Algo p/ gerar relatórios de modo mais fácil e padronizado ?
Moderador: Moderadores
- alaminojunior
- Colaborador

Algo p/ gerar relatórios de modo mais fácil e padronizado ?
Por acaso alguem faz uso de alguma ferramenta pra isso, alias, isso existe ?
Andei buscando aqui no fórum, mas não encontrei nada a respeito.
Andei buscando aqui no fórum, mas não encontrei nada a respeito.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Acho que não existe um bom gerador de relatório pra Clipper. Pelo menos não como os que se vê em outras linguagens, principalmente "for win". Eu, pelo menos, faço (quase) tudo no braço.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- clodoaldomonteiro
- Usuário Nível 4

- Contato:
Eu monto as tabelas, as telas e os relatório no GAS DOS, depois saio alterando no braço.
Já até consegui colocar meus projetos para serem compilados com o xHarbour no modo console, to tentando agora o modo gráfico.
O chato do GASdos é que ele não tá mais funcionando em algumas máquinas, problema do XP2 e EMS.
Já até consegui colocar meus projetos para serem compilados com o xHarbour no modo console, to tentando agora o modo gráfico.
O chato do GASdos é que ele não tá mais funcionando em algumas máquinas, problema do XP2 e EMS.
At. Clodoaldo Monteiro
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
Linguagens: Clipper / Harbour
Área de Atuação: Sistemas de gestão para Prefeituras Municipais
Fones: (86)3223-0653, 98859-0236
www.simplesinformatica.com.br
-
Stanis Luksys
- Colaborador

- Contato:
Da pra usar o RL que acompanha o Clipper também, mas é bem limitado.
Relatório tem que ser no braço, infelizmente.
O máximo que se faz é criar funções para padronizá-los, mas de qualquer forma é você quem faz.
Relatório tem que ser no braço, infelizmente.
O máximo que se faz é criar funções para padronizá-los, mas de qualquer forma é você quem faz.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
sites.google.com/hblibs
Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Crystal Report => Gerar executável
Eu uso o Crystal Report e não tô nem aí prá qual impressora o usuário usa... se está em rede ou local, se é serial, paralela, usb, matricial, laser, deskjet...
Depois que passei a usar o CR em minhas aplicações foi só correr pro abraço...
Depois que passei a usar o CR em minhas aplicações foi só correr pro abraço...
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br
Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
goulart@provsul.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

É isso que eu ia sugerir, não que eu venha usando mas por saber que é o melhor gerenciador de relatorios. O Crystal Report por referência sei que é possível mas não sei cómo é possivel de incrementar junto com o Clipper. No meu sistema sempre pensei fazer isso, isto é, fazer o meu sistema funcionar em modo híbrido (Console e GUI app.).
A minha pergunta, Augusto é cómo você faz para fazer relatórios. Sei que abrir arquivo DBF é possível mas não lembro como é composto o formulário, será que você seleciona previamente os registros que irão se impresso num DBF temporário algo assim, você poderia dar mais luz nessa idéia ?
A minha pergunta, Augusto é cómo você faz para fazer relatórios. Sei que abrir arquivo DBF é possível mas não lembro como é composto o formulário, será que você seleciona previamente os registros que irão se impresso num DBF temporário algo assim, você poderia dar mais luz nessa idéia ?
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Pablo,
Bem, depois de muito mexer prá lá e prá cá no CR eu criei uma metodologia que (prá mim) foi a mais eficáz para interagir o Clipper com o CR.
Partindo do princípio que o CR lê DBF's, eu crio os relatórios previamente definidos no CR apontando para os campos do DBF a ser utilizado para "aquele" relatório.
Esse DBF é criado no momento em que o usuário no prg Clipper solicita.
Como para cada relatório criado no CR (.rpt) vc pode gerar um EXE mínimo que varia de 3 a 4Kb, na hora em que o usuário pede o relatório, eu preencho o DBF (temporário) com todos os campos necessários para o relatório e chamo o EXE (já existente) de dentro do prg Clipper o que provoca a abertura da janela de impressão do Windows solicitando impressora etc... e pronto....
Quando há necessidade de manutenção nos relatórios é só alterar o RPT e gerar o novo EXE e mandar pro cliente.
OBS: É claro que faz-se necessário a instalação do módulo de impressão CR na máquina do usuário. Mas isso é muito simples uma vez que o próprio CR gera o kit de instalação. É bem simples e sem "stress"...
Bem, depois de muito mexer prá lá e prá cá no CR eu criei uma metodologia que (prá mim) foi a mais eficáz para interagir o Clipper com o CR.
Partindo do princípio que o CR lê DBF's, eu crio os relatórios previamente definidos no CR apontando para os campos do DBF a ser utilizado para "aquele" relatório.
Esse DBF é criado no momento em que o usuário no prg Clipper solicita.
Como para cada relatório criado no CR (.rpt) vc pode gerar um EXE mínimo que varia de 3 a 4Kb, na hora em que o usuário pede o relatório, eu preencho o DBF (temporário) com todos os campos necessários para o relatório e chamo o EXE (já existente) de dentro do prg Clipper o que provoca a abertura da janela de impressão do Windows solicitando impressora etc... e pronto....
Quando há necessidade de manutenção nos relatórios é só alterar o RPT e gerar o novo EXE e mandar pro cliente.
OBS: É claro que faz-se necessário a instalação do módulo de impressão CR na máquina do usuário. Mas isso é muito simples uma vez que o próprio CR gera o kit de instalação. É bem simples e sem "stress"...
goulart@provsul.com.br
goulart@provsul.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Ahhh sim imaginei isso mesmo. A versão que você utiliza qual seria ?. O CR não é shareware, não é ?. Inclusive acredito eu que é possível até visualizar o relatório, não é ?. Eu também acho que a saída melhor poderia ser por aí. No meu sistema modular, bem que eu poderia chamar esse módulo do CR que executa a impressão do relatorio pelo CR. Teria como disponibilizar algum exemplo no seu site ? (se não for pedir muito ?).
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Não... a versão é comprada. Eu tenho as versões 4.5, 8, 8.5 e 9Pablo César escreveu:Ahhh sim imaginei isso mesmo. A versão que você utiliza qual seria ?. O CR não é shareware, não é ?.
Sim... e essa é uma das vantagens... Evita toda aquela trabalheira de criar rotinas de visualização na tela. Aliás o relatório já é "displayado" (hehe) na tela antes de solicitar a impressora.Pablo César escreveu:Inclusive acredito eu que é possível até visualizar o relatório, não é ?.
Infelizmente não é possível pois o CR não interage com ambiente WEB. Para as minhas aplicações WEB em PHP/MySQL eu faço os relatórios em PDF utilizando LIBs PHP.Pablo César escreveu:Teria como disponibilizar algum exemplo no seu site ? (se não for pedir muito ?).
EM TEMPO: Se queizer eu posso disponibilizar (0800) a versão 4.5 prá vc e prá quem mais desejar... sem problema algum...
goulart@provsul.com.br
goulart@provsul.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Me referia a um possível download do executável com o DBF temporário para ver como fica e se possível o seu fonte.Infelizmente não é possível pois o CR não interage com ambiente WEB.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
- acelconsultoria
- Usuário Nível 3

Olá, pessoal !!!
Realmente, o Crystal Report pareceu ser uma ótima ferramente para relatórios em clipper utilizando os DBF's.
Bom, eu tenho aqui comigo a rotina de impressão do MIRO, que no momento da impressão gera três opções de saída: Tela, Impressora ou Arquivo Texto. É feita em puro clipper.
O legal é que, gerando o arquivo, o cliente pode abrir pelo notepad e imprimir em qualquer impressora tbem.
É uma rotina composta por várias funções. Acho que a maioria aqui já conhece, pois o MIRO é bem manjado. Mas, caso alguém queira dar uma conferida, eu vou preparar a rotina e alguns exemplos pra colocar na seção de código-fonte daqui do forum.
Abraços.
Realmente, o Crystal Report pareceu ser uma ótima ferramente para relatórios em clipper utilizando os DBF's.
Bom, eu tenho aqui comigo a rotina de impressão do MIRO, que no momento da impressão gera três opções de saída: Tela, Impressora ou Arquivo Texto. É feita em puro clipper.
O legal é que, gerando o arquivo, o cliente pode abrir pelo notepad e imprimir em qualquer impressora tbem.
É uma rotina composta por várias funções. Acho que a maioria aqui já conhece, pois o MIRO é bem manjado. Mas, caso alguém queira dar uma conferida, eu vou preparar a rotina e alguns exemplos pra colocar na seção de código-fonte daqui do forum.
Abraços.
Adm. Maickon Sato
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
Consultoria e Projetos
-------------------------------------------------------
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Tudo bem Maickon, essa também seria uma saída válida para impressões simples que não precisem de formatação, pois imagine um relatório que com a fonte normal não coubesse no papel. Certo que pelo Notepad daria para marcar bloco e mudar a fonte. Mas isso demandaria um certo trabalho para o usuário. Ou você tem algum forma que dê para definir previamente ?acelconsultoria escreveu:gerando o arquivo, o cliente pode abrir pelo notepad e imprimir em qualquer impressora tbem.
A questão de imprimir etiquetas, também seria inviável pelo NOTEPAD. Para isso optaria pela criação de arquivos RTF e abrir pelo Word.
Pergunto e exponho tudo isto, pois é importante para avaliar e decidir quê aplicativo utilizar para a impressão junto aos sistema em Clipper.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Sua pergunta pressupõe que você ainda ficará com o Clipper por muitos anos, não?quê aplicativo utilizar para a impressão junto aos sistema em Clipper.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

pois é... eu dou voltas, dou voltas... e levo na cara mas não faço nada para mudar. Quem sabe se o Crystal Report me motive para migrar de uma vez por todas a GUI. No entanto a impressão em puro ASCII ainda possue suas vantagens também. Gostaria de começar com os meus relatórios para que o meu sistema continue sendo o que é mas com algum recurso gráfico na hora de imprimir. Acho que tudo isso ja é muito para um Clippeiro convencido como eu...pressupõe que você ainda ficará com o Clipper por muitos anos
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Eu trocaira "convencido" por "convicto". E talvez, irremediável.Acho que tudo isso ja é muito para um Clippeiro convencido como eu...
Aliás, não querendo tocar nesse assunto de novo, mas já tocando... Você ficaria maravilhado com alguns geradores de relatórios Windows GUI que existem para outras linguagens. É o céu na terra. Principalmente pra quem sempre fez relatórios na unha.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---