Performance na Rede
Moderador: Moderadores
- Luciano Bonfim
- Usuário Nível 3

- Contato:
Performance na Rede
Tenho um sistema que está em xHarbour+HWGUI+GTWVW usando DBFCDX ele funciona muito rápido localmente, agora o cliente colocou uma rede com 6 notebooks usando windows XP e Vista (todos tem pelo menos 1Gb de Ram e processador core duo ou pentium 4), escolheu um para ser o "servidor" (é nele que está meu sistema, mas também é usado para outras finalidades ao mesmo tempo que serve os outros notebooks) e compartilhou tudo sem usar nenhum servidor de arquivos, tipo windows server 2003.
Acontece que está muito lento em determinados momentos. Gostaria de saber se o simples fato de comprarmos um desktop poderoso com windows server 2003 e fazê-lo de servidor dedicado para os outros notebooks vai melhorar consideravelmente a velocidade?
Muito brigado
Luciano Bonfim
Acontece que está muito lento em determinados momentos. Gostaria de saber se o simples fato de comprarmos um desktop poderoso com windows server 2003 e fazê-lo de servidor dedicado para os outros notebooks vai melhorar consideravelmente a velocidade?
Muito brigado
Luciano Bonfim
Muito Obrigado,
Luciano Bonfim de Azevedo
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.linkedin.com/in/lucianobonfim
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
Em quais momentos, especificamente, essa rede parece mais lenta?
[]'s
Maligno
---
Não respondo questões técnicas através de MP ou eMail. Não insista.
As dúvidas devem ser postadas no fórum. Desta forma, todos poderão
se beneficiar das respostas.
---
Se um dia precisar de uma transfusão de sangue você perceberá como
é importante a figura do doador. Procure o hemocentro de sua cidade e
se informe sobre a doação de sangue, plaquetas e medula óssea. Doe!
Maligno
---
---
- Luciano Bonfim
- Usuário Nível 3

- Contato:
nao existe um procedimento específico que ela fique lenta.
Em todo o sistema ela é mais lenta que localmente e em alguns momentos um relatório ou um processamento demora muito mais que o normal, mas esse mesmo relatório ou procedimento que demorou demais pode näo demorar mais em uma outra ocasiäo.
Em todo o sistema ela é mais lenta que localmente e em alguns momentos um relatório ou um processamento demora muito mais que o normal, mas esse mesmo relatório ou procedimento que demorou demais pode näo demorar mais em uma outra ocasiäo.
Muito Obrigado,
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
- Luciano Bonfim
- Usuário Nível 3

- Contato:
o fato de eu colocar um sistema operacional de servidor (windows server 2003) vai gerenciar melhor o trafego de informaçöes do meu sistema com DBFCDX. sei que posso melhorar isso usando SQLServer, mas isso é mais pro futuro
Muito Obrigado,
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
Difícil dizer com precisão onde pode estar o problema. Podemos apenas divagar a respeito e apontar suspeitos.
Se o problema é intermitente e se o mesmo sistema, em uma rede digamos, convencional (desktops), tudo funciona como esperado, é de se deduzir que o problema ou está nos notebooks ou na rede instalada. Notebook é um computador como outro qualquer, resguardadas as devidas diferenças. Portanto, a tendência é apontar como principal suspeito a rede. Aliás, é aérea? Se for,... Pode mesmo ser ela a culpada.
De qualquer forma, na mesma rede, se você incluir um servidor desktop dedicado, não vejo como garantir que a situação seja resolvida.
Se o problema é intermitente e se o mesmo sistema, em uma rede digamos, convencional (desktops), tudo funciona como esperado, é de se deduzir que o problema ou está nos notebooks ou na rede instalada. Notebook é um computador como outro qualquer, resguardadas as devidas diferenças. Portanto, a tendência é apontar como principal suspeito a rede. Aliás, é aérea? Se for,... Pode mesmo ser ela a culpada.
De qualquer forma, na mesma rede, se você incluir um servidor desktop dedicado, não vejo como garantir que a situação seja resolvida.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Não se o problema estiver na rede. Cartões, cabos, etc. Ou, conforme perguntei, se for rede aérea,...Luciano Bonfim escreveu:o fato de eu colocar um sistema operacional de servidor (windows server 2003) vai gerenciar melhor o trafego de informaçöes do meu sistema com DBFCDX.
Eu tenho esse servidor que você descreveu num cliente grande e tudo funciona muito rápido. Cabo de cobre com uma conexão a outro switch por fibra. Funciona bem que é uma maravilha. E um detalhe importante: absolutamente nenhuma configuração especial para o meu sistema. O sujeito que instalou a rede estava se lixando pros programas DOS.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
-
edmarfrazao
- Usuário Nível 3

você esta usando a rede.
Instale o xpunlimited(www.xpunlimited.com) , a versão free funciona com 03 estações, se gostar compre +_ 150 euros para 05 usuarios.
ou se o servidor win 2003 for legal compre as licencas do terminal service do win2003 (+- R$150,00 por usuário)
Usando Terminal service você rodara o aplicativo no servidor com a velocidade do servidor, pois todos estarão logado no servidor, e como se os terminais virassem terminas burros, so que iram roda windows.
ps. não ganho nada em indicar o xpunlimited ou Terminal service, so que o ganho de desempenho e confiabilidade em relação a rede e muinto grande.
Instale o xpunlimited(www.xpunlimited.com) , a versão free funciona com 03 estações, se gostar compre +_ 150 euros para 05 usuarios.
ou se o servidor win 2003 for legal compre as licencas do terminal service do win2003 (+- R$150,00 por usuário)
Usando Terminal service você rodara o aplicativo no servidor com a velocidade do servidor, pois todos estarão logado no servidor, e como se os terminais virassem terminas burros, so que iram roda windows.
ps. não ganho nada em indicar o xpunlimited ou Terminal service, so que o ganho de desempenho e confiabilidade em relação a rede e muinto grande.
Acho que realmente pode ser uma boa opção, Edmar. Mas acho que o melhor é o Luciano primeiro resolver esse problema de lentidão. Pois se for a rede a culpada pelo problema, pode botar o software que for, que a coisa vai continuar uma caca.
Depois de tudo normalizado, aí sim, pode-se pensar em incrementar a coisa. Se bem que, cá entre nós, pode não ser tão vantagem assim, dependendo do tamanho dessa rede e a finalidade dela. E a limitação da operação em modo windowed. No meu caso, por exemplo, não compensa. Não tenho nada com tráfego pesado em lugar algum. Do jeito que os programas se comportam está uma maravilha. Cliente contente e eu idem.
Depois de tudo normalizado, aí sim, pode-se pensar em incrementar a coisa. Se bem que, cá entre nós, pode não ser tão vantagem assim, dependendo do tamanho dessa rede e a finalidade dela. E a limitação da operação em modo windowed. No meu caso, por exemplo, não compensa. Não tenho nada com tráfego pesado em lugar algum. Do jeito que os programas se comportam está uma maravilha. Cliente contente e eu idem.
[]'s
Maligno
---
---
Maligno
---
---
Uma outra idéia, posterior a análise se o vilão não é a Rede, seria um Servidor Linux compartilhando através do Samba... tenho um supermercado q instalei um servidor dedicado com Linux e Samba e tem estações Win98 e WinXP e roda legal... rápido em todas..... e o sistema foi compilado com o Clipper nem foi migrado para xHarbour .... Num total de 15 Pdvs e uns 8 na retaguarda... inclusive Notebooks....
A rede utiliza um Switch 3Com ( o q é muito diferente de um HUB ou HUB-Switch) e o cabeamento é Cat 5e.....
Sucesso a todos... teh mais...
A rede utiliza um Switch 3Com ( o q é muito diferente de um HUB ou HUB-Switch) e o cabeamento é Cat 5e.....
Sucesso a todos... teh mais...
- Luciano Bonfim
- Usuário Nível 3

- Contato:
Caro edmar,
desculpa minha ignorância mas poderia me explicar melhor o que é esse xpunlimited (ele roda numa máquina usando vista ou xp)
e esse terminal service oque é?
já tinha ouvido falar nisso mas nunca procurei saber pra que servia
muito obrigado
desculpa minha ignorância mas poderia me explicar melhor o que é esse xpunlimited (ele roda numa máquina usando vista ou xp)
e esse terminal service oque é?
já tinha ouvido falar nisso mas nunca procurei saber pra que servia
muito obrigado
Muito Obrigado,
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
- Luciano Bonfim
- Usuário Nível 3

- Contato:
a propósito a rede näo é sem fio näo é cabeada...
Muito Obrigado,
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
-
edmarfrazao
- Usuário Nível 3

-
edmarfrazao
- Usuário Nível 3

Acesse o site xpunlimited e baixe a versão demo. e pequena
você instala no xp pro(de preferencia)
depois va no outro computador xp e use o acesso de area de trabalho remota
você ira conectar ao computador xp e ira trabalhar nele como se estivesse sendo nela.
você pode conectar pelo xpunlimited até 10 usuarios ao xp pro.
os terminais podem ser windows 95,98,me,2000,xp,vista ou linux.
você instala no xp pro(de preferencia)
depois va no outro computador xp e use o acesso de area de trabalho remota
você ira conectar ao computador xp e ira trabalhar nele como se estivesse sendo nela.
você pode conectar pelo xpunlimited até 10 usuarios ao xp pro.
os terminais podem ser windows 95,98,me,2000,xp,vista ou linux.
Luciano,
Já li em algum lugar que essa lentidão em rede é um problema do rdd DBFCDX. Passei por esse mesmo problema, por isso migrei para MySql nos clientes grandes.
O problema que passei acontece assim: Se duas ou mais estações estiverem usando o mesmo dbf em que eu vou gerar um relatório numa outra estação... a lentidão é grandeeeeeee.... Basta que tenha outra estação com o DBF apenas aberto que fica lento.
Um relatório que normalmente demora 02 segundos, nesse exemplo pulou pra + de 30 segundos. Nem com windows 2003 server resolveu!
Os relatórios só são rápidos se NENHUMA outra estação estiver como o mesmo (que eu) dbf aberto.
Jânio
Já li em algum lugar que essa lentidão em rede é um problema do rdd DBFCDX. Passei por esse mesmo problema, por isso migrei para MySql nos clientes grandes.
O problema que passei acontece assim: Se duas ou mais estações estiverem usando o mesmo dbf em que eu vou gerar um relatório numa outra estação... a lentidão é grandeeeeeee.... Basta que tenha outra estação com o DBF apenas aberto que fica lento.
Um relatório que normalmente demora 02 segundos, nesse exemplo pulou pra + de 30 segundos. Nem com windows 2003 server resolveu!
Os relatórios só são rápidos se NENHUMA outra estação estiver como o mesmo (que eu) dbf aberto.
Jânio
fui...
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
e-mail:janioaguiar@yahoo.com.br
msn: janio_aguiar@hotmail.com
xHarbour1.2.1/Harbour3.2 + wvg + hwgui + Mediator + MySql
- Luciano Bonfim
- Usuário Nível 3

- Contato:
Obrigado Janio
vou verificar isso, o problema é que coloquei o sistema usando banco de dados e ficou, pelo menos localmente, muito mais lento.
olha só essa tabela que fiz testanto 3 relatorios do meu sistema com cada um dos bancos:
minha máquina: intel core duo 2.0 Ghz com 2Gb de Ram windows vista ultimate
fiz a migraçäo usando mediator, nao testei ainda acessando diretamente o banco de dados pq iria ter que mexer em todo o sistema
relatorio A
dbf = 4 seg
mysql = 12 seg
sqlserver = 8 seg
postgresql = 9 seg
relatorio B
dbf = 3 seg
mysql = 23 seg
sqlserver = 9 seg
postgresql = 14 seg
relatorio C
dbf = 7 seg
mysql = 2 min 44 seg
sqlserver = 25 seg
postgresql = 1 min 14 seg
Esses testes foram feitos localmente ainda nao fiz o mesmo teste no ambiente de producao
Muito Obrigado
vou verificar isso, o problema é que coloquei o sistema usando banco de dados e ficou, pelo menos localmente, muito mais lento.
olha só essa tabela que fiz testanto 3 relatorios do meu sistema com cada um dos bancos:
minha máquina: intel core duo 2.0 Ghz com 2Gb de Ram windows vista ultimate
fiz a migraçäo usando mediator, nao testei ainda acessando diretamente o banco de dados pq iria ter que mexer em todo o sistema
relatorio A
dbf = 4 seg
mysql = 12 seg
sqlserver = 8 seg
postgresql = 9 seg
relatorio B
dbf = 3 seg
mysql = 23 seg
sqlserver = 9 seg
postgresql = 14 seg
relatorio C
dbf = 7 seg
mysql = 2 min 44 seg
sqlserver = 25 seg
postgresql = 1 min 14 seg
Esses testes foram feitos localmente ainda nao fiz o mesmo teste no ambiente de producao
Muito Obrigado
Muito Obrigado,
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br
www.bonfim.com.br
luciano@bonfim.com.br