XHARBOUR - Onde achar a versão correta e sem erros???

Projeto [x]Harbour - Compilador de código aberto compatível com o Clipper.

Moderador: Moderadores

EANDRIOLI
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

XHARBOUR - Onde achar a versão correta e sem erros???

Mensagem por EANDRIOLI »

Companheiros...

não quero desistir... voces tem que me ajudar...

Estive tentanto instalar o XHarbour em minha maquina, tentei umas 5 vezes e desisti... na primeira vez consegui compilar exemplos simples usando a versao anterior a da 1.0. Estava dando um erro quando eu habilitava a opção de uso da Visual Lib 2 (Comando DESKTOP)...

Erro ocorrido:

C:\BCC55\BIN\ilink32 @makefile.lnk
Turbo Incremental Link 5.00 Copyright (c) 1997, 2000 Borland
Error: Unresolved external '_HB_FUN_DESKTOP' referenced from C:\XHARBOUR\BIN\OBJ\TES.OBJ

... Percebi que na internet pelos links que os companheiros tem informado no forum existem instaladores com falhas e com falta de arquivos....estão sempre incompletos... não existe um pacote fechado. Uma hora é o HB com versão errada e outra é o BCC incompatível.

No link http://sourceforge.net/project/showfile ... p_id=33773 a versão 1.0 tem problemas em sua instalação (baixei duas vezes). Primeiro porque ela instala o XB no diretorio C:\XHARBOUR\XHARBOUR... isso mesmo usa sub-diretórios.

Se eu entro no subdir BIN e compilo um arquivo, ele me pede pra que o dir BIN esteja no PATH. Isso foi feito e ai o problema ficou pior. Dessa forma o compilador diz que o fonte a ser compilado está incorreto.

Se eu copio os arquivos do subdir pro diretório no raiz do C:, o problema continua da mesma forma. A Lib está na pasta c:\XHARBOUR\LIB, o path está correto, o autoexec e config tambem.

O que eu quero é apenas compilar um simples prog:

FUNCTION MAIN()
DESKTOP("TESTE")

Más tá dificil viu... Se alguem dos CLippeiros pudesse disponibilizar um link, más aqui no Brasil, via ftp seria interessante, que fosse apenas um arquivo compactado com a versão 1.00 correta do HB e versao compactivel do Borlando C++ / BCC iria valer a pena.

Se eu não conseguir compilar o arquivinho, continuarei a usar o Clipper mesmo no WinXP e imprimindo com o prog externo DOSPRINT (DEMO).

Sei que voces vão dar um jeito nisso...

Abraços

ERASMO ANDRIOLI SANTOS
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Mensagem por alaminojunior »

Mas que sofrimento é esse meu amigo ?
Baixe os binários e os arquivos da contrib, e também o BCC 5.5.1 no próprio site http://www.xharbour.org. Tá tudo lá.

A visual lib vc encontra no site do Vailton, se não me engano http://www.sqllib.com.br
Compilador xHarbour 1.2.3 + Embarcadero C++ 7.30
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Re: XHARBOUR - Onde achar a versão correta e sem erros???

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

EANDRIOLI escreveu:Companheiros...

Sei que voces vão dar um jeito nisso...

Abraços

ERASMO ANDRIOLI SANTOS
Olha esquece esse negocio de Visual LIB.
Essas lib´s wvw,wvt,Visuallib são todas gambiarras.
Use a HWGUI ou Minigui que são libs gráficas realmente boas.

Aqui nesse forum tem um tutorial para baixar via CVS o xharbour.
Use o xharbour do CVS, aprenda a compilar os fontes do xharbour e hwgui ou minigui e seja feliz.

O pulo do gato é usar o CVS ou SVN.
Tem muita coisa boa nova surgindo o tempo todo.
Temos agora o XHGTK que está evoluindo, esse negócio de usar essas outras "pseudo" lib gráficas só faz atrapalhar que vem chegando.
O pessoal da Minigui vai te ajudar muito com certeza.
Se cadastre no forum da minigui brasil no yahoo, baixe a minigui do Filatov que é show de bola.
Ou se preferir use a hwgui que é, a que eu uso. (no momento)

Outra coisa, use a xDev do Vailton que é simplesmente fantástica.

Saudações
Itamar M. Lins Jr.
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

O pulo do gato é usar o CVS ou SVN.
Tem muita coisa boa nova surgindo o tempo todo.
Acho que pra quem está no começo do começo, o ideal é só usar o básico que está disponível no site xHarbour.org, pressupondo-se que seja uma versão estável. Depois, conforme for conquistando mais intimidade, pode-se ir experimentando novos "desafios". Ademais, pelo que o Erasmo comentou, dá a entender que a principal preocupação dele, de início, é com impressão.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

Olha esquece esse negocio de Visual LIB.
Que entusiasmo !
Essas lib´s wvw,wvt,Visuallib são todas gambiarras.
Use a HWGUI ou Minigui que são libs gráficas realmente boas.
Em se tratando de xBase, a unica que não considero gambiarra, é exatamente a Visual Lib. Pois ela não muda em nada a filosofia da programação xBase. As outras não são particularidade da linguagem xBase.
São sim, enxertos.

