* Erro Macro no xHarbour * Iniciante * Informações
Moderador: Moderadores
* Erro Macro no xHarbour * Iniciante * Informações
Olá pessoal estou começando no xHarbour e qdo rodo o HBMAKE SISTEMA.BC /EX ele após escolher as opções começa a compilar e gera a mensagem de erro abaixo:
xHarbour Compiler build 0.99.50 (SimpLex)
Copyright 1999-2005, http://www.xharbour.org http://www.harbour-project.org/
Compiling 'RELATOR.PRG'...
100
200
300
400
RELATOR.PRG(445) Error E0047 Code block contains both macro and declared symbol references
500
1 error
No code generated
Analisando a linha do código que ele se refere (Não entendi o pq do Erro):
REPORT FORM (cRelat) TO FILE (cArquiv) FOR EVAL({|| &ConFiltr }) WHILE !Cancela(@nQtLido)
Agora eis a questão:
Pesquisei no fórum e não encontrei algo para poder me ajudar, estou boiando não sei pq do erro sendo q no Clipper 5.2 funciona normal.... Outra coisa se alguém souber, poderia disponibilizar sua fonte de pesquisa tipo se for algum help ou manual para servir de referência.
Obrigado,
Saudações a todos e espero poder contribuir tb, té +
:)Pos
xHarbour Compiler build 0.99.50 (SimpLex)
Copyright 1999-2005, http://www.xharbour.org http://www.harbour-project.org/
Compiling 'RELATOR.PRG'...
100
200
300
400
RELATOR.PRG(445) Error E0047 Code block contains both macro and declared symbol references
500
1 error
No code generated
Analisando a linha do código que ele se refere (Não entendi o pq do Erro):
REPORT FORM (cRelat) TO FILE (cArquiv) FOR EVAL({|| &ConFiltr }) WHILE !Cancela(@nQtLido)
Agora eis a questão:
Pesquisei no fórum e não encontrei algo para poder me ajudar, estou boiando não sei pq do erro sendo q no Clipper 5.2 funciona normal.... Outra coisa se alguém souber, poderia disponibilizar sua fonte de pesquisa tipo se for algum help ou manual para servir de referência.
Obrigado,
Saudações a todos e espero poder contribuir tb, té +
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Buenass...
http://www.xharbour.com/xhdn/referenceg ... page=guide
Obs:pela mensagem que vc postou vc esta usando xHarbour Compiler build 0.99.50 (SimpLex) ...antes de mexer no seu codigo tente usar os BINARIOS na versão 0.99.70....derepende essa função jah esta na versão 0.99.70.....
Abraços
Leonardo Machado
Tche, eu nunca usei REPORT no CLIPPER.....mas se vc retirar essa função ele compila sem problemas ?Analisando a linha do código que ele se refere (Não entendi o pq do Erro):
Tche, nem tudo que funciona no CLIPPER foi migrado ou acresentado no xharbour...mas me explica melhor para que vc usa essa função e talvez agente ache uma outra forma de cobrir o problema....estou boiando não sei pq do erro sendo q no Clipper 5.2 funciona normal.
No link Abaixo da pra pesquisar alguns funções.......mas é meio fraco..Outra coisa se alguém souber, poderia disponibilizar sua fonte de pesquisa tipo se for algum help ou manual para servir de referência
Obs:pela mensagem que vc postou vc esta usando xHarbour Compiler build 0.99.50 (SimpLex) ...antes de mexer no seu codigo tente usar os BINARIOS na versão 0.99.70....derepende essa função jah esta na versão 0.99.70.....
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Olá Leonardo, obrigado pela sua atenção, pois é tomei coragem e resolvi começar a migrar para o tão famigerado xHarbour... bom vamos ao assunto:
Warning: Public symbol '_HB_FUN_INICIO' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_ANALISE' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_CATEGOR' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_VARIOSTIPOSUF' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_ACOMPOSICAO' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_TIGELA' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_F_EXTRA15' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_CORRETOR' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_ANTIGOUF' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_VALEQTO' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_MOSTRATP' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
a Pasta TESTE é aonde copiei o meu sistema para começar os testes para migrar para não afetar o sistema q já roda no Clipper....
