, carrego o programa e na verdade perde-se a configuracao do teclado ou seja quando teclo ç (teclado de 101) aparece ; e o engraçado é quando sai do programa no prompt do DOS a acentuacao do ã aparece o caracter correspondente ao codepage 437 e o â tb. Neste momento teclo chcp quem aparece ??? o 850. Isto ocorre em todas as maquinas com Xp e Professional. Agora quando saiu e volto ao prompt, o teclado volta ao normal. Tem algum comando que configura teclado ? Nas versoes anteriores do Windows usamos o keyb.
No erro NTVDM da aplicacao meu cliente tem uma maq com o professional que é aonde da o erro e um 98 que processa normalmente so que ele esta parado pois imagina efetuar uma manutencao de arquivo num arquivo que estava com 4.800.00. Nao vai. a maquina fica doida fica de um dia para o outro e nao termina. No windows 98 que esta instalado numa maquina antiga pentiunIII. Reduzimos o arquivo para 1.800.000 registros so para rodar no 98 mas o interessante era rodar no Professinal que é uma maq 1.8GB. E é isso. Choro ou não?
Responder