Pessoalmente, acho muito mais produtivo, invéz de se utilizar lib´s como estas, aprender a programar em Delphi. Eu mesmo não sei programar em Delphi, mas vou estudar e começar a usa-lá. Quando vejo o código de programas que se utilizam destas lib´s, chega a dar calafrio.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Maligno
Membro Master
Membro Master

Mensagem por Maligno »

Acabei de DESinstalar o Visual Studio 2008 Beta. Ele sim é de dar calafrio. :)))
RAD de verdade é Borland.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.

---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
jairfab
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por jairfab »

Ola Amigo, eu tambem ja tive os mesmos problemas, porem eu resolvir utilizar o 0.9971 por mais algum tempo, quanto ao problema da visual lib, o correto é ter uma lib para cada versao do xharbour, ou poderia tambem o amigo utilizar a visual lib em um arquibo prg. Tipo vlib.prg desta forma ela vai ser compilada sempre pela versao do seu xharbour. Quanto a versao atualizada de xharbour, eu encontrei varias versoes no www.4shared.com, inclusive o codigo fonte da vlib
alaminojunior
Colaborador
Colaborador

No site do Vailton, existe a Visual Lib 2.3 que foi portada para o xHarbour.
E funciona.
MySQL c/ SQLRDD
HwGui + GTWVG
Itamar M. Lins Jr.
Administrador
Administrador
Curtiu: 1 vez

Mensagem por Itamar M. Lins Jr. »

Em se tratando de xBase, a unica que não considero gambiarra, é exatamente a Visual Lib. Pois ela não muda em nada a filosofia da programação xBase. As outras não são particularidade da linguagem xBase.
São sim, enxertos.
Não senhor.
Com a WVW,WVT etc...
Não muda uma linha do velho fonte em clipper.
Pessoalmente, acho muito mais produtivo, invéz de se utilizar lib´s como estas, aprender a programar em Delphi. Eu mesmo não sei programar em Delphi, mas vou estudar e começar a usa-lá. Quando vejo o código de programas que se utilizam destas lib´s, chega a dar calafrio.
Bom, é mais produtivo para mim usar a hwgui.
Porque sei programar em Delphi e VB6.

Faça as telas com o exelente Delphi 7, mas na hora da codificação, a interna, a que manipula os dados. Ai vai perceber como o xBase é superior.

O VB6 é bom tabem com as telas, mas o [x]Harbour ganha com o pé nas costas.

Isso é a minha humilde opnião.
Agora, porque considero essas pseudo libs gráficas gabiarras: porque a maioria das pessoas que as usam querem um dia mudar para minigui, hwgui, delphi, etc... É um meio termo, melhor mudar logo para uma Gui totalmente voltada ao ambiente windows.

Saudações
Itamar M. Lins Jr.
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Re: XHARBOUR - Onde achar a versão correta e sem erros???

Mensagem por sygecom »

EANDRIOLI escreveu:Companheiros...
Quando vc tiver com tempo e for fora de horario comercial posso lhe ajudar pelo MSN, lhe enviando tudo que vc prescisa.
EANDRIOLI escreveu: Estive tentanto instalar o XHarbour em minha maquina, tentei umas 5 vezes e desisti... na primeira vez consegui compilar exemplos simples usando a versao anterior a da 1.0. Estava dando um erro quando eu habilitava a opção de uso da Visual Lib 2 (Comando DESKTOP)...
Erro ocorrido:

C:\BCC55\BIN\ilink32 @makefile.lnk
Turbo Incremental Link 5.00 Copyright (c) 1997, 2000 Borland
Error: Unresolved external '_HB_FUN_DESKTOP' referenced from C:\XHARBOUR\BIN\OBJ\TES.OBJ
Simples, vc não linkou a LIB da VL só isso !
EANDRIOLI escreveu: ... Percebi que na internet pelos links que os companheiros tem informado no forum existem instaladores com falhas e com falta de arquivos....estão sempre incompletos... não existe um pacote fechado. Uma hora é o HB com versão errada e outra é o BCC incompatível.
Quais links ? baixe tudo pelo site oficial do xharbour.org que não tem erro.
EANDRIOLI escreveu: No link http://sourceforge.net/project/showfile ... p_id=33773 a versão 1.0 tem problemas em sua instalação (baixei duas vezes). Primeiro porque ela instala o XB no diretorio C:\XHARBOUR\XHARBOUR... isso mesmo usa sub-diretórios.
Estou usando essa versão aqui e esta sem problemas, inclusive acabei de testar, para tirar a duvida, desde o instalador até o xharbour esta tudo perfeito
EANDRIOLI escreveu: Se eu entro no subdir BIN e compilo um arquivo, ele me pede pra que o dir BIN esteja no PATH. Isso foi feito e ai o problema ficou pior. Dessa forma o compilador diz que o fonte a ser compilado está incorreto.
Post os erros, e post tmb. o local que vc esta usando o BCC55 e seu XHARBOUR e o que vc colocou no PATH.
EANDRIOLI escreveu: Se eu copio os arquivos do subdir pro diretório no raiz do C:, o problema continua da mesma forma. A Lib está na pasta c:\XHARBOUR\LIB, o path está correto, o autoexec e config tambem.
No "config" não prescisa mudar nd.
EANDRIOLI escreveu: Más tá dificil viu... Se alguem dos CLippeiros pudesse disponibilizar um link, más aqui no Brasil, via ftp seria interessante, que fosse apenas um arquivo compactado com a versão 1.00 correta do HB e versao compactivel do Borlando C++ / BCC iria valer a pena.
Não existe erro no instalador da versão estavel do xharbour, baixe tudo pelo site oficial do xharbour.org que não tem ERRO.

