Para onde ir...
Moderador: Moderadores
- rrfsistemas
- Usuário Nível 3

Caros amigos e amigas do forun:
Defendo o Vfp hoje porque sei o que é passssssssssssssssar horas a fio na madrugada testando e tentando entender isso ou aquilo...( e estas horas consomem vc de tal maneira que nem te falo)
Passei 1º pelo VB: fiz um sistema de controle de clientes, usei o mdb e não gostei...
em 2º foi o Delphi(nitivamente) NÃO : poderoso mas lento pra tartaruga,sem contar que vc deve reaprender tudo o que viu de programação até hoje.
Testei o Harbour mas não deu tesão.
e por ultimo testei o VFP e todos os outros sem nenhum tipo de suporte, e o último foi o que tive menos dificuldade em portar meu sistema e aprender novas técnicas voltadas a OOP.
ESTOU SATISFEITO.
Bom só um detalhe : a versão 8 do Delphi custa $ 2833,00 (dolares) emquanto que o VFP hoje sai por R$ 2800,00 (reais) em 5x.
By
Defendo o Vfp hoje porque sei o que é passssssssssssssssar horas a fio na madrugada testando e tentando entender isso ou aquilo...( e estas horas consomem vc de tal maneira que nem te falo)
Passei 1º pelo VB: fiz um sistema de controle de clientes, usei o mdb e não gostei...
em 2º foi o Delphi(nitivamente) NÃO : poderoso mas lento pra tartaruga,sem contar que vc deve reaprender tudo o que viu de programação até hoje.
Testei o Harbour mas não deu tesão.
e por ultimo testei o VFP e todos os outros sem nenhum tipo de suporte, e o último foi o que tive menos dificuldade em portar meu sistema e aprender novas técnicas voltadas a OOP.
ESTOU SATISFEITO.
Bom só um detalhe : a versão 8 do Delphi custa $ 2833,00 (dolares) emquanto que o VFP hoje sai por R$ 2800,00 (reais) em 5x.
By
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Tecnologia em Analise de Sistemas de Informação
http://www.rrfsistemas.hd1.com.br
( VFP 9 + MySql e/ou Oracle 11 ) - ...Harbour/MiniGui...
Renato Ribeiro Ferreira
-
evolver
- Membro Master

- Contato:
"First things first..."
EU SOU PROGRAMADOR ASSEMBLER VIU... NÃO NOS MENOSPREZE
Bem quanto ao VFP é faz tempo o programa mais votado para que houvesse meios de rodá-lo no linux. Tendo a solução há tempos já no appdb do wine.
http://appdb.winehq.org/appview.php?appId=296 . Portanto só não usava o VFP no linux quem não quisesse.
Mas pra mim o maior problema pra VFP, DELPHI, etc é o preço salgado a ser pago por programadores independentes como é meu caso. Se ganha pouco com a programação em si e ainda por cima tenho que enfrentar concorrência com caras que não tem a menor idéia do que é programar, mas por terem preços muito baixos são escolhidos...
Usar o xharbour (gpl) pra mim com fivewin ou xhgtk fica muito mais viável pelo preço.
Mas não discordo nem um pouco que VFP é uma solução muito melhor acabada. Só é extremamente dolorida no bolso dos pequenos.
EU SOU PROGRAMADOR ASSEMBLER VIU... NÃO NOS MENOSPREZE
Bem quanto ao VFP é faz tempo o programa mais votado para que houvesse meios de rodá-lo no linux. Tendo a solução há tempos já no appdb do wine.
http://appdb.winehq.org/appview.php?appId=296 . Portanto só não usava o VFP no linux quem não quisesse.
Mas pra mim o maior problema pra VFP, DELPHI, etc é o preço salgado a ser pago por programadores independentes como é meu caso. Se ganha pouco com a programação em si e ainda por cima tenho que enfrentar concorrência com caras que não tem a menor idéia do que é programar, mas por terem preços muito baixos são escolhidos...
Usar o xharbour (gpl) pra mim com fivewin ou xhgtk fica muito mais viável pelo preço.
Mas não discordo nem um pouco que VFP é uma solução muito melhor acabada. Só é extremamente dolorida no bolso dos pequenos.
Sergio "Evolver" Fagundes
CURVE-SE DIANTE DE MIM SER INSIGNIFICANTE, POIS EU SOU ROOT
Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
CURVE-SE DIANTE DE MIM SER INSIGNIFICANTE, POIS EU SOU ROOT
Só respondo em PVT perguntas relativas ao que eu faço. Qualquer outra dúvida favor postar no fórum.
Peço aos veteranos que antes de responder a uma pergunta repetida dêem uma pesquisada e instruam a quem perguntou a fazer o mesmo.
Não é menosprezo...muito pelo contrário...
Programador Assembler é um herói por vários motivos.
1 É a linguagem mais poderosa que existe
2 É dificil pra Karamba...
3 Tem que conhecer muito de hardware
4 Aprender tudo sozinho ou com muito pouca ajuda...
etc...
Os oustros programadores teriam muitas difuculdades se não houvessem os Doidos assemblistas...
Até logo.
Marcelo
Programador Assembler é um herói por vários motivos.
1 É a linguagem mais poderosa que existe
2 É dificil pra Karamba...
3 Tem que conhecer muito de hardware
4 Aprender tudo sozinho ou com muito pouca ajuda...
etc...
Os oustros programadores teriam muitas difuculdades se não houvessem os Doidos assemblistas...
Até logo.
Marcelo
-
culik
pra onde ir
Wagner
você se confundiu nas libs
A hwgui é uma lib grafica recomendada para uso com o xharbour comercial assim como a fivewin.
O xharbour comercial tem a sua propria lib grafica que e totalmente utilizada pelo proprio VXH(Visual xharbour)
Atenciosamente
Luiz Rafael Culik Guimaraes
www.xharbour.com.br
você se confundiu nas libs
A hwgui é uma lib grafica recomendada para uso com o xharbour comercial assim como a fivewin.
O xharbour comercial tem a sua propria lib grafica que e totalmente utilizada pelo proprio VXH(Visual xharbour)
Atenciosamente
Luiz Rafael Culik Guimaraes
www.xharbour.com.br
clauber
ola a todos a tempos q uso esse forum, para compartilhar conhecimentos e adquirir mais... hj acho q a maioria dos programadores em clipper faz a mesma pergunta para onde ir, onde colocar todos os conhecimentos da linguagem com recurso xbase, e q fazer, modifiquei bastante meus sistemas programo profissionalmente a mais de 05 anos, usava o clip53 com rtlink, passei a usar a visual lib com o clip53, gostei, e ultimamente 02 meses apenas conheci o lligbr esse ultimo naum surtiu muito efeito estou com problemas graves de gpf, mas isso eh assunto pra outro post. eh verdade q todos aqui se respeitam e cada um da sua opniao, e poderiamos criar forum on-line com ajuda do msn, para checar uma melhor decisao, eh preciso q estejamos unidos quem tem melhor conhecimento repassar esses conhecimentos para q possamos continuar trbalhando, serio eh claro e com honestidade, se o 5win, mim parece bom, naum conheco nada do raposa, e nada do xhabour, que ja conhece essas duas ferramentas poderia criar no site do toledo area pra down loadas dessas ferramentas para q possamos baixar e experimentar e deixar comentarios e depois q fizessemos uma estatistica qual a mais aceitavel, sera q mim entenderam, acho q a minha vontade eh a da maioria q naum ir para o delphi e ter q esquecer suas origens na programacao...
t+
t+
""
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