REPORT FORM (cRelat) TO FILE (cArquiv) .....
< Comando q lê uma Estrut. de Relat. FRM e salva num arquivo Texto>
... FOR EVAL({|| &ConFiltr }) .....
< Dentro de um filtro estabelecido pelo Usuário >
.... WHILE !Cancela(@nQtLido)
<Enquanto estiver satisfazendo a condição de registros lidos no DBF >
Caso exista outra forma no xHarbour eu mudo tranquilo...
Obrigado colegas pela ajuda, espero poder contribuir tb, Sucesso a Todos Nós!
Sim eu fiz esse teste e ele completa 100% na barra indicativa mas após isso apareceu uma série de linhas informativas q não consigo capturar todas para analisar sobre o q mais esta acontecendo... Mas vou colocar aki o final da tela q da para capturar para vc analisar... acredito q seja algo relacionado a funções / libs do meu sistema q ele não esta encontrando ou algo relacionado a elas... Segue abaixo:Tche, eu nunca usei REPORT no CLIPPER.....mas se vc retirar essa função ele compila sem problemas ?
Warning: Public symbol '_HB_FUN_INICIO' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_ANALISE' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_CATEGOR' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_VARIOSTIPOSUF' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_ACOMPOSICAO' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_TIGELA' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_F_EXTRA15' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_CORRETOR' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_ANTIGOUF' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_VALEQTO' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
Warning: Public symbol '_HB_FUN_MOSTRATP' defined in both module C:\TESTE\OBJ\CADPRODU.OBJ and C:\TESTE\OBJ\CADASTRO.OBJ
a Pasta TESTE é aonde copiei o meu sistema para começar os testes para migrar para não afetar o sistema q já roda no Clipper....
Esta função eu utilizo para Gerar um relatório a partir de um formulário FRM, feito com o utilitário de relatórios do Clipper, de onde é utilizado este Arquivo.FRM e o Filtro especificado pelo Usuário do sistema até q satisfaça uma condição. Este relatório é salvo no formato de um arquivo Texto q fica disponivel para visualização posterior na tela ou impressão.Tche, nem tudo que funciona no CLIPPER foi migrado ou acresentado no xharbour...mas me explica melhor para que vc usa essa função e talvez agente ache uma outra forma de cobrir o problema....
REPORT FORM (cRelat) TO FILE (cArquiv) .....
< Comando q lê uma Estrut. de Relat. FRM e salva num arquivo Texto>
... FOR EVAL({|| &ConFiltr }) .....
< Dentro de um filtro estabelecido pelo Usuário >
.... WHILE !Cancela(@nQtLido)
<Enquanto estiver satisfazendo a condição de registros lidos no DBF >
Caso exista outra forma no xHarbour eu mudo tranquilo...
Sim acredito q seja o xHarbour 0.99.50 agora o q é SimpLex ? Baixei ele do site do nosso Colega Vailton ontem, qto a utilizar a versão 0.99.70 acredito q seja como utilizar uma versão beta do produto, caso estiver errado corrijam por favor, sem problemas estou disposto a tal, a questão é não sei nem por onde começar... Penso q devo baixar de algum lugar, mas e aí é só substituir nas pastas correspondentes, ou tem q editar algum arquivo e fazer alguma alteração ?Obs:pela mensagem que vc postou vc esta usando xHarbour Compiler build 0.99.50 (SimpLex) ...antes de mexer no seu codigo tente usar os BINARIOS na versão 0.99.70....derepende essa função jah esta na versão 0.99.70.....
Obrigado colegas pela ajuda, espero poder contribuir tb, Sucesso a Todos Nós!
