Ainda não consegui entender o xHarbour

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Sim, baixei dos links q você enviou, mas neles não encontrei o HBMAKE.EXE, não existe.
Tche, deve esta dentro da pasta xharbour\bin\hbmake.exe
Falha corrigida, agora sim, criou o executável. Tava muito fácil... só que ao rodar o executável, nada acontece. Já incluí um CLEAR, um INKEY(0)... mas ele simplesmente não toma conhecimento do meu executável, não faz absolutamente nada.
Tche, depois que vc cria o arquivo .BC , para compilar vc so digite hbmake teste.bc sem o /ex
Será que o xHarbour tem um dispositivo para reconhecer novatos???
Não deve ter pq eu jah encarei ele assim como vc esta encarrando...e acredite...de mais uma envestida que vc vai ver que não é nenhum bicho papão.....

Obs: o arquivo criado TESTE.BC criado pelo HBMAKE seria como um TESTE.LNK do BLINKER ...claro que não se aproveita...mas vc jah pode ter uma ideia pra que ele serve....

Se quiser me add no MSN ...posso lhe dar uma força a mais...
suporte@sygecom.com.br

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por diogenes_varela »

Mais uma vez agradeço a paciência... O que me faz insistir é a certeza de q logo isso vai pasar...

Dispositivo anti-novato desativado...

Se o módulo que estou criando estiver sozinho em uma pasta, o executável funciona, mas se estiver em uma pasta que contém outros .PRG, o executável gerado simplesmente não funciona. Já tentei marcar a opção "Compila apenas o módulo /m" mas tbm não funciona.

Pq?
Os computadores não sabem o que fazem. Nós, na maioria das vezes, também não...

E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, se vc tiver o VNC ou algo desse estilo...agente pode fazer uma simples demostração ai...na sua maquina e vc vendo tudo...claro que o ideal é vc entender....como funciona, mas toh querendo soh dar uma forcinha a mais que não tive...mas outra coisa aqui no forum tem muita informação que vc pode pegar.....

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

diogenes_varela escreveu:Mais uma vez agradeço a paciência... O que me faz insistir é a certeza de q logo isso vai pasar...

Dispositivo anti-novato desativado...

Se o módulo que estou criando estiver sozinho em uma pasta, o executável funciona, mas se estiver em uma pasta que contém outros .PRG, o executável gerado simplesmente não funciona. Já tentei marcar a opção "Compila apenas o módulo /m" mas tbm não funciona.

Pq?
Preste atenção na hora que vc estiver criando o arquivo teste.bc..quando vc estiver passando pelas opções do hbmake ...vc vera que vai aparecer a lista dos PRG que participam desse seu EXE...com a BARRA DE ESPAÇO vc marca e desmarca quem vai paricipar ou não....agora se vc apenas marcar um PRG...o hbmake entende que aquele PRG é o que é o PRG principal ou seja o que tem a FUNC MAIN()....mas se vc selecionar mais de um PRG , ai logo em seguida que vc selecionar os PRG que paricipam do EXE ...ele pergunta qual o PRG principal...

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

No link a abaixo vc pode baixar a ultima versão do xharbour jah compilada.
http://sourceforge.net/project/download ... irror=ufpr
Baixei novamente do link fornecido, descarreguei em uma pasta diferente, e acredite, esse arquivo não está lá.

Baixei do link fornecido pelo Vailton e nesse o arquivo está incluído. Não sei o que deve estar acontecendo.

Te add no msn ok?

E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

com a BARRA DE ESPAÇO vc marca e desmarca quem vai paricipar ou não....
Esse pequeno item foi o responsável pela minha confusão, eu não estava "marcando" nenhum programa.

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Desculpa...mas o link que postei era das fontes do xharbour..ou seja para compilar o mesmo....abaixo o link certo...

http://sourceforge.net/project/download ... irror=ufpr

Abraços
Leoanardo Machado
Leonardo Machado
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

No link abaixo tem as instruções, passo-a-passo como compilar programas com o HBMAKE:
https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=2014
Qualquer dúvida ainda, comunica, e, se for necessário adiciono ao link.
[ ]'s
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
diogenes_varela
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Hasse escreveu: 5)-Eliminar: #include "sixcdx.ch" Aparentemente não é suportado, como também parece não ser necessário.
Não entendi bem o que fazer: se o #include é necessário no programa, como proceder para que ele funcione corretamente depois de excluí-lo?

Grato pela ajuda.

sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

diogenes_varela escreveu:
Hasse escreveu: 5)-Eliminar: #include "sixcdx.ch" Aparentemente não é suportado, como também parece não ser necessário.
Não entendi bem o que fazer: se o #include é necessário no programa, como proceder para que ele funcione corretamente depois de excluí-lo?

Grato pela ajuda.
Tche, eu não uso a SIX....mas tente usar o CDX pq acredito que vc vai se dar bem......mas se vc resolver usar a SIX...vc tem que linkar as LIB da mesma...

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
vailton
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por vailton »

Suporte a SIX rdd senão me engano só no xHB comercial
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Tche, eu tb. não tenho certeza pq nunca usei nem no clipper....mas dando uma olhada nos source das LIB do xharbour.....eu vi que tem alguma coisa da SIX..vale a pena dar uma olhada...

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
Responder