Integração de site com programa em clipper 5.2 tem como?
Moderador: Moderadores
Não entendi. Pra quê instalar o Apache na máquina se basta executar o script com os argumentos diretamente na Internet?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
..
É pq pensei mais em rodar o script localmente, de forma que ao invés de passar parametros, ele mesmo acesse o DBF. Assim ele não precisaria ser "chamado" e ficaria em loop o dia todo, jogando os dados pro mysql remoto.
Isso acarretaria um maior fluxo de dados na rede, visto que os dados seriam transmitidos via internet.
Por este motivo sugeri também que se fosse possível, transformar este PC já num server web seria o ideal, mas SEI que pode não ser viável.
É pq pensei mais em rodar o script localmente, de forma que ao invés de passar parametros, ele mesmo acesse o DBF. Assim ele não precisaria ser "chamado" e ficaria em loop o dia todo, jogando os dados pro mysql remoto.
Isso acarretaria um maior fluxo de dados na rede, visto que os dados seriam transmitidos via internet.
Por este motivo sugeri também que se fosse possível, transformar este PC já num server web seria o ideal, mas SEI que pode não ser viável.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Mas nesse esquema, você está falando em ENVIAR dados para o servidor remoto, não é? Se for isso, então acho mais fácil e prático criar um programa Clipper que monitore os DBFs e, sentindo alguma alteração, monte a lista de argumentos e passe pro script no servidor. Não seria melhor?
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Então, a questão dele ficou um pouco confusa da forma como ele escreveu.
Mas o que ocorre é que o PHP tem limite quanto ao tamanho dos dados a serem enviados via método GET, que é esses que vão depois do "?", tipo viewtopic.php?p=23213&q=2121&r=sjdhjsahkd, e outro um limite um pouco maior para método POST, que só seria possível neste caso via AJAX.
Dependendo do sistema, não seria possível enviar um registro completo de cliente.
Outro porém é que este programa Clipper ficaria disparando janelas do navegador a cada alteração, quando seria melhor se ficasse sempre na mesma, já que uma pelo menos teria que ter.
Bom, soluções existem...
Mas o que ocorre é que o PHP tem limite quanto ao tamanho dos dados a serem enviados via método GET, que é esses que vão depois do "?", tipo viewtopic.php?p=23213&q=2121&r=sjdhjsahkd, e outro um limite um pouco maior para método POST, que só seria possível neste caso via AJAX.
Dependendo do sistema, não seria possível enviar um registro completo de cliente.
Outro porém é que este programa Clipper ficaria disparando janelas do navegador a cada alteração, quando seria melhor se ficasse sempre na mesma, já que uma pelo menos teria que ter.
Bom, soluções existem...
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Andril,
Além da função HTTP, que na verdade é uma só (download), estou prestar a criar várias funções de acesso via FTP. Não ajuda nesta tarefa em si, mas será uma boa ajuda na manutenção de seus scripts, que até poderão ser montados e enviados para o servidor de dentro do seu próprio programa Clipper.
Além da função HTTP, que na verdade é uma só (download), estou prestar a criar várias funções de acesso via FTP. Não ajuda nesta tarefa em si, mas será uma boa ajuda na manutenção de seus scripts, que até poderão ser montados e enviados para o servidor de dentro do seu próprio programa Clipper.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Ah, sim. Esse limite do PHP eu não conheço. Aliás, conheço muito pouco de PHP. Mas isso está longe de ser um problema. Com as funções de FTP, que menciono acima, você pode subir um arquivo texto com os dados e executar um script que só precisa saber o nome deste arquivo. Ele então abre o arquivo e realiza as operações necessárias. Resolvido.Dependendo do sistema, não seria possível enviar um registro completo de cliente.
Não. Nada a ver. No esquema que descrevi, em momento algum se usa o bowser. Jamais. É tudo pelo Clipper mesmo.Outro porém é que este programa Clipper ficaria disparando janelas do navegador a cada alteração, quando seria melhor se ficasse sempre na mesma, já que uma pelo menos teria que ter.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Maligno escreveu:Com as funções de FTP, que menciono acima, você pode subir um arquivo texto com os dados e executar um script que só precisa saber o nome deste arquivo. Ele então abre o arquivo e realiza as operações necessárias. Resolvido.
