Impressão do Clipper em porta USB.

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, Marcos vc pode baixar as html da pasta DOC no link abaixo:
http://www.sygecom.com.br/xharbour/help_xharbour.zip

Nesse outro link abaixo tem alguns comandos de impressoras :
http://www.sygecom.com.br/xharbour/impressao_epson.txt

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

sygecom escreveu:Tche, Marcos vc pode baixar as html da pasta DOC no link abaixo:
http://www.sygecom.com.br/xharbour/help_xharbour.zip

Nesse outro link abaixo tem alguns comandos de impressoras :
http://www.sygecom.com.br/xharbour/impressao_epson.txt
Opa... legal Leonardo... esses dois arquivos seraum muito úteis pra mim... valew
Marcos Villela
x[H]arbour.org (CVS) | GtWvW+HwGui (CVS) | HbMake | Dbf | Rdd DbfCdx | LeToDb (CVS) (Implantando)
===============================================================
“Quem nunca dormiu à noite e acordou de repente, suando frio e chorando, chorando e
chorando? Se isso lhe aconteceu, então você foi apanhado pelo blues.” (Robert Johnson)
Sweet Home Chicago (Versão Blind Bulldog Blues): www.youtube.com/watch?v=J-V61vQTSZs
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, Marcos....jah dei minhas contribuições....e espero poder ajudar cada vez mais...como tb. ser ajudado....agora...me esqueci de uma coisa...parabens pela dedicação...em fazer uma ferramenta FREE para os colega do forum....esse fim de semana vou preparar uns exemplo que tenho sobre as impressão com preview() na win32prn....e vou te mandar para vc ver como esta ficando meu mini projeto....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Oi Leonardo...
sygecom escreveu:Tche, Marcos....jah dei minhas contribuições....e espero poder ajudar cada vez mais...como tb. ser ajudado....
Com Certeza... esse é o espirito...! Valew
sygecom escreveu:agora...me esqueci de uma coisa...parabens pela dedicação...em fazer uma ferramenta FREE para os colega do forum....
opa... obrigado... espero que sirva pro pessoal como ta servindo pra mim... só naum sei como divulgar para o pessoal que naum estaum acompanhando esse post... mas com certeza qdo surgir o assunto o pessoal que conhece comenta... como vi em outro post o amigo Pablo comentando... !

A ideia da usbprint surgiu depois de eu cansar de ler posts interminaveis sobre esse assunto... testar varios programas... entaum resolvi eu mesmo desenvolver algo mais completo... que não precise alterar praticamente nada nos relatorios clipper... que ficasse transparente... e não tivesse limitações... pq acho q naum adianta imprimir em windows ... mas gerar outros limitacoes que no clipper não tem.

sygecom escreveu:esse fim de semana vou preparar uns exemplo que tenho sobre as impressão com preview() na win32prn....e vou te mandar para vc ver como esta ficando meu mini projeto....
Que legal Leonardo... isso é interessante... ai podemos trocar umas idéias... aguardarei...
Editado pela última vez por MarcosV em 29 Jun 2007 17:45, em um total de 1 vez.
Marcos Villela
x[H]arbour.org (CVS) | GtWvW+HwGui (CVS) | HbMake | Dbf | Rdd DbfCdx | LeToDb (CVS) (Implantando)
“Quem nunca dormiu à noite e acordou de repente, suando frio e chorando, chorando e
chorando? Se isso lhe aconteceu, então você foi apanhado pelo blues.” (Robert Johnson)
Sweet Home Chicago (Versão Blind Bulldog Blues): www.youtube.com/watch?v=J-V61vQTSZs
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Olá Marcos,

Estive testando seu aplicativo que está ficando muito bom !.
Mas tenho algumas observações a fazer:

1. Achei muito bom seu aplicativo que ele obedece tanto o uso através das TAGs como também obedece os comando padrão Epson.
2. Na opção /EDIT, para entrar na parte de configuração, ao mudar a variável correpondente a "Apagar Arq. automaticamente", mesmo colocando "S", o aplicativo não apaga. Mas antes de você procurar a respeito, deixa te dar uma opinião. Sei que fui eu que solicitei para fazer esta incrementação sobre DELETAR_ARQUIVO, S/N ?. Mas eu pensei que poderia serem definidos todos os swithes como padrão conforme a vontade do usuário. Mas logo ví que isto não valeria a pena. Portanto colega, se desejar eliminar este variável de dentro do /EDIT; esteja a vontade...
3. Elaborei uma tela que poderia ser utilizada para o help do aplicativo. Desculpe se pareço intrometido demais... tomei a liberdade de fazer uma e espero que você goste !. Segue abaixo:

