Valor da tecla 282

Fórum sobre a linguagem CA-Clipper.

Moderador: Moderadores

Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Mensagem por Pablo César »

Maligno escreveu:Pode esquecer o Windows. Estamos dentro de um programa Clipper. É ele quem dá as cartas, independentemente do SO envolvido.
Então faça um favor Maligno, só para título de testes troque o seu teclado por outro "normal"... repito só para esta ocasião... calma, não precisa reclamar... sei que você gosta muito do seu teclado "MTek K291M - Multilíngua - Inglês" e mude para outro STANDARD

Reinicie, é claro e faça outra vez o teste.

Acho que o codepage não tem a ver com isso, mas quem sabe o padrão d teclado instalado sim.
Editado pela última vez por Pablo César em 09 Jan 2008 10:13, em um total de 1 vez.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Não tenho comigo nenhum teclado "anormal" pra fazer esse teste. :)))
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

E pela lógica, não poderia mesmo ter a ver. Se tivesse, um programa meu não funcionaria na sua máquina. E vice-e-versa.
Claro ! Por isso eu mencionei:
Acho que a adoção de certos códigos (aqueles que fogem do "normais" como as teclas de função F1, F2, F3...) para acionamento seja pelo "SET KEY" ou "LASTKEY()" estão sujeito a não funcionarem apropriadamente (isto se a teoria de que depende do KEYB do SO).
Não tenho comigo nenhum teclado "anormal"
come on ! a MTEK só está fabricando pura e exclusivamente o modelo "K291M" para ser "exportado" para Londrina-PR... hihihiihi
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Mas sabe que agora que você comentou a respeito desses teclados "anormais", me dei conta do quê pode estar errado: o posicionamento das teclas. No meu teclado as teclas [ e ], como era de se esperar, estão ao lado uma da outra. No teclado "anormal" essas teclas estão onde? Provavelmente a tecla ' (apóstrofe) está ao lado do colchete esquerdo, não? Se for isso, está explicado.

Isso porque, o teclado, que tem um processador próprio, gera um código de tecla com base no posicionamento desta. É uma matriz de linhas e colunas. Ao ser pressionada uma tecla, é produzido um código de dois bytes. O segundo byte é o scan code, que é interpretado pela aplicação.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Viu, eu estava perto... Está explicado então. As teclas "´" e "[" do teclado "normal" estão uma ao lado da outra e no seu teclado "anormal" estão separadas. O problema é se alguém viajar a outro país e encontrar outra tecla naquele lugar... hihihihi

Obs.: Quando mencionei "normal" (de forma cómica) quiz dizer STANDARD, aqueles que são mais comuns e vendido nas lojas para pessoas normais... hihihihi :))))))))))))
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Pablo César escreveu:Viu, eu estava perto... Está explicado então. As teclas "´" e "[" do teclado "normal" estão uma ao lado da outra e no seu teclado "anormal" estão separadas. O problema é se alguém viajar a outro país e encontrar outra tecla naquele lugar... hihihihi
Não. Você fez confusão. O teclado normal é o inglês internacional, que foi o primeiro teclado que todos nós tivemos nesse país de aberrações. Anos depois tiveram a infeliz idéia de inventar o teclado anormal. :)))))))

Aliás, não é à toa que os EUA é o país onde mais se desenvolve tecnologia de software. Eles só usam teclados normais. :))))))))))))
[]'s
Maligno
---

---
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

O problema é se alguém viajar a outro país e encontrar outra tecla naquele lugar...
Com relação a isso o que resolve o problema é o Windows. Se o programa for GUI, o Windows consegue driblar esse problema com a configuração que se faz no painel de controle. É pra isso que ele serve. Os códigos do teclado nunca mudam, mas a interpretação pode ser ajustada. Agora, num programa Clipper, por exemplo, o problema se manteria. Por isso, não é aconselhável o uso desse tipo de combinação de teclas. Eu usei só uma vez, mas era pra manter meio "escondido".
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Eu fiz confusão ? Se você refere-se aos teclados... até posso aceitar a sua observação, digo isto porque eu sou a favor do teclado nacional (dependendo de onde você está) e até mesmo eu jurando que eu sou brazilero lexitmo... ohh xinho ! hihihi