Mas Maligno, scripts PHP só se executam via browse, não rodam localmente lá no servidor como um executável, sem que alguém tenha aberto a página. De qualquer forma alguém vai ter que acessar o endereço www.a.com/script.php para que ele seja executado.Maligno escreveu:Não. Nada a ver. No esquema que descrevi, em momento algum se usa o bowser. Jamais. É tudo pelo Clipper mesmo.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Me desculpe, Stanis, mas você está equivocado. Se fosse JavaScript até concordaria, mas um script PHP é server-side. NADA é executado no browser. Quer que eu mande pra você o EXE Clipper que tenho pra teste daquele script que mostra a data e a hora do meu servidor?
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Sim, eu sei que ele é executado no servidor, no entanto somente quando alguém faz alguma requisição, o que só acontece via browser.
Resumindo: você faz a requisição via browser, ele executa no servidor, e te devolve a resposta no browser novamente. Nesta resposta sim, pode conter Javascript, que por sua vez será executado do lado do cliente, no pc do vistante.
Resumindo: você faz a requisição via browser, ele executa no servidor, e te devolve a resposta no browser novamente. Nesta resposta sim, pode conter Javascript, que por sua vez será executado do lado do cliente, no pc do vistante.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Mas Stanis, eu tenho o programa Clipper funcionando aqui. Ele executa o script pelo Clipper, sem precisar do browser. Quer ver? Façamos a prova dos nove: http://buzinello.com/tmp/servtime.zip . Execute e você verá a data e a hora do meu servidor. Para ter certeza, mude a data e hora da sua máquina.Sim, eu sei que ele é executado no servidor, no entanto somente quando alguém faz alguma requisição, o que só acontece via browser.
Só não se esqueça de liberar o programa no seu firewall, caso tenha.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Opa,
Precisei sair aquela hora e só cheguei agora.
Testei, realmente trouxe o resultado. Nunca tinha visto mesmo script php ser acessado por outro meio que não o browser, até pq antes eu nunca tinha encontrado necessidade de se fazer isso. O fato é que funcionou mesmo. O que faz exatamente a função DLoadFile?
Mas devemos guardar as devidas proporções, que o resultado disso, independente do que seja será tratado sempre como texto. O que de ualquer forma já é bom.
Eu tenho um programa que valido se vai expirar pela data do meu servidor também, mas uso direto pelo mysql: "select now()". No clipper não daria.
Eu achei muito interessante mesmo, por que eu já precisei fazer isso que faz o seu programa (pegar o retorno de um php) e chamei pelo windows, e ele sim executa automaticamente o navegador padrão.
Programo em php faz uns 3 anos e nunca ouvi alguém dizer que executou um script "silenciosamente", a não ser em modo assíncrono, mas ainda assim no browser.
Legal mesmo. Se fosse html puro (com extensão html) daria pra pegar o código fonte?
Muito bom saber, pq acredite se quiser eu to trabalhando num projeto em que preciso exatamente disso. Fazer uma consulta num php remoto e trazer o html gerado pra um dbf, que depois eu trataria com a classe thtml do xharbour para exibir. No momento estou exibindo o resultado no navegador.
Bom, voltando ao tópico, acho que é uma solução plausível, se fizer o php lá certinho, depois da pra transformar o resultado em dbf na hora.
Falou!
Precisei sair aquela hora e só cheguei agora.
Testei, realmente trouxe o resultado. Nunca tinha visto mesmo script php ser acessado por outro meio que não o browser, até pq antes eu nunca tinha encontrado necessidade de se fazer isso. O fato é que funcionou mesmo. O que faz exatamente a função DLoadFile?
Mas devemos guardar as devidas proporções, que o resultado disso, independente do que seja será tratado sempre como texto. O que de ualquer forma já é bom.
Eu tenho um programa que valido se vai expirar pela data do meu servidor também, mas uso direto pelo mysql: "select now()". No clipper não daria.
Eu achei muito interessante mesmo, por que eu já precisei fazer isso que faz o seu programa (pegar o retorno de um php) e chamei pelo windows, e ele sim executa automaticamente o navegador padrão.
Programo em php faz uns 3 anos e nunca ouvi alguém dizer que executou um script "silenciosamente", a não ser em modo assíncrono, mas ainda assim no browser.