Código: Selecionar todos

ÚÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ USBPRINT for Windows - Vers„o: 8.0 ÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ¿
      ³  ÚÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÂÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÂÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ¿  ³
      ³  ³ Formato da fonte ³  Defini‡„o da Tag  ³ Valor padr„o Epson ³  ³
      ³  ÃÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÅÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÅÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄ´  ³
      ³  ³ Normal           ³ 123456789012345678 ³  = CHR(18)        ³  ³
      ³  ³ Condensado       ³ [COMPRIMIDO]       ³  = CHR(15)        ³  ³
      ³  ³ Expandido        ³ [EXPANDIDO]        ³  = CHR(14)        ³  ³
      ³  ³ Ativa Negrito    ³ [NEGRITO]          ³ G = CHR(27)+"G"   ³  ³
      ³  ³ Desativa Negrito ³ [CANCELA NEGRITO]  ³ H = CHR(27)+"H"   ³  ³
      ³  ÀÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÁÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÄÙ  ³
      ³  Sintaxe: USBPRINT <Arquivo_Impress„o> [Parametros]              ³
      ³                                                                  ³
      ³ PARAMETROS:                                                      ³
      ³ /DEF    --> Impressora: Imprimir   impressora  Padr„o  (Default) ³
      ³ /SEL    --> Impressora: Selecionar impressoras Instaladas        ³
      ³ /NODEL  --> Arquivo   : Manter Arquivo apos Impress„o  (Default) ³
      ³ /DEL    --> Arquivo   : Apagar Arquivo apos Impress„o            ³
      ³ /T1     --> M o d o   : Interface Texto (Default)                ³
      ³ /T2     --> M o d o   : Interface Janela                         ³
      ³ /T3     --> M o d o   : Desativar Interface                      ³
      ³ /EDIT   --> Defini‡„o de TAGs                                    ³
      ³ /? ou ? --> Mostra esta tela em Janela                           ³
      ³                                                                  ³
      ÀÄ Desenvolvido por Marcos Villela - Sorocaba/SP - (15) 9706-9330 ÄÙ
Aparentemente parece feia porque está sendo exibida no padrão de caracteres for Windows (em modo gráfico), mas grave em texto e veja se gostar...
4. A opção /DEL, sim está deletando o arquivo após impressão.
5. A janela de help que aparece é de texto fixo onde menciona as TAGs. Eu proponho que seja exibido de acordo com a ultima configuração feita para cada TAG.
6. Tenho observado que a versão do seu aplicativo, não mudou nunca. Proponho que a próxima versão seja a 8.0 se você estiver de acordo.
7. Quando são definida as TAGs, nesta versão testada (versão 7.0), fica um pouco confuso a interpretação da edição de TAGs, por isso tomei a liberdade de elaborar pra você uma tela de help.
Depois que modifiquei todos as TAGs, e tinha ficado da seguinte forma:

Normal  Condensado  Negrito  Desat.Negrito   Expandido  
CHR(1)     CHR(2)   CHR(3)       CHR(4)        CHR(5)
Daí resolví testar e simplesmente não foram interpretadas as TAGS. Existiria alguma razão ?

Bem Marcos, sei que você gostaria de terminar o aplicativo. Mas todos nós temos a ganhar com o aperfeiçoamento do USBPRINT e agradeço muito a sua comprensão !.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Oi Pablo...
Pablo César escreveu:Estive testando seu aplicativo que está ficando muito bom !.

