Maquina Virtual para Windows e Linux

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Maquina Virtual para Windows e Linux

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Acho que poucos sabem mas sou um adepto do mundo virtual, emuladores, hardware virtual e sistemas operacionais virtuais. Nestes anos de internet vasculhando sempre e tendo como ferramenta de busca o google encontrei muita coisa que fui armazenando e hoje nem tenho mais espaço nos dois hds de 80 com tanta coisa e que muitas vezes me esqueço que tenho.

Bom neste interin tive contato com o primeiro sistema operacional emulado, o System 7, que sempre me fascinou pois minha segunda maquina foi um Apple II(alguém encontrou uma ossada ai?) e o emulador ainda existe, Ardi Emulator.

Depois que passei a usar PC me fascinei pelo VmWare mas nunca o instalei até ter contato com o VirtualPC ainda da Connectix, o qual agreguei ao meu arsenal de ferramentas de homologação de software.

Com o Virtual PC pude instalar varias versões do Windows e testar meu sistema e encontrar o bugs em cada uma, mas como sei que muitos aqui não usam o mesmo encontrei outro que talvez possa ser outra saida, principalmente para os que querem executar seus aplicativos tanto em Windows como Linux, sendo algo paralelo ao DOSBox e parecendo ser também free.

Trata-se do VirtualBOX:
(http://www.freewarecafe.com/archives/vi ... x-136.html).

Quanto ao DOSBox náo sei se o mesmo so resolve o ambiente texto e se da poderes para instalar um Windows por exemplo mas com VirtualBOX seria possivel ter muito mais do que somente o DOS disponivel dentro do ambiente Linux, ja que usa-lo no Windows seria um pleunasmo informático.

Com VirtualPC, em uma maquina rodando o XP Professional, Windows 2000 ou 2003 Server, pois só aceita a partir destes, eu posso intalar um Vista e acessar todo o hardware da maquina que hospeda a maquina Virtual, sendo portas de impressora, portas COM e ethernet e acho que com o VirtualBOX talvez seja possivel o mesmo.

Bom ta ai a minha dica...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Rochinha, eu sou só um Vô Clippeiro, sem a formação técnica que muitos de vocês têm, então só pedindo ajuda... :-)

(aliás, deve ter mais gente, por aí, como eu)

Bão, eu já li algumas coisas sobre máquinas virtuais, mas nunca tentei instalar e pilotar uma. Dá pra 'imaginar' como a coisa funciona, mas se tivesse mais informações mastigadas ficava mais fácil... Então, tem como vc trocar em miúdos, explicar mais pra gente?

Eu instalo o VirtualBox no meu XP e, a partir dele (que assume o comando) eu instalo por exemplo o Vista? É isso? E nas próximas sessões? Eu posso dar boot pelo XP ou Vista, ou sempre começa pelo XP, entra no VB e depois no Vista? Cada SO fica - ou tem que ficar - num lugar separado no HD? Se eu estou rodando o Vista (via SB), instalo alguma coisa nele que exige o ReBoot, o PC vai reiniciar onde? E por aí vai... :-)))
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Complementando: hoje eu tenho 2 HDs separados (via gaveta), um pro XP e outro pro Vista. Se es tivesse tudo num HD só era muito mais fácil...
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Acho que poucos sabem mas sou um adepto do mundo virtual, emuladores, hardware virtual e sistemas operacionais virtuais. Nestes anos de internet vasculhando sempre e tendo como ferramenta de busca o google encontrei muita coisa que fui armazenando
Vale calculadora? Visite http://www.hpcalc.org. Nesse site você encontra emuladores de calculadoras científicas HP que funcionam tão bem que dá vontade de digitar no monitor. :)))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho Eolo,

Se voce possui XP, Windows 2000 Server/Professional ou Windows Server 2003, uma maquina com 512 ou mais de memoria ja esta apto a usar o VirtualPC, quanto ao VirtualBOX, não conheço seus requisitos.

Ao instalar o VirtualPC voce estará instalando um aplicativo extra em sua maquina e ele nunca irá tomar conta do seu micro, não é um boot-manager.

Tempos atras disponibilizei neste forum um tutorial para o VPC que estarei atualizando logo.

Ao utilizar o VPC voce acaba abrindo uma janela, identica ao prompt do DOS onde voce poderá, após criar a primeira maquina virtual, formatar e instalar o que quizer, com total segurança.

