Compensa aprender, o próprio manual do Clipper 5.2 diz que a função dbEdit já estaria obsoleta, e uso recomendado era o TBrowse.
Claro que na prática, o dbEdit quebra um galhão, e é bem estável. O Tbrowse por outro lado apresenta maior número de recursos, e o preço disso é de ter que se trabalhar com conceito de classe e objeto.
Não é complicado, basta se dedicar UM DIA para fazer testes e entender com funciona. Depois disso, você mesmo vai dizer: dbEdit nunca mais.
Sem contar que aqui no forum tem inumeros samples de TBROWSE, e varios post para vc tirar suas duvidas....inclusive na Sessão CODIGO FONTE tem um exemplo de como usar o TBROWSE para visualizar arquivo TEXTO.
No inicio também resisti ao uso do Tbrowse, mas como o Stanis colocou muito bem, em UM DIA, descobri como trabalhar com ele.
A maneira de escrever é bem parecida com dbedit, porém os recursos são bem interessantes.
Sem contar que fica mais leve, por não prender o sistema a ele. Fiz um teste comparativo com os dois e notei que quando uma rotina de dbedit está em uso o processador fica um tanto amarrado, já com o tbrowse não acontece.
Boa sorte
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Já cheguei a dar uma olhada e desenvolver um sistema de cadastro de mala direta que usava o TBrowse(). Somo minha opinião à dos colegas acima: aprenda tbrowse.
Ele é muito útil quando você realiza uma consulta usando SET FILTER TO <CONDICOES> e fica muito mais leve se você usar indices CDX ou similares (IDX, MDX, etc). Agora, aprenda a colocar máscaras nos campos e a preencher o tbrowse com vetores da mesma forma que você faz para editar variáveis em vez de campos (o que eu até agora não aprendi a fazer... :?)....
Tbrowse é complicadinho no início. Mas vale a pena meter as caras...
O saber nao ocupa espaço, não vai se arrepender em utilizar TBROWSEs.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.