Até algum tempo eu ainda tinha um programa muito bem feito. Era simples. Um editor de texto. Imagina um NotePad super-incrementado. Era mais ou menos isso. Não só bem feito funcionalmente, mas também muito bonito. Uma combinação muito boa. O tipo de aplicativo que todo mundo quer fazer. Não como uns e outros programas gráficos que são de doer na vista. Esse programa a que me refiro foi feito em puro Assembly MASM 6. Acredite. Eu tinha os fontes.clodoaldomonteiro escreveu:Qual seria um bom sucessor para o clipper?
Mas aí alguém fala: mas Assembly? Vou demorar um século pra fazer um sistema de informação que faço em menos tempo com XHarbour, por exemplo. Aí eu respondo: calma. Eu estou apenas querendo enfatizar a capacidade técnica do programador. Tem gente que se dedica e, usando a linguagem que for, consegue realmente fazer coisas maravilhosas.
Concordo. Assembly, apesar de ser muito legal, não é produtivo. Então, somando as coisas: você precisa ter capacidade (isso se consegue com dedicação) e produtividade. Essa última parte é que pega. XHarbour é produtivo? Sim, claro. Mas deixa de ser se comparado a um Delphi da vida, que tem uma IDE e um framework maravilhosos. Poderia citar outros pontos favoráveis ao Delphi, mas não acho necessário.
Então esbarramos num ponto importante: abandonar o conhecimento adquirido (é tanto assim?) em XBase pra iniciar uma nova jornada numa linguagem desconhecida? A resposta a essa pergunta é de fôro íntimo. Mas eu mudei.
Basicamente foram dois motivos que me fizeram mudar. Primeiro: XBase é um porre e pobre (minha opinião - não critiquem). Eu queria trabalhar com algo melhor. Segundo: eu sou autônomo e dono do meu nariz. Posso fazer o que me der na telha. Uma IDE realmente decente é algo por demais atraente. Além de super-produtivo de trabalhar, dá um imenso prazer. Era isso também o que eu queria. Houve outros fatores também.
É caro mudar? Da minha total capacidade em Clipper, digamos que 20% é linguagem e 80% é a capacidade de resolver os problemas nessa linguagem. Por isso, e apenas nesse aspecto, não é caro abandonar o conhecimento adquirido em XBase. Perco apenas 20%, digamos assim. Mas é necessário somar a isso o custo de migrar o software legado. Há quem não possa migrar pra outra coisa que não seja XBase. E some-se a isso vários outros fatores. A equação é mesmo complicada.
Portanto, e em resposta à sua pergunta: o melhor sucessor do Clipper é você quem deve escolher, de acordo com suas expectativas, necessidades, conveniências. Muita gente do fórum vai dizer: XHarbour, claro. Pode ser. Mas eu prefiro ser mais ponderado e dizer para você e para quem mais ler esta mensagem: pesquise, analise, teste e decida você mesmo qual o melhor caminho a seguir.
Se no futuro você vir a perceber que tomou a decisão errada, ninguém no fórum vai se oferecer pra te pagar indenização por tê-lo influenciado a seguir um caminho errado. Ou seja, o problema seu. Não nosso. Me limito a desejar-lhe boa sorte.