ORÇAMENTO PARA VENDA
Moderador: Moderadores
ORÇAMENTO PARA VENDA
Pessoal
Tenho um parametro no sistema que nao permite vender sem estoque.
No meu sistema na venda tenho a opção orçamento e depois se o cliente confirmar o usuario pede para transformar em venda.
Na opção orçamento eu deixo o usuario colocar tudo, independente se tem no estoque ou nao.
Ai esta o problema, porque eu bloqueio o orçamento porque um ou mais itens não tem no estoque.
Mas como é uma loja de auto peças o meu cliente consegue estas peças ou da outra filial ou de outra loja.
So que ele precisa faturar a nota e para poder receber do cliente.
Ai que não estou conseguindo achar uma maneira de como fazer isto.
O que vcs utilizam numa situação destas.
Preciso de opniões para ver o que faço.
[]s
claudio
Tenho um parametro no sistema que nao permite vender sem estoque.
No meu sistema na venda tenho a opção orçamento e depois se o cliente confirmar o usuario pede para transformar em venda.
Na opção orçamento eu deixo o usuario colocar tudo, independente se tem no estoque ou nao.
Ai esta o problema, porque eu bloqueio o orçamento porque um ou mais itens não tem no estoque.
Mas como é uma loja de auto peças o meu cliente consegue estas peças ou da outra filial ou de outra loja.
So que ele precisa faturar a nota e para poder receber do cliente.
Ai que não estou conseguindo achar uma maneira de como fazer isto.
O que vcs utilizam numa situação destas.
Preciso de opniões para ver o que faço.
[]s
claudio
- ademilson
- Usuário Nível 2

- Contato:
Vc não utiliza niveis de acesso para cada usuario ?? Esta seria uma forma, por exemplo, se o cara tem nivel, ele te faz uma pergunta se realmente quer vender sem estoque, caso contrário, pede a senha do supervisor para que seja liberada a venda...Ou ainda você poderia criar uma outra opção parametrizada onde permita fazer isto...
abs,
abs,
José Ademilson da Cruz
Gerente de Desenvolvimento Harbour
SG Sistemas de Automação ltda.
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Isso mesmo, facil mesmo. Se você criar (ou ja tiver a função que dá baixa no estoque, você certamente sabe diferenciar quando é VENDA ou quando for ORÇAMENTO, então daí você pode fazer uma condição que quando for "ORÇAMENTO" (e ainda com senha se quiser) isenta a baixa no estoque ou até a verificação de quantidade no estoque. Isso mesmo que o colega falou.ademilson escreveu:Ou ainda você poderia criar uma outra opção parametrizada onde permita fazer isto...
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Eu acho meio estranho colocar um parâmetro no sistema para não vender sem estoque, e depois chamar o gerente. Pois todo mundo vai chamar o gerente.
Entao seria melhor deixar vender sem estoque.
Não vi muita vantagem nesta opção pois daria um trabalhão para o gerente.
Mas valeu pela dica.
Vou analisando por enquanto.
[]s
claudio
Entao seria melhor deixar vender sem estoque.
Não vi muita vantagem nesta opção pois daria um trabalhão para o gerente.
Mas valeu pela dica.
Vou analisando por enquanto.
[]s
claudio
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Parceiro... vc pediu opiniões.. então lá vai...
Primeiro devo alertar que "legalmente" não pode haver venda sem estoque do contrário vc pratica uma coisa chamada "lockout" prevista na legislação como um ato ilícito passivo de multa pelo ICMS.
A minha sugestão é que vc crie uma rotina de "transferência" ou seja, quando chegar o momento de FATURAR (emissão da NF) do produto que "não" existe, faça a transferência da outra unidade para o estoque local e efetive o faturamento mas, somente se o produto existir fisicamente até prq acredito que vc faça o controle número de série, fabricante etc...
Primeiro devo alertar que "legalmente" não pode haver venda sem estoque do contrário vc pratica uma coisa chamada "lockout" prevista na legislação como um ato ilícito passivo de multa pelo ICMS.
