Onde posso Baixar a LLIBG full ?

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Marcelo
Usuário Nível 1
Usuário Nível 1

Onde posso Baixar a LLIBG full ?

Mensagem por Marcelo »

Após tantas discussões sobre esta lib e suas telas gráficas, resolvi testar a mesma.
Por isso pergunto aos amigos:

1) Onde posso baixar a LLIBG full;
2) O que preciso para compilar meus sistemas com esta lib, (quais as alterações a nível de fontes)
3) Qual a versão do clipper recomendada (eu utilizo o clipper 52e), ouvi comentarios que o clipper53 é o ideal para esta lib, e onde posso baixar o clipper53.
4) Devo utilizar o Blinker em qual versão eu possuo o a versão 5.

No aguardo da colaboração dos amigos do forum.

Abraços

Marcelo
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Respotas

1) Onde posso baixar a LLIBG full;
www.vagucs.com.br

2) O que preciso para compilar meus sistemas com esta lib, (quais as alterações a nível de fontes)
Nenhuma alteração ou se quise rusar funções gráficas terá que refazer todas as rotinas de tela, não abuse do save screen, veja um tocador de CD visual que criei no meu site.

3) Qual a versão do clipper recomendada (eu utilizo o clipper 52e), ouvi comentarios que o clipper53 é o ideal para esta lib, e onde posso baixar o clipper53.
5.3 mas ela roda em 5.2 no modo real, fica mais rápida e com mais memória disponível, mas não é recomendável.

4) Devo utilizar o Blinker em qual versão eu possuo o a versão 5.
Qualquer uma.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
clauber
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por clauber »

qual o problema em usar mais o save Screen, no meu caso uso o SavEnv e o RstEnv da Visual lib, e estou tendo problemas de gpf, ou seja de hora pra outra o sistema sai e aparece uma tela preta contendo os erro ocorridos mas naum consigo ver, mim falarao pra usaro o blinker 7.0 com o clipper 5.3 ja vi isto e ainda naum resolvi, qual sera o problema
""
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

O caso de GPF dificilmente está sendo calsado pela visual lib, no meu site tem versões próprias para modo protegido, mas se ela já esta rodando o problema não é ela, o Svae screen com a llibg funciona de forma diferente, enquanto 1 tela salva no clipper fica com 4000 bytes (80x25=2000 bytes + 2000 bytes das cores), uma tela em 640x480 256cores fica com 307200 bytes, então ele começa a alocar grandes quantidade de memória que pelo clipper ser 16 bits não são muito bem gerenciadas, no caso do tocador de CD que fiz que está no meu site, escrevi todo ele sem usar save screen ou rest screen, apenas clipando a tela e redesenhando as janelas.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Poka
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Poka »

Olá a todos.

E´a primeira vez que participo desse forum, mas ha muito tempo utilizo-o para solucionar as duvidas que tenho.
Tenho aprendido muito com esse forum.
Parabens ao Toledo pelo site, simples e objetivo, com certeza, esse é o motivo do sucesso.

Parabéns também aos amigos Wagner Nunes, Evolver, Rochinha, Dudu Xbase, Trazom, Augusto, Maligno, Mmendeso e tantos outros que estão sempre de prontidão para responder a todo tipo de perguntas que são feitas nesse forum. Sei perfeitamente que isso exige tempo, pesquisa e boa vontade de todos voces, tenho muitas perguntas a fazer nesse forum tambem.

Utilizo o Clipper já há 13 anos e utilizo apenas o essencial do Clipper, procurando nao inventar muito, nunca utilizei nehuma LIB de terceiros, estou utilizando a LLIBG do Clipper há alguns anos, e ainda nao converti todos os sistemas para a parte grafica. Utilizo o Clipper 5.3b, compilado com o exospace e arquivos cdx, e uso save screen e rest screen a vontade, até porque da maneira que programo se me tirarem esses dois comandos, estou frito.

Caro amigo Marcelo, usando LIB grafica, voce nao pode usar esse comandos a vontade, alias, nem pode usar esses comandos, pois com certeza a tela do seu sistema ficará preta, causando travamento e o motivo é o que o nosso amigo Vagner ja disse.

Perdi muito tempo tentando fazer rotinas para substituir esse comandos, mas achei um jeito de fazer sem mudar quase nada, apenas 2 linhas de
programa.

No começo dessa proxima semana vou postar 2 rotinas de exemplos para voce testar no seu sistema. uma travando e outra sem travamento, para voce poder usar save screen e restscreen a vontade.

