Enviando email via VBS(Visual Basic Script) em Clipper...

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Enviando email via VBS(Visual Basic Script) em Clipper...

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

No topico Receber emails no Clipper e enviar emails autenticados... eu acrescentei mais exemplos para uso das ferramentas e utilitários para o envio e recebimento de email através de nossos aplicativos.

Talvez nem seja novidade mas a beleza de tudo é com com um simples script executado na janela do DOS efetivei o envio de emails com facilidade e utilizando os recursos do S.O.

Inicialmente fiz o download da ferramenta que me possibilitou isto, pY.SendMail, feito em Python.

Depois criei este pequeno script:

Código: Selecionar todos

Set k = CreateObject("Py.SendMail")
      k.SMTPServer = "smtp.itelefonica.com.br"
      k.To         = "irochinha@itelefonica.com.br"
      k.From       = "irochinha@itelefonica.com.br"
      k.User       = "usuario"
      k.Password   = "senha"
      k.Subject    = "teste com script via Py.SendMail"
      k.Body       = "efetuei um teste com script via Py.SendMail"
      k.Send()
E executei-o via start meuscript.vbs e foi super rápido.

Acrescento que o mesmo possui exemplo de codificação para uso com Harbour e xHarbour e permite inserir imagens no email.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
RONALDMENEZES
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Mensagem por RONALDMENEZES »

Estou tendo problemas com o SMTPSEND pois o meu servidor, necessita de autenticação.Como fazer e qual programa usar ? além da senha da conta de email, existe a senha e login do servidor ....
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Não existe senha pra login do servidor e sim autenticação no servidor através de sua conta de email, veja o código:

Código: Selecionar todos

...
 k.SMTPServer = "smtp.itelefonica.com.br" // SMTP de seu servidor
 k.From       = "irochinha@itelefonica.com.br" // Sua conta neste servidor
 k.User       = "irochinha" // Seu USERNAME para acesso desta conta
 k.Password   = "senha" // Sua PASSWORD para acesso desta conta
...
A autenticação ocorre quando voce passa ao servidor o email, usuario e senha de sua conta existente neste servidor.

O que não se pode é usar o SMTP de um servidor e autenticar com dados de outro, exemplo ter uma conta no iTelefonica e passar os dados de uma conta no IG.

Por achar que voce necessita de uma senha no servidor voce esta sendo barrado no uso.

Então se voce tem conta no iTelefonica use o SMTP,username e password dele para autenticar, se possuir conta no IG use o SMTP,username e password do IG e assim em cada conta que possua em outros servidores.

Outro problema que pode ocorrer na autenticação é o limite de mensagens diárias que o seu servidor permite para voce.

O iTelefonica permite umas 100 mensagens por dia, o IG eu não sei, mas o melhor é voce usar o servidor de uma hospedagem paga de seu site ou do site do cliente.

Então não culpe a ferramenta, pois ela faz o trabalho dela e o que esta atravancando o seu uso é o servidor remoto, seja por necessidade de autenticação ou limites de envio de mensagens.

Em relação a qual seja o melhor eu coloco o Blat no topo da lista para montagem de aplicativos que funcionem sem integração, por possuir métodos de autenticação e respostas de erro.

No caso de voce usar uma interface de integração com Office pode usar o MapiSend que faz o envio de mensagens via MAPI diretamente para o Outlook Express, Eudora e Outlook 200x(com ressalvas).

Já o script .VBS que apresentei, juntamente com outra ferramenta de email free é indicado para aplicativos de sessão DOS por funcionar de forma transparente e por usar Python como motor acho que pode funcionar no Linux também.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

RONALDMENEZES escreveu:Estou tendo problemas com o SMTPSEND pois o meu servidor, necessita de autenticação.
De qual autenticação você está se referindo? Autenticação segura (SSL)?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

rochinha escreveu:Não existe senha pra login do servidor e sim autenticação no servidor
Senha para log-in e autenticação no servidor pra mim são termos que se equivalem. A não ser que, por autenticação, o colega esta se referindo à autenticação segura (SSL - Secure Socket Layer). Não seria esse o caso? Aliás, esse negócio de autenticação segura está virando moda atualmente. E é bom lembrar: não é toda ferramenta que dispõe disso.
Então se voce tem conta no iTelefonica use o SMTP,username e password dele para autenticar, se possuir conta no IG use o SMTP,username e password do IG e assim em cada conta que possua em outros servidores.
Em se tratando de SMTP, há casos em que só se pode utilizar o SMTP do provedor de acesso. Acontece isso comigo. Só consigo mandar eMail pelo meu provedor. Não tem acordo. E aliás, realmente não é necessário logar em cada servidor separadamente. Se é só pra enviar o eMail, tanto faz quem manda, desde que mande, não é?
[]'s
Maligno
---

---
RONALDMENEZES
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1
Contato:

Autenticação

Mensagem por RONALDMENEZES »

O problema é que meu provedor, além de pedir o usuário e senha da minha conta, pede a autenticação do servidor, que é dada por um usuário e senha para autenticação do servidor.No Outlook Express, existe esta opção, quando entra-se em propriedades da conta de email.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

O que seu provedor está pedindo, ao que parece, é a autenticação segura por meio de SSL. Ele pediu que fosse alterada a porta de comunicação? Se sim, está confirmado: é autenticação segura. Além do quê, login/senha é sempre uma só; a que dá acesso ao servidor SMTP. Nada mais.
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Em tempo: o BLAT, através de um pequeno artifício, pode enviar mensagens através de uma conexão segura (SSL), utilizando um wrapper SSL opensource chamado Stunnel. O esquema deve funcionar também para o SMTPSend: sua conexão pelo BLAT é enviada de forma bem convencional (porta 25), mas para o IP do localhost (127.0.0.1). Então, devidamente configurado (porta 465 ou outra que o provedor peça), o wrapper intercepta a transmissão e a retransmite criptografada pelo SSL. Nunca testei, mas pelos comentários que li, funciona muito bem.
Se realmente for esse o seu problema, vale a pena tentar. :)
[]'s
Maligno
---

---
Responder