A minha sugestão é que vc crie uma rotina de "transferência" ou seja, quando chegar o momento de FATURAR (emissão da NF) do produto que "não" existe, faça a transferência da outra unidade para o estoque local e efetive o faturamento mas, somente se o produto existir fisicamente até prq acredito que vc faça o controle número de série, fabricante etc...
:xau Fui...
goulart@provsul.com.br
Faça da PROVSUL o seu Provedor de Serviços WEB
Visite: www.PROVSUL.com.br
goulart@provsul.com.br
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Sem dúvidas... a tranferência também deve ser feita dentro da legislação... ou seja, acompanhada de NF no código específico etc...Grings escreveu:Não pode vender sem estoque, nem fazer a "transferência" de outra filial sem nota fiscal.
goulart@provsul.com.br
goulart@provsul.com.br
Bom, por enquanto vamos esquecer o "LEGALMENTE". Mas entendi.
Vamos para as fases.
Vamos dizer que esta empresa tem tres lojas.
O cliente chega em uma delas.
E faz o orçamento.
Bom o vendedor diz o valor e que algumas peças ele só tem na outra loja da empresa, e diz que no maximo em duas horas terá toda a mercadoria.
Bom o cliente confirma e pede para entregar a mercadoria em determinada oficina, pois a loja entrega mercadorias tambem nas oficinas.
Na hora de confirmar a venda meu sistema trava por falta de estoque.
Dai o usuario não pode finalizar a venda e o cliente esta no balcão esperando para pagar a venda. "a vista".
Ai não pode receber, não pode imprimir a nota fiscal ou cupom fiscal.
Enquanto todas as mercadorias chegarem, serem conferida por um outro funcionario que cuida só de tranferencias e dar entrada no estoque.
Sei la como resolver isto.
Mas obrigado pelas ideias.
[]s
claudio
O vendedor fica maluco.
Vamos para as fases.
Vamos dizer que esta empresa tem tres lojas.
O cliente chega em uma delas.
E faz o orçamento.
Bom o vendedor diz o valor e que algumas peças ele só tem na outra loja da empresa, e diz que no maximo em duas horas terá toda a mercadoria.
Bom o cliente confirma e pede para entregar a mercadoria em determinada oficina, pois a loja entrega mercadorias tambem nas oficinas.
Na hora de confirmar a venda meu sistema trava por falta de estoque.
Dai o usuario não pode finalizar a venda e o cliente esta no balcão esperando para pagar a venda. "a vista".
Ai não pode receber, não pode imprimir a nota fiscal ou cupom fiscal.
Enquanto todas as mercadorias chegarem, serem conferida por um outro funcionario que cuida só de tranferencias e dar entrada no estoque.
Sei la como resolver isto.
Mas obrigado pelas ideias.
[]s
claudio
O vendedor fica maluco.
- Augusto
- Usuário Nível 3

- Contato:
Parceiro... por lógica, o sistema deve seguir a rotina prática da empresa sem despresar a legislação e tudo mais.
Coloque-se na posição do vendedor... A única coisa a ser dita ao cliente é:
- Senhor, nós não temos a mercadoria X aqui nesta loja, porém temos na nossa loja Y e em 2 horas ela estará aqui para que possamos emitir a NF. Poderia aguardar ou prefere que mandemos entregar na mecânica e o sr. efetuar o pagamento no recebimento ? Ou ainda, quer deixar o cheque e pegar a NF no local de entrega da mercadoria ??
De acordo com a resposta do comprador, o negócio é efetuado ou não.
Quanto a questão da "legalidade" imagine que vc altere o sistema (que a principio está correto), para efetivar a emissão da NF sem que o produto exista, na esperança de que ele, a qualquer momento, chegue e nesse meio tempo aconteça algo e ele não chegue ou chegue mais não é a peça esperada (a Lei de Murphy é impiedosa !!). Além do "mico" que o vendedor vai pagar com o cliente que ficou ali calmamente esperando, ainda existirá a burocracia de cancelamento de NF e demais procedimentos adjacentes...