Mas tenho algumas observações a fazer:
Pablo César escreveu:1. Achei muito bom seu aplicativo que ele obedece tanto o uso através das TAGs como também obedece os comando padrão Epson.
Legal.
Pablo César escreveu:2. Na opção /EDIT, para entrar na parte de configuração, ao mudar a variável correpondente a "Apagar Arq. automaticamente", mesmo colocando "S", o aplicativo não apaga. Mas antes de você procurar a respeito, deixa te dar uma opinião. Sei que fui eu que solicitei para fazer esta incrementação sobre DELETAR_ARQUIVO, S/N ?. Mas eu pensei que poderia serem definidos todos os swithes como padrão conforme a vontade do usuário. Mas logo ví que isto não valeria a pena. Portanto colega, se desejar eliminar este variável de dentro do /EDIT; esteja a vontade...
É ... pra mim não é util... mas achei que para alguns poderia ser... mas ia comentar com vc sobre isso.... acho melhor tirar... vai ficar mais enxuto!
Pablo César escreveu:3. Elaborei uma tela que poderia ser utilizada para o help do aplicativo. Desculpe se pareço intrometido demais... tomei a liberdade de fazer uma e espero que você goste !. Segue abaixo:
Numa boa Pablo... nao dei muito importancia para telas... ia deixar isso para o final... no inicio tava mais preocupado com o funcionamento.. agora q estava começando a pensar em telas... mas como ja tinha dito... tudas sugestoes e comentarios sao bem vindos.... e achei muito legal o layout da sua tela... !
Pablo César escreveu:5. A janela de help que aparece é de texto fixo onde menciona as TAGs. Eu proponho que seja exibido de acordo com a ultima configuração feita para cada TAG.
Como assim ?
Pablo César escreveu:6. Tenho observado que a versão do seu aplicativo, não mudou nunca. Proponho que a próxima versão seja a 8.0 se você estiver de acordo.
7. Quando são definida as TAGs, nesta versão testada (versão 7.0), fica um pouco confuso a interpretação da edição de TAGs, por isso tomei a liberdade de elaborar pra você uma tela de help.
Na proxima versão vou me preocupar mais com telas e com a atualização da versão... e com certeza vou usar o exemplo do layout da sua tela.
Pablo César escreveu:Depois que modifiquei todos as TAGs, e tinha ficado da seguinte forma:

Normal  Condensado  Negrito  Desat.Negrito   Expandido  
CHR(1)     CHR(2)   CHR(3)       CHR(4)        CHR(5)
Daí resolví testar e simplesmente não foram interpretadas as TAGS. Existiria alguma razão ?
aqui ta normal... explique mais detalhadamente oque ta acontecendo.
Pablo César escreveu:Bem Marcos, sei que você gostaria de terminar o aplicativo. Mas todos nós temos a ganhar com o aperfeiçoamento do USBPRINT e agradeço muito a sua comprensão !.
Sem Problemas....!
Marcos Villela
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

MarcosV escreveu:
Pablo César escreveu:5. A janela de help que aparece é de texto fixo onde menciona as TAGs. Eu proponho que seja exibido de acordo com a ultima configuração feita para cada TAG.
Como assim ?
Quando você chama a tela do help, aparece:

TRADUÇÄO: T A G S.: | [NORMAL]   | [NEGRITO]  | [EXPANDE]  |
                    | [COMPRIME] | [DELNEGRI] |
E quando são alteradas as TAGs, este help continua exibindo da mesma forma. Aproveitando o modelo que passei sobre a tela-help, você poderá fazer com que o aplicativo venha a ler a configuração dada as TAGs e venha sobrepor na tela-help.
MarcosV escreveu:aqui ta normal... explique mais detalhadamente oque ta acontecendo.
Está tudo bem. Desconsidere essa observação, pois não tem nada de errado com a interpretação de TAGs. Eu estava testando as TAGs com os valores de: CHR(1), CHR(2), CHR(3), CHR(4) e CHR(5).

E a interpretação com estes valores (já com os código ASCII) dentro do arquivo de impressão, não está sendo interpretado como &("CHR(1)"). O problema que não posso reproduzir agora em tela esses valores, mas vou utilizar outro valor de exemplo:

a) Definindo o valor do campo da TAG [COMPRIMIDO] para: "CHR(171)"
b) No arquivo de impressão tem o seguinte conteúdo:

[NORMAL]Teste de letra tamanho normal
 ½ Teste de letra comprimido
[NORMAL]Teste de letra tamanho normal
Neste exemplo acima, não é interpretado o conteúdo do campo TAG como se fosse como a interpretação literal em Clipper.
Mas acho, que isso talvez não venha ser tão necessário. Ao menos se você quiser considerar, toda vez que dentro desses campos TAGs exista a string "CHR(" e ")" daí a sua interpretação será dada através de &(campo_da_tag). Mas isto, deixo ao seu critério.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, Marcos como andas com o Projeto ?...se eu poder ajudar em algo ...prende o grito...

