Preenchimento de lacunas em um texto no clipper

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Concordo com vc, Leonardo. Nós estamos aqui para resolver os problemas do cliente, não pra "mandar o cliente aprender o Word". Cara, isto sim é que é uma barbaridade... - desculpe dizer isso, Pablo, mas é o que eu acho.

O meu cliente X é fera em imóveis, enfia 15/20 pila@mês no bolso, limpo, aí eu vou falar pra ele aprender mala direta no Word? Ele vai me perguntar: "Tá fumado, ô véio doido?". O outro fatura 20 pila@dia num mercado, aí eu vou obrigar ele a aprender a usar o MSN Messenger, sob pena de eu parar de o atender? Hã??

Bom, antes que alguém me tache de mercenário: não é isso. Eu já mandei muito cliente (bom) à ***** porque me pediu o que minha consciência não aprovava. O que eu digo é que a gente tem que "carregar o cliente no colo", é pra isso que existimos.

E você, Marbio, tem mais é que atender o seu cliente. Só poste o seu fonte, cara, pra gente poder lhe ajudar!!!!!!
Editado pela última vez por Eolo em 23 Jun 2007 09:38, em um total de 1 vez.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:você então ensine e fale que essas lições são aparte (não fazem parte do sistema... hehehe).
Pior que tem tanto cliente chinfrim por aí que pensa que qualquer coisa relacionada ao computador deve ser feita (ou consertada) pelo programador. Já dei esbregues em vários clientes por causa disso.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Eu não penso tão diferente a você quando se trata de pensar em criar algo e obter benefício. Mas estar enganando o cliente ou estar "forçando" ao usuário limitar-se por causa de que o programador tem preguiça de fazer algo melhor ou mais elaborado... não concordo. Devemos apresentar opções ao cliente. Ao que me refiro, pode ser sugerido a expansão de mais um módulo no sistema no qual pudesse fazer mala-direta. E quando eu penso em mala direta... logo penso no Word que é o editor que todo mundo conhece e que pode oferecer maiores e melhores recursos ao usuário. Mas se vocês colegas (Leonardo/Eolo) gostam de se fazerem valer apenas pelo que podem fazer limitando ao usuário de outras alternativas como recursos gráficos, vocês correm o risco de serem chamados de "monopolizadores".

Quando eu disse ensinar ao usuário como usar o Word, não foi para acharem que deve ser dito para o cliente: TE VIRA !... Como eu disse, a intenção seria fazer um módulo na qual gere um arquivo DBF com os campos pre-selecionados (ora pelo proprio usuário), pois é dele a autoria do relatório "não do analista". Claro que para disponibilizar tudo isso deve ser feito um módulo aparte ou em conjunto.

Estou rebatendo os comentários/críticas não porque eu não os ache saudáveis, mas sim porque possibilita novas linhas de pensamentos. Até parece que o usuário tem que se adaptar ao sistema... e não o sistema ao usuário... E por favor colega Eolo, mesmo que não foram dirigidas a mim, tenho a certeza que nós todos apreciariamos que não sejam utilizadas palavras chulas nas mensagens.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Mas se vocês colegas (Leonardo/Eolo) gostam de se fazerem valer apenas pelo que podem fazer limitando ao usuário de outras alternativas como recursos gráficos, vocês correm o risco de serem chamados de "monopolizadores".
Não limito meus clientes a nd.....nunca digo não...apenas faço e cobro pelo o que faço.....e faço bem feito e tb. cobro bem.....mas tudo que pego para fazer faço bem feito...e pelo sistema....nd de fora...desde grafico...ou até impressão em USB....tudo isso sem dar problemas...futuros..ou outra coisa que ele tenha que me chamar...para arrumar ou algo assim....e não acho que vou correr o risco de ser chamado de monopolizador......mas sim de facilitador......eu facilito a vida do meu cliente....se quiser....pagar a mais para ter um OFFICE....tudo bem....o dinheiro é dele...faz o que quer.
Eu até tinha muitos limites no clipper agora em xharbour.....sim...acabou todos os limites......o que meu cliente desejar....coloco no sistema....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Eu não duvido da sua habilidade Leonardo, mesmo que até consiga fazer igual ou melhor que um Office da Microsoft. Mas é que você não entendeu a minha sugestão que era disponibilizar os dados para que o Word pudesse trabalhar em combinação com seu sistema. Não vejo nada de errado nisso e você se expressou como se eu quisesse que o Word fizesse todo o trabalho. Eu que eu quiz passar é também mostrar ao usuário que o sistema pode ter inteiração com outros aplicativos. Isto enriquece ao usuário. Mas também concordo que se o cliente não possue o Word, então não teria outra saída. E quando falei de monopilizar, eu me coloco como usuário também. Claro que todos nós precisamos do nosso ganha pão e oferecer outras alternativas parece estar en contra com as nossas políticas de uso/criação de softwares.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Eu não duvido da sua habilidade Leonardo, mesmo que até consiga fazer igual ou melhor que um Office da Microsoft.
Tb. não força a barra neh........heheh...soh quiz dizer, que não prescisso ficar vermelho e dizer pro meu cliente....tche, tem que instalar o OFFICE para poder funcionar algumas coisa do meu sistema...
Mas é que você não entendeu a minha sugestão que era disponibilizar os dados para que o Word pudesse trabalhar em combinação com seu sistema. Não vejo nada de errado nisso e você se expressou como se eu quisesse que o Word fizesse todo o trabalho.
Entendi sim senhor...é que não achei certo mesmo...ter que usar o word para complementar o meu sistema......desculpa se me expressei mal...
Eu que eu quiz passar é também mostrar ao usuário que o sistema pode ter inteiração com outros aplicativos.
Isso é bom e ao mesmo tempo é ruim....pq fica um sistema dependendo de outro aplicativo para poder funcionar.....
Mas também concordo que se o cliente não possue o Word, então não teria outra saída
Pensa comigo...dah uma dor de barriga no meu cliente ele acordo e diz que quer colocar OFFICE OPEN ...vou dizer pra ele que não pode... soh funciona se for OFFICE da Microsoft...tenho um contrato de Comodato com a Microsoft....hehehe
E quando falei de monopilizar, eu me coloco como usuário também. Claro que todos nós precisamos do nosso ganha pão e oferecer outras alternativas parece estar en contra com as nossas políticas de uso/criação de softwares.
Tche, pensa comigo de novo tenho um usuario extremamente CRU....o cara, alem de aprender a usar o meu sistema...vc vai ter que aprender o WORD tb....ai vai dar serviço.....dobrado...por outro lado....o cara que não sabe usar o word......esta longe de um computador....e acredite....tem muita gente ainda que nunca tocou em um computador....mas vlw pelas dicas..acho que cada um tem seu ponto de vista....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Resumo da ópera: o bom seria montar um esquema para que o cliente pudesse utilizar o processador de textos que ele domina. Se isso não for possível, ainda assim há outras maneiras. Certa vez vi uma mala direta feita totalmente dentro do Clipper (LaserJet). Ao vê-la logo pensei que tinha sido feita no Word. Um trabalho primoroso. Portanto, é possível. Seria uma solução definitiva e muito boa, pois dispensaria os programas de terceiros.
[]'s
Maligno
---