Aliás, não sei como vc faria para emitir a NF sem os dados de identificação da peça tais como n.série, modelo, fabricante etc, conforme eu disse no post anterior, a não ser que seu sistema seja centralizado e vc tenha acesso a essas informações via WEB ou REDE...
Portanto, o que não tem remédio, remediado está !!
Coloque-se na posição do vendedor... A única coisa a ser dita ao cliente é:
- Senhor, nós não temos a mercadoria X aqui nesta loja, porém temos na nossa loja Y e em 2 horas ela estará aqui para que possamos emitir a NF. Poderia aguardar ou prefere que mandemos entregar na mecânica e o sr. efetuar o pagamento no recebimento ? Ou ainda, quer deixar o cheque e pegar a NF no local de entrega da mercadoria ??
De acordo com a resposta do comprador, o negócio é efetuado ou não.
Quanto a questão da "legalidade" imagine que vc altere o sistema (que a principio está correto), para efetivar a emissão da NF sem que o produto exista, na esperança de que ele, a qualquer momento, chegue e nesse meio tempo aconteça algo e ele não chegue ou chegue mais não é a peça esperada (a Lei de Murphy é impiedosa !!). Além do "mico" que o vendedor vai pagar com o cliente que ficou ali calmamente esperando, ainda existirá a burocracia de cancelamento de NF e demais procedimentos adjacentes...
Aliás, não sei como vc faria para emitir a NF sem os dados de identificação da peça tais como n.série, modelo, fabricante etc, conforme eu disse no post anterior, a não ser que seu sistema seja centralizado e vc tenha acesso a essas informações via WEB ou REDE...
Portanto, o que não tem remédio, remediado está !!
goulart@provsul.com.br
goulart@provsul.com.br
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Claudio, não sei o por quê da sua estranheza sobre utilizar mais um parâmetro na função que faz "travar" a sua venda. Acho que você não entendeu bem a idéia sugerida. Façamos o seguinte, você poderia postar seu código onde faz esse "travamento" de vendas ?. Talvez dependerá da forma que você está fazendo e não precise desse tal "parâmetro". Quanto a questão do gerente autorizar, isso foi apenas uma sugestão para enriquecer a idéia, o colega ja está alertando a você que essa não é uma situação muito usual. Mas enfim, foi apenas uma sugestão.cl@udio escreveu:Eu acho meio estranho colocar um parâmetro no sistema para não vender sem estoque, e depois chamar o gerente.
Quando eu disse:
eu quis dizer que muito provável que no seu aplicativo você tenha uma opção de menú ora para entre uma VENDA ou um ORÇAMENTO. Imagino que você obterá essa informação em variável, pois se for daí então não execute a rotina de travamento. Quanto a viabilidade de fazer contando com o consentimento do dono ou gerente do estabelecimento você poderia fazer porque tecnicamente (a nível de programação é possível), mas tenha cuidado em não entrar numa fria, pois depois que acontece uma intervenção fiscal, cabeças podem rolarem e esperamos que não seja a sua mais ainda por um conselho que nós não tenhamos dado (acho que é isso que o colega Augusto quiz te alertar), daí você faz como quiser. Mas que tecnicamente, com parâmetro ou não... é possível.você certamente sabe diferenciar quando é VENDA ou quando for ORÇAMENTO
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Orçamento para venda
Olá colega.
Não seria uma saída você emitir nota do que vc tem no estoque e posteriormente emitir a outra nota do produto em falta, assim que vc providenciar este produto ?
Netavin
Não seria uma saída você emitir nota do que vc tem no estoque e posteriormente emitir a outra nota do produto em falta, assim que vc providenciar este produto ?
Netavin
TK90 / TK95 / APPLE IIe / 286 / 386 / 486 / 586 / AMD Atlhon
" Sem saber que era impossível, foi lá e fez !! "
" Sem saber que era impossível, foi lá e fez !! "
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinho
Os alertas dos amigos não envolvem somente a legislação e sim o bom senso.
