Imprimir pela COM!
Moderador: Moderadores
-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

- Curtiram: 1 vez
Imprimir pela COM!
Boa noite pessoal.
Essa é a 1ª vez vez que participo aqui do forum, mais sempre entro aqui para saber as novidades.
Bom, se alguem puder me ajudar:
Estou tentando imprimir em uma mini-impressora-autenticadora MP20-CI da Bematech (Não Fiscal) e não consigo pela serial, apesar da propria Bematech ter disponibilizado o arquivo com os comandos, fiz os testes e não funciona.
Funciona no windows, funciona em dos com:
"MODE COM1:9600,N,8,1"
mais nao funciona no clipper, estou usando:
! MODE COM1:9600,N,8,1
Set Device to Print
Set Printer to Com1
@ lin, col say "Alguma Coisa"
set printer off
set device to screen
Se Alguem poder me dar uma dicas...
obrigada
Essa é a 1ª vez vez que participo aqui do forum, mais sempre entro aqui para saber as novidades.
Bom, se alguem puder me ajudar:
Estou tentando imprimir em uma mini-impressora-autenticadora MP20-CI da Bematech (Não Fiscal) e não consigo pela serial, apesar da propria Bematech ter disponibilizado o arquivo com os comandos, fiz os testes e não funciona.
Funciona no windows, funciona em dos com:
"MODE COM1:9600,N,8,1"
mais nao funciona no clipper, estou usando:
! MODE COM1:9600,N,8,1
Set Device to Print
Set Printer to Com1
@ lin, col say "Alguma Coisa"
set printer off
set device to screen
Se Alguem poder me dar uma dicas...
obrigada
-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

-
Dudu_XBase
- Membro Master

Boa Noite....
- Verificar se a porta serial que voce conectou está funcionando.....
Verifique no setup do micro se a serial está habilitada...
- Caso exista placa de rede ou fax-modem conectada em seu computador verifique se alguma delas está utilizando o mesmo IRQ da serial impressora ( COM1:=IRQ 4 e COM2:=IRQ 3 )...em caso afirmativo alterar este IRQ da placa pois a serial do PC em alguns casos não permitem outro IRQ.
- Vc tb pode usar o rediciorecionamento de porta...colocando isso no autoexec.bat...
MODE COM1:9600,N,8,1
MODE LPT1:=COM1:
Esses comandos farão com que o micro pense que a impressora serial está instalada na LPT1, permitindo a impressão a partir do DOS...se você já tiver uma impressora fisicamente instalada na porta paralela LPT1 do micro, então mude o comando para LPT2...nos programas em clipper, basta você mandar imprimir na LPT1 (ou LPT 2....conforme você configurou) para a impressão ser direcionada corretamente para a impressora.
Espero q isso a ajude.
- Verificar se a porta serial que voce conectou está funcionando.....
Verifique no setup do micro se a serial está habilitada...
- Caso exista placa de rede ou fax-modem conectada em seu computador verifique se alguma delas está utilizando o mesmo IRQ da serial impressora ( COM1:=IRQ 4 e COM2:=IRQ 3 )...em caso afirmativo alterar este IRQ da placa pois a serial do PC em alguns casos não permitem outro IRQ.
- Vc tb pode usar o rediciorecionamento de porta...colocando isso no autoexec.bat...
MODE COM1:9600,N,8,1
MODE LPT1:=COM1:
Esses comandos farão com que o micro pense que a impressora serial está instalada na LPT1, permitindo a impressão a partir do DOS...se você já tiver uma impressora fisicamente instalada na porta paralela LPT1 do micro, então mude o comando para LPT2...nos programas em clipper, basta você mandar imprimir na LPT1 (ou LPT 2....conforme você configurou) para a impressão ser direcionada corretamente para a impressora.
Espero q isso a ajude.
________________________________________________________________________________________________________
(Aow Saudade) Clipper 5.2e, Blinker 7, RDD SIXNSX, DBFCDX /Xharbour 1.0, Rdd Mediator (Mysql) Free , RDD Sqlrdd (Sql Server) Comercial
(Hoje) C# Python Sql Server e Oracle
-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

Imprimir na Com1
Gostaria de agradecer muito a atenção que me deram aqui no forum, principalmente ao Dudu pela dica com a qual consegui resolver meu problema.
Muito Obrigada a todos voces.
Muito Obrigada a todos voces.
-
Dudu_XBase
- Membro Master

-
Ivone Lopes da Silva
- Colaborador

Evandro eu sei que vai parecer rídículo porque eu tenho certeza que você sabe disso, mas não custa nada perguntar né ?
No final da impressão você está usando SET PRINTER TO para descarregar o buffer ?
Se Não então coloque, se Sim então desconsidere.
Marcelo
No final da impressão você está usando SET PRINTER TO para descarregar o buffer ?
Se Não então coloque, se Sim então desconsidere.
Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)