---
And
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por And »

Autor: Toledo

Seção Funções com fonte do site: https://pctoledo.org/download/cop ... t&deonde=2

Abraços,
Anderson
Clipper 52e/Clipper 53b/Blinker 7/Vlib/Fglib/DBFNTX
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não cheguei a analisar. Estou meio enrolado em questão de tempo. Dá pra ver pela hora deste post. Ainda estou trabalhando. :[

Mas imagino que você deve ter testado essas funções do Toledo. Pode dizer qual é o mecanismo de impressão? Usa-se com o Word ou é tudo pelo próprio Clipper?
[]'s
Maligno
---

---
And
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por And »

Tudo em clipper, com substituição.

Abraços,
Anderson
Clipper 52e/Clipper 53b/Blinker 7/Vlib/Fglib/DBFNTX
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Esse exemplo do Toledo passado pelo colega ANDERSON é muito bom. A minha dúvida estava se o aplicativo iria fazer justificação de texto (ver EMICARTA.PRG). Porque devemos tomar em conta que as lacunas quando prenchidas, nem sempre tem o mesmo tamanho quando retirados os espaços e se o texto não for tratado o resultado não ficaria caprichado (alinhado, com estética comprometida). Mas este exemplo acho que iria se adaptar ao caso de utilizar o próprio aplicativo para mezclagem de documentos (em Clipper puro).
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Falando em alinhamento, e para quem gostaria de colocar isso em Clipper mesmo, dentro de sua própria aplicação, quando tiver um tempo ou separar minhas funções de divisão silábica e disponibilizar pro pessoal. Ela usa, inclusive, as regras oficiais da Lingua Portuguesa. Uso apenas nos meus helps e caixas de diálogos. Funciona muito bem e daria perfeitamente para justificar textos no Clipper.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:minhas funções de divisão silábica e disponibilizar pro pessoal. Ela usa, inclusive, as regras oficiais da Lingua Portuguesa. Uso apenas nos meus helps e caixas de diálogos. Funciona muito bem e daria perfeitamente para justificar textos no Clipper.
Maligno, você ja tem isso ?. Quer dizer que com essa função poderias quebrar a palavra no lugar certo de acordo sucedido por hífem e ainda justificar a linha ?. Puxa... isso sim que é um trabalho completo... eu sempre pensei em elaborar essa função mas pensei que executar o conjunto de funções que realizem a separação silábica, sofreria alguma demora considerável e que não compensasse desenvolver. Então pelo visto... com todos esses recursos, até eu deveria lavar a minha boca com sabão.... (depois de ter indicado o uso do Word) hehe pois eram estas funções básicas a que me referia, para que um texto ficasse ao menos decentemente (estéticamente alinhado, me refiro). Eu ainda duvido que outros colegas tenham alcançado reproduzir estas funções de separação silábicas, pois a vejo com um trabalho muito extenso e ao meu ver um pouco perturbador... hehe (digo isto porque o português... não é fácil...).

Agora mais do que nunca vejo que o programador Clipper, é muito tenáz (obstinado, pertinaz) praticamente falando ele cria suas bibliotecas na munheca, chega a ser muito criativo e eficaz. Talvez tudo isso herdamos do pai das linguagens... a linguagem C que tem muito disso. Acho que é todo esse conjunto de coisas que fazem que o Clipper ainda seja gostoso de programar...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:eu sempre pensei em elaborar essa função mas pensei que executar o conjunto de funções que realizem a separação silábica, sofreria alguma demora considerável e que não compensasse desenvolver.
Nada. Me tomou só algumas horas, e consumiu menos de 100 linhas. Perdi mais tempo relembrando alguns aspectos da Língua Portuguesa. Aliás, uma coisa bem chata. :)
Eu ainda duvido que outros colegas tenham alcançado reproduzir estas funções de separação silábicas, pois a vejo com um trabalho muito extenso e ao meu ver um pouco perturbador... hehe (digo isto porque o português... não é fácil...).
Pra você que ainda dá umas enroscadas no idioma pode até ser. Mas no geral é realmente coisa simples.

Vou deixar passar esses dias mais agitados pra separar essa função da minha LIB pessoal. Daí coloco no fórum pro pessoal.
[]'s
Maligno
---

---
Responder