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Tche, essas referencias que ele não esta achando deve esta em algum lugar...veja que ele esta dando uma mensagem de Public symbol....entaum de uma revisada nos seus .CH veja se não esta faltando nd ou post seu CADPRODU.PRG para nos dar uma olhada.....ou ainda..tente localizar por exemplo essa função INICIO() e veja se ela esta linkada no sistema....Sim eu fiz esse teste e ele completa 100% na barra indicativa mas após isso apareceu uma série de linhas informativas q não consigo capturar todas para analisar sobre o q mais esta acontecendo... Mas vou colocar aki o final da tela q da para capturar para vc analisar... acredito q seja algo relacionado a funções / libs do meu sistema q ele não esta encontrando ou algo relacionado a elas... Segue abaixo:
Tche, obivio...não pode perder o que jah tem neh.......a Pasta TESTE é aonde copiei o meu sistema para começar os testes para migrar para não afetar o sistema q já roda no Clipper....
Tche, entendi perfeitamente......soh como eu disse não uso esse REPORT do CLIPPER .....mas para sua felicidade e sorte dei uma pesquisada e achei essa função no xharbour.....é exatamente igual...agora basta vc atualizar para os binarios recente....que é 0.99.70......Obs:pode ser que pertença ao xharbour comercial...mas tenta no binario 0.99.70...Esta função eu utilizo para Gerar um relatório a partir de um formulário FRM, feito com o utilitário de relatórios do Clipper, de onde é utilizado este Arquivo.FRM e o Filtro especificado pelo Usuário do sistema até q satisfaça uma condição. Este relatório é salvo no formato de um arquivo Texto q fica disponivel para visualização posterior na tela ou impressão.
Pelo seu post anterior concerteza vc esta usando o xharbour 0.99.50....Tche, tb. sou meio novato no mundo do xharbour....vou deixar para os mais experiente responder esse SIMPLEX.....Sim acredito q seja o xHarbour 0.99.50 agora o q é SimpLex ?
Tche se jah esta compilando entaum jah esta configurado os PATH......é bem como vc disse...é soh atualizar os arquivos e pronto.....mas tem uma coisa....me parece que na versão 0.99.50 jah vem compilado as LIB da CONTRIB....entaum vc vai ter que baixar separado e compilar as LIB da CONTRIB para xharbour 0.99.70.....Baixei ele do site do nosso Colega Vailton ontem, qto a utilizar a versão 0.99.70 acredito q seja como utilizar uma versão beta do produto, caso estiver errado corrijam por favor, sem problemas estou disposto a tal,
Baixe o xharbour no link abaixo:
http://sourceforge.net/project/download ... irror=ufpr
Baixe a CONTRIB no LINK abaixo:
http://sourceforge.net/project/download ... irror=ufpr
Faça assim salve essa sua pasta do xharbour e renomeia para tipo xharbur99-50....depois baixe e instale no lugar da sua antiga versão e pronto...a principio não prescissa fazer nd.....alem de compilar as LIB da CONTRIB.....obs: encare a CONTRIB como se fosse a CA-TOOLS do CLIPPER...soh que uma CA-TOOLS que tem que compilar as LIB....ou seja elas vem em codigo fonte.a questão é não sei nem por onde começar... Penso q devo baixar de algum lugar, mas e aí é só substituir nas pastas correspondentes, ou tem q editar algum arquivo e fazer alguma alteração ?
Obs:se tiver duvida posta ai...e nunca deixe de dar uma procurada no forum....
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Bom pessoal obrigado a todos q estão se dispondo em colobarar com este tópico....
Pois bem eu analisei e as mensagens de Warning é sobre funções q estavam sendo compiladas junto com outros PRG´s antigos q deixo na pasta para referencia e no Clipper eu através de um Bat compilava só os que eu queria e aki no HBMAKE SISTEMA.BC /EX eu na configuração das opções tem uma para marcar os PRG´s e na ansia de ver logo o trem funcionar marquei tudo depois analisando com calma percebi o erro.... Desculpem...
Bom mas o fato agora é que apresentam mensagens de erro no sentido q não estão sendo achadas as funções que estão numa lib q eu utilizo...
