DICA - Bitmaps transparentes no PaintBrush

Discussão sobre a biblioteca Fivewin - O Clipper para Windows.

Moderador: Moderadores

rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

DICA - Bitmaps transparentes no PaintBrush

Mensagem por rochinha »

Amiguinhos

Ser programador não é mole mesmo, podemos entender as regras de negocio de qualquer área, saber como uma rotina se desenrola com as informações obtidas e apresentar os melhores resultados das pesquisas e filtragens em codigos extremamente complexos.

Mas ai o bicho pega quando temos que desenvolver a interface, nunca ficamos satisfeitos pois queremos desenvolver a interface perfeita para nossos usuarios sentirem aquela vontade louca de sempre estar lançando as informações e produzindo.

Nunca estão satisfeitos, mas temos que continuar.

Eu por outro lado me pego remodelando a interface de meu sistema e gosto muito de usar ferramentas mais basicas para isto, Notepad, Edit, PaintBrush, pois com toda sinceridade, não sei nada de Flash, Coreldraw e muito menos de PaintShop, mas precisei fazer Bitmaps transparentes.

Revirei esta internet e ninguém tem idéia, falam para usar Gimp, PaintBlablabla e outros programas que da pra ficar louco.

Mas confesso que foi sem querer que consegui isto com o PaintBrus e é super simples:

- Clique em qualquer uma das cores do painel de cores;
- Clique em Definir Cores Personalizadas;
- Coloque Vermelho=255, Verde=0 e Azul=255;
- Clique em Adicionar as Cores Personalizadas;
- Clique em OK.

Escolha a ferramenta Balde-Preencher com Cor e clique na região que deseja que desapareça. Ela ficaram com um cor-de-rosa.

Se isto não acontecer é porque existe uma diferença de paleta na imagem sendo manipulada então faça assim:

- CTRL-A para selecionar tudo;
- CTRL-X para copiar excluindo o conteúdo;
- Arquivo novo e Não Salvar;
- CTRL-V para colar o conteúdo retirado.

Escolha a ferramenta Balde-Preencher com Cor e clique na região que deseja que desapareça. Pronto.

É só salvar a imagem e usa-la na interface de seus aplicativos e verão que o fundo irá sumir dando um ar muito mais profissional à interface.
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

ahhh pensei que iria funcionar, mas para mim não funcionou. Eu tenho meu avatar também editado pelo PaintBrush e eu sempre desejei fazer o fundo do meu avatar (o Merlin) que o fundo fosse transparente (sem cor alfuma) para que ele possa se visualiado em qualquer fundo. Eu testei como você tinha indicado, mas lamentavelmente não deu certo. Primeiro ficou roxo, depois rosa choque e tente em branco, mas nada ainda.....
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
rochinha
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por rochinha »

Amiguinho

A imagem de seu avatar tinha muita sujeira em volta do desenho, somente visto usando um zoom bem grande.

Usei o GIMP para extrair um pouco desta sujeira, mas ele não funciona legal com bitmaps.

Passo 1:
- Abra a imagem.
- Va no menu CAMADA.
- Escolha TRANSPARENCIA.
- Escolha ADICIONAR CANAL ALFA.

Passo 2:
- Va no menu FERRAMENTAS.
- Escolha FERRAMENTAS DE SELEÇÃO.
- Escolha SELECIONAR POR COR.
- Clique na área em volta da imagem e linhas limite irão aparecer.

Passo 3:
- Ao clicar em SELECIONAR POR COR o diálogo com ferramentas foi modificado apresentando os controles CheckBox ENEVOAR BORDAS e USAR AMOSTRA COMBINADA que deverão ser modificados respectivamente para 4,5 e 45,0.
- Após esta alteração pressione DELETE.
- Pressione CTRL+SHIFT+A para liberar os limites.
- Salve o trabalho.

Em sua imagem eu fiz uma limpeza manual já que era pequena e um zoom ao máximo e uma borracha apaguei tudo em volta da mesma.

Agora voce pode fazer o que quizer.
Imagem

Outro exemplo:
Imagem
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.

@braços : ? )

A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Agradeço mesmo Rochinha, essa força que me está dando, pois eu sempre utilizei o PaintBrush, nunca tinha visto este GIMP. É muito bom !.Porém ainda não conseguí fazer com que o meu Merlin fique com fundo transparente. Gravei com formato PNG fiz um monte de testes es nada !. Fiz como você me indicou mas fica o fundo cor bordô/marrom. Na verdade eu sou péssimo para gráficos... quero melhorar meu performace nessa área pois como você disse, conta muita a estética do produto. Mas o editor indicado é muito bom !. Continuarei tentando, mas cansei por enquanto... (eu nunca desisto) e postarei quando eu consiga. Acho que deve ser a borda ou contorno do gif que fica atrapalhando, apesar que não é visualizado, mas acho que deve estar impedindo que a transparência se estabeleça.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Conseguí Rochinha !!!!!

Fiz a seleção da figura dei Ctrl-X abrí novo arquivo e definí fundo transparente, colei e depois gravei.

Obrigaduuuu. Mas esse editor é uma beleza ! Vale a pena perder algum tempo para aprender....
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

A dica é muito boa testei aqui e consegui , pena que para icone não funcione !

fica um icone com fundo rosa :(

:(
C:\Xharbour\Xdev\Fw\VSX
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Ué ! Não entendí por quê moveram este tópico para a seção FiveWin, ja que é de utilidade em comum a todas as seções...

Eder, eu também não tinha conseguido deixar o meu avátar sem fundo algum até que baixei, instalei e usei o GIMP que você poderá conseguir neste link: http://superdownloads.uol.com.br/download/131/gimp/

E na minha opinião, não é impossível fazer isso também em arquivos .ICO que servem para apresentação nos ícones. Tente e nos diga se deu certo, senão eu a tempos atrás usei um editor de ICO que faz isso também, vale a pena conhecer o GIMP.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
ederxc
Usuário Nível 4
Usuário Nível 4

Mensagem por ederxc »

Pablo César escreveu:Ué ! Não entendí por quê moveram este tópico para a seção FiveWin, ja que é de utilidade em comum a todas as seções...

Eder, eu também não tinha conseguido deixar o meu avátar sem fundo algum até que baixei, instalei e usei o GIMP que você poderá conseguir neste link: http://superdownloads.uol.com.br/download/131/gimp/

E na minha opinião, não é impossível fazer isso também em arquivos .ICO que servem para apresentação nos ícones. Tente e nos diga se deu certo, senão eu a tempos atrás usei um editor de ICO que faz isso também, vale a pena conhecer o GIMP.

Pablo meu velho , quanto tempo !

Então , tô rindo atoa aqui , estou usando o VSX (viaua studio eXtended)
é só pintar o fundo com um "azuzinho" que o windows "entende" como transpararente ! facil ...
C:\Xharbour\Xdev\Fw\VSX
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pois é. O link que passei veio desse link mesmo.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Responder