Debian - Kurumin - xHarbour - ERRO (RESOLVIDO)

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

fladimir
Colaborador
Colaborador

Debian - Kurumin - xHarbour - ERRO (RESOLVIDO)

Mensagem por fladimir »

Olá pessoal, estou tentando utilizar o xHarbour no Kurumin q é baseado no Debian... segui umas dicas do nosso colega Stanys e converti os pacotes RPM para DEB e instalei os mesmos... só q qdo vou executar o hbmake ele apresenta a seguinte mensagem:

Erro de ponto Flutuante

Estava pensando o seguinte sera q não são os pacotes q baixei pq no site xharbour.org tem pacotes para várias distribuições mas não específico para o Debian então Qual Baixar.... Eu baixei os do Fedora 6... será q pode ser isso?

Grato

:)Pos
Editado pela última vez por fladimir em 22 Jun 2007 01:48, em um total de 1 vez.
RamonXHB
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por RamonXHB »

Fladimir, baixe e converta os pacotes destinados ao Opensuse 10.1, eu to usando com o Kurumin 7.0 e o Biglinux 3.0 e compila normalmente, sem erros durante a compilação, e nem durante a execução dos programas...
é instalar e correr pro abraço....
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Vlw Colega vou testar de depois posto os resultados....

Sucesso a todos nós!!!!

fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Olá a todos.... Obrigado colega RamonXHB realmente eram os binários q eu havia baixado para Fedora... pois não havia para Debian... e seguindo sua dica baxei os para SUSE e deu certo estou quase lá existem 2 pequenas dúvidas eu compilei tando minha lib qto meu sistema e a lib gerou certo, só q eu pedi para ele instalar a lib na pasta do xHarbour e ele deu um erro q vou postar abaixo... mas tudo bem eu copiei na unha para a pasta /usr/lib/xharbour e tranquilo ela apareceu para ser usada para compilar meu sistema.

Erro referente a compilação da lib q não copia para a pasta do xHarbour e tive q fazer na mão:

root@discovery:/minhalib# hbmake minhalib.bc /elx
ar: Can't open output archive lib/usr/lib/tmp-minhalib.a
root@discovery:/minhalib#

aí eu copiei a lib q foi gerada na pasta local para a pasta onde ficam as libs dessa forma:

root@discovery:/minhalib#cp tmp-minhalib.a /usr/lib/xharbour

Bom e qto a compilação do meu sistema ele compilou tudo ok, depois de eu ter corrigido algumas referencias q estavam em Maiúsculo e no linux o xharbour instala os inkey.ch da vida Minúsculo.... depois disto aparentemente não teve nenhum erro, mostrado através de mensagens ou no log, mas não achei como executar a aplicação ... tipo será gerado um .EXE ou .H ou como faço e qual é o arquivo q é gerado para executar pois após compilar ele esta aparecendo a seguinte mensagem:

root@discovery:/sisger# hbmake sisger.bc /ex
/usr/bin/ld: cannot find -lnf
collect2: ld returned 1 exit status

root@discovery:/sisger#

Outra questão estou fazendo tudo como root... posso usar usuário comum ou depois mudo as permissões dos arquivos ?

Vlw... Obrigado a todos.... :)Pos
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Olá Pessoal... Será q ninguém tem alguma idéia do pq esta aparecendo estas mensagens.... sendo q tanto na lib qto no sistema em si ele esta compilando normalmente.... ? Sem erro no log nem nada... repetindo são 2 situações:

1. Em relação a lib ele gera a mesma mas não move para pasta das libs do xharbour eu tenho q fazer na mão... até q isso é o de menos, pois depois esta ok...

2. No sistema fiz o script igual esta funcionando no Windows ou seja marquei para compilar com as libs q aparecem e os mesmos prg´s ele compila normal só q no final qdo termina apresenta esta mensagem q não sei o q significa para eu pesquisar, no google achei q parece q esta faltando instalar algo, estou instando todos os pacotes q pesquisei na net para ver o q q dá mas isso ta girando em torno de 1GB por isso q não terminei para postar se deu certo ou não mas depois eu posto... mas se alguém tiver alguma idéia e eu tipo estiver perdendo tempo, por favor compartilhe com a comunidade....

Vlw
:'(
RamonXHB
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por RamonXHB »

O erro indica qie está faltando alguma coisa como nf, pode ser fonte não incluido e como outro programa faz referencia e não encontra...
Já verificou isso ?
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, vou pegar esse Bonde andando pra tirar umas duvidas...qual o melhor Linux para usar ? alguem pode me indicar um link onde posso baixar....para usar no Virtual PC 2007 ..quero fazer uns teste de desempenho ... do LINUX + MYSQL...se alguem quiser colocar alguns macetes para compilar em linux.post ai tb....
Vlw

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

RamonXHB, obrigado pela atenção vou analisar e depois posto aki, estou esperando instalar uns pacotes q havia dito num post acima mas ainda não terminou....

Sygecom eu estou testando com o VMWare ele muito fácil de mecher e gosto de trabalhar com o Kurumin, pois baseia-se no Debian q é muito bom e o Kurumin é bem fácil de assimilar além de vc ter os e-books do Carlos Morimoto q servem de grande fonte de informação além do Site dele, abaixo vou postar os links do Guia do Hardware se vc quiser ter mais informações sobre o Kurumin e outras distribuições lá tb tem e tb sobre os e-books,

www.guiadohardware.net

...sobre o VMWare eu baixei do www.total-share.org mas agora para entrar somente pagando uma taxa simbólica por mês e vc tem acesso a muitos outros tipos de coisas para baixar, inclusive lá tb tem o Kurumin, Mandriva, Ubuntu.

Vlw, obrigado a todos....