LLIBG...!!!!!
Caros colegas, comecei a usar a llibg a uns 6 meses logo d cara gostei muito pq eh rapida e traz uma certa belaza a software, atualmente uso ela no P.D.V. mas tb estou com problemas, derepende aparece várias letras (de erro) na tela e simplesmente sai do sistema, achei q seria pq meu sistema usava indices tmp, mudei todo ele para dbf tmp, confesso q melhorou mas n solucionou todo o problema, fiz tb a reoganização dos save... e restore screen... usando sempre o comando rele depois de restaurar a tela, mas as vezes sem qualquer motivo em um simples movimento do mouse o sistema sai, quero dizer com tudo isso que as vezes "soluções" podem ser problemas perdi um tempão estudando ela e convertendo parte do sistema para a llibg e confesso q estou assustado, pq tudo isso traz descontentamento com o cliente, ele n quer saber se vc estah procurando o melhor para aplicar na empresa dele ele quer resultados e só, então na escolha d uma linguagem visual meu critério foi sim a tradição do foxpro, já adquiri o livro e tudo q eh documentação q tem o VFP como assunto, reiventar a roda n dá. Obrigado.
Marcos Roberto
Marcos Roberto
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Bom, usei a LLIBG para soluções para alguns cliente, e realmente reinventar a roda é o que o FOXPRO fez, e dá sim, mas hoje existem diversas opções para migrar software clipper e o fox é uma delas.
Os problemas com a LLIBG são evidentes, se não dominar bem e acertar a mão o sistema não decola nunca, o Tocador de CD que fiz e está no meu site usa a LLIBG e pode ficar rodando o tempo que quiser que ele não trava não, por que ele não usa savescreen nem restscreen e usa um estilo de programação avançadícimo, pena não tê-lo terminado.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
Os problemas com a LLIBG são evidentes, se não dominar bem e acertar a mão o sistema não decola nunca, o Tocador de CD que fiz e está no meu site usa a LLIBG e pode ficar rodando o tempo que quiser que ele não trava não, por que ele não usa savescreen nem restscreen e usa um estilo de programação avançadícimo, pena não tê-lo terminado.
Sem mais
Wagner Nunes
www.vagucs.com.br
- rrfsistemas
- Usuário Nível 3

