Arquivos DBF quabrados

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

clodoaldomonteiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Arquivos DBF quabrados

Mensagem por clodoaldomonteiro »

Olá amigos!

Estou com um problema interessante.

Tenho um sistema de contabilidade pública que roda em vários pc's, de pentium I a pentium IV, com sistema operacional que varia de windows 95 a XP, e acontece que de vez em quando alguns dbf's são quebrados (bagunçados) a ponto de aparecer vários caracteres estranhos nos campos onde deveria aparecer, datas, valores textos, etc..

Quase sempre não se perde nada, não se perde um só registro, e sim são incluidos vários registros com dados que não tem nada a ver com o sistema.

Então eu apago todos os registros estranhos e fica tudo legal, mais correndo o risco de voltar a acontecer.

Pergunto a vocês.
Tem alguma maneira de prevenir para que não acontece mais isso?
Uma rotina ou um comando em específico?

Eu tento ajustar os arquivos e o HD usando o Scandisk e o Desfragmentador do Windows, não sei se ajuda.

Eu uso o GasPro40 para gerar 70% do meu sistema, e isso acontece nos sistemas que são 100% Gaspro40.

Desde já agradeço a atenção.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Nunca usei o GASPRO, mas já ouvi fala muito, me diz uma coisa...jah tentou dar append from para um DBF NOVO.

Apesar de eu nunca ter presenciado algo antes, mas vc já verificou a possibilidade de um Virus ?...

Curiosidade, pq usar GASPRO.......pelo que dizem ele é extremamente fraco !!!

Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Re: Arquivos DBF quabrados

Mensagem por Stanis Luksys »

clodoaldomonteiro escreveu:Eu uso o GasPro40 para gerar 70% do meu sistema, e isso acontece nos sistemas que são 100% Gaspro40.
Então muito provavlemente o erro provêm da ferramenta. Verifique se ainda existe suporte, talvez alguma atualização etc...

Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
Hasse
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Hasse »

Boa noite galera.

Tive destes problemas em alguns clientes.

Desde que exigí que todos colocassem um Nobreak no Servidor este tipo de problema simplesmente não acontece mais.

Desconfio que o motivo era a presença de Harmônicas ou Transientes, que dão um "tilt" na memória, e por conseqüência, em alguns casos, nos arquivos. Aliás, as Harmônicas são terrivelmente perniciosas para equipamentos eletrônicos.

É bom pesquisar se não é o caso de instalar um Nobreak.
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
Responder