Abraços
Leonardo Machado....
Leonardo Machado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

E como vai ser o esquema de tradução para várias impressoras diferentes? Não seria viável criar um banco de dados e deixar o programa executor do USBPRINT manipulá-lo diretamente? Isso excluiria a necessidade de help, que a meu ver já é desnecessário. E de quebra daria para o programa a flexibilidade de incluir impressoras, tagas, etc por sua própria conta. O USBPRINT, ao iniciar, carregaria esse arquivo e iria tratando as traduções, conforme fosse encontrando um "indício" de TAG. Algo como uma string que seria obrigatoriamente utilizada como prefixo. Por exemplo %[.....]. Isso seria bom ter para que o programa não tivesse que ficar pesquisando byte por byte. Agilizaria o serviço.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Fala ae Pablo..
Pablo César escreveu:Quando você chama a tela do help, aparece:

TRADUÇÄO: T A G S.: | [NORMAL]   | [NEGRITO]  | [EXPANDE]  |
                    | [COMPRIME] | [DELNEGRI] |
E quando são alteradas as TAGs, este help continua exibindo da mesma forma. Aproveitando o modelo que passei sobre a tela-help, você poderá fazer com que o aplicativo venha a ler a configuração dada as TAGs e venha sobrepor na tela-help.
Problema Corrigido na nova versão.
Editado pela última vez por MarcosV em 04 Jul 2007 02:12, em um total de 2 vezes.
Marcos Villela
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Fala ae Leonardo...
sygecom escreveu:Tche, Marcos como andas com o Projeto ?...se eu poder ajudar em algo ...prende o grito...
Vou colocar logo mais a nova versão do USBPRINT... de uma olhada e comente...!!!
Marcos Villela
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, assim que vc colocar no ar...me avisa que damos uma olhada...

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Falae ae Maligno...
Maligno escreveu:E como vai ser o esquema de tradução para várias impressoras diferentes? Não seria viável criar um banco de dados e deixar o programa executor do USBPRINT manipulá-lo diretamente? Isso excluiria a necessidade de help, que a meu ver já é desnecessário. E de quebra daria para o programa a flexibilidade de incluir impressoras, tagas, etc por sua própria conta. O USBPRINT, ao iniciar, carregaria esse arquivo e iria tratando as traduções, conforme fosse encontrando um "indício" de TAG. Algo como uma string que seria obrigatoriamente utilizada como prefixo. Por exemplo %[.....]. Isso seria bom ter para que o programa não tivesse que ficar pesquisando byte por byte. Agilizaria o serviço.
ainda não tinha pensado nisso... a principio queria só traduzir os comandos das matriciais padrão Epson... mas acabei fazendo mais que isso... o projeto cresceu e agora (com certeza!) seria interessante fazer algo nesse sentido... vou analizar essa questão... valew !!!
Marcos Villela
MarcosV
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MarcosV »

Vejam aí pessoal... e comentem...!

ATUALIZAÇÃO: U S B P R I N T :
1. Parametro: /SEL: Mostra Impressoras em Ordem Alfabetica e Destaca Impressora Default.
2. Parametro: /SEL"Impressora": Especificar Impressora.
3. Parametro: /LIST: Lista Impressoras em Arquivo [Sugestão Maligno].
4. Imprime Acentos da tabela ASCII.
5. Outros ajustes e correções... Ver Help.

USBPRINT

Obs.: Quem criou tags... favor apagar o Arquivo USBPRINT.CFG e recriar as tags.
Marcos Villela
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Já melhorou mais ainda. Parabéns. Mas acho que pelo parâmetro /LIST:<arq> eu deveria poder escolher o nome de arquivo que eu quisesse. Nada crítico, claro. Mas poderia me facilitar mais o trabalho.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Responder