Instalar o clipper 5.2
Moderador: Moderadores
Instalar o clipper 5.2
Gostaria de instalar o clipper 5.2 no meu xp, mas eu não tenho drive de disquete...
jah tentei instalar sem disquete mas eu não consigo abrir o autoexec.bat
Alguém me ajudA ?
Por favor..
jah tentei instalar sem disquete mas eu não consigo abrir o autoexec.bat
Alguém me ajudA ?
Por favor..
Isso não tem absolutamente nada a ver com o AUTOEXEC. Pra instalar sem disquete faça o seguinte:
1) Copie todos os arquivos do disco 1 para a raiz do seu HD, seja drive C:, D:, etc.
2) Copie todos os arquivos do disco 2 para a raiz do mesmo drive, com exceção do arquivo DISK.ID, para não sobrepor o identificador do primeiro disco. Aliás, ao copiar o INSTALL.DAT o Windows vai dizer que já existe um. É verdade, mas pode sobrepor ou ignorar, já que eles são iguais.
3) Execute o instalador, que ele irá até o fim, sem problema. Depois disso, instale os patches. Se precisar, é o mesmo esquema de cópia no HD.
Depois de tudo instalado, não vai precisar alterar o AUTOEXEC. Talvez sim o CONFIG. Mas só pra mencionar um FILES='X', por exemplo, para que seu programa Clipper tenha capacidade de abrir até 'X' arquivos.
1) Copie todos os arquivos do disco 1 para a raiz do seu HD, seja drive C:, D:, etc.
2) Copie todos os arquivos do disco 2 para a raiz do mesmo drive, com exceção do arquivo DISK.ID, para não sobrepor o identificador do primeiro disco. Aliás, ao copiar o INSTALL.DAT o Windows vai dizer que já existe um. É verdade, mas pode sobrepor ou ignorar, já que eles são iguais.
3) Execute o instalador, que ele irá até o fim, sem problema. Depois disso, instale os patches. Se precisar, é o mesmo esquema de cópia no HD.
Depois de tudo instalado, não vai precisar alterar o AUTOEXEC. Talvez sim o CONFIG. Mas só pra mencionar um FILES='X', por exemplo, para que seu programa Clipper tenha capacidade de abrir até 'X' arquivos.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Não existe uma instalação para ela !! é apenas uma LIB ...copie ele para o seu PATH e pronto !!!Agora eu to tentando instalar o visual lib...
Eu uso a Visual Lib , em 95 / 98 /2000 /XP /2003 ..sem problema algum !!!vcs tem algumas dicas pra ajudar na instalação?
pq é só pra windows 95.. e o meu xp neh...
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Informar no PATH não vai adiantar nada no caso de biblioteca. Deve-se sim incluir o caminho dos arquivos LIB na variável de ambiente SET LIB=<...> e o caminho dos arquivos OBJ (se houver) na variável SET OBJ=<...>.copie ele para o seu PATH e pronto !!!
Se estas variáveis de ambiente não existirem, deverão ser criadas, claro. No AUTOEXEC.NT ou mesmo através do menu "Propriedades" do "Meu Computador", aba "Avançado", botão "Variáveis de Ambiente". Provavelmente será preciso reiniciar a máquina.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
diogenes_varela
- Usuário Nível 3

Eu já nem coloco mais no AUTOEXEC.NT, qdo formato a máquina tem q fazer tudo novamente.Se estas variáveis de ambiente não existirem, deverão ser criadas, claro. No AUTOEXEC.NT ou mesmo através do menu "Propriedades" do "Meu Computador", aba "Avançado", botão "Variáveis de Ambiente". Provavelmente será preciso reiniciar a máquina.
Uso um arquivo .BAT que fica nas pastas que estou trabalhando. É só rodar o arquivo que fica tudo configurado bonitinho...
Dentro do arquivo .BAT apenas defino as variáveis: SET LIB=D:\CLIPPER5\LIB e assim por diante, inclusive o SET CLIPPER=/F:200 e o PATH=%PATH%;D:\CLIPPER\BIN etc.
Sempre funcionou no 98, XP e 2000. Nunca testei no Vista.
Os computadores não sabem o que fazem. Nós, na maioria das vezes, também não...
E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
E disse ao Programador: "Todos os teus programas terão erros e irás corrigi-los até ao fim dos teus dias". Gen. 1:9
Eu não uso isso em batch. Acho muito mais simples manter isso no Registry do Windows. Estando tudo configurado, exporto essa chave do Registry para um arquivo que mantenho salvo num diretório. Quando formato a máquina (de vez em quando aconteceUso um arquivo .BAT que fica nas pastas que estou trabalhando. É só rodar o arquivo que fica tudo configurado bonitinho..
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Opa!
EU também uso como bat, alias tenho varios deles, para clipper52, clipper53, harbour, xharbour etc...
Tive que dividir pq os comandos são iguais (os nomes dos executáveis), se eu incluisse tudo no path e chamasse "clipper" ou "harbour" nem sei qual viria, claro que eu poderia renomea-los, mas aí já é gambí demais né... hehe
Eu tenho uma pasta chamada DEV e tudo que é ferramenta ta lá, se eu rodar o dev.bat aqui, o meu path passa a ter acho q umas 10 linhas do DOS
O esquema do BAT é legal quando você quer manter aquele path só enquanto está naquela janela do prompt.
EU também uso como bat, alias tenho varios deles, para clipper52, clipper53, harbour, xharbour etc...
Tive que dividir pq os comandos são iguais (os nomes dos executáveis), se eu incluisse tudo no path e chamasse "clipper" ou "harbour" nem sei qual viria, claro que eu poderia renomea-los, mas aí já é gambí demais né... hehe
Eu tenho uma pasta chamada DEV e tudo que é ferramenta ta lá, se eu rodar o dev.bat aqui, o meu path passa a ter acho q umas 10 linhas do DOS
O esquema do BAT é legal quando você quer manter aquele path só enquanto está naquela janela do prompt.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Uma curiosidade: porque você usa as versões 5.2 e 5.3? Não seria mais prático manter apenas a 5.3?
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Por dois motivos:
1-Sou meio encanado (até demais) com essas questões de compatibilidade, varias vezes compilo o memso programa com as duas versões pra ver se funciona legam em ambas, e não raramente, compilo também com os harbours.
2-Tenho um programa que usa LLIBG, lib gráfica excelente para Clipper, mas que só funciona no Clipper 5.3. Mantenho os dois clippers por que prefiro o 5.2, mas uso também o 5.3 por causa da LLIBG.
Aliás, reza a lenda que o 5.2 é mais estável. Só nunca vi ninguém provar porquê. Mas fazer o que, também vou nessa onda... hehe
1-Sou meio encanado (até demais) com essas questões de compatibilidade, varias vezes compilo o memso programa com as duas versões pra ver se funciona legam em ambas, e não raramente, compilo também com os harbours.
2-Tenho um programa que usa LLIBG, lib gráfica excelente para Clipper, mas que só funciona no Clipper 5.3. Mantenho os dois clippers por que prefiro o 5.2, mas uso também o 5.3 por causa da LLIBG.
Aliás, reza a lenda que o 5.2 é mais estável. Só nunca vi ninguém provar porquê. Mas fazer o que, também vou nessa onda... hehe
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Independentemente da versão 5.2 ser a mais estável, a questão é outra: será a versão 5.3 instável? Acredito que não. Então, você até poderia manter apenas a versão 5.3. Mas, se é de seu gosto ter as duas,... 
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Sabe Maligno,
Não digo que eu necessite manter as duas, mas uma coisa aprendi nestes anos de desenvolvimento: ferramenta não se joga fora, se guarda, nem que seja num hd velho empoeirado na última gaveta do guarda roupas.
No meu caso, guardo quase tudo num segundo HD que está no meu pc. E se guardo, é por que um dia usei, e se um dia usei, é porque já fiz algumas coisas (mesmo que testes) com elas e ainda tenho prgs em algum lugar. Se já fiz algumas coisas nelas, provalemente ainda tenho bats que configuram ambiente... É um ciclo...
Como eu já disse em uma outra oportunidade, eu tenho dezenas e dezenas de bats e pequenos aplicativos em Clipper que me ajudam na minha rotina diária de programador... Muitos deles se eu abrir no edit nem sei o que fazem, um dia eu já fui bom de "processamento em lote", um dia..... rsrs
Enfim, eu gosto de ter as coisas por perto. Editores de texto for DOS, uns 5, gerenciadores de DBF, outros tantos, e por aí vai...
Nem sempre significa que eu use todas essas ferramentas, mas no caso do Clipper, uso mesmo.
Pra completar um bom exemplo: Turbo C e Turbo Pascal, já não os visito há muito tempo, mas estão aqui, guardadinhos e prontos pra qualquer obra... hehehe
Não digo que eu necessite manter as duas, mas uma coisa aprendi nestes anos de desenvolvimento: ferramenta não se joga fora, se guarda, nem que seja num hd velho empoeirado na última gaveta do guarda roupas.
No meu caso, guardo quase tudo num segundo HD que está no meu pc. E se guardo, é por que um dia usei, e se um dia usei, é porque já fiz algumas coisas (mesmo que testes) com elas e ainda tenho prgs em algum lugar. Se já fiz algumas coisas nelas, provalemente ainda tenho bats que configuram ambiente... É um ciclo...
Como eu já disse em uma outra oportunidade, eu tenho dezenas e dezenas de bats e pequenos aplicativos em Clipper que me ajudam na minha rotina diária de programador... Muitos deles se eu abrir no edit nem sei o que fazem, um dia eu já fui bom de "processamento em lote", um dia..... rsrs
Enfim, eu gosto de ter as coisas por perto. Editores de texto for DOS, uns 5, gerenciadores de DBF, outros tantos, e por aí vai...
Nem sempre significa que eu use todas essas ferramentas, mas no caso do Clipper, uso mesmo.
Pra completar um bom exemplo: Turbo C e Turbo Pascal, já não os visito há muito tempo, mas estão aqui, guardadinhos e prontos pra qualquer obra... hehehe
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
sites.google.com/hblibs
Bom, sendo assim, entendo. Aliás, entendo mesmo: meu back-up de arquivos que um dia usei, ou um dia usarei, somavam 5 DVDs. Compactados, claro. Isso há seis meses. Hoje nem sei.ferramenta não se joga fora
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---