Legal mesmo. Se fosse html puro (com extensão html) daria pra pegar o código fonte?
Muito bom saber, pq acredite se quiser eu to trabalhando num projeto em que preciso exatamente disso. Fazer uma consulta num php remoto e trazer o html gerado pra um dbf, que depois eu trataria com a classe thtml do xharbour para exibir. No momento estou exibindo o resultado no navegador.
Bom, voltando ao tópico, acho que é uma solução plausível, se fizer o php lá certinho, depois da pra transformar o resultado em dbf na hora.
Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Essa função passa pro WAPI.EXE um link qualquer como parâmetro e o WAPI faz o download do que o servidor devolver. Simples. Assim, se for um script PHP, o servidor executará e devolverá o conteúdo. Mas nada a ver com qualquer extensão. O servidor devolverá apenas o conteúdo. Assim, posso baixar o que vier e tratar como TXT, HTML, ZIP, etc. O WAPI recebe e grava no HD no arquivo cujo nome você informar. Se não informar nenhum, a biblioteca WAPI recebe o conteúdo num arquivo temporário e devolve pra função esse conteúdo inteiro. Depois esse arquivo é automaticamente apagado.Stanis Luksys escreveu:O fato é que funcionou mesmo. O que faz exatamente a função DLoadFile?
Não. Eu trato isso da maneira que eu sei que devo tratar. Como eu disse, não precisa ser texto.independente do que seja será tratado sempre como texto. O que de ualquer forma já é bom.
Se eu posso fazer isso por PHP, então no Clipper também daria. Pra você ter idéia: daria até pra fazer um chat semelhante ao MSN usando o servidor remoto. É só ter os scripts.Eu tenho um programa que valido se vai expirar pela data do meu servidor também, mas uso direto pelo mysql: "select now()". No clipper não daria.
Pois é. E veja como é simples. Claro que é a biblioteca de abstração que tem a função de tornar isso tudo simples. O chato é que é ainda síncrono com o Clipper, que fica travado até o conteúdo ser baixado. Mas isso vou resolver em breve com o WAPI residente. Inclusive isso me permitirá executar diversos downloads (e outras tarefas) simultâneamente (multi-threading).Programo em php faz uns 3 anos e nunca ouvi alguém dizer que executou um script "silenciosamente", a não ser em modo assíncrono, mas ainda assim no browser.
Sim. Aí era só o programa Clipper intepretar o retorno para extrair quaisquer informações. Não só do HTML, mas XML também. Aliás, pense o seguinte: qualquer coisa que você tenha no browser você pode obter para tratar dentro do Clipper.Legal mesmo. Se fosse html puro (com extensão html) daria pra pegar o código fonte?
É, agora é que são os quinhentos. Pra tornar isso viável, o meio de fazer essa comunicação está aí. O problema agora é fazer o script PHP pra executar as funções no banco de dados. Daí pra frente não posso ajudar muito. Pouco entendo de PHP.Bom, voltando ao tópico, acho que é uma solução plausível, se fizer o php lá certinho, depois da pra transformar o resultado em dbf na hora.
Em tempo: a função principal desse esquema, que é a DLoadFile(), é o mesmo que aquele antigo utilitário URL2FILE. Só que eu usei um esquema diferente do desse programa, que me permitiu uma maior flexibilidade. A função dispõe de um timeout para evitar os travamentos que esse programa tem. É uma outra classe (bem melhor) de funções da API do Windows.
Protótipo da função:
Código: Selecionar todos
DLoadFile(cURL ,; // uma URL completa do arquivo a ser baixado
cVar ,; // variável (por referência) que receberá o conteúdo
cFile,; // arquivo destino (com/sem path) que receberá o conteúdo
nTime ; // opcional: tempo (sec) de tolerância à falta de tráfego
)[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Mais uma vez obrigado a todos pelo interesse em ajudar.
Todas as opções fornecidas creio que tem um bom fundamento de quem as passaram, porem tb n entendo nada de PHP e qdo estamos sem tempo tudo parece mais dificil.
Eu acho melhor fazer um FORM com o FRONTPAGE e capturar os dados deste e gravar em um arq TXT no proprio site.
