WAPI v1.05 - Funções da API do Windows

Fórum sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Maligno escreveu:Não entendo por quê você utiliza RunWAPICmd() diretamente, se existem as funções da biblioteca que fazem todo o trabalho por você de forma mais fácil e segura. Ou existe algum problema com essas funções ?
Maligno, você me fez este questionamento no outro tópico na qual eu o considerei apropriado, porém tenho uma pergunta a fazer:

Com a opção de execução RunWAPICmd() eu posso aninhar comandos utilizando-se apenas uma vez o recurso do RUN (ou SWPRUNCMD que é utilizado pelo WAPI). Embora por questão prática e "segura" teria como executar as funções em modo aninhado ?. Pois sendo executada uma a uma, iria também se executado (internamente) o RUN tantas vezes a função for chamada por separado.

Como ficaria nesses casos ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno, vendo aquele post sobre imagens e bibliotecas... me occorreu uma idéia. O uso da API como plug-in de SVG (Scalable Vectorial Graphics ou gráficos vectoriais escaláveis) poderia ser reproduzido algo (seja WAPI ou outra LIB) mesmo que possa ser exibido uma imagem em outra sessão (abrindo outra janela e desta em modo gráfico), haveria possibilidade de ser feita para atender a demanda em Clipper ?.

Puxa... seria tão bão chamar uma função (que seja digamos da WAPI) de dentro de uma aplicação Clipper, para ser exibido uma foto... por exemplo...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Com a opção de execução RunWAPICmd() eu posso aninhar comandos utilizando-se apenas uma vez o recurso do RUN (ou SWPRUNCMD que é utilizado pelo WAPI).
Isso é verdade. Ao "juntar" comandos, você pode invocar o interpretador de comandos do DOS uma vez só. Mas em quantas situações você precisa fazer isso? Normalmente só se invoca um comando por vez, quando necessário. Pensei em fazer comandos em lote (não é aninhamento). Assim, você apensas precisaria "descarregar" o WAPI no final. Mas daí surgiu a idéia do WAPI residente, que não precisará mais do interpretador de comandos, já que ele vai se comunicar com o programa através de arquivos.
Embora por questão prática e "segura" teria como executar as funções em modo aninhado ?.
Sim, claro. Como eu disse, pensei nisso. Mas daí veio a idéia do WAPI residente. Se bem que, com comandos em lote, ficaria muito mais difícil tratar os retornos. Seria realmente um problema.
Pois sendo executada uma a uma, iria também se executado (internamente) o RUN tantas vezes a função for chamada por separado.
Como eu disse: não vejo tanta necessidade de executar vários comandos em lote.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Maligno, vendo aquele post sobre imagens e bibliotecas... me occorreu uma idéia. O uso da API como plug-in de SVG (Scalable Vectorial Graphics ou gráficos vectoriais escaláveis) poderia ser reproduzido algo (seja WAPI ou outra LIB) mesmo que possa ser exibido uma imagem em outra sessão (abrindo outra janela e desta em modo gráfico), haveria possibilidade de ser feita para atender a demanda em Clipper ?.
Que SVG? Pela execução de uma função em outro programa? Ou que o próprio WAPI fizesse isso?
Puxa... seria tão bão chamar uma função (que seja digamos da WAPI) de dentro de uma aplicação Clipper, para ser exibido uma foto... por exemplo...
Desculpe, mas vejo pouca utilidade prática pra isso. Não consigo ver vantagem nisso. Desagregar o programa,... O próprio programa é que deveria fazer isso. E já existem bibliotecas que permitem isso. No que pese o fato de algumas serem meio "problemáticas" com a comutação para modo gráfico.
Sinceramente, acho que DOS não foi feito pra isso. Em todos casos que vi de programas DOS gráficos, há sempre algum "probleminha" ou "problemão", em decorrência do modo gráfico. Particularmente, gráfico é coisa com a qual trabalho apenas no Windows. DOS pra mim é texto.
[]'s
Maligno
---

---
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

Maligno escreveu:Em todos casos que vi de programas DOS gráficos, há sempre algum "probleminha" ou "problemão", em decorrência do modo gráfico. Particularmente, gráfico é coisa com a qual trabalho apenas no Windows. DOS pra mim é texto.
hahaha :))