Até mais

Poka.
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

tb uso a llibg.

Mensagem por marcos.gurupi »

Caros eu tb uso a llibg e percebi realmente q em um determinado momento o sistema n fica estável, agora ja sei pq. Gostaria de receber sua rotina pois utilizo muito o save screen e rest screen. Obrigado.

NOTA: Caso eu estaja errado me corrijam, mas na net n existe a llibg full, pelo q sei a llibg full ultiliza até 256 corres ou + e q nos utilizamos soh trabalha com 16 cores. E isso mesmo? Tem um grande supermercado aqui na minha cidade q o pdv deletes trabalham com a lib llibg full e eh um espetaculo.
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

O tocador de CD visual que criei quando o Criei eu fiz ele em 800x600 com 16bits de cor... porém em máquinas mais novas ele só funciona no padrão VESA, a FG lib também. Vou explicar melhor o que o problema.

Como todo o sistema de informática vem se evoluindo, as novas tecnologias atingem patamares superiores aos de plataforma antiga, o padrão de vídeo VESA é um padrão avançado em que as informações de suporte da placa vídeo são descritas em um string de alguns bytes que é solicitada pelo programa quando este se faz necessário. Logo com sua evolução, placas de vídeos mais novas tem mais informações nesta string do que os que esta lib conseguem ler (por serem damasiadamente antigas. Logo como o padrão VGA (640x480x256) não usa uma string VESA para ser ativado (pois ele não é um modo VESA) ele funciona em qualquer placa de vídeo atual. O PDV que foi citado deve ser realmente LLIBG (a versão que vem com o Clipper 5.3) porém a placa de vídeo ou mesmo o computador tem uma placa off-board com versão do driver vesa mais antigo, em alguns casos é possível ativar os modos VESA com a LLIBG usando um driver VESA específico, acho que no meu site até coloquei um para download que não funcionou em minha placa on-board (SIS 630). Deu para entender.

Quanto a LLIBG, ela tem a versão básica que vem com o clipper 5.3 e mais 3 versões que são vendidas separadamente, até hoje apenas vi o exemplo da versão Standard que até escanear imagem ela escaneia, eu peguei em um site russo e ela era demo, mas com alguns minutos consegui CRACKEA-LA e ela está disponível completinha no meu site. Vai ser a única que você vai encontrar.

Para fazer seu programa voa em seu cliente, quando vender o sistema em LLIBG, dê uma placa Trident 9680 ou 9440 para seu cliente, são excelentes e funcionam como as placas mais novas conseguindo até 1024x768 em 24 bits, porém lembre-se estas placas não são acelerados, então jogos... necas...

Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Ok.

Perfeito vagner, sua explicação sanou todas as minhas dúvidas sobre a llibg, d todas q jah olhei essa lib me parece perfeita para o clipper, na sua mgs vc falou sobre o comando q scaneia, vc saberia me dizer qual é o comando? Obrigado. Marcos Roberto
vagucs
Membro Master
Membro Master
Contato:

Mensagem por vagucs »

Junto com a LLIBG tem exemplos

pegue no meu site,
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Poka
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Poka »

Ref. a utilização de save screen e rest screen com a LLIBG.

Segue um exemplo hipotético.

antes eu utilizava assim:

Código: Selecionar todos

# INCLUDE "LLIBG.CH"
local tela1,tela2
save scree to tela1
do while .t.
   rest scree from tela1
   // 
   // comandos
   //
   if lastkey()=27
      exit
   endif
   save scree to tela2
   do while .t.
       rest scree from tela2
       //
       // comandos
       //
       if lastkey() = 27
          exit
       endif
       funcaoQQ()
    enddo
enddo
retu nil
///////////////
funct funcaoQQ
    local telaant
    save scree to telaant
     //
    // comandos
    //      
    rest scree from telaant
retu nil
Dessa maneira o sistema apos algumas chamadas, a tela ficava preta e o sistema saia do ar.

Passei a utilizar dessa forma e nao tive + problemas.