Aguarde eu disponibilizar novamente o tutorial do VirtualPC para que voce e outros possam entender.

Caso ajude veja http://babooforum.uol.com.br/forum/inde ... pic=339775
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Eu instalo o VirtualBox no meu XP e, a partir dele (que assume o comando) eu instalo por exemplo o Vista? É isso? E nas próximas sessões? Eu posso dar boot pelo XP ou Vista, ou sempre começa pelo XP, entra no VB e depois no Vista? Cada SO fica - ou tem que ficar - num lugar separado no HD? Se eu estou rodando o Vista (via SB), instalo alguma coisa nele que exige o ReBoot, o PC vai reiniciar onde?
Você tem o SO da sua máquina mantido inalterado. Você tem o XP na máquina. Mantém-se. Ao instalar uma nova máquina virtual, você terá uma série de arquivos que representarão esse novo SO. Mas é tudo virtual. Seu SO "real" continua sendo o XP. Você não reiniciará sua máquina no Vista, por exemplo. O Vista é "virtual". Ele só existe nos arquivos usados pela virtualizador. Ao instalar alguma coisa no Vista que exiga reboot, sua máquina virtual será reiniciada como se fosse virtual. Ou seja, apenas a sessão do virtualizador. Em termos "reais" nada muda.
[]'s
Maligno
---

---
clodoaldomonteiro
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4
Contato:

Mensagem por clodoaldomonteiro »

Rochinha!

Eu uso o VMware para rodar o Win98, pois na época que comecei a usar as máquinas virtuais o VirtualPC parecia estar em slow motion.

Hoje o VPC é melhor que o VMW?
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Eu só uso (ou usava) o VMware. Achei muito melhor que o VirtualPC. Mas isso é igual editor de texto. Cada qual tem sua prefeferência. Aliás, em tempo: saiu recentemente uma nova versão do VMware.
[]'s
Maligno
---

---
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho Maligno,

Realmente eu tamb[em possuo alguns emuladores destas maravilhosas calculadores HP e vou te contar e show-de-bola.

Alem deste emuladores tem tambem os que emulam Palms e Pockets e seguramente sáo todos trabalhos de primeira.

Demais amiguinhos, hoje uso o VPC 2007 e sinto que o mesmo se tornou muito mais rapido que o anterior 2004 e mais leve que o 2005, como nunca cheguei a usar o VmWare náo posso falar nada mas sei que o mesmo pode virtualizar outras maquinas que o VPC nao pode como para rodar Unix(acho).

Em suma quando voce cria uma maquina virtual um arquivo contendo todo o hd virtual fica armazenado em sua maquina e pode ser copiado como um arquivo qualquer, deletado, etc. Mas ao deletar estes arquivos voce deletou toda estrutura que foi criada.

Voce pode criar particoes logicas e fisicas, fat16, fat32, ntfs, hfs, etc.

Voce pode ate ensinar seu filho como formatar uma maquina sem prejudicar a sua(logico desde que voce diga onde ele pode fazer isto).

No meu uso cotidiano tenho com maquina principal um duron 1.3 com 512mb e hd de 80. Tenho maquinas virtuais, Win3.11, Windows95, Windows95OSR2, Windows98, WindowsME e WindowsXP.

Se eu tiver de fazer algo muito perigoso, como acessar um site de hackerismo, eu fa;o uma copia do arquivo .VHD(Virtual HardDisk) do S.O. que vou utilizar e utilizo ele para fazer oque quizer e se o mesmo for detonado, hackeado, trojan e virus simplesmente deleto o arquivo e renomeio o anterior.

Isto nao poderia ser feito na maquina normal, pois eu teria de rodar anti-virus e o escambau e ainda iria acabar tendo de reformatar ou re-instalar meu S.O.

Náo e uma mao na roda?

Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Náo e uma mao na roda?
Totalmente. :)
[]'s
Maligno
---

---
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Rochinha, dei uma olhada no link que vc passou e:

- se eu rodar o XP e um outro virtual qualquer, a memória (e processador) vai estar sendo compartilhada entre os 2, certo? Se sim, eu rodando XP e Vista com os meus 512 de RAM, o Vista vai virar "Prazo", de tão lerdo... Ou não é assim?

- o VPC é free ou o que?