Caros amigos eu sou programador a muito tempo e gosto de testar de tudo um pouco.
Não sei se vcs já conhecem o que vou dizer : tive o problema descrito acima pelo marcos.gurupi e me foi dito que poderia resolver tentando o seguinte :
- verificar se a versão do clipper é a 5.3d
- dimunuir o uso de variaveis públicas
- e por ultimo usar o optedit.exe, não sei oque ele faz mas parece que resolveu ( pelo menos ate agora !!)
abraços
Não sei se vcs já conhecem o que vou dizer : tive o problema descrito acima pelo marcos.gurupi e me foi dito que poderia resolver tentando o seguinte :
- verificar se a versão do clipper é a 5.3d
- dimunuir o uso de variaveis públicas
- e por ultimo usar o optedit.exe, não sei oque ele faz mas parece que resolveu ( pelo menos ate agora !!)
abraços
"Não é a ferramenta que faz o artesão e sim a sua criatividade...""
Renato Ribeiro Ferreira
Renato Ribeiro Ferreira
-
Hasse
- Usuário Nível 4

Olá amigos clippeiros.
Cumprimento e parabenizo a todos pelo exelente material contido neste debate. É este tipo de trabalho que leva ao desenvolvimento humano.
Apesar das diferenças de visão e de opinião de cada um, vimos aqui um enorme SHOW de mútuo respeito, tolerância e conhecimento.
Um Tríplice e Fraternal Abraço a todos...
Hasse
Cumprimento e parabenizo a todos pelo exelente material contido neste debate. É este tipo de trabalho que leva ao desenvolvimento humano.
Apesar das diferenças de visão e de opinião de cada um, vimos aqui um enorme SHOW de mútuo respeito, tolerância e conhecimento.
Um Tríplice e Fraternal Abraço a todos...
Hasse
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

Realmente...
Acho sim q pode ser a versaum do clipper q uso, pois uso o 5.3 soh q jah tentei atualizar e n tive sucesso, acho q foi mesmo por falta de tempo, sobre o tocador de cd do wagner realmente eh um show, na epoca e acredito ateh hoje surpreende, mas o sistema n usa dbf, indices, usuário q peçam q cdrom eh guarda copo... mas sobre a versão do clipper realmente terei q atualizar, gostaria de saber do meu colega o q o opedit faz? Qual finalidade dele q como usa-lo.
Obrigado.
Marcos Roberto.
Obrigado.
Marcos Roberto.
- vagucs
- Membro Master

- Contato:
Bom, alguns problemas que diversos usuários encontram também com a LLIBG é o de colocar alguma rotina residente, os índices CDX também, não qual o mistério com a LLIBG que eles ficam meio pirados.
Quanto ao OPTEDIT ele é um patch que é aplicado diretamente no arquivo executável, ele corrige alguns bugs relativos e índices e alocação de memória.
Quanto ao OPTEDIT ele é um patch que é aplicado diretamente no arquivo executável, ele corrige alguns bugs relativos e índices e alocação de memória.
-
MARINI
- Usuário Nível 3

OBS: Se usar o BLINKER 7 não use o OPTEDIT pois o BLINKER já faz
as correções necessárias.
Continuo afirmando que a combinação acertada é
CLIPPER 5.3 + LLIBG + BLINKER 7
Qualque outra é quebrar a cabeça.
Não podemos esquecer a LEI de Murph de que se algo puder dar
errado dará. Em programação é bem isso que acontece. Muitas
vezes temos certeza do que estamos fazendo está plenamente
correto e chegamos até a pensar que o errado é o CLIPPER ou
outra ferramenta que estamos usando.
http://www.skategoias.hpg.ig.com.br/leis.htm
.
as correções necessárias.
Continuo afirmando que a combinação acertada é
CLIPPER 5.3 + LLIBG + BLINKER 7
Qualque outra é quebrar a cabeça.
Não podemos esquecer a LEI de Murph de que se algo puder dar
errado dará. Em programação é bem isso que acontece. Muitas
vezes temos certeza do que estamos fazendo está plenamente
correto e chegamos até a pensar que o errado é o CLIPPER ou
outra ferramenta que estamos usando.
http://www.skategoias.hpg.ig.com.br/leis.htm
.
Editado pela última vez por MARINI em 03 Dez 2004 10:30, em um total de 1 vez.
Sds
Marini
Marini
-
MARINI
- Usuário Nível 3

Funciona mas com muitos problemas.Clipper escreveu:Uma dúvida !
Quando o BLINKER 7 foi lançado a LLIBG já tinha sido lançada a muuuuuiiiito tempo, será que ela não funciona com as versões anteriores do BLINKER e ou EXOSPACE ?
Até logo.
Marcelo
Com o BLINKER anterior a versão 6 o programa era interrompido
eventualmente no SAVESCREEN e isto foi corrigido a partir da
versao 6.
Sds
Marini
Marini
-
marcos.gurupi
- Usuário Nível 4

clipper5.3+llibg+blinker7
Segundo o marini, a combinação Clipper 5.3 + LLIBG + BLINKER 7 seria ideal, mas uso exatamente essas tres combinações e mesmo assim as vezes (agora n com muita frequencia) o sistema em lugares aleatorios simplesmente sai, isso trás com o cliente certa desconfiança no sistema. Por isso estava procurando os paths do clipper 5.3, gostaria de atualizar para o 5.3b pra ver ser era corrigido o problema. Obrigado.
Marcos Roberto
Marcos Roberto