A Pergunta é como faço para utilizar minha lib no xHarbour ? Confesso q estou fazendo esta pergunta sabendo q existem tópicos relacionados no fórum mas eu pesquisei e fiquei confuso, não achei algo para resolver tal problema, achei sobre a contrib (q o nosso colega Leonardo - Sygecom postou um tutorial legal sobre como baixar o xHarbour e outras cosita mas e compilar tudo.... não desfazendo de outros colegas, para quem quiser olhar acesse: https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=6007 ), mas não é o meu caso preciso de funções minhas q a Contrib talvez até tenha algumas mas não todas, nas quais meu sistema depende.
Achei tb sobre Dll, mas fiquei mais confuso ainda... Se alguém puder ajudar, pois o q estou pensando é mais ou menos assim, tipo pegue sua lib antiga e converta com tal utilitario... ou pegue os fontes da Lib e faça isso e isso na pasta tal e tal.... ou algo mais direto...
Obrigado
Sucesso a todos nós!!!
Pois bem eu analisei e as mensagens de Warning é sobre funções q estavam sendo compiladas junto com outros PRG´s antigos q deixo na pasta para referencia e no Clipper eu através de um Bat compilava só os que eu queria e aki no HBMAKE SISTEMA.BC /EX eu na configuração das opções tem uma para marcar os PRG´s e na ansia de ver logo o trem funcionar marquei tudo depois analisando com calma percebi o erro.... Desculpem...
Bom mas o fato agora é que apresentam mensagens de erro no sentido q não estão sendo achadas as funções que estão numa lib q eu utilizo...
A Pergunta é como faço para utilizar minha lib no xHarbour ? Confesso q estou fazendo esta pergunta sabendo q existem tópicos relacionados no fórum mas eu pesquisei e fiquei confuso, não achei algo para resolver tal problema, achei sobre a contrib (q o nosso colega Leonardo - Sygecom postou um tutorial legal sobre como baixar o xHarbour e outras cosita mas e compilar tudo.... não desfazendo de outros colegas, para quem quiser olhar acesse: https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=6007 ), mas não é o meu caso preciso de funções minhas q a Contrib talvez até tenha algumas mas não todas, nas quais meu sistema depende.
Achei tb sobre Dll, mas fiquei mais confuso ainda... Se alguém puder ajudar, pois o q estou pensando é mais ou menos assim, tipo pegue sua lib antiga e converta com tal utilitario... ou pegue os fontes da Lib e faça isso e isso na pasta tal e tal.... ou algo mais direto...
Obrigado
Sucesso a todos nós!!!
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Tche, tava escrevendo e na hora de enviar....caiu...então vou ser mais breve agora...
Abraços
Leonardo Machado
Tche, se vc tem as fontes é soh recompilar para xharbour com o HBMAKE faça assim... HBMAKE MINHALIB.BC /ELX ......se vc não tem as fontes posta ai o que tem nessas lib e pra que vc usa...e vamos achar uma solução....A Pergunta é como faço para utilizar minha lib no xHarbour ?
Bom não uso nenhuma DLL ainda...mas veja no tutorial que postei...tem um exemplo de como transformar a DLL em uma LIB.Achei tb sobre Dll, mas fiquei mais confuso ainda... Se alguém puder ajudar, pois o q estou pensando é mais ou menos assim, tipo pegue sua lib antiga e converta com tal utilitario... ou pegue os fontes da Lib e faça isso e isso na pasta tal e tal.... ou algo mais direto...
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Leonardo... acho q agora falta pouco..
Obrigado deu certo agora o resto q ta aparecendo é questão de ajuste pois já sei o caminho das pedras... traduzindo continuam aparecendo mensagens dizendo q estão faltando funções mais isto é pq eu vou ter q converter minha lib....
Obrigado
Vlw
Sucesso a todos nós....
:|<
Obrigado deu certo agora o resto q ta aparecendo é questão de ajuste pois já sei o caminho das pedras... traduzindo continuam aparecendo mensagens dizendo q estão faltando funções mais isto é pq eu vou ter q converter minha lib....
