como desenvolver sistema em clipper no linux
Moderador: Moderadores
como desenvolver sistema em clipper no linux
bom galera to mudando a estrutura na EMPRESA E ESTAMOS MUDANDU TUDO PARA LINUX bom é o seguinte alguem sabe um copilador CLIPPER para linux....quem utiliza...pode me dar as dicas de como instalar e se o modo de usu é parecido com o do windows ou seja crio os arquivo prg normal e a programação é a mesma.....e o modo de criar o executavel é tem q fazer o q.
agradeço a ajuda de todos
agradeço a ajuda de todos
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Use o xHarbour, tenho feito conversões para diversas empresas de todo o Brasil... é uma jóia... Fica como um SQL... quanto a mudanças nos fontes são poucas... cara convertir grandes sistemas que decolram ficando por incrível que parece até 80 % mais velozes...
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
O xHarbour é compatível com clipper, usa DBF / NTX/CDX/IDX/MDX/DBT nativos, pode acessar qualquer base de dados do mercado e já acessa SQL, Oracle, Odbc, postgres com rotinas especificas que vem com ele...
ele pode ser conseguido em www.xharbour.org
Você pode programar CGI´s com ele usando DBF com indices do clipper veja exemplo
www.vagucs.com.br/cgi-bin/auto.exe
ele pode ser conseguido em www.xharbour.org
Você pode programar CGI´s com ele usando DBF com indices do clipper veja exemplo
www.vagucs.com.br/cgi-bin/auto.exe
Amigo obrigadão pela ajuda....Mas vo lhe fazer mais perguntas 
Para mim que sou iniciante no clipper posso programas normal os meus sistemas com xharbour utilizando as linguagem do clipper normal né...ou muda algumas sintaxe deles....vc tem algum manual do xharbour ensinando a criar um sistema com ele e copilando e como criar base de dados só preciso de um explicativo ok..
Cara vc tá me ajudando muito a Sair do Ruindos e Continua com o Linux...ha e eu estou utilizando o Kurumim não tem problemas se utilizar o xharbour nele né....
Valew vagucs...
Este forum é muito SHOW.....o pessoal daqui é 1000%
Para mim que sou iniciante no clipper posso programas normal os meus sistemas com xharbour utilizando as linguagem do clipper normal né...ou muda algumas sintaxe deles....vc tem algum manual do xharbour ensinando a criar um sistema com ele e copilando e como criar base de dados só preciso de um explicativo ok..
Cara vc tá me ajudando muito a Sair do Ruindos e Continua com o Linux...ha e eu estou utilizando o Kurumim não tem problemas se utilizar o xharbour nele né....
Valew vagucs...
Este forum é muito SHOW.....o pessoal daqui é 1000%
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
No xHarbour você usa as mesmas sintases do clipper, não muda nada, quanto a programa, nemo pessoal do proprio xHarbour tem exemplos claros. Muitos usam o HBMAKE para compilar seus programas mas ele nem sempre funciona legal, eu criei um makefile básico e alguns tutoriais que envio junto com o CD que vendo no meu site.
Quanto ao Linux, eu uso o conectiva hoje uso a versão 10, é uma jóia e o mais indicado para poder programas, mas o xHarbour pode ser usado no Kurumin, o aplicativo compilado eu já rodei em fedora, conectiva, mandrake, slakware, roda em qualquer linux desde que tenha kernel 2.4 para cima.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Quanto ao Linux, eu uso o conectiva hoje uso a versão 10, é uma jóia e o mais indicado para poder programas, mas o xHarbour pode ser usado no Kurumin, o aplicativo compilado eu já rodei em fedora, conectiva, mandrake, slakware, roda em qualquer linux desde que tenha kernel 2.4 para cima.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Você pode usar o servidor de aplicação onde tudo roda via telnet ou ssh como se estivesse na sua máquina local,isto aumenta a segunrança uma vez que o programa só fica aberto no servidor e não trafega dados na rede somente tela, teclado e impressão o que faz o sistema funcionar como SQL sem ser necessário mudar nada nele. Outra forma é usar como no Windows, você exporta os diretórios do programa e os outros terminais Linux podem mapea-los como pastas locais. Outra forma é SAMBA, onde você poder ter uma rede mista com terminais windows e linux acessando a mesma base de dados. Existe infinitas formas de usar o sistema via rede mas até agora a mais segura é servidor de aplicação com SSH, neste caso para imprimi precisa do Samab e do cups para poder mapear as impressoras Windows no Linux, o PRWIN 3.0 SERVER permite usar impressoras sem tê-las mapeadas....