Atalho em rede

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Ok , obrigado pela explicação ....
C:\Xharbour\Xdev\Fw\VSX
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Evil, El Maligno,
Uma pergunta (que já deve ter sido feita aqui no Forum mas não achei): BUFFERS. Qual a função deles? O valor deve ser fixado em função do que? Eu uso 30, mas já eliminei essa linha no Config.nt e meus programas continuaram rodando normalmente...
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Eolo, este negócio de BUFFERS é coisa antiga e meio complicada. Não sei se é do seu conhecimento, mas ele consiste de dois valores. A sintaxe do comando é:

Código: Selecionar todos

BUFFES=<write>[,<read>]
O valor <write> diz respeito às operações de escrita. Antigamente, como os discos eram bem mais lentos, isso fazia alguma diferença. O valor de <read> é um cachê que mantém em memória setores do disco próximos aos que foram requisitados. É uma forma esperta de pensar: "se precisou do setor X, é quase certo que precisará do Y". Os valores de BUFFERS dizem respeito à quantidade de setores. E para cada FILES. Logo, na época do guaraná com rolha, quando memória era produto bem mais escasso e caro, não se podia exagerar muito nesses valores, sob pena de degradar a performance da aplicação pela falta de memória. Acho que o máximo é 99 ou algo próximo disso. Os valores default eu sei que são pequenos.

Você diz que usa 30. Pois desde a época em que comecei a usar o Windows 95, se não me falha a memória, nem uso. Deixo no default. Meu config não tem nada além de FILES, que é o que me interessa. O resto eu simplesmente deixei de lado. E nunca tive problema. :)
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Valeu!
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Aliás, um adendo: em sempre esqueço de configurar FILES nos clientes. Acaba ficando no default. Mas nunca deu problema. :)
[]'s
Maligno
---

---
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

:)Pos Mais um Tabu exclarecido !
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Eolo escreveu:Stanis e Pringles,

Estranha a afirmação de vocês, porque eu rodo exatamente assim (com o "\") na minha rede de trabalho e também em um cliente (WinXP), e funciona normal, SEM a necessidade de mapear.

Aliás, o Éder já tentou - por sugestão minha - fazer o mapeamento. Dá o mesmo erro. Também, deletar o atalho e o recriar, como o Pablo sugeriu. O erro continua.
Realmente, o não avia me atentado para o fato de ser o Windows XP. Ele emula o DOS, de forma que você consiga utilizar o "\".
Estranho o que está ocorrendo, agora fiquei realmente curioso......
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Realmente, o não avia me atentado para o fato de ser o Windows XP. Ele emula o DOS, de forma que você consiga utilizar o "\\".
Estranho o que está ocorrendo, agora fiquei realmente curioso......

Cara , agora que achei o problema no autoexec esta funcioanando normalmente ou seja com "\\" e sem mapeamento tambem ... Apenas um simples atalho criado pelo windows , ok ! ;)
gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Só para continuar a resposta do Mestre Maligno:

O maior valor permitido para Buffers é 80. Mais que isso é ignorado.
O maior valor permitido para Files é 255. Mais que isso é ignorado.

O Files determina a quantidade de arquivos que podem ser abertos ao mesmo tempo pelo DOS.
Vale lembrar tb do Set clipper=F255 que determina a quantidade de arquivos que o Clipper pode abrir. O menor entre files e clipper será o limite. Isso para não receber o temido (Dos Error 4).

Eu costumo acertar as máquinas para Files=250, Buffers=80, Clipper=F250.

Como o Buffers determina o espaço para cache de arquivo e o Clipper trabalha muito com I/O de arquivo, com o devido ajuste, sua aplicação pode rodar mais rápido.
Mas lembre-se que quanto maiores os valores, mais memória vc esta reservando.

Sobre o mapeamento:

1) Tenho sistema que chama um arquivo em lote e este mapeia o drive, executa o sistema e quando fecha o sistema, desmapeia o drive. Assim o drive só é ocupado durante a execução.
2) Em um cliente mais "pesado" eu coloco a aplicação local e os arquivos de dados no servidor. Assim o aplicativo não fica passando pela rede. Vale dizer que a aplicação é em FW.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

gvc escreveu:2) Em um cliente mais "pesado" eu coloco a aplicação local e os arquivos de dados no servidor. Assim o aplicativo não fica passando pela rede. Vale dizer que a aplicação é em FW.
Esse é um ponto de discussão interessante, apesar de fora do tópico. Em redes com muitas máquinas dificulta bastante a manutenção, apesar de existirem certos artifícios pra minimizar o esforço.
Apesar do executável ter de trafegar pela rede, ainda prefiro manter apenas um EXE no servidor, a fim de facilitar a minha vida. A performance não decai tanto no meu caso, que tenho clientes com no máximo umas 10 máquinas. Em clientes realmente "pesados" não tenho qualificação pra comentar.
[]'s
Maligno
---

---
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

bão avia me atentado para o fato de ser o Windows XP. Ele emula o DOS, de forma que você consiga utilizar o "\\".
Pringles,
Aqui, pra mim, o "\\" funciona no 98/ME/XP/Vista... Não só no XP.
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

GVC,

O trem do FILES eu sei, só tenho uma "dúvida": vc disse que "costuma acertar as máquinas para Files=250". Bem, se o seu sistema só abre 100 arquivos simultaneamente, pra que setar 250? Esses 150 handles não usados não vão ficar ocupando máquina à toa?

Quanto aos buffers, você disse "sua aplicação pode rodar mais rápido". Será que a diferença de performance vale mesmo à pena? Será que alguém já testou o tempo que se ganha?
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Até onde sei e me lembro (não me faz a menor diferença atualmente), o valor de BUFFERS é para cada unidade de FILES. Logo, o consumo de memória aumenta bastante para FILES=250. Entretanto, ainda de acordo com o que me lembro, é alocado espaço na memória convencional. Portanto, em nada interfere nos programas que rodam em modo protegido.
[]'s
Maligno
---

---
gvc
Colaborador
Colaborador

Mensagem por gvc »

Para os sistemas que tenho aqui, funcionou e muito.
Vc pode acertar esses valores conforme a sua necessidade. Eu procuro manter um padrão, pois lembrar máquina a máquina qual o valor não é fácil.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
lucimauro
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por lucimauro »

sou novato aqui mas ja tenho uma grande experientcia em programacao.
eu acho que essa mensagem que ta dando seria por causa de que no autoexec.nt que é executado toda vez que se chama um programa DOS, nesse arquivo deve ter alguma chamado de uma pragama que nao existe em seu computador.
Responder