Pra isso eu poderia utilizar a WAPI para fazer o download deste arquivo e trata-lo como desejo agora surge a duvida:
- o WAPI tem funcao q testa se tem conecxao com a internet ativada para poder buscar o arquivo
- eu conseguiria baixar o arquivo e apaga-lo diretamente no servidor (como algum comando ftp) ou talvez um proprio script PHP simples que ficasse no servidor e fosse executado p excluir o arquivo
-Se o WAPI nao tiver isso, tem como fazer no FTP diretamente dentro da aplicacao clipper sem exibir o usuario e senha de acesso ao servidor
Bom achei melhor esquecer a base de dados do site msm por que o cliente quer alterar muitos campos (incluir mais opcoes) e o processo teria que ser refeito mesmo.
Fico no aguardo de seus comentarios.
ate+
Todas as opções fornecidas creio que tem um bom fundamento de quem as passaram, porem tb n entendo nada de PHP e qdo estamos sem tempo tudo parece mais dificil.
Eu acho melhor fazer um FORM com o FRONTPAGE e capturar os dados deste e gravar em um arq TXT no proprio site.
Pra isso eu poderia utilizar a WAPI para fazer o download deste arquivo e trata-lo como desejo agora surge a duvida:
- o WAPI tem funcao q testa se tem conecxao com a internet ativada para poder buscar o arquivo
- eu conseguiria baixar o arquivo e apaga-lo diretamente no servidor (como algum comando ftp) ou talvez um proprio script PHP simples que ficasse no servidor e fosse executado p excluir o arquivo
-Se o WAPI nao tiver isso, tem como fazer no FTP diretamente dentro da aplicacao clipper sem exibir o usuario e senha de acesso ao servidor
Bom achei melhor esquecer a base de dados do site msm por que o cliente quer alterar muitos campos (incluir mais opcoes) e o processo teria que ser refeito mesmo.
Fico no aguardo de seus comentarios.
ate+
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg
Sim. É a função IsInternet(). Se quiser, baixe o pacote e leia o README.TXT no diretório LIB. Ele descreve todas as funções em detalhes.- o WAPI tem funcao q testa se tem conecxao com a internet ativada para poder buscar o arquivo
FTP é aquilo que eu disse: terá em breve, mas sem data marcada. Dependo da minha disponibilidade de tempo. Mas você mesmo já deu uma alternativa: um script que, executado, apaga seu arquivo no servidor.- eu conseguiria baixar o arquivo e apaga-lo diretamente no servidor (como algum comando ftp) ou talvez um proprio script PHP simples que ficasse no servidor e fosse executado p excluir o arquivo
Sim, essa é uma outra alternativa. Alguns colegas, inclusive, utilizam o FTP.EXE que vem com o Windows.-Se o WAPI nao tiver isso, tem como fazer no FTP diretamente dentro da aplicacao clipper sem exibir o usuario e senha de acesso ao servidor
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Maligno,
Fiz um texto com o FORM e armazenei os resultados no TXT dentro do site. Agora vou testar o WAPI para fazer o download do arquivo e tratamento dos dados.
Quanto ao script para ser executado no servidor para apagar o arquivo nao tenho ideia de como fazer em PHP (deve ser simples) se algum colega do forum souber ou tiver e quiser compatilhar comigo, ficarei muito grato.
Mais acho q se com o WAPI eu consiguir checar a fazer o download do arquivo pra mim ajuda muuuuuito.
Ja havia baixado um versao do WAPI anteriormente, agora vou baixar a mais recente p/ fazer meus estudos.
Obrigado e postarei meu teste aqui em breve.
Fiz um texto com o FORM e armazenei os resultados no TXT dentro do site. Agora vou testar o WAPI para fazer o download do arquivo e tratamento dos dados.
Quanto ao script para ser executado no servidor para apagar o arquivo nao tenho ideia de como fazer em PHP (deve ser simples) se algum colega do forum souber ou tiver e quiser compatilhar comigo, ficarei muito grato.
Mais acho q se com o WAPI eu consiguir checar a fazer o download do arquivo pra mim ajuda muuuuuito.
Ja havia baixado um versao do WAPI anteriormente, agora vou baixar a mais recente p/ fazer meus estudos.
Obrigado e postarei meu teste aqui em breve.
Clipper 5.2e / Blinker 5.1 / Harbour 3.2 / GTwvg