Ajuda ao editar programa...

Aqui é o lugar para bater papo e trocar idéias sobre os mais variados assuntos

Moderador: Moderadores

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não vou me aprofundar nisso. Não é problema meu. Mas pode ser um pouco pior que pirataria.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Maligno escreveu:Não vou me aprofundar nisso. Não é problema meu. Mas pode ser um pouco pior que pirataria.
Tb. não é problema meu....mas como é com a LBV hj ....amanha pode ser com um de nós....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

sygecom escreveu:Tb. não é problema meu....mas como é com a LBV hj ....amanha pode ser com um de nós....
Quando disse que isso não é problema meu, não estava me referindo a esse aspecto. Mas deixa pra lá.
[]'s
Maligno
---

---
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

Vejam ! É muito relativo.

Hj mesmo um cliente me procurou porque quer mudar a tela principal do sistema, o cara que fez o sistema sumiu a 3 anos, eu consegui botar para rodar em outras máquinas descobrindo o modo de proteção, mas ele mudou a empresa e na tela principal aparece os dados antigos e ele queria mudar isso, mas vai ser impossível, foi linkado com Blinker com a opção COMPRESS, tentei em hexadecimal mas não deu.

Não creio que neste caso seja pirataria.

Existem casos e "casos", então não vamos fazer um pré-julgamento, deixemos que ele explique o motivo.

Até logo.

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Clipper escreveu:não vamos fazer um pré-julgamento, deixemos que ele explique o motivo.
Este é o ponto. :)
[]'s
Maligno
---

---
skylab
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por skylab »

sygecom escreveu:
Maligno escreveu:Imagino que esse LBV seja a marca de quem fez o programa. Se for pra tirar isso, tem que ser o autor. Senão, vira maracutaia. E sendo "grande", deve ser desenhado. Neste caso, só com os fontes mesmo.
No popular.....PIRATARIA....:P

Fui...

Leonardo Machado
Galera, em primeiro lugar não á maracutaia isto visto que o programa foi feito por um amigo meu. Eu tinha perdido o contato com ele visto que o mesmo tinha mudado de cidade. Mas conseguí encontrar ele. a Sigla LBV significa Luiz Batista Vieira, que por sinal é o nome deste meu amigo. Já pedí a ele que modificasse para mim. Agradeço ao pessoal que tentou me ajudar e lamento a ignorância de certas pessoas que insinuaram que estava praticando pirataria.
Ok...
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Me desculpe, mas você está exagerando. Ninguém foi "ignorante". O errado foi você, que não especificou o porquê da necessidade de modificar algo que tem relação com a identificação da autoria de um programa que, confessadamente, não é seu.

Sem muitos dados pra fazer um julgamento correto, acabamos levantando algumas suposições. Ninguém o chamou de desonesto ou coisa parecida. Apenas especulamos quais seriam seus reais motivos. E note que temos todo o direito de especular a respeito disso.

Pra evitar confusões futuras, faça algo simples: seja mais específico sobre seus motivos. Pode estar certo de que ninguém neste fórum tem a intenção de levar ofensa a quem quer que seja. Se seus motivos se mostrarem justos e íntegros, sempre terá a ajuda que precisar e que estiver disponível.
[]'s
Maligno
---

---
skylab
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por skylab »

Maligno escreveu:Me desculpe, mas você está exagerando. Ninguém foi "ignorante". O errado foi você, que não especificou o porquê da necessidade de modificar algo que tem relação com a identificação da autoria de um programa que, confessadamente, não é seu.

Sem muitos dados pra fazer um julgamento correto, acabamos levantando algumas suposições. Ninguém o chamou de desonesto ou coisa parecida. Apenas especulamos quais seriam seus reais motivos. E note que temos todo o direito de especular a respeito disso.

Pra evitar confusões futuras, faça algo simples: seja mais específico sobre seus motivos. Pode estar certo de que ninguém neste fórum tem a intenção de levar ofensa a quem quer que seja. Se seus motivos se mostrarem justos e íntegros, sempre terá a ajuda que precisar e que estiver disponível.
Você diz que todos vocês tem o direito de especular. Ora, especular alguém julgando-o não me parece ser uma coisa certa a se fazer. Como disse um participante numa das respostas acima, deviam primeiro procurar saber o motivo para depois tomarem alguma posição.

Recebí diversos elogios de amigos meus referente ao Fórum. Pude perceber que existem pessoas que realmente estão dispostas a ajudar e pessoas que só querem saber de tirar proveito faznedo piadas sem graças em relação a situações alheias.

Mas de qualquer forma, agradeço as pessoas de bom coração que tentaram me ajudar e simplesmente ignoro as outras pessoas que me julgaram.
Ok...
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

skylab escreveu:
sygecom escreveu:
Maligno escreveu:Imagino que esse LBV seja a marca de quem fez o programa. Se for pra tirar isso, tem que ser o autor. Senão, vira maracutaia. E sendo "grande", deve ser desenhado. Neste caso, só com os fontes mesmo.
No popular.....PIRATARIA....:P

Fui...

Leonardo Machado
Galera, em primeiro lugar não á maracutaia isto visto que o programa foi feito por um amigo meu. Eu tinha perdido o contato com ele visto que o mesmo tinha mudado de cidade. Mas conseguí encontrar ele. a Sigla LBV significa Luiz Batista Vieira, que por sinal é o nome deste meu amigo. Já pedí a ele que modificasse para mim. Agradeço ao pessoal que tentou me ajudar e lamento a ignorância de certas pessoas que insinuaram que estava praticando pirataria.
Tche, tu deveria ter dito isso no seu primeiro Post.....alias...vc deveria ter procurado primeiro o programador....e não vir aqui pedindo pra alguem alterar o sistema para vc..

Leonardo Machado
Leonardo Machado
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Ser novato num forum não quer dizer que seja novato em programação. Muitos do que aqui frequentam também estão carequinhas ou com cabelos brancos(como eu).

Mas um assunto como este pode render procedimentos que podem até censurar este forum.

O mesmo é aberto a solicitações e recebe todo tipo de ajuda de seus célebres membros e qualquer opinião aqui postada deve ser avaliada sem passarmos para o lado pessoal.

Em nenhuma das postagem ouve de sua parte algo que representasse oportunismo e da parte dos outros, ataques ignorantes, mas sim um alerta.

Se o aplicativo é de outro é necessário fazer o que voce fez, contactá-lo e obter esta permissão, pois mesmo que o software tenha sido desenvolvido na empresa, a posse de autoria ainda assim sempre será de seu autor. A empresa é dona do código mas o conteúdo é de autoria do produtor e a empresa só poderá fazer alterações no código se foi regido em contrato que na falta do produtor isto possa ser feito.

E porque é um alerta?

Se um software foi alterado por um programador a pedido de outrem que não era o dono, quem paga o pato é o programador e não quem pediu.

Em outro caso, quando o sistema é interessante, existe a vontade de saber como o codigo realiza a operação e ai sentimos a vontade de descompilar e analisar o codigo. Neste caso, usar o codigo para aprender como fazer não seria visto como PIRATARIA ou PLAGIO.

Definindo:
PIRATARIA:a atividade de copiar, reproduzir ou utilizar indevidamente, isto é, sem a expressa autorização dos respectivos titulares, software ou qualquer outra obra intelectual legalmente protegida.

PLAGIO:Assinar ou apresentar como seu, a obra artística ou científica de outrem.

Pelo que pude avaliar de sua postagem voce não se enquadrará nestas situações se alterar o codigo e simplesmente omitir o LBV na entrada(e não vejo porque de tira-lo) mantendo o nome do autor em outras partes do codigo e de seus creditos.

Seu cliente sim estará enquadrado em PIRATARIA se estiver usando em outra empresa o aplicativo que foi adquirido por outra.

Em suma voce continuara ouvindo falar bem deste forum, pois voce também é parte integrante do mesmo.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

skylab escreveu:
Maligno escreveu:Me desculpe, mas você está exagerando. Ninguém foi "ignorante". O errado foi você, que não especificou o porquê da necessidade de modificar algo que tem relação com a identificação da autoria de um programa que, confessadamente, não é seu.

Você diz que todos vocês tem o direito de especular. Ora, especular alguém julgando-o não me parece ser uma coisa certa a se fazer. Como disse um participante numa das respostas acima, deviam primeiro procurar saber o motivo para depois tomarem alguma posição.

Recebí diversos elogios de amigos meus referente ao Fórum. Pude perceber que existem pessoas que realmente estão dispostas a ajudar e pessoas que só querem saber de tirar proveito faznedo piadas sem graças em relação a situações alheias.

Mas de qualquer forma, agradeço as pessoas de bom coração que tentaram me ajudar e simplesmente ignoro as outras pessoas que me julgaram.
Amiguinho.....eu ponho a minha cara para apanhar aqui...coloco meu nome,empresa onde trabalho....msn...não me escondo atraz de um simples NICK ou ainda...tenho principios e realmente...vc não demostrou essa transparencia e deixou a desejar...

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

skylab escreveu:Você diz que todos vocês tem o direito de especular. Ora, especular alguém julgando-o não me parece ser uma coisa certa a se fazer.
Não. Eu não disse especular alguém. Mas especular quanto aos seus motivos. Isso nós podemos fazer. Você próprio nos deu esse direito ao omitir seus motivos. Venhamos e convenhamos: sua mensagem estava incompleta. Quando alguém pede aqui no fórum dicas pra alterar programas sem os fontes ou pra descompilar programas, todo mundo fica desconfiado. Você também ficaria. Pois como bem disseram: podem estar sacaneando algum colega. E o próximo a ser sacaneado poderia ser você próprio.
Como disse um participante numa das respostas acima, deviam primeiro procurar saber o motivo para depois tomarem alguma posição.
Ninguém tomou posição alguma. Ninguém te chamou de ladrão, pirata, sacana ou algo do tipo. Só especulamos acerca dos seus motivos. Você esclareceu esses motivos e tudo ficou resolvido. Não é simples?
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

rochinha escreveu:Se um software foi alterado por um programador a pedido de outrem que não era o dono, quem paga o pato é o programador e não quem pediu.
Me permita uma ligeira correção: o mandante é tão culpado quanto aquele que foi contratado pra empreender a ação. Portanto, legalmente, os dois estão sujeitos às sanções previstas no código penal. Além das possíveis ações no âmbito cível, claro.
[]'s
Maligno
---

---
skylab
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por skylab »

Maligno disse:
Ninguém o chamou de desonesto ou coisa parecida. Apenas especulamos quais seriam seus reais motivos. E note que temos todo o direito de especular a respeito disso.
Como assim tem o direito de especular?

CLIPPER disse:
Vejam ! É muito relativo.

Hj mesmo um cliente me procurou porque quer mudar a tela principal do sistema, o cara que fez o sistema sumiu a 3 anos, eu consegui botar para rodar em outras máquinas descobrindo o modo de proteção, mas ele mudou a empresa e na tela principal aparece os dados antigos e ele queria mudar isso, mas vai ser impossível, foi linkado com Blinker com a opção COMPRESS, tentei em hexadecimal mas não deu.

Não creio que neste caso seja pirataria.

Existem casos e "casos", então não vamos fazer um pré-julgamento, deixemos que ele explique o motivo.

Até logo.

Marcelo
Estão vendo a diferença de caráter...

Como já disse anteriormente, entrei no fórum por ter recebido diversas informações interessantes sobre o mesmo. O programa na qual peço ajuda, foi feito por um amigo meu. Como eu tinha perdido contato com ele, precisei de postar no fórum pedindo ajuda. Dois dia após a postagem, conseguí contato com ele. Pedí a ele que fizesse a alteração e foi feito. Ele fez este programa para mim de graça. Sempre me deu a liberdade de alterá-lo como eu quizer. Tanto que eu tinha as fontes na minha máquina sem saber, visto que não tenho conhecimento sobre o programa.

Como já foi resolvido, novamente agradeço as pessoas que tiveram vontade de ajudar. E As pessoas, que se dizem no direito de especular, espero que mudem este conceito. Mesmo porque tem muita gente que processa pessoas por simples declarações. E ainda por cima ganham a causa.
Ok...
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

skylab escreveu:Como assim tem o direito de especular?
Especular não significa acusar.
Especular significa apenas "levantar hipótese, divagar, analisar, meditar, refletir, etc.". Se você se der ao trabalhar de consultar um dicionário, encontrará esta entre algumas outras acepções.
Portanto, meu ignorante colega, temos todo o direito de especular o quanto quisermos. Especular até faz parte do cotidiano das pessoas comuns. Na nossa área vivemos fazendo isso. :)
Estão vendo a diferença de caráter...
Como você, evidentemente, não sabe o que significa "especular", prefiro simplesmente ignorar essa sua avaliação.

Mas, por favor, a fim de evitar novos desentendimentos e para que você não se veja na ingrata situação de ter que avaliar o caráter de alguém, seja mais claro nas suas postagens. Caso contrário, vamos perder muito tempo especulando sobre seus motivos e depois ainda explicando porque especulamos.
[]'s
Maligno
---

---
Trancado