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, sera que com esses do Links abaixo...vou resolver essa questão ai.....?
http://baixaki.ig.com.br/download/VMware-Player.htm

E o linux.....qual usar ?
http://baixaki.ig.com.br/download/Wubi- ... taller.htm
ou
http://baixaki.ig.com.br/download/Kurumin-Linux.htm

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Bom este link não vai te ajudar a não ser q vc tenha uma máquina virtual criada pelo VMware Workstation, aí sim vc pode usar esse VMware-Player para executar máquinas virtuais criadas no Workstation... Traduzindo uma máquina virtual criada nada mais é q um Arquivo, só q esta arquivo é produzido pelo VMware Workstation q vai criar dentro deste arquivo como é sua máquina virtual, exemplo:

Eu tenho aki no meu Micro q é Windows XP instalado o VMware Workstation q me permitiu criar uma máquina virtual com 256 MB de RAM (compartilha com a memória Real do seu micro ou seja se vc tem 512 fica 256 para cada) e um HD de 10 GB q ocupa esse espaço do seu HD (exemplo meu HD é de 250 GB e estava com 128 usado, depois q criei a maquina virtual e como o HD virtual é de 10 ficou com 138 usado) ou vc pode especificar um HD Slave para ser usado como seu principal na máquina virtual e as demais configurações de Som, Vídeo, Rede e etc.

Não é complicado pois ele tem um Assistente muito intuitivo e prático. Aí nessa máquina Virtual vc Inicia ela, q é como se vc ligasse outro micro mas na verdade vc acompanha todo o processo na janela desde o Boot, pode até entrar no Setup deste micro Virtual e tudo mais ai vc da o Boot pelo CD teu mesmo que tb é da máquina virtual e instala o q vc quiser Win98, 95, Linux... e tudo mais... depois de tudo instalado vc trabalha normalmente como se fosse outro micro... pode até por tela cheia q vc nem parece q esta rodando tudo Sob o XP ( no meu caso ), isso é bom para testes de rede, desempenho de sistemas, abrir coisas duvidosas sem correr o risco de comprometer seu micro de verdade, pois repito, é como se estivesse em outro computador....

Bom tudo isto, esta máquina virtual q vc criou, não passa de um arquivo gigante, no meu caso aki com 10 GB q é o tamanho do hd q ele tem tudo o q o precisa para trabalhar.

No seu caso o VMware-Player só iria funcionar se eu te mandasse por exemplo uma máquina criada vamos supor de 4 GB q cabe num DVD e vc salvasse ela aí e executasse o programa, pq o VMware-Player não te permite criar nem alterar as configurações de uma máquina virtual, somente executar a mesma.
Posso te dizer o seguinte, estou utilizando o Kurumin nos meus testes do sistema com o xHarbour, mas trabalho como o mesmo a cerca de 4 anos, já montei redes com cerca de 30 micros, ele administrando tudo, Proxy, Firewall, Dados.... Exemplo tem uma rede q montei em em 2005 agora em Julho vai fazer 2 anos nunca deu um problema e lá tem um sistema de um colega em Clipper 5.2 rodando em torno de 20 micros... Os resultados foram fantásticos, trocamos o servidor Novell q eles tinham, melhorou a performance, estabilidade, acessibilidade. Imagine se fosse nativo Linux... aí nem se fala.

Qto ao outro Linux mencionado, ouvi dizer q é muito bom tb, mas não posso dar mais detalhes, pois nunca trabalhei com o mesmo somente com o Kurumin q é baseado no Debian.

Vlw :)Pos
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

fladimir:
Tche, jah toh baixando o Linux Kurumin.....e muito obrigado pelas dicas..

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

De nada colega, nossa função aqui no fórum é justamente esta compartilhar naquilo que possa servir de alguma orientação ou direção para outros colegas, e eu é quem agradeço as inúmeras vezes que vc me ajudou, espero sempre poder ajudar a você e outros colegas aqui do fórum....

fladimir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por fladimir »

Resolvi.... Obrigado a Todos q colaboraram... o caminho das pedras é o seguinte... se vc ler desde o início deste tópico qdo chegar na mensagem do colega RamonXHB dizendo q o último erro q estava impedindo de concluir a compilação do sistema era relacionado a algo q estava faltando... abaixo o a citação do erro:
root@discovery:/sisger# hbmake sisger.bc /ex
/usr/bin/ld: cannot find -lnf
collect2: ld returned 1 exit status
root@discovery:/sisger#
Bom depois de revisar os fontes e a lib particular verifiquei (3 dias de canseira) q esta tudo ok então fui para o HBMAKE e lá estava o bentido NF -> que significa NanFor, ou seja, eu havia no HBmake nas libs marcado a Lib Nanfor, mas ele não encontrou a mesma e dava o erro acima e achei q era NF de Nota Fiscal, pensa na canseira revisando todas rotinas fiscais, depois desmarquei a mesma pois não uso mesmo, e blz rodou legal, já estou surpreso com os resultados... estou tendo uns probleminhas tipo não esta achando o arquivo e tal, mas isto agora é uma segunda análise de permissões, estrutura de diretórios no Linux e tudo mais... mas se algum colega q já tem o sistema rodando no Linux puder passar algum link sobre o assunto, desde já agradecemos, mas isto é assunto se for o caso para outro tópico.....

Ah depois de resolvido isso ele deu um outro erro q não achava a lib Slang, mas aí é fácil é só vc (se for no Kurumin) rodar tipo Menu -> Sistema > Synaptic > e mandar Procurar: Slang e marcar as 3 opções q seja versão 2.xxxx e mandar instalar... blz pronto ai resolve o problema...

Vlw Galera, :)Pos
Responder