E isso não há quem discorde!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:Que SVG?
Lembro uma aplicativo feito em C que utilizou esse recurso não lembro o nome e não estou achando, a aparência de exibição era boa e era por vetorição.
Maligno escreveu:existem bibliotecas que permitem isso. No que pese o fato de algumas serem meio "problemáticas" com a comutação para modo gráfico.
É isso é, por isso hoje prefiro chamar um aplicativo que na linha de comando aceite o parâmetro (no caso nome da foto) e exiba. Mas isto requer uma instalação de um browser para exibir em modo gráfico.
Maligno escreveu:Sinceramente, acho que DOS não foi feito pra isso.
Com certeza que não. Mas eu não me referia fazer um aplicativo para DOS e sim ser chamar o browser como função, isto é convertido pelo seu aplicativo BIN2HEXA.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:
Maligno escreveu:Sinceramente, acho que DOS não foi feito pra isso.
Com certeza que não. Mas eu não me referia fazer um aplicativo para DOS e sim ser chamar o browser como função, isto é convertido pelo seu aplicativo BIN2HEXA.
Bom, até pode ser. E neste caso, nada tem a ver com o WAPI em si. Este prorgrama Bin2Hexa é base para fazer o embutimento de recursos no Clipper. Mas, limitado a 64KB. Se você conseguir encontrar esse programa feito em C, ele ficará limitado a esse espaço. Se não tiver sido feito pelo BCC, é capaz que dê. :)))

Conselho de amigo: se você precisa de gráficos, migre pra Windows. Uma ferramenta Windows não só resolve esse problema, como também muitos outros, que são vistos apenas no DOS. Você não vai conseguir protelar por muito tempo. Encare a realidade: o Clipper já está quase que totalmente obsoleto.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:neste caso, nada tem a ver com o WAPI em si.
Teria a ver caso você considerasse fazer no WAPI. Por isso mencionei:
(seja WAPI ou outra LIB)
Maligno escreveu:Se você conseguir encontrar esse programa feito em C, ele ficará limitado a esse espaço. Se não tiver sido feito pelo BCC, é capaz que dê.
Procurei no meu PC, mas não achei. Procurarei nos meus CDs... mas já viu quanto custa procura CD por CD... Mas quando achar enviarei pra você pra dar uma olhadinha.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Esse tipo de trabalho está bem fora do escopo do que o programa se presta a fazer. Lembre-se: WAPI significa Windows API. Uma ponte para as funções da API do Windows.

Não lembra o nome do programa em C?
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Não. Não lembro. Mas... etahhh teclado rápido o teu... parece escrivão de delegacia... kakaka não consigo piscar o olho... você ja responde... kakakaka (me ensina a tua técnica, e isso que nunca vejo você logado) hihihihi
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Oito anos como auxiliar de escritório datilografando como escrivão de polícia. É prática. :)))
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

<APAGADO>
Lista de parâmetros do utilitário WAPI.EXE.
Editado pela última vez por Maligno em 06 Ago 2007 09:17, em um total de 6 vezes.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno, como você mesmo disse ainda é a mesma versão do que a ultima disponibilizada em 07 Jul 2007 19:12h ?

Eu agora estou visualizando sua ultima mensagem em WIN98 (resolução 1024x768 pixels) e estou tendo dificuldades com ler a sua letrinha azul... será que poderias aumentá-la ? (já viu a idade não vem sozinha... hihihi)
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Maligno, como você mesmo disse ainda é a mesma versão do que a ultima disponibilizada em 07 Jul 2007 19:12h ?
Sim, esta é a ultima. Versão 1.00. Porque?
Eu agora estou visualizando sua ultima mensagem em WIN98 (resolução 1024x768 pixels) e estou tendo dificuldades com ler a sua letrinha azul... será que poderias aumentá-la ? (já viu a idade não vem sozinha... hihihi)
Poxa! Usei size=8 e achei grande. :))) Ajustei pra 10. Melhorou?
Editado pela última vez por Maligno em 06 Ago 2007 09:04, em um total de 1 vez.
[]'s
Maligno
---

---
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Melhoro as letra das Lista......apesar que isso jah vem junto com a Wapi...é soh baixar e ver.

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder