Integração de site com programa em clipper 5.2 tem como?
Moderador: Moderadores
Integração de site com programa em clipper 5.2 tem como?
Ola pessoal,
Estou com um problema. O cliente tem um site que tem um cadastramento on-line estes dados sao gravados no servidor numa base SQL no servidor.
Ele quer que o programa em clipper que usa para cadastramento dos mesmos dados armazenem estes dados on-line, ou seja, assim que houver o cadastro no site ja caia no banco de dados em DBF.
Tem como fazer esta integracao com alguma lib de SQL para clipper 5.2?
Pensei em fazer um programa para rodar em 2o plano onde le a tabela e gera um txt em outro diretorio p/ q meu programa leia e armazene os dados no DBF.
Porem fiquei em duvida, se eu chegar a linkar uma lib que trabalhe em SQL para abrir tal tabela posso linkar tb outra dbfcdx para abrir o DBF no mesmo programa ou cada programa so pode trabalhar com uma lib de banco de dados.
Aproveitando tenho um arquivo em firebird com extensao .GDB e nem consigo converte-lo para DBF, TXT ou mesmo p/ alguma extensao do EXCEL para poder exporta-lo, se alguem conhecer alguma ferramenta fico agradecido.
Conto com a experiencia de vcs, por que ate hj nao necessitei trabalhar com outros BD e nao sei nem por onde comecar.
Obs: nao uso Xharbour, harbour etc no momento.
Ate mais pessoal,
Estou com um problema. O cliente tem um site que tem um cadastramento on-line estes dados sao gravados no servidor numa base SQL no servidor.
Ele quer que o programa em clipper que usa para cadastramento dos mesmos dados armazenem estes dados on-line, ou seja, assim que houver o cadastro no site ja caia no banco de dados em DBF.
Tem como fazer esta integracao com alguma lib de SQL para clipper 5.2?
Pensei em fazer um programa para rodar em 2o plano onde le a tabela e gera um txt em outro diretorio p/ q meu programa leia e armazene os dados no DBF.
Porem fiquei em duvida, se eu chegar a linkar uma lib que trabalhe em SQL para abrir tal tabela posso linkar tb outra dbfcdx para abrir o DBF no mesmo programa ou cada programa so pode trabalhar com uma lib de banco de dados.
Aproveitando tenho um arquivo em firebird com extensao .GDB e nem consigo converte-lo para DBF, TXT ou mesmo p/ alguma extensao do EXCEL para poder exporta-lo, se alguem conhecer alguma ferramenta fico agradecido.
Conto com a experiencia de vcs, por que ate hj nao necessitei trabalhar com outros BD e nao sei nem por onde comecar.
Obs: nao uso Xharbour, harbour etc no momento.
Ate mais pessoal,
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Tche,Desculpa mas é exatamente o que falta para vc...tenho sistema que trabalha com Mysql e DBF...quando por ex: meu cliente atualiza a Tabela de preço no sistema local em DBF dentro da empresa dele automaticamente autualizo a base do MYSQL no site tmb. isso usando a Mysql da Contrib...e se vc quiser pode ir mais adiante e usar a SQLLIB,SQLRDD ou ADORDD vc pode tratar esse MYSQL com se fosse um DBF...é isso é igual ao clipper ...nd muda....quando digo nd é nd mesmo...agora abaixo um link de uma possibilidade de SQL com o clipper....Obs: não sei se funciona com Banco On-line !!! mas local sei que funciona !!!Obs: nao uso Xharbour, harbour etc no momento.
http://www.otc.pl/index.asp?s=76&l=2
De uma procurada tmb. no forum que o Dudu postou a um tempo atras um link de uma empresa que tem um Lib para SQL no Clipper....mas não deve ser gratuita
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Uma possível solução é você gerar um script PHP que, executado, gera uma página com texto puro, contendo os dados recém incluídos na sua base remota. Essa pode ser capturada pelo Clipper usando a biblioteca WAPI, que faz download dessa página via HTTP. Com o texto baixado, é só importar para a sua base local.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
Uma boa opção pra isso é o IBExpert Personal Edition, grátis para uso pessoal. Tenho na área "pub" do meu site (link na assinatura), diretório Tools.Aproveitando tenho um arquivo em firebird com extensao .GDB e nem consigo converte-lo para DBF, TXT ou mesmo p/ alguma extensao do EXCEL para poder exporta-lo, se alguem conhecer alguma ferramenta fico agradecido.
Caso queira mais informações a respeito, visite o site do fabricante. No frame da esquerda há um link para a página de downloads, onde constam outras ferramentas e um eBook muito bom.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
A título de exemplo para o caso do download de dados do servidor, abaixo segue um exemplo simples de como obter a data e hora do servidor através de um script PHP:
O script PHP que deverá estar gravado no servidor:
Código: Selecionar todos
set date british
set century off
*
if IsInternet()
cSrv := "seu_dominio.com.br"
cRet := ""
if DLoadFile("www."+cSrv+"/servertime.php",@cRet)
? "No servidor " + cSrv + ":"
? "--------------------------"
? "Date: " + DtoC(StoD(Left(cRet,8)))
? "Time: " + Transf(Right(cRet,6),"@R 99:99:99")
else
? "ERRO desconhecido!"
end
else
? "ERRO: desconectado ou bloqueado pelo firewall!"
end
?Código: Selecionar todos
<?php echo(date("Ymd;His")); ?>[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
EXiste um RDD bacana para MySQL chamado Mediator, mas não é gratuito para clipper:
http://www.otc.pl/
É muito bom, já usei com xHarbour, no qual ele é free e testei no clipper 5.2. O conceito é o mesmo, mas para Clipper ele é pago. A migração para MySQL é praticamente instantânea.
Não sei o valor, mas de repente... Em termos funcionais, eu recomendo.
http://www.otc.pl/
É muito bom, já usei com xHarbour, no qual ele é free e testei no clipper 5.2. O conceito é o mesmo, mas para Clipper ele é pago. A migração para MySQL é praticamente instantânea.
Não sei o valor, mas de repente... Em termos funcionais, eu recomendo.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Primeiramente obrigado a todos pelas respostas.
Maligno - essa pagina de texto puro seria um arquivo gerado no diretorio do proprio site com os dados
do cadastramento, ou seja, atraves de um formulario pego os dados e gravo em um arq txt dentro de uma
determinada para dentro do site e com o WAPI consigo conecxao e acesso a esse arq para download. E se forem muitos
arquivos simultaneamente sendo gravados no site será q funciona?
Se entendi errado desculpe-me, pois estou muito confuso por que tudo isso é novo pra mim.
E aproveitando vi o site indicado pelos colegas, será q alguem teria um HELP em portugues p/ mim
ter uma ideia melhor.
Obrigado
Maligno - essa pagina de texto puro seria um arquivo gerado no diretorio do proprio site com os dados
do cadastramento, ou seja, atraves de um formulario pego os dados e gravo em um arq txt dentro de uma
determinada para dentro do site e com o WAPI consigo conecxao e acesso a esse arq para download. E se forem muitos
arquivos simultaneamente sendo gravados no site será q funciona?
Se entendi errado desculpe-me, pois estou muito confuso por que tudo isso é novo pra mim.
E aproveitando vi o site indicado pelos colegas, será q alguem teria um HELP em portugues p/ mim
ter uma ideia melhor.
Obrigado
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
- sygecom
- Administrador

- Contato:
https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=3566E aproveitando vi o site indicado pelos colegas, será q alguem teria um HELP em portugues p/ mim
ter uma ideia melhor.
Ai o Dudu uso o Mediator !!!...
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Com xHarbour, não com Clipper.sygecom escreveu:Ai o Dudu uso o Mediator !!!...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Ah, outra coisa,
Da uma boa procurada em sistes de pesquisa que você encontra facilmente como fazer acesso a DBF pelo PHP. Eu mesmo já fiz uma vez "só pra ver".
Não é difícil não.
Assim, se possíver for com a WAPI enviar o dbf todo pro servidor, melhor ainda né?
)
Da uma boa procurada em sistes de pesquisa que você encontra facilmente como fazer acesso a DBF pelo PHP. Eu mesmo já fiz uma vez "só pra ver".
Não é difícil não.
Assim, se possíver for com a WAPI enviar o dbf todo pro servidor, melhor ainda né?
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
É bem simples. Não sei se você conhece alguma coisa de PHP. Então, me perdoe se for muito básico o que vou dizer. O script PHP é executado no servidor e ele devolve para você uma página HTML. Claro que não precisa ter nada de HTML. Você pode montar um script tal que, ele se conecta com o seu banco de dados, monta essa página com todos os dados dos últimos registros incluídos, por exemplo. Nada no IE, claro. O WAPI vai receber esses dados e salvar no arquivo que você indicar. A partir daí, é só você importar esses dados para o seu DBF. Claro que você deve montar esse script PHP para gerar o texto com a formatação que você achar mais conveniente.ANDRIL escreveu:Maligno - essa pagina de texto puro seria um arquivo gerado no diretorio do proprio site com os dados do cadastramento, ou seja, atraves de um formulario pego os dados e gravo em um arq txt dentro de uma determinada para dentro do site e com o WAPI consigo conecxao e acesso a esse arq para download. E se forem muitos arquivos simultaneamente sendo gravados no site será q funciona?
Veja o script que eu usei de exemplo. Ele apenas gera um texto simples, formatada da forma como o meu programa Clipper entenderá. Esse script, inclusive já está no meu servidor. Pelo WAPI eu apenas mando o servidor executá-lo. Com o seu script será a mesma coisa. Só mudam os dados.
Faça um teste para ver a "cara" do texto. Clique no link abaixo. Vá pressionando F5 para ver os segundos mudando.
http://www.buzinello.com/servertime.php
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Com exceção de alguns milhares de reais, é!sygecom escreveu:Resumindo é a mesma coisa !!!
Editado pela última vez por Stanis Luksys em 15 Ago 2007 17:21, em um total de 1 vez.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Mais um detalhe, Andril. O inverso também poderá ser feito pelo WAPI. Você poderia montar um script que aceite argumentos para incluir (ou alterar, excluir, pesquisar) um registro no banco de dados remoto.
Obviamente, qualquer outra operação que nem envolva bancos de dados também poderá ser feita com o WAPI. Depende apenas da sua criatividade.
Obviamente, qualquer outra operação que nem envolva bancos de dados também poderá ser feita com o WAPI. Depende apenas da sua criatividade.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Olha,
Dependendo do tamanho da gambí que se está dispoto a fazer, também daria pra fazer o seguinte:
Instalar o pacote apache+php no próprio servidor da aplicação e deixar os scripts php lendo dalí em loop e o próprio php enviando pro banco remoto.
Se houver capacidade de hardware, este servidor pode ser inclusive o servidor web final.
Dependendo do tamanho da gambí que se está dispoto a fazer, também daria pra fazer o seguinte:
Instalar o pacote apache+php no próprio servidor da aplicação e deixar os scripts php lendo dalí em loop e o próprio php enviando pro banco remoto.
Se houver capacidade de hardware, este servidor pode ser inclusive o servidor web final.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs