É que eu estou fazendo uma agenda para agendar esses dados acima, e eu gostaria de saber quais são os codigos para fazer isso, por que eu ainda sou principriante no clipper.
Como agendar?
Moderador: Moderadores
Como agendar?
Eu queria saber como faço para agendar os seguinte itens:assunto, hora, telefone e data.
É que eu estou fazendo uma agenda para agendar esses dados acima, e eu gostaria de saber quais são os codigos para fazer isso, por que eu ainda sou principriante no clipper.
- ERASMO ANDRIOLI
- Usuário Nível 2

- Contato:
Se você quer aprender Clipper e meter a cara na internet e buscar que tem muito material e aqui no fórum o pessoal vai te ajudar e tirar suas dúvidas. Vou passar uma pequena lista de onde encontrar material.
http://members.tripod.com/maxiwp/clipper.htm
http://www.geocities.com/SiliconValley/ ... lipper.txt
Este até tem como exercicio o desenvolvimento de uma agenda como a que você deseja.
Você deve inicialmente aprender o básico. Algumas dicas :
Aprenda logo como usar um editor de arquivos DBF
Instale e aprenda a utilizar o NG (norton guides)
Logo que começar a programar tenha em mente que deve seguir uma sequencia lógica para tudo, nomes de variaveis, nomes de campos, identação, organização das rotinas, faça de uma forma que seja padronizada, no futuro você saberá porque.
Não use comandos ou funções que sejam considerados obsoletos, pesquise sempre o que é melhor.
Tem muitas outras dicas mas é que tô morrendo de sono e Zzzz..zzz.zzz.zzZzzzzzzz
http://members.tripod.com/maxiwp/clipper.htm
http://www.geocities.com/SiliconValley/ ... lipper.txt
Este até tem como exercicio o desenvolvimento de uma agenda como a que você deseja.
Você deve inicialmente aprender o básico. Algumas dicas :
Aprenda logo como usar um editor de arquivos DBF
Instale e aprenda a utilizar o NG (norton guides)
Logo que começar a programar tenha em mente que deve seguir uma sequencia lógica para tudo, nomes de variaveis, nomes de campos, identação, organização das rotinas, faça de uma forma que seja padronizada, no futuro você saberá porque.
Não use comandos ou funções que sejam considerados obsoletos, pesquise sempre o que é melhor.
Tem muitas outras dicas mas é que tô morrendo de sono e Zzzz..zzz.zzz.zzZzzzzzzz
Programador que é programador, quando tá de folga vai inventar função nova, fazer testes, ou seja... se divertir
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Cobra 210 - Drive de 8" 1.024 KB - 64 KB RAM - Impressora de Linha Cobra - Visicalc - Fortran - Dialog - Sistema Operacional SP/M (é sp/m mesmo - era o cp/m da cobra)
Se for para indexar nessa sequência:
index on assunto + hora + telefone + dtos(data) to <arquivo>
Supondo os campos assunto, hora e telefone serem caracteres.
Cuidado com o formato do campo telefone. Como o preenchimento nem sempre tem um padrão, pode ser complicado um indice usando-o.
Boa sorte. Espero ter ajudado.
index on assunto + hora + telefone + dtos(data) to <arquivo>
Supondo os campos assunto, hora e telefone serem caracteres.
Cuidado com o formato do campo telefone. Como o preenchimento nem sempre tem um padrão, pode ser complicado um indice usando-o.
Boa sorte. Espero ter ajudado.
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
{POG - Programação Orientada a Gambiarra}
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Neese caso Geraldo, você aconselha o quê ? remover todo caracter que não for 0 ao 9 para indexar ?.gvc escreveu:...e telefone serem caracteres.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Compartilhe suas dúvidas e soluções com todos os colegas aqui do fórum.
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Pablo César Arrascaeta
Evite enviar as dúvidas técnicas por MPs ou eMails, assim todos iremos beneficiar-nos.
Telefone nem deveria ter caracteres diferentes de 0 a 9. Mas o que ele quis dizer, acho que está relacionado a eventuais espaços na string que representa o número do telefone, caso o DDD esteja agregado a ele. Se for assim, o DDD pode estar faltando, deixando um espaço à esquerda, o que dificultaria uma eventual busca. Eu sempre mantenho separados, justamente pra evitar isso, embora ainda não tenha tido utilidade para uma chave dessas.
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Boa tarde Maligno, pois é mas tratando-se de campo tipo caracter e mais ainda se não houver mascar alguma no GET, daí que o usuário digita o que quiser... Dependendo do get sem mascara o usuário pode digitar "-", "." ou até mesmo espaço como você disse. Por isso que eu removeria os caracteres que não fossem de 0 a 9 deixando-os concatenados de forma que for digitando o número do telefone fosse aparecendo em ordem.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Férias prolongadas, hein? Que vida boa!
))
Acho que a coisa errada tem que morrer na fonte, não deixando o usuário digitar nada que não sejam números ou espaços. E se ainda separar o DDD, já vai facilitar mais ainda, principalmente na criação da chave do índice.
Acho que a coisa errada tem que morrer na fonte, não deixando o usuário digitar nada que não sejam números ou espaços. E se ainda separar o DDD, já vai facilitar mais ainda, principalmente na criação da chave do índice.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- Pablo César
- Usuário Nível 7

ahhh nem tanto fui a maior parte dos dias na serra da Graciosa (rio de agua fresquinha, churrasquinho, mosquitos... ohhh realmente nós somos afortunados ter tanta beleza natural no Brasil).
Concordo plenamente. Inclusive essa questão do DDD deveria ser vinculada com BD de cidade, CEP na hora de cadastro do cliente. Mas isso seria para deixar uma coisa muito mais completa...ainda separar o DDD, já vai facilitar mais ainda, principalmente na criação da chave do índice.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
É comigo??? Desculpe, mas eu não o Geraldo.Pablo César escreveu:Neese caso Geraldo, você aconselha o quê ? remover todo caracter que não for 0 ao 9 para indexar ?.
Qto a pergunta do poste, ainda não consegui entender o motivo da chave. Ela permite muitos erros.
Mas respondendo a sua:
Colocar o DDD separado (Como recomendou o mestre Maligno).
Remover todos os caracteres estranhos. (./- etc)
Alinhar o número final a direita (padl)
Dai colocar a mascara 9999-9999.
Vc tb pode colocar a mascara 9999-9999 na entrada do telefone. É claro com o DDD separado e os tradicionais ramais/obs separados tb.
Esse é um dos campos que sempre temos problemas em cadastro. A pessoa que esta preenchendo nem sempre respeita as regras.
Se vc visse o que os usuários fazem com os campos OBS aqui...
"TRS-80/Sincler/Apple/PC - Clipper Winter 85, tlink 1.0 [pc 10 MHz - 640K] {NEZ 8000 2Kb RAM}"
- Pablo César
- Usuário Nível 7

Perdão GVC, eu tinha como nome certo GVC sendo parte de Geraldo. É feio errar o nome das pessoas. A letra "C" do GVC sei que é do seu sobrenome "Cortez" mas desconheço seu nome.
Outro dado que é sujeito a erros é o tal de RG que não existe padrão algum, ja o CPF´.Esse é um dos campos que sempre temos problemas em cadastro. A pessoa que esta preenchendo nem sempre respeita as regras.
Editado pela última vez por Pablo César em 13 Fev 2008 13:38, em um total de 1 vez.
Um clip-abraço !
Pablo César Arrascaeta
Pablo César Arrascaeta
Se eventualmente o usuário for fazer a busca por um telefone sem fornecer o DDD, a busca já fica inviável, pois obriga-se o sujeito a também informar o DDD que talvez ele não saiba.
Por outro lado, se o telefone for local, o DDD ele conhece, claro. Mas aí obriga-se o sujeito a informar algo que é óbvio. Um desperdício de tempo que todo usuário detesta. Por isso eu sempre separo o DDD.
Se eu fosse usar busca por telefone (ainda não precisei), além de separar o código do número, eu criaria a chave assim: TELEFONE+DDD. Sim, é invertido mesmo. Se na busca o sujeito fornecer ou não o DDD, não fará a menor diferença. Só que fica mais simples.
Por outro lado, se o telefone for local, o DDD ele conhece, claro. Mas aí obriga-se o sujeito a informar algo que é óbvio. Um desperdício de tempo que todo usuário detesta. Por isso eu sempre separo o DDD.
Se eu fosse usar busca por telefone (ainda não precisei), além de separar o código do número, eu criaria a chave assim: TELEFONE+DDD. Sim, é invertido mesmo. Se na busca o sujeito fornecer ou não o DDD, não fará a menor diferença. Só que fica mais simples.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
- rochinha
- Administrador

- Contato:
Amiguinhos
No meu caso eu uso dois campos um armazena o telefone cheio e em outro(numérico)comente os numero. Neste caso como meus clientes são de Sampa quardo somente o que vier apos o (011).
Este campo numerico é indexado para pesquisas normalmente.
Uso em minha mascara o seguinte esquema (999)#999-9999, onde o caracter # deixa imputar um espaço para numero antigos com tres digitos iniciais.
As mascaras são um aparato estético que na pratica somente atrapalham, tiro isto no caso de um sistema de Delivery onde a pesquisa é feita por telefone, digitar o DDD só atrapalha.
Mas cada um tem uma solução, então...
No meu caso eu uso dois campos um armazena o telefone cheio e em outro(numérico)comente os numero. Neste caso como meus clientes são de Sampa quardo somente o que vier apos o (011).
Este campo numerico é indexado para pesquisas normalmente.
Uso em minha mascara o seguinte esquema (999)#999-9999, onde o caracter # deixa imputar um espaço para numero antigos com tres digitos iniciais.
As mascaras são um aparato estético que na pratica somente atrapalham, tiro isto no caso de um sistema de Delivery onde a pesquisa é feita por telefone, digitar o DDD só atrapalha.
Mas cada um tem uma solução, então...
OPS! LINK QUEBRADO? Veja ESTE TOPICO antes e caso não encontre ENVIE seu email com link do tópico para [url=mailto://fivolution@hotmail.com]fivolution@hotmail.com[/url]. Agradecido.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.
@braços : ? )
A justiça divina tarda mas não falha, enquanto que a justiça dos homens falha porque tarda.