Leonardo Machado
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Clipper
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Clipper »

É como eu já disse, o Harbour/xHarbour tá o maior balaio de gato, tem versão de tudo que é jeito e de tudo que é forma espalhada por aí, sem falar nas LIBS que são inumeras e com trocentas versões que só funcionam cada uma com a versão especifica do outro, resumindo...pra quem quer iniciar é a maior confusão, não entendo porque não se faz algo mais direto, mais simples...

CVS ???

Beleza, mas para o cara que nem conseguiu instalar uma versão stable do xharbour é o mesmo que falar mandarim.

Fui...

Marcelo
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
RamonXHB
Usuário Nível 3
Usuário Nível 3

Mensagem por RamonXHB »

Acabei de fazer a instalação completa do xharbour+bcc55+minigui+firebird+oledb+Xdev do Vailton numa maquina recem formatada...

Tá funcionando certinho.

Xharbour 1.0 baixado do site www.xharbour.org
Minigui baixada através de link disponibilizado nos emails de quem participa da lista miniguibrasil no yahoo.
o Bcc55 baixado atraves do link http://www.sqllib.com.br/download.php?id=BCC

Aqui tem um tutorial para a instalação
http://www.sqllib.com.br/confhbbcc.php

Não encontrei erro em nenhum pacote.
Ramon A. Körber Jr.
Harbour 3.2 MiniGUI Extended Edition
xDevStudio v0.70 - BCC 5.82 - Lazarus FreePascal
Firebird
AdoDB - ODBC
Windows - Linux
Linux User Number 404280
MSN - ramon15061959@hotmail.com
Skype - ramon15061959
ICQ - UIN 82580595
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Pessoal,

Para quem quer conhecer este novo mundo do xHarbour, o ideal é começar pela última versão disponível a 1.0.0, tentar transformar algum programa seu clipper em xHarbour. E aos poucos ir conhecendo as bibliotecas que estão na contrib.
A wvw e visuallib são básicas e fáceis de entender, a minigui e hwgui é só uma questão de pixels e coordenadas de tela, tem vários exemplos prontos para minigui que é a que estou usando. Comecei com a wvw e agora estou usando a minigui e estou muito sastifeito com os resultados. Dá trabalho deixar o ambiente bonitinho para compilar e gerar o executável, mas depois, rapidinho você vai deixar o clipper para trás. E converter seus programas em clipper para xHarbour, o esforço vale a pena.

[]´s
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
asimoes
Colaborador
Colaborador

Mensagem por asimoes »

Eandreoli,

Se você fez a instalação do xHarbour e esta abriu uma pasta c:\xharbour\xharbour..
Não tem problema, simplesmente mova ou copie esta pasta para c:\xharbour de forma que as pastas \bin, \lib, \include etc. estejam lá.

O Borland 5.51 você deve instalar na pasta c:\bcc55

Você deve criar os arquivos ilink32.cfg e bcc32.cfg na pasta bin do c:\bcc55\bin

ilink32.cfg:

-LC:\BCC55\LIB;C:\xHARBOUR\LIB

bcc32.cfg:

-IC:\bcc55\include;C:\xharbour\include
-LC:\bcc55\lib;C:\xharbour\lib
-O2
-d
-5
-6
-a8
-WC
-w-inl-

Não se esqueça de colocar o path do xHarbour e BCC55 em váriaveis de ambiente
em parinel de controle->sistema->Avançado

No grupo: Variáveis de ambiente para o usuário xxxx
Clique em nova e defina:

Nome a variável: PATH
Valor da variável: C:\xharbour\bin;c:\bcc55\bin

Para a lib:
Nome a variável: LIB
Valor da variável: C:\xharbour\lib;c:\bcc55\lib

Isso já é o suficiente para você iniciar.

Lembre de usar o hbmake para gerar o executável.

[]´s
►Harbour 3.x | Minigui xx-x | HwGui◄
Pense nas possibilidades abstraia as dificuldades.
Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros.
A imaginação é mais importante que o conhecimento. (Albert Einstein)
sygecom
Administrador
Administrador
Contato:

Mensagem por sygecom »

Nossa, que tantoooooooooo pessoal......é tudo tão simples e esta tudo em www.xharbour.org
Leonardo Machado
xHarbour.org + Hwgui + PostgreSql
Responder