Backup em CD

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Mas o dificil mesmo é EJECTAR a mídia.... hehehe (só brincadeirinha, viu pessoal...)
O pior é que tem quase que fazer isso. Como o dispositivo tem conexão elétrica, é (ou deveria ser) necessário executar o programa de desconexão lógica da unidade, antes de removê-lo. Conheço gente que já perdeu 2 ou 3 pendrives por não usar esse procedimento.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Certo, mas eu tô meio perdido. Já instalei o InCD. Como faço um arquivo batch pra fazer a gravação? Existe algum comando específico? Eu tentei pelo "copy" do dos e não tava dando certo.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

pringles escreveu:Eu tentei pelo "copy" do dos e não tava dando certo.
Você teria que "Formatar o CD-RW" para que esteja apto a gravação pelo DOS. Veja no menú do Nero que tem uma opção de formatação.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Deu certo a formatação. No próprio "Meu Computador", se você clicar com o botão direito do mouse, na listagem você tem uma opção de formatação pelo próprio InCD. Feito isso dá pra gravar normalmente e também apagar, até pelo prompt do dos. A minha dúvida é: então para fazer o back-up dos arquivos por um batch, é só eu formatar pelo InCD na primeira vez e daí pra diante é só executar o batch, mandando copiar os arquivos, só que com substituição? Por exemplo: "copy .... /y".
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Sim, positivo. O CD-RW uma vez formatado, é como se fosse um HD. Podes copiar normalmente com todas as opções do MS-DOS, inclusive criar pastas dentro do CD. Normal.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Sim, positivo. O CD-RW uma vez formatado, é como se fosse um HD. Podes copiar normalmente com todas as opções do MS-DOS, inclusive criar pastas dentro do CD. Normal.
O interessante é que num cliente meu o InCD não funciona assim de jeito nenhum. Não sei o que acontece, mas a cada vez que vou gravar algo lá, o funcionário sempre tem que queimar meu CDRW.
[]'s
Maligno
---

---
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Pessoal, está funcionando o batch para gravação através do InCD, deu certo. Estava pensando, no caso dos clientes que não "tem tempo" de acionar o batch, em deixar um esquema para ativar esse batch em determinado horário do dia (sozinho). Seria pelo agendador de tarefas do windows? Alguém tem alguma dica de uma forma bem simples de fazer isso?
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Caro Pringles, você sabe que para obter um backup com sucesso de todos os arquivos, devem estar os arquivos fechados, isto é, de preferência todo mundo fora da rede. E quanto a colocar essa rotina de backup no agendador de tarefas, acho a vezes pouco conveniente, pois você deveria acioná-lo num momento que tenha certeza que ninguém esteja acessado.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Na verdade, criei um batch para executar o sistema. Ao encerrar o sistema, no servidor, ele copia os arquivos ".dbf" para uma pasta separada no hd. Sendo assim, eu gravo no cd os arquivos da pasta separada, onde os arquivos não são acessados por nenhuma estação na rede. Apesar de que os arquivos não estarão atualizados nesta pasta, ou seja, ficarão no máximo com um dia de atraso, é melhor ter esses arquivos do que ficar sem nenhum em cópia. Estes são casos específicos, onde o cliente, às vezes por negligência, deixa de executar as cópias com freqüência. Numa emergência, mesmo tendo em mãos cópia do dia anterior, é preferível isso a perder tudo o que havia cadastrado. Nestas situações que eu pergunto se pode ser feito agendado, já que normalmente os clientes farão pelo batch para gravar diretamente no cd, sem estações conectadas.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Porque você simplesmente não cria "sombras" desses arquivos. Uma cópia simples pode ser feita normalmente, mesmo que os arquivos estejam abertos. Basta copiá-los para um diretório temporário, fazer o back-up desse diretório e apagar as sombras.
Se quiser, o utilitário de back-up do Windows XP já faz isso (shadow copy) e o processo pode também ser agendado. Só não sei dizer se em termos de compactação ele é eficiente ou não.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Ahh entendí. Mas quando você diz que grava no HD, seria HD local ou do servidor ?. Acho que o acionamento de copiar seus BDs através de BATCH logo após de encerramento do sistema, deveria ser feita uma única vez ao dia e por uma éstação apenas (isto para cada tipo de BDs de cada sistema) e ainda ser feito no HD local e o agendamento também nessa única máquina. Senão ficaria uma coisa muito massante. Mas ao final de contas, não vejo problema algum em fazer o agendamento de gravação naquela estação. Mas esta operação (de gravação/leitura), as vezes segura um pouco a máquina, por isso deveria ser feito num momento não de pique...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Mas quando você diz que grava no HD, seria HD local ou do servidor ?.
Tanto faz. O único senão é com relação à carga de trabalho na máquina que fará essa cópia. Normalmente, back-up é coisa que se faz no final do dia. No lugar do colega, eu agendaria para +/- 17:30h, por exemplo, e no servidor. Mesmo que alguém esteja mantendo algum arquivo aberto, a sombra da base de dados será copiada para o diretório temporário normalmente. Aí é só fazer a cópia. Isso tudo por batch ou algum utilitário. Aliás, o Cobian, um utilitário de back-up que havíamos discutido em alguma outra thread, e há pouco tempo, faz cópias com sombreamento facilmente. E já tem uma agenda. Testei rapidamente e não tem uma maravilha de interface, mas é grátis e cumpre o que faz. Aliás, pode-se gerar ZIPs por ele. Nisso eu gostei, porque se for necessário pinçar algum arquivo, acho que seria mais fácil usar o WinZIP.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Bem tanto faz... eu não diria... pois ja que é feito o espelhamento do que vai ser backupeado, por quê terias que provocar tráfego na rede desnecessário (novamente) e é mais seguro (pelo tempo de espera entre leitura/gravação). Agora a recompendação de um aplicativo... é a melhor coisa a se fazer, mais ainda quando é gratuita, que compacta, que agenda tarefa e que grava em CDs. Isto venho falando bem antes pois não sou mais favor do INCD... ja me provocou alguns contra-tempos (dos quais eu não os consideros que eu deva ser responsabilizado) então para o cliente digo que utilize tal aplicativo externo e ponto final ! (nisso não ponho o meu pescosso a mercê da qualidade da mídia ou pela imprudência do usuário ejectar o CD antes de finalizar a gravação)...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Pablo César escreveu:Mas quando você diz que grava no HD, seria HD local ou do servidor ?
Então, a cópia pode também ser feita para o HD da estação, mas não é este o caso. Eu quis dizer a cópia no HD do servidor.
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Maligno escreveu:Porque você simplesmente não cria "sombras" desses arquivos.
Gostei da idéia, mas acredito que não haja essa necessidade. Na grande maioria dos casos, os clientes efetuam back-up regularmente. Nos casos a parte que não o fazem, eu pretendo deixar este esquema de back-up agendado. Mas já deixo bem claro que o responsável pelos dados é o cliente, ou seja, aviso para fazer o back-up e deixo tudo pronto para facilitar o processo, mas se ele não fizer, não é minha culpa. Mas para evitar problemas, pensei nesse agendamento, só por prevenção.
Responder