Olá amigos!
Estou com um problema interessante.
Tenho um sistema de contabilidade pública que roda em vários pc's, de pentium I a pentium IV, com sistema operacional que varia de windows 95 a XP, e acontece que de vez em quando alguns dbf's são quebrados (bagunçados) a ponto de aparecer vários caracteres estranhos nos campos onde deveria aparecer, datas, valores textos, etc..
Quase sempre não se perde nada, não se perde um só registro, e sim são incluidos vários registros com dados que não tem nada a ver com o sistema.
Então eu apago todos os registros estranhos e fica tudo legal, mais correndo o risco de voltar a acontecer.
Pergunto a vocês.
Tem alguma maneira de prevenir para que não acontece mais isso?
Uma rotina ou um comando em específico?
Eu tento ajustar os arquivos e o HD usando o Scandisk e o Desfragmentador do Windows, não sei se ajuda.
Eu uso o GasPro40 para gerar 70% do meu sistema, e isso acontece nos sistemas que são 100% Gaspro40.
Desde já agradeço a atenção.
Arquivos DBF quabrados
Moderador: Moderadores
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
- sygecom
- Administrador

- Contato:
Nunca usei o GASPRO, mas já ouvi fala muito, me diz uma coisa...jah tentou dar append from para um DBF NOVO.
Apesar de eu nunca ter presenciado algo antes, mas vc já verificou a possibilidade de um Virus ?...
Curiosidade, pq usar GASPRO.......pelo que dizem ele é extremamente fraco !!!
Abraços
Leonardo Machado
Apesar de eu nunca ter presenciado algo antes, mas vc já verificou a possibilidade de um Virus ?...
Curiosidade, pq usar GASPRO.......pelo que dizem ele é extremamente fraco !!!
Abraços
Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Re: Arquivos DBF quabrados
Então muito provavlemente o erro provêm da ferramenta. Verifique se ainda existe suporte, talvez alguma atualização etc...clodoaldomonteiro escreveu:Eu uso o GasPro40 para gerar 70% do meu sistema, e isso acontece nos sistemas que são 100% Gaspro40.
Falou!
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Boa noite galera.
Tive destes problemas em alguns clientes.
Desde que exigí que todos colocassem um Nobreak no Servidor este tipo de problema simplesmente não acontece mais.
Desconfio que o motivo era a presença de Harmônicas ou Transientes, que dão um "tilt" na memória, e por conseqüência, em alguns casos, nos arquivos. Aliás, as Harmônicas são terrivelmente perniciosas para equipamentos eletrônicos.
É bom pesquisar se não é o caso de instalar um Nobreak.
Tive destes problemas em alguns clientes.
Desde que exigí que todos colocassem um Nobreak no Servidor este tipo de problema simplesmente não acontece mais.
Desconfio que o motivo era a presença de Harmônicas ou Transientes, que dão um "tilt" na memória, e por conseqüência, em alguns casos, nos arquivos. Aliás, as Harmônicas são terrivelmente perniciosas para equipamentos eletrônicos.
É bom pesquisar se não é o caso de instalar um Nobreak.
Hasse
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)
CP200 / CP500 / Basic / dBase III / dBase IV / Clipper Summer / RTlink / Exospace.
Clipper 5.3b / Blinker 7.0 / CDX com TAG
xHarbour 1.2.1-6604 / Borland C++ (5.5.1) 32 bit / HBmake.
Harbour 3.2.0dev (r1412121623) / MINGW / HBM2 / MiniGui HMG 3.1.4 / IDE (Roberto Lopez).
"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas, quando tocares uma alma humana, seja apenas outra alma humana." (C.G.Jung)