Como Automatizar Instalações ?

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Como Automatizar Instalações ?

Mensagem por alaminojunior »

Supondo que precisasse instalar um sistema em algum lugar remoto;
esse sistema fosse compilado é claro, em xHarbour;
utilizasse banco de dados MySql, acessado pelo Mediator com ajuda do Connector ODBC MySql.

Alguem sabe de algum utilitario que faça tudo isso ?

Já vi por exemplo o caso do Aplicativos Comerciais, que ao instalar, instala também o BDE. Vi também outro sistema para Lan-Houses que instala o FireBird.

Porém no nosso caso, precisaria instalar toda aquela tralha lá em cima com suas configurações individuais.

No aguardo,
Edson.
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Stanis Luksys
Colaborador
Colaborador
Contato:

Mensagem por Stanis Luksys »

O cara, se não me engano o InnoSetup faz tudo isso, e é free.

Existem outros utilitários que fazem. Faça uma busca pelo superdownloads ou baixaki que você deve encontrar algo.
Stanis Luksys
sites.google.com/hblibs

Apoiar e se utilizar de projetos opensource não é uma questão de boicote, mas sim de liberdade.
Utilize, aprimore e distribua.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

Minha dica sobre MySQL.

A instalação do MySQL deve ser a mais profissional possivel, pois ja vi muitas instalaçoes de programas pela net que usam o MySQL e ao serem instaladas detonam qualquer outra instalaçao existente.

Isto pra mim é inadimissivel, pois eu já tive problema como este, onde tinha um MySQL impecável instalado e várias configurações de aplicativos e sites em minha máquina e ao instalar um programinha de controle de Hotel ele me F... literalmente.

O seu instalador deve prever se o MySQL já esta instalado usando alguma chave do tipo:

Skip If Source Doesnt Exist

Como um aplicativo que usa MySQL tem sua base de dados em um diretorio dentro da pasta Data basta apenas que voce instale ou copie esta pasta e qualquer outra instalação existente na maquina remota seja mantida.

Após instalado o MySQL, caso ele não existisse na maquina antes, deverá ser iniciado, executando para isto o WinMySQLAdmin.exe.

Eu não uso MySQL em meus aplicativos e atualmente uso o InnoSetup 4 que inclusive uso para fazer backup emergencial de meus sistemas em clientes.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Já baixei o danado.
Vamos ver o que acontece.
A propósito, baixei também um tal de FastWork, que promete automatizar as instalações em servidores MySql, PHP5 e Apache.
Antes vou testar o Inno Setup, depois vejo o FastWork e mando noticias.
Muito obrigado pela força. :)Pos
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Lancei um tópico novo na seção "Matérias/Notícias" a respeito não só do Inno Setup, mas de duas outras ferramentas que ajudam a automatizar a tarefa de programação nele. Assim a dica fica mais evidente para os colegas. Clique aqui para ler.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Responder