WAPI v1.05 - Funções da API do Windows

Fórum sobre ferramentas de apoio à programação (Clipper/[x]Harbour)

Moderador: Moderadores

ilovewindev
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por ilovewindev »

Yo me ofrezco a traducir al espaniol o al ingles con mucho gusto

Una pregunta al paso: alguien ha provado comunicar alguna aplicacion clipper via sockets/ipx/spx con una aplicacion windows ??? Es solo una idea que estoy investigando

ILW
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

ilovewindev escreveu:Yo me ofrezco a traducir al espaniol o al ingles con mucho gusto
Que bien, esperamos contar con vos.
ilovewindev escreveu:Una pregunta al paso: alguien ha provado comunicar alguna aplicacion clipper via sockets/ipx/spx con una aplicacion windows ??? Es solo una idea que estoy investigando
ILW, no me tomes a mal, pero seria conviente que abrieras un nuevo tópico para tratar de este asunto si no tiene a ver con WAPI. Porque sinó se hace una confusion terrible.

ILW, podrias respondernos los cuestionamientos ? :
Mios, click aqui
De Maligno, click aqui

Así podemos proseguir en tu dificultad. O será que resolviste el problema ? Entonces, contanos como hiciste. Así nos sirve de experiencia, ok compatriota ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

ilovewindev escreveu:Yo me ofrezco a traducir al espaniol o al ingles con mucho gusto
Thank you, ILW. Your offer will be considerated at the right moment. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Para este final de semana estou planejando implementar os ítens abaixo:
  • Cancelamento de jobs de impressão do spooler
  • Fechamento de uma aplicação pelo seu handle
  • Apagamento seguro de arquivos (wipe file)
O terceiro é ainda uma dúvida, mas é algo que em algumas ocasiões eu precisei usar. Ou melhor, o cliente pediu que fosse feito.
Daria até pra fazer pelo Clipper mesmo, mas a manipulação de arquivos pelo Windows é bem mais eficiente. E dependendo do tamanho do arquivo, isso pode levar muito tempo. Sem falar na técnica envolvida. Há duas ou três formas específicas, todas em conformidade com as exigências do Departamento de Defesa americano, que podem exigir de dois a três passos sobre o arquivo.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Beleza, Maligno espero que você consiga. Só não lembro mais para qual situação foi estimulada fazer a função de "Fechamento de uma aplicação pelo seu handle" ?

E geralmente quais são os arquivos WIPE dos quais você se refere, poder dar exemplos ?.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Só não lembro mais para qual situação foi estimulada fazer a função de "Fechamento de uma aplicação pelo seu handle" ?
Mas você mesmo levantou essa necessidade. :)))
Tudo bem. Eu próprio tenho aplicação pra isso. Mas você pode usar essa característica pra fechar algum aplicativo que você mesmo tenha invocado para desempenhar alguma tarefa específica, por exemplo.
E geralmente quais são os arquivos WIPE dos quais você se refere, poder dar exemplos ?.
Não. WIPE é um método de apagamento especial de arquivos, que os torna absolutamente irrecuperáveis. Por vezes documentos sigilosos precisam ser apagados. A técnica consiste em sobreescrever todo o documento com seqüências de bytes, a fim de tornar impossível sua recomposição. Depois disso o arquivo é apagado.
Sabe como é: existem ferramentas que podem recupar um arquivo fisicamente. Em certas situações é interessante que não se permita sua recomposição. Daí a necessidade desse tipo de artifício. Isso, inclusive, é muito utilizado por repartições públicas, autoridades, etc. Há duas ou três normas específicas para sobreescrita de arquivos, criadas pelo Departamento de Defesa americano. São essas as normas utilizadas em programas que têm essa finalidade.
[]'s
Maligno
---

---
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

El Evil,
Uma pergunta, sobre o "wiping": se eu por ex sobrescrever toda a área livre de um HD com Zeros, só uma vez, como pode isso não ser suficiente pra evitar a futura leitura de algo que estava lá antes?

(lembro que o Norton Utilities deixa vc escolher quantas vezes o wiping vai ser feito...)
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Isso, Eolo, pra nós, simples mortais, é praticamente impossível. Mas pra quem tem maquinário apropriado, pode ser feita uma leitura "diferenciada" da mídia magnética. Quando se sobrescreve um bit 0 no lugar de 1, ainda fica uma ínfima marca do que estava ali, antes do 0 chegar. É uma memória magnética. A física explica. O material magnético é formado por cristais de óxido de ferro. Quando recebe uma informação, aquela posição tem seus cristais arranjados de forma a representá-la. Quando recebe outra informação, inversa, há um rearranjo. Mas isso não é perfeito. Aí que entra em ação o tal maquinário especial.
Por isso, pelo esquema do DoD, são utilizados até 3 passos de sobrescrita. Não lembro a seqüência agora, mas é coisa do tipo: no primeiro passo, tudo recebe 1. No segundo, quatro 1's e quatro 0's intercalados. Num terceiro passo, o mesmo, só que invertido. Algo assim. Há uma norma pra isso, claro.
O nome pra essa necessidade é "paranóia". Para o DoD é uma coisa totalmente justificada. Pra nós nem tanto, mas sabe como é: o seguro morreu de "véio". :)))
[]'s
Maligno
---

---
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Legal.

E mais legal ainda é o alerta pra quem pensa que, deletando um arquivo pelo WinExplorer, ele realmente some...

Lembra do UnErase (acho que era esse o nome) do PcTools? Uma vez, sem querer, deletei uma pasta (ops, na época, ainda era "diretório"!), com TODOS os fontes de um programa que tinha acabado de terminar. Pânico geral. Mas aí alguém me apresentou o PcTools e trouxe tudo de volta...
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Esse tipo de recurso de recuperação é que fez a fama e fortuna do já aposentado Peter Norton. Mas, pra evitar qualquer tipo de recuperação de informações, sigilosas, WIPE.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Maligno escreveu:você pode usar essa característica pra fechar algum aplicativo que você mesmo tenha invocado para desempenhar alguma tarefa específica, por exemplo.
Sim disto eu sei. Acho que foi por motivo de alguém estar precisando fechar a sessão, não lembro bem... Vou procurar depois.
WIPE é um método de apagamento especial de arquivos, que os torna absolutamente irrecuperáveis.
Ahhh pensei que eram arquivos que não dessem para serem deletados. Agora entendo sua nova proposta de função, acho legal. Eu mesmo faço isso quando crio arquivo de login e senhas para o FTP interpretar. Beleza !
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Pablo César escreveu:
Maligno escreveu:você pode usar essa característica pra fechar algum aplicativo que você mesmo tenha invocado para desempenhar alguma tarefa específica, por exemplo.
Sim disto eu sei. Acho que foi por motivo de alguém estar precisando fechar a sessão, não lembro bem...
Achei a minha mensagem era para elaborar um servidor de impressão atarvés do USB.EXE (do Heveraldo) que ficava "ouvindo" se tem arquivo para ser impresso no BEMATECH que só imprimia no servidor. O colega Sergio Cabral tinha exposto seu problema aqui, só que o Sergio não respondeu se solucionou o seu problema ainda.

Mas de todas formas, fica valendo para muitas outras utilidades e conciência de cada um. Mas ainda acho bem válido essa função.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

pelo esquema do DoD, são utilizados até 3 passos de sobrescrita
Exatamente. São três passos, mas os valores são outros do que eu disse. Se alguém quiser um exemplo de paranóia, segurança e organização no mesmo lugar, nada melhor que ler o PDF que encontrei. É a norma DoD 5220.22-M, que traz diversas regras de segurança. Está na minha área "pub", diretório "manuals". Não li tudo, mas vi coisas bem interessantes. Ensina até como se deve redigir material confidencial sobre armas atômicas. Muito útil. :)
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Leitura de dispositivos em USB no Clipper através da WAPI

O argentino, não respondeu se conseguiu fazer funcionar a WAPI.LIB na sua compilação.

Estive pensando... quantas dificuldades temos no Clipper com o avanço de novas tecnologias. Sabemos que podemos utilizar LIBs para capturar o sinal vindo pela saída serial (teclados, modens, leitor óptico, etc..). Mas esta mesma opção não temos para USB. Será que seria viável fazer isso através de APIs e elaborar um LIB em C ?

Se fosse possível, imaginem a importância desta LIB, pois estamos de mãos atadas quando se refere a leitor de digitais para fazer biometria, utilizar teclado USB (que são mais comuns e mais baratos), leitor de código de barras... e lá vai...

Não precisa Maligno, sentirse no compromisso de fazer. Sua resposta é mais do que aceitável se isto é viável ou não. Mas já não tenho como pedir mais nada para você. É simplesmente uma idéia e uma necessidade também, mas seria um passo a mais a ser dado pro futuro se for possível é claro.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
ilovewindev
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Mensagem por ilovewindev »

Pablo Cesar / Maligno

No consegui linkear la libreria sin tener error en tiempo de ejecucion (Error 6003) para ser mas exacto asi que la estoy usando como programa ejecutable directamente.

Con respecto a las dificultades de comunicar clipper con windows vengo investigando metodos alternativos para poder mejorar los programas con algunos resultados buenos a traves de programas similar a WAPI. Por ejemplo tengo un programa al que le envio un archivo de texto con una impresion configurada como si fuera para una impresora epson y lo imprime en la impresora por defecto en windows, pudiendo hacer una vista previa si uno lo desea.

He tratado de encontrar la vuelta al problema de comunicaciones DOS - windows pero no encuentro como realizar desde DOS una conexion DDE o algo similar con lo que pueda enviarle datos a un servidor DDE (Dynamic Data Exchange) escrito en Windows al que le pueda agregar prestaciones a gusto.

ILW
Responder