XP fica lento, mas lento mesmo.......

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Caro Marbio,

Não sei se você está acompanhando a evolução a WAPI do Maligno, recentemente ele desenvolveu mais uma função que te permite desabilitar o protetor de telas atra´ves do WAPI.EXE ou pela WAPI.LIB que podem serem utilizados em ambas formas. Este conceito sobre que o protetor de telas do Windows às vezes atrapalha, veio a tona e insentivou a criação dessa nova função do WAPI do Maligno.

Poderias nos dar a sua opinião se a sugestão dada pelos colegas resolveu ?
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Inclusive eu havia comentado: ao iniciar o programa, desabilita o protetor de tela. Ao sair do programa, recupera o estado anterior. Simples.
Mas o Leonardo disse que enviou a FreeTSlice() pra ele e ele disse que o consumo baixou. Pelo que o Marbio havia comentado no início, tudo levava a crer que o problema era com o protetor de tela. Mas agora já não sei.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Pois é... ficou vago o sentido da coisa toda, ora porque o autor ainda não se manisfestou. Mas uma coisa eu posso dizer... pra mim é que às vezes isso representa uma dor de cabeça os protetores de telas... e nem falar daqueles que são em DOS mesmo que fica explodindo como se fosse fogos de artifícios (aquilo é um desastre).
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
marbio
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por marbio »

Ola galera,

Me desculpe pela demora, tava fazendo teste, o rendimento da CPU ficou bastante livre.

Mas quando entra na proteção de tela so paciencia para voltar no sistema. Pelo teste q eu fiz o problema e da maquina mesmo. eu instalei o meu sistema em outra maquina e ficou lento so 20%, nao como ficava na outra maquina. ai o cliente concordou de tirar a proteçao da tela.
Resumindo o problema era da maquina.

Eu agradeco atenção de todos.
Sempre há uma solucao para os nossos problema clipper.....
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

marbio escreveu:Resumindo o problema era da maquina.
Quanto a afirmação, tenho dois comentários:

1 - O mais óbvio as vezes é que demoramos mais para perceber. Problemas de hardware costumam ser assim.

2 - Só me convenço que era problema de máquina, se disser além do seu programa, vários outros também travavam ou não funcionavam adequadamente. Se era só o seu, tudo indica que o seu programa é que tem algum probleminha. Nem que este problema se chame simplesmente Clipper.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Eu já tive um pente de memória que dava pau direto em apenas um único programa Clipper. Nos demais programas, pesados ou não, DOS ou Windows, tudo funcionava perfeitamente. Foi trocar o pente e o problema desapareceu.
Hardware, às vezes, pode se tornar um mistério indecifrável.
[]'s
Maligno
---

---
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

marbio escreveu:Pelo teste q eu fiz o problema e da maquina mesmo. eu instalei o meu sistema em outra maquina e ficou lento so 20%, nao como ficava na outra maquina. ai o cliente concordou de tirar a proteçao da tela.
Resumindo o problema era da maquina.
Realmente, em alguns casos, nós temos que comprovar ao cliente que o problema é na máquina dele. Alguns até argumentam que a máquina está em perfeitas condições, já que a internet e o office estão funcionando...
Mesmo assim, Marbio, nestes casos não compensa investir muito tempo para "desvendar" o que está ocorrendo. É claro que ficamos curiosos a respeito nestes tipos de situação, mas sempre tem algo mais urgente para ser feito.
CLIPPER 5.2 / BLINKER
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Os clientes, salvo algumas exceções, têm uma incrível tendência a pôr culpa naquilo que eles pensam que lhes sairá mais barato. :)
[]'s
Maligno
---

---
pringles
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por pringles »

Absolutamente correto!!!!
É exatamente assim que funciona: eles identificam o problema sem nem mesmo ter qualquer conhecimento técnico, é simplesmente pelo preço... hehehehe
Por isso que comentei que em alguns casos temos que comprovar levando outra máquina até o local. Ainda assim, em alguns casos, o cliente ainda não fica muito convencido.
CLIPPER 5.2 / BLINKER
Gilberto M Silva
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Re: XP fica lento, mas lento mesmo.......

Mensagem por Gilberto M Silva »

Gente é o seguinte: Estou com um cliente que ele tem câmera na máquina e ele quer que fique o sistema aberto e as câmeras da seguinte forma: quando não estiver usando o sistema, minimiza e fica as câmeras e vise versa, só que fica lento o sistema, nesse caso o FreetSlice(20) melhora o desenpenho da máquina?
Gilberto[]
A cada conversasão realizada conquistamos mais amigos, isto é um lucro inestimável
Clip5.2 DBFCDX
marcolinosilva@click21.com.br gmarcolinosilva@hotmail.com / Skype:gilberto.marcolino
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não entendi muito bem. O cliente tem que tipo de câmera na máquina? WebCam? Ou é aquele sistema de monitoramento com diversas câmeras? Até desconfio que seja a última opção. E se for mesmo, bom...

Normalmente um sistema desses usa uma máquina dedicada. Tenho um cliente que tem. A máquina é dedicada e fica o tempo todo gravando imagens. É o ideal, até por quê, o micro costuma ficar realmente mais lento que o de costume. Normal. Ele precisa gravar continuamente no disco as imagens de 8 câmeras. Se for esse o caso, seu cliente precisa ficar ciente de que pode estar exigindo demais da máquina.

Se a função FreeTSlice() resolve? Não sei. Mas talvez seja fácil descobrir. Abra qualquer outro programa, mesmo que seja for windows e acompanhe seu desempenho. Acho que vai ficar lento também. Se for assim, nada fará sua aplicação Clipper ficar mais rápida.
[]'s
Maligno
---

---
Gilberto M Silva
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

São câmeras de segurança, é um Mercadinho, tem 4 câmeras de monitoramento, então ele tem 5 terminais ligados em rede, então quando não está usando o sistema minimisa e fica na tela a imagem das câmeras, quando usa o sistema minimisa o sistema das câmeras.
Veja se estou fazendo certo:
O Timeslic.obj coloquei na pasta c:\util\clipper5\obj; no scritp do linker coloquei assim:
set obj=c:\util\clipper5\timeslic.obj;
no .prg principal coloquei:
FreetSlice(20)
só que quando cumpilo, não reconhece o FreetSlice();
Então eu cumpilo com a função Timeslic.c então da erro no #include <extend.api>.
Gilberto[]
A cada conversasão realizada conquistamos mais amigos, isto é um lucro inestimável
Clip5.2 DBFCDX
marcolinosilva@click21.com.br gmarcolinosilva@hotmail.com / Skype:gilberto.marcolino
Gilberto M Silva
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Há, um detalhe, só fica lento quando está o sistema de munitoramento aberto e o meu clipper, então eu observei que quando o clipper está aberto a CPU fica 98% em uso, se ficar só o sistema clipper aberto funciona normal.
E não é no Servidor nos terminas que ele quer que fique assim acho que o freetSlice() vai resolver só não estou conseguindo implementa-lo no sistema.
Gilberto[]
Clip5.2 DBFCDX
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Gilberto M Silva escreveu:O Timeslic.obj coloquei na pasta c:\util\clipper5\obj; no scritp do linker coloquei assim:
set obj=c:\util\clipper5\timeslic.obj;
Errado. A forma de incluir no script é FILE timeslic.obj
no .prg principal coloquei:
FreetSlice(20)
Certo. Só lembrando que o 20 é default. Se quiser, pode até remover o argumento ou, se for o caso, aumentá-lo ou diminuí-lo, até o ponto em que você ache que fique melhor. Mas o valor default já deve resolver.
Então eu cumpilo com a função Timeslic.c então da erro no #include <extend.api>.
Não precisa tentar compilar o fonte C. O objeto já está pronto. A não ser que queira modificar alguma coisa, claro.
[]'s
Maligno
---

---
Gilberto M Silva
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Blz, vou testar
Gilberto[]
Clip5.2 DBFCDX
Responder