Mas só me diga uma coisa, ja que você tem o teclado "hyper-super-normal MTek K291M" e não quiz você fazer teste algum... mude o padrão do teclado. Isto é, sabemos que o seu teclado as teclas "´" e "]" não estão uma ao lado da outra, mas você selecionando o padrão Ambicomp. desta forma você teria o seu querido teclado mas disponibilizando as teclas "´" e "]" como TODOS nós temos (uma ao lado da outra). E faça o teste, para ver se não é o SO operacional ou digamos então o DRIVER do teclado que comanda essa disponibilidade... me diga se não estou certo !!! Ora pois...
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

me diga se não estou certo !!! Ora pois...
Nem precisava testar isso, mas pra que ninguém diga que sou intransigente, troquei a configuração no Windows para o ABNT. No Windows mudou, claro. Ele passou a interpretar os códigos de teclas de forma diferente, de acordo com o novo padrão. Mas no DOS não alterou nada. No programa Clipper tudo continuou sendo interpretado conforme o posicionamento das teclas, confirmando o que eu já havia dito.
[]'s
Maligno
---

---
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Pois é rapaz... eu basei-me numa hipótese totalmente equívoca. E é mesmo como você disse Maligno, no Clipper o que conta é a posição da tecla, tal é assim, que você deu-se conta quando você comparou o seu teclado (que é do tipo americano) com outro do tipo Ambicomp. Eu bootei em WIN98 para mudar a "identificação do teclado" que não é o mesmo do "codepage con" porque não sabia fazer em WINXP e descobrí que o que eu estava afirmando, isto é: que o SO poderia influenciar no resultado dessa tecla, estaria totalmente infundada. Bootei novamente em WINXP só para ver sua mensagem (que imaginava que seria certeira a sua contra-resposta) e para reconhecer que eu estava ERRADO nessa questão. Ainda bem, que tudo tenha acontecido assim, pois através de algo que eu supnha, você conseguiu descobrir sobre a disposição diferenciada das teclas em questão entre os dois teclados. serviu para obter uma definição que antes desconhecíamos.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

você conseguiu descobrir sobre a disposição diferenciada das teclas em questão entre os dois teclados. serviu para obter uma definição que antes desconhecíamos.
É que esse detalhe do scan code do teclado é uma coisa tão antiga e irrelevante nos dias de hoje que nem me dei conta do por quê da diferença. Só me lembrei desse detalhe quando você falou da diferença de teclados. Mas é bom que aconteça esse tipo de coisa. Pelo menos agrega algum conhecimento.
[]'s
Maligno
---

---
TerraSoftware
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3
Contato:

Mensagem por TerraSoftware »

Depois de tudo lido e analizado, uma coisa é certa: atalhos com uso de teclas que não são totalmente padronizadas devem ser evitados.
www.sisterra.com.br
xHarbour 1.0.0 - Bcc 6.3 - Gtwvw/Hwgui
DbfCdx/MySql
Pablo César
Usuário Nível 7
Usuário Nível 7

Pois é, isso mesmo ! Acho que a utilização de tecla de função (F2,F3,F4...) já estão ali no teclado justamente para essa finalidade e a quantidade de opções podem ser multiplicadas quando forem condicionadas a uma variável. Por exemplo:

Código: Selecionar todos

SET KEY F2 TO PESQUISA
@ 12,00 GET VCLI
@ 13,00 GET VPROD
READ

FUNCTION PESQUISA(VPNAM,VPLIN,VRVAR)
/*
VPNAM = nome da função onde foi evocada       = procname() 
VPLIN = linha do seu código onde foi evocada  = procline() 
VRVAR3 = variável ativa onde foi evocada       = readvar()
*/
DO CASE
     CASE VRVAR="VCLI"
             PESQ_CLI()
     CASE VRVAR="VPROD"
            PESQ_PROD()
ENDCASE
RETURN NIL
Com este exemplo podemos dizer que toda vez que pressionado F2 apresentará um TBROWSE para o usuário, a fim de que ele possa localizar o cliente ou a peça, conforme a variável em que se encontra. Dsta forma, não haveria necessidade de pressionar F2 para procura de clientes, F3 para procura de peças e assim por diante.
Um clip-abraço !

Pablo César Arrascaeta
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

TerraSoftware escreveu:atalhos com uso de teclas que não são totalmente padronizadas devem ser evitados.
A não ser que precise de um atalho não usual pra ficar meio "escondido". :)
[]'s
Maligno
---

---
ademilson
Usuário Nível 2
Usuário Nível 2
Contato:

Mensagem por ademilson »

Pessoal....

Desculpe pela demora... é que estou muito atarefado aki na empresa...

mas, é o seguinte, é como o maligno falou essa tecla é proposital (escondida), e sim, ela da certo quanto no alt+acento aguda quanto alt+colchete...

e realmente é essas duas teclas mesmo...

Agora so tenho que descobrir pq tem essa tecla maluca escondida e que executa uma rotina mais maluca ainda... o nosso sistemas ja tem 17 anos...rsrsrsrs

Valeu pessoal... muito grato...
Responder