Se voce usar o método do Netavin, voce agiliza a emissão mas provoca um aumento da emissão de notas. Isto pode ser válido se voce acrescentar em seu modulo de vendas a seleção dos itens que irão sair na nota. Eu fiz isto em um cliente a muito tempo e nocaso deles funcionou nota 10.
Se voce permitir emitir a nota sem baixar o estoque, com um gerente ou super-usuario liberando, isto ficara legal por um tempo, mas como não é voce que atualiza o estoque e deixa por conta dos usuários e gerentes constantemente solicitados e ocupados fatalmente em pouco tempo o estoque estará furado e a culpa sera toda sua.
Se voce ficar transferindo itens entre lojas sem notas fiscais, o furo no calculo de ICMS que entra e sai ficará abalado e o culpado poderá ser voce.
Se cliente não liga e bate nas suas costas dizendo, ...não precisa emitir tanta nota..., não caia nesta, pois o problema com o fisco cairá sobre a empresa e este mesmo cliente culpará voce.
Cuidado.
Os alertas dos amigos não envolvem somente a legislação e sim o bom senso.
Se voce usar o método do Netavin, voce agiliza a emissão mas provoca um aumento da emissão de notas. Isto pode ser válido se voce acrescentar em seu modulo de vendas a seleção dos itens que irão sair na nota. Eu fiz isto em um cliente a muito tempo e nocaso deles funcionou nota 10.
Se voce permitir emitir a nota sem baixar o estoque, com um gerente ou super-usuario liberando, isto ficara legal por um tempo, mas como não é voce que atualiza o estoque e deixa por conta dos usuários e gerentes constantemente solicitados e ocupados fatalmente em pouco tempo o estoque estará furado e a culpa sera toda sua.
Se voce ficar transferindo itens entre lojas sem notas fiscais, o furo no calculo de ICMS que entra e sai ficará abalado e o culpado poderá ser voce.
Se cliente não liga e bate nas suas costas dizendo, ...não precisa emitir tanta nota..., não caia nesta, pois o problema com o fisco cairá sobre a empresa e este mesmo cliente culpará voce.
Cuidado.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Oi plabo tudo bem.
Esta estranheza parte do principio de vc ter um parametro de vender ou não sem estoque, partindo do principio da parte fiscal. Pois isto ja seria ilegal.
Eu postaria tranquilamente o codigo, mas talvez ficassemos discutindo muita coisa na parte de código.
Hoje no sistema eu parto do principio que sempre é uma venda, então ja verifico no sistema a parte de estoque, caso nao tenha estoque ou o usuário queira mudar no meio ou ao final da venda para orcamento, porque quando o cliente chega no balcão o vendedor nunca sabe se o cliente vai levar a mercadoria ou não ou se so vai fazer um orcamento.
Amigo pablo agradeço muito a resposta, pois a sua experiencia pode me ajudar muito.
[]s
claudio
Esta estranheza parte do principio de vc ter um parametro de vender ou não sem estoque, partindo do principio da parte fiscal. Pois isto ja seria ilegal.
Eu postaria tranquilamente o codigo, mas talvez ficassemos discutindo muita coisa na parte de código.
Hoje no sistema eu parto do principio que sempre é uma venda, então ja verifico no sistema a parte de estoque, caso nao tenha estoque ou o usuário queira mudar no meio ou ao final da venda para orcamento, porque quando o cliente chega no balcão o vendedor nunca sabe se o cliente vai levar a mercadoria ou não ou se so vai fazer um orcamento.
Amigo pablo agradeço muito a resposta, pois a sua experiencia pode me ajudar muito.
[]s
claudio
Onde se pode encontrar mais sobre essa lei/norma/decreto e valor da multa?Primeiro devo alertar que "legalmente" não pode haver venda sem estoque do contrário vc pratica uma coisa chamada "lockout" prevista na legislação como um ato ilícito passivo de multa pelo ICMS.
Clipper 5.2e + DBFCDX + Exospace 1.0g