Código: Selecionar todos

#INCLUDE "LLIBG.CH"
local tela1,tela2
save scree to tela1
save to telas all like tela1     // salva em disco no arquivo telas
rele tela1                            // limpa da memoria
do while .t.
   rest scree from tela1
   //
   // comandos
   // 
   if lastkey()=27
      exit
   endif
   save scree to tela2
   save to telas all like tela2    // salva no arquivo telas
   rele tela2                          // elimina da memoria
   do while .t.
       rest scree from tela2
       //
       // comandos
       //
       if lastkey()=27
          exite
       endif
       funcaoQQ()
    enddo
enddo
retu nil
///////////
func funcaoQQ
   local telaant
   save scree to telaant          
   save to telas all like telaant     // salva no arquivo de telas
   rele telaant                            // limpa da memoria
   // aqui telaant poderia ser tela1 sem problemas
   //
   // comandos
   //
   rest scree from telaant
retu nil
Obs. Utilizo o clipper 5.3b com exospace.
Utilizo dessa maneira em rede com +- 12 terminais, com W95, W98 e 2 terminais com XPessimo.

Em todos os modulos do sistema as variaveis de tela podem ser sempre as mesmas e o arquivo de telas sempre o mesmo tambem. Não esqueça de deixar como variavel local os nomes das telas.

Espero que possa servir p/ alguem que esteja com esse mesmo problema.
Poste aqui o resultado dando certo ou não.

Até mais,

Poka
marcos.gurupi
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Ok. mas...

Ok, mas n ocorre problemas se uma terminal estiver usando o arq. de tela em outra rotina?

marcos roberto
MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MARINI »

Poka escreveu: Passei a utilizar dessa forma e nao tive + problemas.

#INCLUDE "LLIBG.CH"
local tela1,tela2
save scree to tela1
save to telas all like tela1 // salva em disco no arquivo telas
rele tela1 // limpa da memoria
Para esclarecer repare que pelo fato das variáveis 'tela1,tela2' terem
sido declaradas como LOCAL, os comandos SAVE e RELEASE
no exemplo citado não tem nenhum efeito e podem ser retirados.
Estes comandos somente funcionam quando uma variável é
declarada do tipo pública ou privada visíveis, conforme manual.
Confira em:

http://www.clipx.net/ng/53guide/ngdbfa2.php
http://www.clipx.net/ng/53guide/ngd7830.php

No caso de se utilizar a LLIBG estes comandos não funcionam se
utilizadas como variável pública ou privada para salvar a tela.
Então salve as em variáveis locais utilizando se das funções
SAVESCREEN() e RESTSCREEN() em vez dos comandos
SAVE SCREEN e RESTORE SCREEN em desuso nas versões
atuais do CLIPPER, mas mantidos apenas para efeito de
compatibilidade com o CLIPPER SUMMER.

http://www.clipx.net/ng/53guide/ng98caf.php
http://www.clipx.net/ng/53guide/ng95e00.php

Para testar quantas telas seria possível guardar teste o
exemplo abaixo até o programa sair do ar. Veja que
dá para amazenar muitas telas sem problemas. Contudo
não é necessário exagerar. Quanto menos variáveis forem
utilizadas mais memória sobrará para outras rotinas.

#INCLUDE "LLIBG.CH"

LOCAL tela[1000],i

SETBLINK(.F.)
SET VIDEOMODE TO LLG_VIDEO_VGA_640_480_16
GFRAME(0,0,639,479,7,15,8,13,13,13,13,LLG_MODE_SET)
FOR i:=1 TO 1000
tela:=SAVESCREEN(0,0,29,79)
GWRITEAT(80,160,"Salvando tela na variavel tela["+ALLTRIM(STR(i))+"]",12,LLG_MODE_SET)
INKEY(0.1)
RESTSCREEN(0,0,29,79,tela)
NEXT

.
Sds
Marini
Poka
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por Poka »

Marini

O interessante que sem essas duas linhas o sistema saia do ar, mas se funciona com savescreen e restscreen, melhor ainda. Obrigado pela explicacão.

Até mais,

Poka
MARINI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por MARINI »

Tenho reparado que tem muita gente interessada em melhorar o
visual do programa escrito em CLIPPER. Isto é muito bom pois
continuo afirmando que o CLIPPER fornece todas as condições -- senão
a melhor -- para desenvolvimento de aplicações para a área comercial.

continua em:

https://pctoledo.org/forum/viewtopic.php?t=1179
.
Sds
Marini
clauber
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por clauber »

gente fico muito agradecio pelo esforco de vcs para solucionar esse problema, isso prova que estamos juntos e unidos em uma soh causa melhorar nosso projetos de trabalhos, e com certeza vamos melhor sim
naum tive oportunidade de testar, mas no final de semana vou mim divertir com isso e com certeza vou dar respotas

t+
""
Responder