- sobre virus & cia: se eu entendi certo, dá pro SO real enxergar o virtual (e vice-versa) via compartilhamento de arquivos. E isso (pelo menos no meu caso) seria bom. Então, há perigo de infectar o Real mesmo navegando pelo virtual, não é?

- quando vc diz "...criar particoes logicas e fisicas, fat16, fat32, ntfs, hfs, etc.", vc quer dizer "no sentido virtual", certo?, porque o arquivo VHD vai ter que ser guardado pelo SO real, obedecendo o seu sistema de arquivos. É isso?
Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Vale calculadora? Visite http://www.hpcalc.org. ..
Maligno, baixei o emulador da HP12C, financeira, que eu uso. É como vc falou. Dá vontade de ir com o dedo no monitor... :-)))
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Eu tenho essa mas só por quê um amigo me pediu pra baixar pra ele. Mas deixei guardada nos cafundós do meu HD. Financeira não é comigo. Mas pra você é mais fácil.

Às vezes eu brinco com a HP48 e a HP49. Absolutamente idênticas às originais, assim como a 12. Só faltou mesmo botar uma opção no menu pra "destacar" a calculadora do monitor. :)))

Aliás, nessas horas eu lembro da minha antiga HP15C (real), que vendi na época que queria juntar um dinheirinho pra montar um XT. Deu saudade. Não achei emulador pra ela. :(
[]'s
Maligno
---

---
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

O host(maquina pai) deve possuir:

256 Para rodar o S.O. do host e mais uma maquina virtual. Quanto mais memoria mais maquinas virtuais voce poderá abrir.

Para rodar XP sobre XP voce necessita 512mb e pelo menos 1.5Mz de velocidade.
Para rodar Vista sobre XP voce necessita 1Gb e mais de 1.5Mz de velocidade.
Com 512Mb em uma maquina 1.5Mz com S.O. Windows Server voce consegue rodar o host e mais um Win98 virtual e um XP Virtual.

Ao criar a maquina virtual voce define a quantidade de memória esta maquina poderá ter. Exemplo voce pode criar uma maquina virtual para rodar o Win98 com 32Mb mas o ideal é rodar em 64Mb. Um WinME necessita de 96Mb para instalar na maquina virtual mas roda com 64Mb legal. Um XP Virtual precisa de 256 pra instalar mas roda com 128. Ja o Vista necessita de 512 para instalar e acho que pode rodar em uma maquina virtual com 256.

sobre virus & cia: só é possivel enxergar do virtual para o real, para voce jogar arquivos do real para o virtual é só clicar e arrastar e soltar sobre a tela do virtual.

Tudo existente no host poderá ser compartilhado e dividido com a maquina virtual mas voce deve tomar cuidado principalmente e compartilhar o hd fisico pois voce abre o mesmo para os problemas inerentes ao que for feito na maquina virtual, exemplo: acessar internet sem proteção pela maquina virtual possibilita que sejam implantados em seus hds alguma porcaria.

Quanto ao VPC ser free, acho que sim pois voce pode baixa-lo diretamente do site da M$ sem registrar nem nada(pelo menos até quando baixei, nada aconteceu e nem o mesmo expirou).

quando vc diz "...criar particoes logicas e fisicas... exato, dentro do virtual voce pode formatar, desfazer, particionar, pois o que acontece dentro do volume fica la dentro. É mais provavel voce perder o volume virtual por falha no real(bad sector na posição do volume em seu hd real).

A volume .VHD, com disse anteriormente é apenas um arquivo, mas um arquivo ativo, com vida, que cresce e consome mais espaço no hd real(desde que se use o método dinamico).

Dinamico: voce pode criar um hd virtual de 20Gb, 30Gb, ou qualquer tamanho mas inicialmente ele terá 16Mb e irá aumentando a medida que receber arquivos, instalações, etc.

Fixo: voce define um tamanho e um volume com tamanho que voce definir será criado e preenchido com espaco vazio, ou seja um hd virtual de 20Gb de tamanho fixo, fará aparecer em seu hd um volume.VHD de 20Gb.

Prefira o método dinamico pois de vez em quando voce poderá compactá-lo, algo parecido com o defragmentação do real.

ufa!!!
Editado pela última vez por rochinha em 25 Set 2007 23:07, em um total de 3 vezes.

Eolo
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Eolo »

Valeu, Rochinha!
Obrigado pela força.
Responder