Obrigado
Vlw
Sucesso a todos nós....
:|<
Leonardo, eu vi vc comentar q utilzou a HBCOMM e resolveu seus problemas com a comunicação serial....
Pois bem estou migrando minhas rotinas e tem uma q uso para ECF e trabalho muito com a COM_INIT e outras da CA-Tools e naquele link q vc passou:
Não achei nada a respeito, sobre a HBCOMM, como eu baixei o xHarbour do CVS e compilei tudo conforme seu tutorial, será q ela esta aki ? Caso sim como faço para utilizar ?
Outra coisa como faço para ter acesso a Helps / Tutoriais das funções existentes nas libs do xHarbour como a Contrib e outras?
Vlw - Obrigado pela força e Sucesso a todos nós !!!
: :xau
Pois bem estou migrando minhas rotinas e tem uma q uso para ECF e trabalho muito com a COM_INIT e outras da CA-Tools e naquele link q vc passou:
Não achei nada a respeito, sobre a HBCOMM, como eu baixei o xHarbour do CVS e compilei tudo conforme seu tutorial, será q ela esta aki ? Caso sim como faço para utilizar ?
Outra coisa como faço para ter acesso a Helps / Tutoriais das funções existentes nas libs do xHarbour como a Contrib e outras?
Vlw - Obrigado pela força e Sucesso a todos nós !!!
: :xau
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Como se passa essa "barreira" do Lorum Ipsum no Site do
http://www.xharbour.com/xhdn/referenceg ... page=guide ?
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
Olá Colega Hasse pelo q eu li, para superar esta "barreira", gostei desta colocação, deve-se registrar no site, mas quanto aos detalhes de tal registro não tenho tal informação.Como se passa essa "barreira" do Lorum Ipsum no Site do
Sucesso!!!
:xau
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Sim resolvi..Leonardo, eu vi vc comentar q utilzou a HBCOMM e resolveu seus problemas com a comunicação serial....
Tche, eu usava a CA-TOOLS tb..e naquele link não tem nd sobre a HBCOMM mesmo....mas posso te enviar ela....e vc compila para usar...Pois bem estou migrando minhas rotinas e tem uma q uso para ECF e trabalho muito com a COM_INIT e outras da CA-Tools e naquele link q vc passou:
Não, essa LIB não acompanha a CONTRIB e nem o XHARBOUR...quem me passou ela foi o Sr.Luiz Cuilk....lah na NEWSNão achei nada a respeito, sobre a HBCOMM, como eu baixei o xHarbour do CVS e compilei tudo conforme seu tutorial, será q ela esta aki ? Caso sim como faço para utilizar ?
Tche, tem uma documentação propria do xharbour que vc pode gerar...usando um bat que esta dentro da pasta DOC do XHARBOUR que se chama genhtm.bat.....esse BAT...gera uma pasta HTM e dentro dela vairos HTM....procure o INDEX.HTM.....e apartir dali Boa Sorte.....a jah ia esquecendo a documentação da CONTRIB ....posta no Forum e vamos descobrindo.....a final....é Gratis....e sabe como é.....Não dah pra exigir...(mas se vc der uma boa analisada em todos os exemplos que vem junto jah dah pra fazer milagre !!!)Outra coisa como faço para ter acesso a Helps / Tutoriais das funções existentes nas libs do xHarbour como a Contrib e outras?
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Ok entendi tudo muito obrigado Colega Leonardo.... Sucesso nas suas iniciativas e projetos....
Sim por favor envie no meu e-mail... fladimir_arroyo@yahoo.com.br
Sucesso a todos nós!!!!
Tche, eu usava a CA-TOOLS tb..e naquele link não tem nd sobre a HBCOMM mesmo....mas posso te enviar ela....e vc compila para usar...
Sim por favor envie no meu e-mail... fladimir_arroyo@yahoo.com.br
Sucesso a todos nós!!!!
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Hasse